] Carlos Geilson
Logo
 
Bahia, domingo, 18 de novembro de 2018
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 
 
Enviado: 15.11.2018 | 9h00
 
Futebol

Mancini cobra dívida do Vitória e quer legislação mais dura para proteger treinadores

 

Mancini cobra dívida do Vitória e quer legislação mais dura para proteger treinadores

Desligado do comando técnico do Vitória no final de julho, Vagner Mancini afirmou que ainda não recebeu nenhum valor referente a rescisão do seu contrato. Mancini é vice-presidente Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF), defendeu mudanças na legislação para proteger os técnicos. 

“Então, o contrato é por tempo determinado, só que ele não é respeitado, porque nós não temos uma legislação atuante, né? A Lei do Treinador, ela é de 1993 e ela tá defasada. Nós entramos com um projeto que está em Brasília, já passou por algumas fases já foi aprovado em algumas comissões, mas ainda falta uma terceira para, depois, ir para o Senado, pra virar lei, né. Então, o caminho ele é longo, ele é difícil, porque as coisas não acontecem da forma como todos nós esperamos aqui no Brasil, infelizmente. Então a nossa legislação, ela precisa ser melhor regulamentada e eu vou citar exemplos. Se um clube de futebol, hoje, manda embora um atleta, ele tem que pagar 50% do que falta do contrato do atleta, isso não acontece para o treinador. Em algumas situações acontece, qua...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 15.11.2018 | 8h30
 
Turismo

Hotéis baianos registram ocupação acima de 90% no feriado da República

 

Hotéis baianos registram ocupação acima de 90% no feriado da República

O feriado prolongado da Proclamação da República (15 de novembro) será de hotéis lotados em Morro de São Paulo, ilha do arquipélago de Tinharé, localizada no município de Cairu. Além das belas praias e atrativos históricos como a Fortaleza do Morro, a festa Sunset Day Party — a ser realizada no sábado (17), com o cantor Jau — contribui para a grande procura.

A estimativa da Secretaria do Turismo de Cairu é de que os meios de hospedagem tenham 100% de ocupação. A perspectiva de casa cheia já foi confirmada pela Pousada Bahia Inn, que terá todos os 24 apartamentos reservados. No hotel Morro da Saudade, a taxa de reservas é de 96%, podendo chegar a todos os 133 apartamentos.

Outros importantes destinos turísticos da Bahia alcançaram o patamar de 90%. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA), Salvador deve ter média entre 90% e 95%. Com 81 apartamentos, o Fera Palace chegará a 93% de ocupação. Localizado no Centro Histórico, o hotel, que recebeu atores da novela ‘Segundo Sol’, terá entre os hóspedes do feriadão baianos, paulistas, ing...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 15.11.2018 | 8h00
 
Feira de Santana

Homem é executado com vários tiros no Campo Limpo

 

Homem é executado com vários tiros no Campo Limpo

Na tarde de ontem (14) foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), o corpo de Jonatas Barbosa dos Santos, 24 anos, morto com cerca de 12 tiros no interior de uma empresa de reciclagem, situada na Rua Gonçalves Dias, no bairro Campo Limpo, em Feira de Santana.

O crime ocorreu por volta das 15h30, conforme levantamento cadavérico presidido pelo o delegado Rodolfo Faro. Os agentes da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) já iniciaram as investigações para identificar o autor do crime. (Blog Central de Polícia)

 
Separador
 
Enviado: 15.11.2018 | 7h30
 
Brasil

Em depoimento, Lula nega que é dono de sítio em Atibaia

 

Em depoimento, Lula nega que é dono de sítio em Atibaia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou nesta quarta-feira (14), em depoimento à Justiça Federal em Curitiba, ter conhecimento sobre as reformas realizadas no Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP). Ele negou também ser o dono do imóvel.

Lula foi interrogado pela juíza Gabriela Hardt em ação penal na qual ele e mais 12 réus respondem ao processo, entre eles os empresários Marcelo e Emílio Odebrecht e Léo Pinheiro, da OAS, e o pecuarista José Carlos Bumlai. As acusações são dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

O sítio foi alvo das investigações da Operação Lava Jato, que apura a suspeita de que as obras de melhorias no local foram pagas por empreiteiras investigadas por corrupção, como a OAS e a Odebrecht.

No interrogatório, Lula confirmou que passou a frequentar a propriedade no início de 2011, quando deixou a Presidência da República.

No entanto, as reformas que foram realizadas já estavam prontas e Lula disse que não teve co...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 15.11.2018 | 7h02
 
Cidade, Bahia e Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Cuba retira profissionais do programa Mais Médicos; Correio: Cubanos deixam o Mais Médicos; Tribuna da Bahia: Bahia sonha alto. Vitória, em sair do sufoco; Estadão: Diplomata admirador de Trump vai chefiar Itamaraty; O Globo: Sem contrapartida, socorro a estados dificulta ajustes.

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 18h35
 
Feira de Santana

Feira tem 60 mil diabéticos e estima-se que outros 30 mil não sabem que possuem a doença

 

Feira tem 60 mil diabéticos e estima-se que outros 30 mil não sabem que possuem a doença

Tendo como base as projeções mundiais feitas por especialistas, em Feira de Santana aproximadamente 60 mil pessoas, que correspondem a pouco menos de 10% da população local, são diabéticas. Estima-se que outras 30 mil tenham as taxas de sangue alteradas, mas ainda não sabem.

O tipo mais comum, diz a enfermeira Andrea Silva, que coordena o CADH (Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso) é o II. “É uma doença que se pode prevenir com alimentação saudável e exercícios físicos”. 

Outro problema, diz, é que como a doença é assintomática, a grande maioria das pessoas apenas buscam orientação médica quando os sintomas aparecem: problemas na visão, feridas que custam a sarar, entre outros.

Cerca de 90% dos diagnósticos desta doença são para este tipo, que atinge pessoas na fase adulta das suas vidas, e os outros 10% são relacionadas à genética, o tipo I, que as pessoas a adquirem quando crianças ou jovens. Em ambas, o pacientes usa medicamentos. A I requer a aplicação de insulina.Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 18h02
 
Meio Ambiente

Camada de ozônio pode estar recuperada até meados deste século

 

Camada de ozônio pode estar recuperada até meados deste século

A camada de ozônio, que protege a Terra contra os raios ultravioleta solares, vem se recuperando a uma taxa de cerca de 2% ao ano desde 2000 e pode estar completamente regenerada até meados deste século, aponta um estudo da ONU.

O levantamento atribui essa taxa de sucesso ao histórico Protocolo de Montreal, de 1987, que proibiu os clorofluorcarbonetos (CFCs), usados em aerossóis e refrigeradores, e outras substâncias destruidoras da camada de ozônio.

Se a redução atual de emissões prejudiciais à camada de ozônio for mantida, o Hemisfério Norte poderá estar recuperado por volta de 2030, e o Hemisfério Sul, até 2050, prevê o relatório.

O buraco sobre a Antártida, que chegou a ser tão grande quanto a América do Norte, pode estar completamente fechado até a década de 2060, constatou o estudo da ONU.

Se não fosse pelo Protocolo de Montreal, grande parte da camada de ozônio poderia vir a ser destruída até 2065. Isso teria consequências devastadoras, já que a camada protege a vida d...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 17h31
 
Política

Bolsonaro anuncia Ernesto Araújo no ministério das Relações Exteriores

 

Bolsonaro anuncia Ernesto Araújo no ministério das Relações Exteriores

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), anunciou na tarde desta quarta-feira, 14, o embaixador Ernesto Araújo como seu futuro ministro das Relações Exteriores. Bolsonaro usou sua conta oficial no Twitter para o anúncio. “Informo a todos a indicação do Embaixador Ernesto Araújo, diplomata há 29 anos e um brilhante intelectual, ao cargo de Ministro das Relações Exteriores”, escreveu o presidente eleito. “A política externa brasileira deve ser parte do momento de regeneração que o Brasil vive hoje.” (Estadão)

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 17h04
 
Brasil

Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos

 

Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (14) que vai lançar um edital nos próximos dias para médicos que queiram ocupar as vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos que integram o programa Mais Médicos.

“Será respeitada a convocação prioritária dos candidatos brasileiros formados no Brasil seguida de brasileiros formados no exterior”, diz a nota encaminhada à imprensa na tarde de hoje.

A pasta recebeu nesta manhã (14) o comunicado da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), no qual o governo cubano informa que vai deixar de participar do programa Mais Médicos. Segundo o ministério, 8.332 vagas são ocupadas por esses profissionais. “O governo federal está adotando todas as medidas para garantir a assistência dos brasileiros atendidos pelas equipes da Saúde da Família que contam com profissionais de Cuba”, diz o comunicado.

O governo de Cuba informou que deixará de fazer parte do programa. A justificativa é que as exigências feitas pelo governo eleito são “inaceitáveis” e “violam&...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 16h30
 
Bahia

Renovação de matrícula na rede estadual de ensino começa dia 26

 

Renovação de matrícula na rede estadual de ensino começa dia 26

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou, nesta quarta-feira (14), no Diário Oficial, a portaria que regulamenta todos os procedimentos de matrícula. A renovação da matrícula para os estudantes da rede estadual de ensino poderá ser feitas presencialmente nas escolas e, também, pelo sistema online que estará disponível no Portal da Educação.

De acordo com a portaria, a renovação da matrícula do estudante que frequentou regularmente o ano letivo 2018, acontecerá de 26 de novembro a 17 de dezembro de 2018. Para renovar a matrícula, a unidade escolar entregará aos estudantes uma carta de renovação, que deverá ser devolvida, obrigatoriamente, à Secretaria Escolar, mediante protocolo, sob pena de o aluno perder a vaga na unidade escolar onde estudou em 2018.

Quando a escola em que o aluno está regularmente matriculado em 2018 não oferecer a série subsequente para o ano letivo de 2019, o estudante receberá uma carta informativa com um código para fazer sua matrícula pela internet, no dia 22 de janeiro de 2019. Esta data é reservada à transferência de estudantes da rede esta...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 16h02
 
Bahia

Pássaros silvestres são resgatados após prisão de suspeitos em Salvador

 

Pássaros silvestres são resgatados após prisão de suspeitos em Salvador

Um homem morreu após confronto com a polícia na tarde desta terça-feira, 13, após denúncias de um cativeiro situado uma residência localizada na rua do Amparo, no bairro Uruguai, na região da Cidade Baixa, em Salvador.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), três suspeitos teriam reagido a abordagem policial e durante o confronto um deles acabou sendo atingido. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Ernesto Simões, mas não resistiu ao ferimento. Os outros dois foram detidos.

No imóvel foram encontrados dois animais silvestres um revólver calibre 38, munições, 105 pedras de crack e R$ 108. Os animais foram encaminhados à Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) e libertados no Parque de Pituaçu.

A polícia investiga se os suspeitos teriam envolvimento com assassinatos ligados ao tráfico de drogas.

Fonte: A Tarde Online

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 15h33
 
Brasil

Interrogatório de Lula em processo da Lava Jato é iniciado em Curitiba

 

Interrogatório de Lula em processo da Lava Jato é iniciado em Curitiba

O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) referente a um processo da Operação Lava Jato, que apura reformas feitas em sítio de Atibaia, foi iniciado às 15h (horário de Brasília) desta quarta-feira (14), na sede da Justiça Federal, em Curitiba.

Esta foi a primeira vez que o ex-presidente deixou a Superintendência da Polícia Federal (PF), onde está preso desde abril. Não houve bloqueios no trajeto até o local do interrogatório, conforme o G1. Apoiadores de Lula o ex-presidente ocupam a frente da sede da Polícia Federal, onde Lula está preso, e ao prédio da Justiça Federal, onde acontece a audiência.

Fonte: Bahia Notícias

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 15h04
 
Turismo

Hotéis baianos registram ocupação acima de 90% no feriado da República

 

O feriado prolongado da Proclamação da República (15 de novembro) será de hotéis lotados em Morro de São Paulo, ilha do arquipélago de Tinharé, localizada no município de Cairu. Além das belas praias e atrativos históricos como a Fortaleza do Morro, a festa Sunset Day Party, a ser realizada no sábado (17) com o cantor Jau, contribui para a grande procura. A estimativa da Secretaria do Turismo de Cairu é de que os meios de hospedagem tenham 100% de ocupação. A perspectiva de casa cheia já foi confirmada pela Pousada Bahia Inn, que terá todos os 24 apartamentos reservados. No hotel Morro da Saudade, a taxa de reservas é de 96%, podendo chegar a todos os 133 apartamentos. Outros importantes destinos turísticos também alcançaram o patamar de 90%. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA), Salvador deve ter média entre 90% e 95%. Com 81 apartamentos, o Fera Palace chegará a 93% de ocupação. Localizado no Centro Histórico, o hotel, que recebeu atores da novela ‘Segundo Sol’, terá entre os hóspedes do feriadão baianos, paulistas, ingleses e paquistaneses. Também é de 95% a média dos hotéis e pousadas de Itacaré, conforme levantamento real...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 14h31
 
Feira de Santana

Vítima de tiros na Pedra Ferrada morre em hospital

 

Vítima de tiros na Pedra Ferrada morre em hospital

Djanilton Gonzaga Silva, 21, morreu na última terça-feira (13), na emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), após ser vítima de tiros e sofrer golpes de arma branca, no interior do Residencial Vila Nova Asa Branca, no bairro Pedra Ferrada, em Feira de Santana.

Segundo informações, a vítima foi surpreendida por dois suspeitos, que além dos tiros, também feriram o homem, o degolando. Policiais da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), compareceram no necrotério do HGCA para realizarem o levantamento cadavérico. (Folha do Estado)

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 14h02
 
Salvador

Suspeitos de assalto são detidos após veículo roubado capotar na Av. Paralela

 

Suspeitos de assalto são detidos após veículo roubado capotar na Av. Paralela

Dois homens foram detidos por praticarem assaltos em Itapuã e no Stiep, na manhã desta quarta-feira (14). Os suspeitos, que não tiveram suas identidades reveladas, foram perseguidos por agentes de segurança e provocaram um acidente na Av. Paralela.

Segundo o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a dupla roubou um carro de modelo Fox, branco, no bairro de Itapuã. Depois, informações obtidas pelo Bahia Notícias apontam que eles roubaram a bolsa de uma mulher no Stiep. A vítima relatou esse assalto, que ocorreu por volta das 9h30, a um policial que atua como segurança privado no bairro e ele deu início à perseguição de carro.

Em meio à fuga, o veículo em que a dupla estava colidiu com outros três e capotou. Os suspeitos ainda tentaram fugir a pé, mas foram capturados — o primeiro nas proximidades de um posto de combustível e o segundo na frente de uma loja de material de construção. De acordo com a assessoria da Polícia Militar (PM), um deles estava armado com um revólver calibre 32, mas ninguém foi atingido. Equipes da 81ª e da 82ª Companhia Indepe...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 13h30
 
Brasil

Gilmar Mendes suspende decisão que obriga bancos a ressarcir clientes

 

Gilmar Mendes suspende decisão que obriga bancos a ressarcir clientes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, suspendeu, sozinho, a obrigação legal dos bancos compensarem seus clientes por perdas financeiras decorrentes dos planos econômicos das décadas de 1980 e 1990. A decisão monocrática, do dia 31 de outubro, suspende, até fevereiro de 2020, o pagamento dos valores já arbitrados pela Justiça, em processos de ações individuais já julgados e nos quais não caberia mais recursos. A petição que originou o Recurso Extraordinário julgado por Mendes foi apresentada pelo Banco do Brasil e pela Advocacia-Geral da União (AGU). O banco e a instituição pública encarregada de representar a União no campo judicial alegaram que o prosseguimento das ações individuais já ajuizadas e o cumprimento das sentenças judiciais já proferidas “tem desestimulado a adesão dos poupadores” ao acordo assinado pela AGU, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e entidades representativas de consumidores, como o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Frente Brasileira Pelos Poupadores (Febrapo). Assinado no fim de 2017 para tentar por fim a uma disputa judicial que se arrasta há décadas nos tribunais de Justiça, o acordo foi homologado pelo STF em mar&cced...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 13h01
 
Política

Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

 

Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

O governador reeleito do Piauí, Wellington Dias (PT), é o único presente hoje (14) no fórum, em Brasília, dos nove estados do Nordeste. Ao chegar à reunião, o petista se apresentou como representante do Fórum de Governadores do Nordeste e adiantou que o grupo quer conversar com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, para tratar de uma agenda comum da região. “Alguns pontos avançaram, mas [em] outros não chegamos a um pleno entendimento e, na data que for possível, estamos prontos para o diálogo [com Bolsonaro]”, afirmou Wellington Dias, informando que há uma agenda em curso com o governo do presidente Michel Temer. O governador reeleito da Bahia, Rui Costa (PT), que está em Israel, enviou seu vice, João Leão (PP). Wellington Dias negou que haja resistência por parte dos governadores ausentes. “Quando recebemos o convite, vários governadores estavam com missões no exterior, outros com compromissos, com dificuldades de alteração [na agenda], então acertamos que eu compareceria.” Anfitrião do encontro, o governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também disse que houve um desencontro de agendas. “Sei que cada um tem seus problemas, o Renan Filho [governador reeleito de Alagoas], por exemplo, está em viagem e...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 12h30
 
Saúde

Refeições em família: Como as crianças se beneficiam do contato com os pais à mesa

 

Refeições em família: Como as crianças se beneficiam do contato com os pais à mesa

A hora do jantar é uma correria para muitas famílias: horários que não batem, cansaço depois de um dia cheio e pouco tempo para preparar refeições. O resultado é que, às vezes, cada pessoa da casa come em seu canto, em um horário diferente, diante da TV ou do celular - e nem sempre a comida é nutritiva.

Mas um projeto da Universidade Harvard se pôs a analisar 15 anos de pesquisas acadêmicas sobre refeições familiares e descobriu resultados significativos. Crianças que jantam regularmente em família costumam consumir mais nutrientes de frutas e vegetais, têm índices menores de obesidade e menor propensão a serem obesos quando adultos, além de ingerirem menos calorias do que se estivessem comendo fora de casa.

Foram identificados, também, benefícios acadêmicos e emocionais: taxas menores de uso de drogas e de depressão, mais resiliência, vocabulário mais amplo, maior capacidade de leitura e, no geral, notas melhores na escola.

"Muitos fatores estão por trás disso, mas em grande parte esses benefícios se devem aos laços cr...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 12h01
 
Bahia

Operação de combate ao tráfico nas escolas termina com 42 presos

 

Operação de combate ao tráfico nas escolas termina com 42 presos

A Operação Anjos da Lei, deflagrada por policiais civis em todo o país, na manhã de terça-feira (13), resultou na prisão de 42 pessoas e na apreensão de mais de 50 kg de drogas, em Salvador e cidades do interior do estado. As informações foram divulgadas pela Polícia Civil nesta quarta-feira (14).

Por volta das 17h de terça, a polícia informou um balanço parcial dos registros e, até aquele momento, haviam sido presas 24 pessoas. No total, 100 mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos só no estado.

Mais de 400 policiais civis atuaram na ação, que ocorreu com o objetivo de combater o tráfico de drogas em perímetro escolar.

Além das prisões e drogas, a polícia apreendeu 14 armas de fogo, sendo três revólveres e dez pistolas, todas de calibre 9mm. Foram encontrados, ainda, dinheiro, celulares e balanças de precisão.

A polícia detalhou que dois quilos de cocaína e mais 51kg de maconha, além de porções de crack e balanças de ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 11h29
 
Futebol

Visando encaminhar a permanência na Série A, Bahia recebe o Ceará na Arena Fonte Nova

 

Visando encaminhar a permanência na Série A, Bahia recebe o Ceará na Arena Fonte Nova

Após o empate no clássico do último final de semana, o Bahia volta a campo às 20h (de Salvador) desta quarta-feira (14), na Arena Fonte Nova, para enfrentar a equipe do Ceará pela 34ª rodada da Série A do Brasileirão. Com 41 pontos na 11ª posição, o tricolor vê essa partida como uma grande possibilidade de encaminhar sua permanência na elite, enquanto o Vozão é o 14º com 38 pontos e tem uma oportunidade de igualar a pontuação do adversário.

Para essa partida contra o tricolor terá algumas mudanças em relação ao time que enfrentou o BaVi. As primeiras, forçadas, são as saídas do lateral-direito Nino, lesionado, e do volante Nilton, suspenso. Bruno é o substituto natural na lateral, já na vaga no meio de campo, Elton, que era titular da equipe, surge como mais cotado, mas Flávio também é uma opção.

Outra mudança que também deve acontecer no tricolor é o retorno de Jackson à zaga na vaga de Douglas Grolli que falhou no segundo gol do Vitória no clássico. Além disso, a grande expectativa é ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2018
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov |
2017
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |