] Carlos Geilson
Logo
 
Bahia, sexta-feira, 18 de outubro de 2019
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 20.10.2018 | 7h00
 
Cidade, Bahia e Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: TSE apura irregularidades envolvendo WhatsApp; Correio*: Crânio de Luzia é encontrado nos escombros do Museu Nacional; Estadão: Deputados campeões de votos rendem R$ 230 mi a partidos; Folha de S. Paulo: WhatsApp derruba agências; TSE investiga e PF é acionada; O Globo: PF vai investigar uso de WhatsApp para fake news. 

 
Separador

Enviado: 19.10.2018 | 17h37
 
Horário de verão

Mesmo sem aderir ao horário de verão, Bahia tem serviços alterados

 

Mesmo sem aderir ao horário de verão pelo sétimo ano consecutivo, a Bahia terá algumas mudanças nos horários de funcionamento de alguns serviços entre 4 de novembro deste ano e 16 de fevereiro de 2019. As agências bancárias do interior do estado terão os horários de abertura e fechamento antecipados em uma hora. Em Salvador e região metropolitana, os horários de atendimento ao público não mudam. O horário de funcionamento das agências em todo o estado não será alterado. Os Correios informaram que ainda vão divulgar se o horário limite de postagem para os objetos seguirem no mesmo dia sofrerá alterações. Segundo a Caixa Econômica Federal, as agências lotéricas não irão alterar o horário de funcionamento. Entretanto, as apostas seguem o horário de Brasília e, portanto, serão encerradas com uma hora de antecedência.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), os bilhetes aéreos já são comercializados pelas empresas com o horário atualizado, mesmo nos estados que não aderem ao horário de verão. Para evitar dúvidas, entretanto, a entidade recomenda aos passageiros das companhi...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 19.10.2018 | 17h03
 
October Beco

Roberto Kuelho apresenta show Corpo Leve no October Beco

 

Roberto Kuelho apresenta show Corpo Leve no October Beco

Considerado um dos principais nomes do pop baiano, o cantor e compositor Roberto Kuelho é atração do October Beco que acontece neste domingo (21), em Feira de Santana. Aberta ao público, a intervenção artística e cultural será realizada no Beco da Energia através do coletivo “O Beco é Nosso”.

No show, intitulado de “Corpo Leve”, que dá nome ao single lançado recentemente por Kuelho, o artista promete alegrar e emocionar o público, com grandes sucessos.A apresentação tem como principal característica valorizar a poesia da música brasileira e falar de positividade, abordando temas como otimismo, amizade, respeito e amor duradouro.

Para o repertório, canções do último CD como “Nem precisa ser amor” e “Miscigenada”, além de fazer um passeio pelo reggae, pop e axé clássico. “Estou muito feliz em poder apresentar o meu projeto neste local que já se consolidou como palco para expressar a essência multicultural do povo feirense. Estou preparando um repertório pra lá de especial e prometo levar boas vibrações e alegria através da minha música”, adianta Kuelho.
 
 
Separador

Enviado: 19.10.2018 | 16h11
 
Brasil

Fóssil de Luzia é achado nos escombros do Museu Nacional

 

Fóssil de Luzia é achado nos escombros do Museu Nacional

O crânio de Luzia, fóssil humano mais antigo das Américas, foi encontrado nos escombros do Museu Nacional, segundo disse nesta sexta-feira (19) Cláudia Rodrigues, da equipe de escavamento da instituição. Um incêndio destruiu o museus no último dia 2 de setembro. Cláudia afirmou que o fóssil sofreu alterações por conta do fogo.

"Nós conseguimos recuperar o crânio de Luzia. É claro que, em virtude do acontecimento, sofreu algumas alterações, tem alguns danos. Mas nós estamos comemorando", disse a professora a O Globo. "O crânio foi encontrado fragmentado, e a gente vai trabalhar na reconstituição. Pelo menos 80% dos fragmentos foram identificados", diz. De acordo com os técnicos, as partes achadas foram a frontal (testa e nariz), lateral, ossos que são mais resistentes e o fragmento de um fêmur, que também fazia parte do fóssil e estava guardado. Uma parte da caixa onde o crânio de Luiza estava também foi recuperada.
 
O trabalho de montagem dos fragmentos encontrados ainda não começou. O fóssil foi localizado há alguns dias, em estado melhor do que os pesquisadores esperavam. A comunidade...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 19.10.2018 | 15h46
 
Futebol

Vitória se pronuncia sobre brigas na final da Sub-20

 

Vitória se pronuncia sobre brigas na final da Sub-20

O Esporte Clube Vitória se pronunciou oficialmente sobre as confusões no jogo de ida da final do Campeonato Brasileiro Sub-20 contra o Palmeiras na noite de ontem (18), no Barradão, quando o rubro-negro perdeu por 4 a 1 para a equipe paulista. "O Esporte Clube Vitória lamenta a invasão de torcedores ao gramado do Barradão na partida contra o Palmeiras, na final do Campeonato Brasileiro Sub-20, realizada nesta quinta-feira (18). Torcedores foram identificados e as medidas para este tipo de caso foram tomadas", afirmou o clube em nota oficial.

Após o quarto gol do Palmeiras, marcado pelo atacante Anibal, o atacante Wesley – que é baiano –, camisa 19 da equipe, provocou a torcida durante a comemoração, colocando as mãos nas orelhas e fazendo uma dança pejorativa na direção dos torcedores rubro-negros. Es...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 19.10.2018 | 15h20
 
Garota da Base

Base Comunitária da Rua Nova elege Garota da Base

 

Base Comunitária da Rua Nova elege Garota da Base

A Base Comunitária de Segurança da Rua Nova realizou ontem (18), no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), a eleição da finalista para o concurso “Garota da Base”. As três primeiras colocadas foram as adolescentes Kamila da Paixão, Letícia de Oliveira e a campeã Mariele de Jesus. 

A vencedora apresentada neste evento disputará pela Base da Rua Nova a grande final a ser realizada em Salvador, da qual participarão as escolhidas de todas as Bases Comunitárias da Bahia e onde será eleita a vencedora do concurso em nível estadual. Em sua quarta edição, o “Garota da Base” busca o constante estreitamento das relações entre a PM e a comunidade, bem como influenciar positivamente o público adolescente feminino, incentivando a valorização pessoal das meninas da localidade.

O Tenente PM Quintela, comandante da Base, avalia que “existem inúmeras formas de afastar a comunidade jovem da criminalidade, e um dos meios mais eficientes é o trabalho realizado com a autoestima do adolescente, para o que o concurso é voltado com maior ênfase”.

 
Separador

Enviado: 19.10.2018 | 14h53
 
Racismo

Advogada que foi algemada durante audiência triplicou número de clientes

 

Advogada que foi algemada durante audiência triplicou número de clientes

A advogada Valéria Lucia dos Santos, que foi algemada por policiais durante uma audiência em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, triplicou o número de clientes. “Triplicou o número de casos que chegam a mim, inclusive, os de racismo. Já tenho o de três meninas reprovadas numa entrevista de emprego para estoquista de loja porque não tinham, segundo os empregadores, características para o cargo”, contou. Valéria informou que vai abrir o primeiro escritório na próxima semana para focar nas minorias. De acordo com o site Amo Direito, o escritório será montado em frente ao Fórum de Duque de Caxias, local onde foi algemada. 

 

 

 
Separador

Enviado: 19.10.2018 | 12h35
 
Política

Bolsonaro tem 64% dos votos válidos e Haddad tem 36%, diz pesquisa DataPoder360

 

Bolsonaro tem 64% dos votos válidos e Haddad tem 36%, diz pesquisa DataPoder360

Uma pesquisa realizada pela DataPoder360 nos dias 17 e 18 de outubro de 2018 indica que Jair Bolsonaro (PSL) tem 64% dos votos válidos - aqueles que excluem brancos, nulos e indecisos na pesquisa. Adversário do deputado federal na corrida presidencial, Fernando Haddad tem 36% das intenções de voto, segundo o estudo divulgado nesta sexta-feira (19).

A pesquisa entrevistou 4.000 pessoas em 413 cidades em todas as 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral é BR-08852/2018.

Quando se consideram os votos totais, Bolsonaro tem 57% das intenções de voto enquanto Haddad teria 31%. Há 9% dos eleitores que dizem votar em branco ou nulo. Outros 3% não sabem ou não quiseram responder.

A pesquisa ainda levantou que 95% dos eleitores de Bolsonaro dizem ter certeza do voto. Entre apoiadores de Haddad, a certeza é de 93%. A rejeição ao petista chegou ao patamar de 60%, o dobro do que tem Bolsonaro (30%). (Bahia Notícias)

 
Separador

Enviado: 19.10.2018 | 12h03
 
Feira de Santana

Paulo Bindá é a primeira atração do projeto "O Centro Tem Cultura", no MAP, neste sábado

 

Paulo Bindá é a primeira atração do projeto

Neste sábado, 20, o Mercado de Arte Popular (MAP) será animado pelo show do cantor Paulo Bindá. A programação “O Centro tem Cultura” é do Sesc (Serviço Social do Comércio) com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico. O show está previsto para ocorrer das 13h às 15h.

O objetivo do projeto é levar entretenimento para o centro da cidade. Na grade de programação artistas e grupos culturais feirenses, que têm representatividade com o município.

Na programação de “O Centro tem Cultura” está previsto também as seguintes apresentações:

27/10 – Banda Cultural Raízes do Campo.

03/11 – Quixabeira da Matinha.

10 e 17 /11 – Maryzelia.

As informações são da Secom 

 
Separador

Enviado: 19.10.2018 | 11h38
 
Economia

Empresários da indústria estão mais confiantes, diz CNI

 

Empresários da indústria estão mais confiantes, diz CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial aumentou 0,9 ponto em relação ao mês passado e alcançou 53,7 pontos em outubro. Com isso, o indicador acumula uma alta de 4,1 pontos nos últimos quatro meses. Os resultados da pesquisa divulgada hoje (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que o empresário voltou a mostrar mais confiança na recuperação da economia.

Os indicadores variam de zero a 100 pontos. Quando estão acima de 50 mostram que os industriais estão otimistas. A média histórica do índice é de 54,1 pontos. “Mesmo com a sequência de bons resultados, o índice encontra-se 1,8 ponto abaixo do registrado em maio de 2018, antes da paralisação dos serviços de transporte de carga. O Índice de Confiança do Empresário Industrial de outubro ainda é 0,4 ponto inferior à sua média histórica e 2,3 pontos inferior ao registrado em outubro de 2017”, diz o estudo.

De acordo com a CNI, embora haja uma percepção de piora nas condições atuais das empresas e da economia, as expectativas para os próximos seis meses est...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 19.10.2018 | 11h03
 
Polícia

Bandidos atiram em vítima durante assalto em Irará e são presos em Feira de Santana

 

Bandidos atiram em vítima durante assalto em Irará e são presos em Feira de Santana

Por volta das 13h40 desta quinta-feira (18), três homens, um adolescente e uma mulher com uma criança, tomaram de assalto um veículo e ainda atiraram na vítima, na localidade de Fazenda Juazeiro, zona rural do município de Irará.

Segundo informações, os bandidos estavam a bordo de um veículo Honda City, branco, placa OZT-3373, quando abordaram Juliano Correia Silva, 34 anos, morador da cidade de Montes Claros-MG, e tomaram o Ônix, vermelho, placa PUG-0866. Eles ainda tiraram e acertaram o braço direito da vítima, que foi socorrida para o Hospital Maternidade Deraldo Miranda.

O Cicom da Polícia Militar foi acionado e as equipes Rondesp 02 e R-29 saíram em diligência até localizar os suspeitos no bairro Santo Antônio dos Prazeres, em Feira de Santana. Foi iniciado o acompanhamento do Honda City, quando os bandidos perceberam e tentaram fugir, mas foram alcançados nas imediações da avenida Artêmia Pires, bairro do SIM. Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos tentaram utilizar uma criança que estava com a mulher, como ‘escudo humano’ em um possível confronto com os policiais militares.

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 19.10.2018 | 10h30
 
Bahia

Pai de deputado da Lava-jato é autuado por trabalho escravo em Entre Rios

 

Pai de deputado da Lava-jato é autuado por trabalho escravo em Entre Rios

A Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae/BA) resgatou nesta semana um homem mantido em condições análogas às de um escravo na Fazenda Riachão, de Manoelito Argolo dos Santos, ex-prefeito de Entre Rios/BA. O proprietário de diversas fazendas de gado é pai do ex-deputado federal Luiz Argolo, que cumpre pena em regime fechado após condenação na Operação Lava-jato.

A equipe de fiscalização encontrou graves irregularidades trabalhistas e um trabalhador vivendo junto com seu filho num alojamento em péssimas condições de saúde e higiene, sem água potável. Nenhum empregado das fazendas possuía carteira de trabalho assinada.

Além da fazenda Riachão, a equipe foi na Rancho Alegre, também em Entre Rios, e não encontrou o proprietário, que foi visto na região, mas não apareceu para falar com os agentes públicos. Ao fiscalizar os locais e entrevistar os 15 empregados, foram detectados diversos ilícitos, que resultarão em autos de infração, com aplicação de multas.

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 19.10.2018 | 10h00
 
Bahia

Suspeito de homicídios e mais dois são presos em Simões Filho

 

Suspeito de homicídios e mais dois são presos em Simões Filho

Três pessoas foram presas nesta quinta-feira (18), durante ação da Coordenação de Operações Especiais (COE), na localidade da Big Aurea, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), um dos suspeitos é autor de pelo menos dez homicídios.

Após ações de inteligência, os policiais civis mapearam casas e pessoas pertencentes a uma facção de traficantes. Separados em equipes, os investigadores da COE abordaram os alvos simultaneamente.

Em três imóveis foram encontrados duas pistolas calibre 9mm (uso restrito), uma delas fabricada na Turquia, carregadores e munições dos calibres 9mm e 12. Com ajuda do cão farejador Troy, da raça Pastor Alemão, os policiais acharam ainda cinco quilos de maconha e dois quilos de cocaína, além de meio quilo de crack avaliados em R$ 80 mil.

Nas casas foram capturados Robson da Cruz Barreiros, de 31 anos, conhecido pelo apelido de ‘Lagarto’, investigado como autor de pelo menos dez homicídios. Acabaram presos também Yuri Cerqueira de O...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 19.10.2018 | 9h28
 
Economia

Índice que reajusta aluguel acumula inflação de 10,88% em 12 meses

 

Índice que reajusta aluguel acumula inflação de 10,88% em 12 meses

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos de aluguel, subiu 0,97% na segunda prévia de outubro. A taxa é inferior ao 1,34% da segunda prévia de setembro. O dado foi divulgado hoje (19), no Rio de Janeiro, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com a segunda prévia de outubro, a inflação acumulada em 12 meses chega a 10,88%.

A queda da taxa de setembro para outubro foi puxada pelos preços no atacado, já que o Índice de Preços ao Produtor Amplo caiu de 1,95% para 1,24% no período. O Índice de Preços ao Consumidor, que mede o varejo, subiu de 0,16% na prévia de setembro para 0,48% em outubro e o Índice Nacional de Custo da Construção subiu de 0,19% para 0,36%.

 
Separador

Enviado: 19.10.2018 | 9h02
 
Eleições 2018

WhatsApp diz que investigará disparo de mensagens contra Haddad

 

WhatsApp diz que investigará disparo de mensagens contra Haddad

O WhatsApp informou nesta quinta-feira (18), em nota, que investigará o suposto disparo em massa de mensagens contra o Partido dos Trabalhadores no aplicativo de mensagens. De acordo com denúncia feita pelo jornal Folha de S.Paulo, empresários que apoiam o candidato Jair Bolsonaro (PSL) contrataram o serviço de forma ilegal (veja aqui).

O aplicativo confirmou a abertura da investigação em nota enviada ao jornal O Estado de S. Paulo. O Whatsapp afirma que "tem praticamente banido centenas de contas durante o período das eleições brasileiras". Os disparos de milhões de mensagens foram compradas, supostamente, por empresas que apoiam o candidato por até R$ 12 milhões.

Sobre o envio em massas de mensagens via o aplicativo, o WhatsApp afirmou que está comprometido em reforçar suas políticas para proteger a experiência do consumidor. "No mundo, o limite de membros para grupos é 256 pessoas. Para encaminhamento de mensagens, há um limite global de 20 mensagens (exceto na Índia, onde o limite são cinco mensagens)", diz a nota. (Bahia Notícias)

 
Separador

Enviado: 19.10.2018 | 8h33
 
Política

Por temer por sua segurança, Bolsonaro justifica ausência em debate

 

Por temer por sua segurança, Bolsonaro justifica ausência em debate

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta quinta-feira (18), durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais (live) que teme por sua segurança, daí a decisão de não participar de debates e evitar aglomerações. Ele se comparou com o juiz Sergio Moro porque ambos não têm liberdade para sair às ruas.

Como exemplo, o candidato mencionou o fato de ter sido examinado por uma junta médica no Rio e não ter viajado para São Paulo onde fica o Hospital Albert Einstein.  “Fui aconselhado a não ir porque ao pousar em São Paulo eu teria de fazer um deslocamento e poderia sofrer um atentado e isso seria ideal para esses que estão aí [os meus adversários]”.

No momento em que os presidenciáveis trocam acusações sobre disseminação de fake news, Bolsonaro negou que empresários que o apoiam financiem a divulgação de notícias falsas anti-PT via aplicativo.

 “Nós não precisamos de fazer fake news para combater o Haddad. Essa história de levar indícios &agrav...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 19.10.2018 | 8h02
 
Feira de Santana

Homem rouba anel de mulher com a boca

 

Homem rouba anel de mulher com a boca

Um homem usou a boca para arrancar uma aliança do dedo de uma mulher durante assalto na cidade de Feira de Santana na última quarta-feira (17). A cena foi registrada em vídeo com um celular por uma pessoa que presenciou o crime e as imagens estão sendo usadas pela polícia para tentar identificar o suspeito.

O crime ocorreu no bairro Sobradinho. Duas mulheres andavam pelo local quando foram abordadas pelo homem. Segundo a polícia, em depoimento, as vítimas afirmaram que, ao serem abordadas, disseram ao assaltante que não tinham pertences a serem roubados, mas o homem viu que uma delas estava com uma aliança.

O criminoso, conforme depoimento das vítimas, teve dificuldades para tirar o objeto do dedo de uma das mulheres com as mãos e, então, decidiu usar a boca para arrancar a joia da vítima. A mulher ficou com o dedo ferido.

As vítimas, que não tiveram identidades divulgadas, registram queixa na delegacia e receberam uma guia para realizar exames de corpo de delito. O suspeito está sendo procurado pela polícia. (Folha do Estado)

 
Separador

Enviado: 19.10.2018 | 7h31
 
Feira de Santana

Ex-vereador e comparsa são condenados a mais de 10 anos por jogar ácido em ex-cunhada

 

Ex-vereador e comparsa são condenados a mais de 10 anos por jogar ácido em ex-cunhada

Um ex-verador baiano e um comparsa dele foram condenados, nesta quinta-feira (18), a mais de 10 anos de prisão por jogar ácido em uma vendedora de lanches, na cidade de Feira de Santana. A informação foi divulgada pela Justiça.

O crime ocorreu no dia 30 de maio de 2017. O ex-vereador, identificado como Roberto das Neves, foi o mandante da ação. O comparsa dele, Edson Eduardo Sales Guimarães, é apontado como autor.

Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a vítima, identificada como Maria José de Oliveira Souza, é ex-cunhada de Roberto e teria sido atacada porque o acusado culpava a mulher pelo fim do relacionamento com a irmã dela, Noemi de Oliveira Souza.

A vítima foi ferida no momento em que estava a caminho do trabalho, no bairro Chácara São Cosme, em Feira de Santana. Maria teve queimaduras graves nos braços e tórax.

O ex-vereador e o comparsa dele estavam presos desde a época do crime, quando tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça. Nesta quinta, os dois passaram por júri popular.Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 19.10.2018 | 7h00
 
Cidade, Bahia e Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: PT entra com ação no TSE por propaganda ilegal; Correio*: ‘Saiu de casa para matar’; Tribuna da Bahia: Esquenta do duelo da sucessão; Estadão: Equipe de Bolsonaro propõe tirar encargos de folha de pagamento; Folha de S. Paulo: Bolsonaro pode ser punido se foi beneficiado por apoio ilegal de empresários, dizem especialistas; O Globo: Bolsonaro tem vantagem de 18 pontos, a 10 dias da eleição. 

 
Separador

Enviado: 18.10.2018 | 18h10
 
Dólar

Rumor de que presidente do BC deixará cargo no fim do ano faz bolsa despencar

 

Rumor de que presidente do BC deixará cargo no fim do ano faz bolsa despencar

Ilan Goldfajn, presidente do Banco Central (BC), estaria se preparando para deixar o cargo no fim do ano, de acordo com fontes ouvidas pelo Bloomberg nesta quinta-feita (18). A informação teria feito a Ibovespa despencar 3,5% neste momento. A Ibovespa opera em queda desde o início do dia. Neste ano, Ilan Goldfajn venceu pela segunda vez consecutiva a premiação de melhor presidente de Banco Central da América Latina, escolhido pela revista britânica Global Markets. No comando do BC, o economista teria trabalhado na credibilidade para a instituição

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out |
2018
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |