] Carlos Geilson
Logo
 
Bahia, domingo, 18 de novembro de 2018
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 
 
Enviado: 25.10.2018 | 17h56
 
Prisão domiciliar

STF libera domiciliar a mães e grávidas presas por tráfico

 

STF libera domiciliar a mães e grávidas presas por tráfico

 O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta quinta-feira (25) prisão domiciliar a presas por tráfico de drogas que tiverem filhos de até 12 anos ou estiverem grávidas. Lewandowski também autorizou prisão domiciliar para as presas que forem mães e tiverem sido condenadas em segunda instância, mas ainda sem condenação definitiva – ou seja, que ainda podem recorrer.

A decisão foi dada efetivamente para uma mulher condenada em segunda instância e nove presas por tráfico. Mas, no entendimento do ministro, todas as mulheres presas por tráfico e condenadas em segunda instância também têm direito ao benefício. A decisão do ministro seguiu o entendimento da Segunda Turma do STF segundo o qual foi possível assegurar a prisão domiciliar a todas as presas provisórias que não tivessem condenação.

Na ocasião, o STF não respondeu sobre possibilidade de prisão domiciliar a quem estivesse presa por tráfico, e por conta disso, os tribunais vinham negando o benefício. De acordo com Lewandowski, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) informou que há 14.750 presas que podem ser beneficiadas com a decisão...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 25.10.2018 | 17h35
 
La Casa de Papel

Netflix anuncia teaser da terceira temporada de La Casa de Papel

 

Netflix anuncia teaser da terceira temporada de La Casa de Papel

A Netflix revelou em um teaser publicado hoje (25), no YouTube, que as gravações da terceira temporada de La Casa de Papel já começaram. A série conta a história de um grupo de bandidos profissionais, que se une em torno do Professor (Álvaro Morte), para assaltar a Casa da Moeda espanhola. Com o fundo musical Bella Ciao, símbolo italiano da resistência antifascista e que marcou o seriado, o vídeo mostra os atores do seriado se reunindo para a leitura do roteiro. Tóquio (Úrsula Corberó) aparece com o cabelo mais curto do que o das duas primeiras temporadas e com uma feição mais adulta. 

Para a surpresa dos admiradores, Berlim (Pedro Alonso) aparece no final dos vídeo. Ele, supostamente, foi morto pela polícia no final da segunda temporada para evitar que as autoridades capturassem os outros assaltantes durante a fuga. Assim, levantou-se a hipótese de que ele possa estar vivo e retornará ao elenco. A estreia está prevista para 2019. Assista o teaser: javascript:void(0);/*1540500955223*/

 
 
Separador
 
Enviado: 25.10.2018 | 16h23
 
Violência

Jovem é assassinado por sequestradores após família pagar resgate

 

Jovem é assassinado por sequestradores após família pagar resgate

O jovem Tuano Araújo dos Santos, de 21 anos, que havia sido sequestrado por quatros homens armados, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira, 25, bairro Santo Antônio Rio das Pedras, em Simões Filhos, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo informações do site Simões Filho Online, a vítima foi sequestrada nesta quarta, 24, no bairro do Cabula, na capital baiana, por quatro homens em um carro. Tuano foi morto com tiros na cabeça após familiares efetuarem parte do pagamento  dos R$ 20 mil exigidos pelos sequestradores. A família conseguiu pagar a quantia de R$ 7,5 mil. A autoria do crime será investigada pela 22ª Delegacia Territorial, assim como a motivação.

 
Separador
 
Enviado: 25.10.2018 | 15h25
 
Crime ambiental

Caminhão é apreendido na BR-242 com carga ilegal de madeira

 

Caminhão é apreendido na BR-242 com carga ilegal de madeira

Cerca de 18 m³ de madeira ilegal foram apreendidas durante uma fiscalização na BR-242. O caso foi registrado no KM 800 da rodovia, no trecho de Barreiras - Região Norte Baiana. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante a abordagem foi constatado que a carga transportada não era equivalente a quantidade descrita na nota fiscal e na guia florestal apresentada pelo condutor do veículo. O sistema apontou que a guia era inexistente. O homem alegou aos policias que recebeu a madeira em Rurópolis, no estado do Pará, e que deveria entregá-la no município de Mortugada (a 711 quilômetros de Salvador). Ele poderá responder por crime ambiental. O caminhão foi encaminhado ao pátio da PRF e permanecerá a disposição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

 
Separador
 
Enviado: 25.10.2018 | 15h14
 
Eleição 2018

TRE firmam acordo para permitir voto de presos provisórios no domingo

 

TRE firmam acordo para permitir voto de presos provisórios no domingo

A Ordem dos Advogados Brasil da Brasil (OAB-BA) firmou um termo de cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) para garantir que os presos provisórios e adolescentes internados em estabelecimentos no estado possam votar no próximo domingo. O documento foi assinado pelo presidente da Seccional, Luiz Viana Queiroz, e o presidente do TRE-BA, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, na terça-feiO acordo entre os dois órgãos visa garantir o direito daqueles que encontram-se detidos e, com isso, afirmar os valores da democracia. Segundo o temo de cooperação, cabe a OAB-BA, dentre outras funções, exercer todos os atos constitucionalmente garantidos visando resguardar os direitos dos presos provisórios e adolescentes submetidos às medidas socioeducativas. A OAB também indicará nas unidades prisionais daquelas subseções, os membros voluntários da Comissão de Direitos Humanos que voluntariamente se habilitem a participar das eleições como mesários oficiais do pleito.Já o TRE-BA, dentre outras medidas, se comprometeu em fornecer as urnas eletrônicas e o material necessário, inclusive a listagem dos candidatos, para a instalação das seções eleitorais especiais nos estabelecimentos penais e unidades de internação de adolescentes.

 

 
Separador
 
Enviado: 25.10.2018 | 14h10
 
Apreensão

Quatro toneladas de maconha são encontradas e incineradas em Gandu

 

Quatro toneladas de maconha são encontradas e incineradas em Gandu

Quatro toneladas de maconha foram localizadas, ontem (25), na cidade de Gandu - Região Sul Baiana - em uma operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar. No local, um homem suspeito de ser o responsável pela plantação foi preso. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), após denúncias de moradores, a equipe da polícia fez buscas na área com auxílio de um drone e encontrou os pés de maconha. As plantas chegavam a até dois metros de altura e estavam distribuídas em quatro roças, totalizando cerca de 10 mil pés. Na ação, a droga foi incinerada.

 
Separador
 
Enviado: 25.10.2018 | 12h32
 
Feira de Santana

Ação policial termina com duas mortes em Feira

 

Ação policial termina com duas mortes em Feira

Na última quarta-feira (24), em Feira de Santana, uma ação policial terminou com a morte de dois suspeitos próximo a um posto de combustíveis, localizado as margens da BR-324. Os suspeitos foram identificados como Jodinei Santos Brito, 37, e Jonatham Moreira Assis, 35.

A Polícia informou que durante a diligência foi recebida a tiro e revidou aos disparos, atingindo as vítimas, que foram socorridas ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas não resistiram. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). (Folha do Estado)

 
Separador
 
Enviado: 25.10.2018 | 12h00
 
Bahia

Professora é morta por marido que não aceitava separação

 

Professora é morta por marido que não aceitava separação

Uma professora municipal da cidade de Ubaitaba, sul da Bahia, foi morta a golpes de faca, na noite de quarta-feira (24), dentro da casa onde morava, em Aurelino Leal, município vizinho a Ubaitaba. De acordo a polícia, o principal suspeito é o marido da professora, que cometeu suicídio após o crime. O casal deixa dois filhos, uma menina de 19 anos e um menino de 14.

Segundo a Polícia Civil, o padeiro Givaldo de Jesus, 46 anos, aproveitou a ausência dos filhos para ir até a casa de Luzinete Goés, 44 anos. No local, ele matou a mulher com vários golpes de faca. Ainda segundo a polícia, no corpo da vítima foram encontradas marcas de espancamento no rosto e no pescoço.

Familiares de Givaldo disseram na delegacia que o padeiro não aceitava o fim do relacionamento com Luzinete. Ainda segundo eles, o casamento dos dois foi marcado por constantes brigas.

Luzinete possuía desde janeiro deste ano uma medida protetiva cedida pela Justiça para que o marido ficasse, no mínimo, a 200 metros de distância dela. Apesar disso, ela permitia a aproximação de Givaldo em alguns momentos, em função dos dois...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 25.10.2018 | 10h59
 
Brasil

Corregedor pede que ministro do TST explique encontro com Bolsonaro

 

Corregedor pede que ministro do TST explique encontro com Bolsonaro

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, cobrou explicações do ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), para que informe sobre seu encontro com o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, no último dia 22. Foi instaurado um ofício de pedido de providências. O ministro do TST terá 15 dias para apresentar as informações. Na decisão, o corregedor observa que o encontro pode ir contra a conduta vedada a magistrados (CF/1988, artigo 95, parágrafo único, III; LOMAN, artigo 36, III e Provimento 71/2018 da Corregedoria Nacional de Justiça). Um dos artigos prevê que a liberdade de expressão, como direito fundamental, não pode ser utilizada pela magistratura para o exercício de atividade político-partidária. (Agência Brasil)

 
Separador
 
Enviado: 25.10.2018 | 10h30
 
Saúde

OMS: erradicar a pólio será maior conquista da história da humanidade

 

OMS: erradicar a pólio será maior conquista da história da humanidade

No Dia Mundial da Pólio, lembrado nesta quarta-feira (24), a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou o avanço no combate à doença, também conhecida como paralisia infantil. Em 1988, a poliomielite era endêmica em 125 países, contra apenas três em 2018: Nigéria, Paquistão e Afeganistão. “Erradicar a pólio será uma das maiores conquistas da história da humanidade”, destacou a entidade, por meio de sua conta na rede social Twitter.

De acordo com a OMS, se não fossem os esforços para acabar com a doença, mais de 17 milhões de pessoas que hoje podem caminhar teriam os membros paralisados por uma infecção pelo vírus. “Não podemos parar agora, vamos terminar o trabalho”, cobrou a entidade. “Não existe cura para a pólio, mas as vacinas podem proteger uma criação por toda a vida.”

A doença

De acordo com o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 25.10.2018 | 10h01
 
Sorte

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio de R$ 20 milhões

 

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio de R$ 20 milhões

O apostador que acertar sozinho, nesta quinta-feira (25), a Mega-Sena poderá ganhar R$ 20 milhões. O sorteio ocorrerá às 20h (horário de Brasília), no Caminhão da Sorte estacionado na cidade de Jequié, na Bahia.

Quem for apostar tem até as 19h (horário de Brasília) para fazer o seu bilhete, em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa em todo o país.  Segundo a Caixa, aplicado na poupança o prêmio renderia cerca de R$ 74,3 mil por mês. A aposta simples com seis dezenas custa R$ 3,50. 

 
Separador
 
Enviado: 25.10.2018 | 9h33
 
Futebol

Com dois gols anulados pelo VAR, Bahia perde para o Atlético-PR

 

Com dois gols anulados pelo VAR, Bahia perde para o Atlético-PR

A torcida do Bahia comemorou duas vezes na noite desta quarta-feira (24), mas acredite: o Tricolor não venceu. Com dois gols anulados de forma controversa pelo árbitro de vídeo (VAR) na Arena Fonte Nova, a equipe perdeu para o Atlético-PR por 1 a 0 na primeira partida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Pablo foi o autor do único gol da partida.

Para ir às semifinais, o Esquadrão de Aço precisa vencer o jogo de volta por dois gols de diferença na Arena da Baixada. Em caso do mesmo placar favorável ao Bahia, a vaga será decidida nos pênaltis. A partida será na próxima terça-feira (31), às 21h45.

Por Ulisses Gama – do Bahia Notícias

 
Separador
 
Enviado: 25.10.2018 | 9h06
 
Feira de Santana

880 quilos de tilápia produzidos em Ipuaçu

 

880 quilos de tilápia produzidos em Ipuaçu

Acompanhado dos secretários Joedilson Machado (Agricultura) e Mário Borges (Chefe de gabinete), o prefeito Colbert Martins Filho visitou, na manhã desta quarta-feira (24) o Projeto Peixe na Rede, desenvolvido há dois anos pela Cooperativa de Pescadores do Vale de Pedra do Cavalo (Cooperlago), na Fazenda Amarela, no distrito de Ipuaçu.

Numa parceria entre a Prefeitura Municipal, Associação dos Pescadores e a empresa paulista Alphavile, o projeto, desenvolvido nas águas do Rio Jacuípe, produz uma média mensal de 800 quilos de tilápia. Os peixes são criados em gaiolas e toda a produção vem sendo comercializada no mercado local.

Segundo Jurandy Carvalho, gerente de venda da Cooperlago, “atualmente estamos trabalhando com trinta gaiolas, mas temos potencial para operarmos com 100 unidades”. O sucesso do investimento, revela, “tem atraído o interesse de empresários do Sul do Estado, que tomaram conhecimento do projeto através de reportagem veiculada no programa Bahia Rural, da TV Bahia”.

Além de a sua carne ser recomendada para o consumo humano pelo rico valor proteico, a tilápia pass...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 25.10.2018 | 8h32
 
Eleições 2018

Eleitor que não votou no primeiro turno deve ir às urnas no domingo

 

Eleitor que não votou no primeiro turno deve ir às urnas no domingo

Para a Justiça Eleitoral, cada turno de votação é considerado uma nova eleição e, por isso, o eleitor que não votou no primeiro turno deverá votar no segundo turno, no próximo domingo (28), desde que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral. Mesmo não tendo justificado sua ausência no primeiro turno, ele não está impedido de votar no segundo, porque têm até 60 dias para fazê-lo.

Além da escolha do próximo presidente da República, no dia 28, os eleitores vão definir o nome de governadores de 13 estados e do Distrito Federal e prefeitos de 19 cidades. Neste último caso, são as chamadas eleições suplementares, previstas no Código Eleitoral em casos específicos, geralmente quando há condenação eleitoral ou criminal, abuso de poder político, compra de votos, cassação de mandato, entre outros casos, por parte dos políticos.

Assim como no primeiro turno, quem não comparecer para votar neste domingo é obrigado a justificar sua ausência.

Onde justificar<...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 25.10.2018 | 8h01
 
Saúde

Uma em cada quatro mulheres não tem acesso a saneamento básico

 

Uma em cada quatro mulheres não tem acesso a saneamento básico

Uma em cada quatro mulheres no país não tem acesso adequado a infraestrutura sanitária e saneamento, conforme mostra um estudo do Instituto Trata Brasil, divulgado nesta quarta-feira (24). A falta desses serviços a 27 milhões de brasileiras contribui para reforçar as desigualdades de gêneros, pois impactam a saúde, o acesso à educação e à renda, além do bem-estar dessas mulheres, conforme as conclusões da pesquisa O Saneamento e a Vida da Mulher Brasileira. Na idade escolar, por exemplo, as meninas sem acesso a banheiro têm desempenho estudantil pior, com, em média, 46 pontos a menos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) quando comparadas à média dos estudantes brasileiros.

A falta de saneamento é uma das principais causas de incidência de doenças diarreicas, que levam as mulheres a se afastarem, em média, por 3,5 dias ao ano de atividades rotineiras, como escola ou trabalho. A incidência de afastamentos por motivo de diarreia ou vômito é maior entre as mulheres, com 80,1 casos para cada mil habitantes, segundo dados de 2013. A proporção entre os homens é de 73,4 para cada mil habitantes. Este fator também impacta a mulher pelas características famili...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 25.10.2018 | 7h27
 
Feira de Santana

Preso por ameaçar vazar ‘nudes’ de mulher é solto

 

Preso por ameaçar vazar ‘nudes’ de mulher é solto

Fernando Alves Sousa Coelho, de 34 anos, mais conhecido como "Lengo Cell ", que foi preso por ter ameaçado divulgar fotos íntimas de uma mulher em Feira de Santana, caso ela não fizesse sexo com ele, foi liberado da delegacia nesta quarta-feira ,24, após realização de audiência de custódia. Ele vai responder ao processo em liberdade.

O advogado do suspeito, Rosimário Carvalho, disse que o cliente não precisou pagar fiança para deixar a cadeia, mas terá que cumprir restrições impostas pela Justiça, como manter distância da vítima (distância de no mínimo 200 metros) e não poder manter qualquer tipo de contato com ela.

Ele também é obrigado a comparecer em juízo quando convocado e não poder se ausentar da cidade de Feira de Santana sem autorização por mais de oito dias. O empresário ainda terá de ficar em recolhimemto domiciliar entre 20h e 6h. (Folha do Estado)

 
Separador
 
Enviado: 25.10.2018 | 7h01
 
Cidade, Bahia e Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Polícia Federal apura crimes eleitorais no País; Correio*: Minha vida virou um inferno; Tribuna da Bahia: Futuro presidente terá que negociar medidas impopulares; Estadão: Dos eleitos, 227 apoiam reforma da Previdência; Folha de S. Paulo: Bolsonaro planeja medidas de Temer para combustíveis; O Globo: Bolsonaro deve recuar da fusão de ministérios. 

 
Separador
 
Enviado: 24.10.2018 | 17h54
 
Concurso

Câmara Municipal de Teixeira assina contrato para realização de concurso público

 

Câmara Municipal de Teixeira assina contrato para realização de concurso público

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas abrirá Concurso para preenchimento de 25 vagas em diversas áreas. Se tudo acontecer dentro do cronograma esperado, a previsão que que as provas sejam realizadas em Dezembro. O presidente da Câmara, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa (PR), assinou no início da tarde desta quarta-feira (24/10), o contrato com a instituição vencedora do processo licitatório que vai realizar o concurso público da casa.

Os vereadores Marcílio Carlos Goulart, Líder do PT; Ronaldo Alves Cordeiro, líder do governo (PSC) e Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Berg” (PSDB) vão integrar uma comissão independente de fiscalização para visitar a sede da instituição que fará o concurso com vistas a detectar se a empresa atende as normas exigidas no edital. O concurso também contará com uma comissão efetiva formada por servidores dos quadros da Câmara Municipal, servidores dos quadros da Prefeitura Municipal, membros da Subseção da OAB e do Ministério Público Estadual, para fiscalizar o processo.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Câmara, a instituição que venceu o processo licitatório, não esteve na lista de in...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 24.10.2018 | 17h15
 
Festival da Sanfona

Festival Internacional da Sanfona será realizado em novembro

 

Festival Internacional da Sanfona será realizado em novembro

De 14 a 17 de novembro será realizada em Juazeiro - Região Norte Baiana - a 5ª edição do Festival Internacional da Sanfona. O evento ocorre às margens do Rio São Francisco, na orla nova da cidade. A expectativa é que mais de 50 mil participem da festa. A programação inclui oficinas, workshops, exposição, encontros e concertos musicais, com shows abertos e apresentação de Edglei Miguel (PB), Chico Chagas (AC), Mestrinho (SE), Mahatma Costa (PE), Daniel Itabaiana (BA), Silas França (BA) e Quinteto Sanfônico do Brasil, além do curador Targino Gondim (BA). Os interessados ainda desfrutarão de shows com atrações internacionais como Jason O’Rourke (Irlanda) e Simone Zanchini (Itália). Além de conhecer um pouco mais universo sonoro do instrumento de 120 baixos, por meio da oficina realizada pelo professor de A Sanfonada, de Campina Grande (PB).

 
 
Separador
 
Enviado: 24.10.2018 | 16h37
 
Choque anafilático

Mulher morre após ser picada por formiga

 

Mulher morre após ser picada por formiga

A estudante de medicina Michelle Giannine Teixeira do Valle, de 24 anos, morreu na tarde de ontem (23), após ser picada por uma formiga. O caso ocorreu na casa onde ela morava em Salvador. De acordo com informações do blog do Marcelo, a jovem, que era filha do ex-vereador Márcio Ribeiro do Valle e neta do ex-prefeito de Pilão Arcado, já falecido, João Ribeiro do Valle, sofreu um choque anafilático e chegou a ser socorrida para o Hospital da Bahia onde a morte cerebral foi decretada. A Câmara de Vereadores de Pilão Arcado emitiu nota de pesar e luto oficial por dois dias.

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2018
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov |
2017
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |