] Carlos Geilson
Logo
 
Bahia, domingo, 18 de novembro de 2018
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 
 
Enviado: 13.11.2018 | 11h02
 
Feira de Santana

Homem morre vítima de tiros dentro de carro

 

Homem morre vítima de tiros dentro de carro

A Polícia Civil em Feira de Santana registrou na noite da última segunda-feira (12) no bairro Novo Horizonte, um crime de homicídio contra Thiago Sena Lima, 29. A vítima estava no interior de um veículo Toyota/Hilux, no banco do motorista, quando foi surpreendido pela ação do suspeito, que deflagrou os tiros acertando a cabeça e a mão. A vítima não resistiu e morreu no local. Policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local do crime e realizaram o levantamento cadavérico, iniciando as investigações. (Folha do Estado)

 
Separador
 
Enviado: 13.11.2018 | 10h31
 
Futebol

Vitória tem 77,2% de chances de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro

 

Vitória tem 77,2% de chances de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro

Após o término da 34ª rodada, o Vitória viu o seu risco de rebaixamento  aumentar. A equipe empatou em 2 a 2 com o Bahia no último domingo (11) e ainda foi ultrapassado pela Chapecoense, que venceu o Santos por 1  a 0, na segunda-feira (12), na Vila Belmiro. O Leão ocupa a 18ª posição e possui 35 pontos. Na última projeção realizada pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Rubro-Negro tinha 73,2% de chances de cair para a Série B. Agora, aparece com 77,2%.

O Paraná já está rebaixado e restam três vagas para o descenso. O América-MG tem 91,5% de chances, seguido pelo Vitória (77,2%), Chapecoense (35,3%), Sport (35%), Vasco (26,7%), Ceará (18%) e Corinthians (8,4%).

O Bahia, que ocupa a 11ª colocação e tem 41 pontos, aparece com apenas 2% de chances de cair. 

O levantamento tem como base o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes no certame, bem como a dificuldade dos confrontos em função dos adversários.

O próximo confro...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 13.11.2018 | 9h59
 
Política

Bolsonaro anuncia general assessor de Dias Toffoli para o Ministério da Defesa

 

Bolsonaro anuncia general assessor de Dias Toffoli para o Ministério da Defesa

O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou nesta terça, 13, pelo Twitter, o nome do general Fernando Azevedo e Silva, ex-chefe do Estado Maior do Exército, como seu indicado para estar à frente do Ministério da Defesa em seu governo. Em setembro, Azevedo e Silva foi indicado pelo comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, como assessor do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. O primeiro nome cotado para o Ministério era o do general Augusto Heleno, que acabou sendo indicado por Bolsonaro para o Gabinete de Segurança Institucional (GSI). “Bom Dia! Comunico a todos a indicação do General-de-Exército Fernando Azevedo e Silva para o cargo de Ministro da Defesa”, escreveu Bolsonaro. Com o general, já são cinco os ministros definidos por Bolsonaro. Além de Azevedo e Silva na Defesa, já foram confirmados por Bolsonaro o economista Paulo Guedes na Economia; o astronauta Marcos Pontes na Ciência e Tecnologia; a deputada federal Tereza Cristina na Agricultura e o deputado federal Onyx Lorenzoni na Casa Civil. Em agosto, ainda como chefe do Estado Maior do Exército, Azevedo e Silva defendeu a “conciliação” e “tolerância” nas eleições 2018. Ele ressaltou que os militares são “parte significativa da maioria do ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 13.11.2018 | 9h29
 
Salvador

Operação combate fraude em importações de Miami

 

Operação combate fraude em importações de Miami

Uma operação da Receita Federal, Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF) desarticula, na manhã desta terça-feira (13), em Salvador, um esquema de fraude em importações de mercadorias vindas de Miami. A fraude é estimada em R$ 393 milhões.

Conforme informações da Receita, a Operação Espelho também é realizada na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Ao todo, são sete mandados de busca e apreensão na BA e MG.

As investigações sobre o esquema tiveram início em 2017, quando a Inspetoria da Receita Federal do Aeroporto de Salvador apreendeu quatro toneladas de mercadorias importadas de Miami.

Os mandados são realizados nas residências e empresas de pessoas ligadas ao esquema para apreensão de documentos, de outras provas que possam contribuir para as investigações e de mercadorias suspeitas de descaminho (importação sem o pagamento dos tributos devidos) ou contrabando (importação de produtos proibidos).

Em Salvador, Daniel Lisboa é u...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 13.11.2018 | 9h00
 
Brasil

Inep disponibiliza resultados do Encceja para o ensino médio

 

Estudantes que participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) referentes ao Ensino Médio já podem acessar os resultados individuais pela internet com as informações de CPF e senha.  As notas foram disponibilizadas nesta segunda-feira (12) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O exame foi aplicado no dia 5 de agosto e teve mais de 1,6 milhão de inscritos. Dos inscritos para o Ensino Médio, mais de 570 mil fizeram as provas e 36% obtiveram a certificação completa nas quatro áreas de conhecimento. Os estudantes que obtiveram a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação devem se dirigir às Secretarias Estaduais de Educação e aos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia  para solicitar a certificação. Aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas podem solicitar a declaração parcial de proficiência.

Dos participantes que tentaram a certificação do Ensino Médio, 91% obtiveram a nota mínima em Ciências da Natu...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 13.11.2018 | 8h29
 
Feira de Santana

Campanha Quita Fácil, da Caixa, em Feira

 

Campanha Quita Fácil, da Caixa, em Feira

A partir da próxima quarta-feira (14) os clientes da Caixa Econômica Feira em Feira de Santana e região terão a oportunidade de negociar suas dívidas, com descontos, diretamente no caminhão Quita Fácil. A unidade móvel de atendimento estará na cidade até 16 de novembro, na Praça da Matriz, das 10h às 16h.

A Campanha Quita Fácil tem o objetivo de facilitar a regularização de dívidas de pessoas físicas e de empresas clientes CAIXA, que estejam em atraso há mais de 360 dias. Nos casos de crédito comercial, para pagamentos à vista, o cliente pode ter descontos no valor da dívida que variam conforme o tipo de dívida, quantidade de dias em atraso e garantias dos contratos ou o parcelamento poderá ser estendido em até 96 meses.

O caminhão Quita Fácil é mais um canal de atendimento que a CAIXA disponibiliza para os clientes que possuem créditos em atraso terem acesso a soluções personalizadas, com atendimento ágil, em um horário diferenciado. Além disso, os interessados em renegociar seus contratos em atraso têm à disposição o site, o telefone 0800 726 ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 13.11.2018 | 8h01
 
Política

‘Bolsonaro tem apoio e vai durar anos’, diz José Dirceu

 

‘Bolsonaro tem apoio e vai durar anos’, diz José Dirceu

O ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu (PT) afirmou nesta segunda-feira, 12, que o governo de Jair Bolsonaro (PSL) deve durar muito anos, pois tem base popular. “É uma luta de longo prazo, não nos iludamos, não é de curto prazo. É um governo que tem base social, muita força e muito tempo.” O petista afirmou que a derrota do partido na última eleição não foi apenas “política, mas ideológica”. Dirceu estava no Tuca, o teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), lançando seu livro de memórias. Começou sua palestra com uma autocrítica. “Muitas vezes nós nos desviamos. Temos que ter a coragem de dizer isso e eu tenho.” Sua autocrítica se estendeu a práticas petistas no governo. Disse que o partido se distanciou do cotidiano da população nos 13 anos em que esteve no poder. Completou sua crítica às relações da sigla com o combate à corrupção – Dirceu está condenado a 30 anos e 9 meses de prisão na Lava Jato. Lembrou o uso político que esse combate teve no passado. “Digo isso não porque não tenhamos que combater a corrupção, porque não precisemos rever nossos erros principalmente sobr...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 13.11.2018 | 7h29
 
Brasil

Onyx diz que reforma da Previdência deve ficar para 2019

 

Onyx diz que reforma da Previdência deve ficar para 2019

O ministro extraordinário da equipe de transição, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta segunda-feira (12) que o presidente eleito Jair Bolsonaro recebeu novas sugestões de mudanças na Previdência, mas a tendência é que o assunto só seja votado pelo Congressso Nacional a partir do próximo ano. A reforma é uma medida considerada prioritária pela equipe econômica do futuro governo, que será comandada por Paulo Guedes.

Confirmado como ministro-chefe da Casa Civil de Bolsonaro, Onyx concedeu uma coletiva de imprensa para atualizar as informações sobre os trabalhos de transição. Mais cedo, ele recebeu a visita do deputado federal Pauderney Avelino (DEM-AM), que estava acompanhado por assessores especializados em assuntos previdenciários.

"O que o deputado Pauderney Avelino, junto com dois renomados técnicos da Câmara dos Deputados, trouxe são alternativas infraconstitucionais, ou seja, que não dependem de maioria de 308, de emendas à Constituição. Estão sendo condensadas e serão apresentadas amanhã ao futuro presidente Jair Bolsonaro para que a gente dê um destino, se serão trabalhadas agora ou s...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 13.11.2018 | 7h01
 
Cidade, Bahia e Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: STJ manda soltar Joesley e outros presos da Capitu; Correio*: Bandidos mais perigosos da Bahia estão no interior; Tribuna da Bahia: Reforma da Previdência só em 2019; Estadão: Bolsonaro vai promover corte de cargos em bancos estatais; Folha de S. Paulo: TSE aponta 17 indícios de irregularidades em prestação de contas de Bolsonaro; O Globo: Com Levy, BNDES se voltará para privatizações e infraestrutura.

 
Separador
 
Enviado: 12.11.2018 | 18h24
 
Tecnologia

Bahia terá aplicativo para mapear casos de racismo no estado

 

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) lançará no dia 19 de novembro um aplicativo para mapear os casos de racismo no estado. Quem for vítima ou testemunha de episódios racistas poderá denunciar através do celular. A partir do lançamento, o Mapa do Racismo estará disponível para qualquer cidadão que queira baixá-lo no seu celular. 

Na data de lançamento, comemora-se o Dia da Consciência Negra. O evento será na sede do MP-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, a partir das 9h. A iniciativa é do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis), coordenado pela promotora de Justiça Lívia Vaz, e do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (Caodh), coordenado pela promotora de Justiça Márcia Teixeira. O Mapa do Racismo possibilitará o georreferenciamento dos casos de racismo e disponibilizará ao público os dados estatísticos dos registros por município. 
 
A ferramenta trará informações que vão ajudar as pessoas a identificar casos de racismo e possibilitará o registro de den...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 12.11.2018 | 17h50
 
Incêndio florestal

Famosos têm casas destruídas em incêndio nos EUA

 

Famosos têm casas destruídas em incêndio nos EUA

Gerard Butler teve a casa completamente destruída após o incêndio florestal que teve início na última quinta-feira (8), na Califórnia. Milhares de pessoas tiveram que evacuar suas casas na última semana e o ator estava entre elas. Ao retornar, encontrou a residência completamente destruída e compartilhou as imagens nas redes sociais.

“Retornei para minha casa em Malibu após a evacuação. Momento doloroso em toda a Califórnia. Inspirado como sempre pela coragem, espírito e sacrifício dos bombeiros”, escreveu o ator, que agradeceu aos profissionais da corporação. “Se você puder, apoie esses homens e mulheres corajosos”, escreveu Butler, compartilhando a página para doações aos bombeiros.

Miley Cyrus também sofreu com a destrição causada pelas chamas. Em sua rede social, a cantora escreveu que sua casa não existe mais. “Completamente devastada pelo fogo que atingiu minha comunidade. Eu sou uma das sortudas. Meus animais e o amor da minha vida saíram ilesos e isso é tudo o que importa no momento. Minha casa não existe mais, mas as memórias compartilhadas com minha família e amigos se mantém firmes. Estou agradecida por tudo o que ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 12.11.2018 | 17h26
 
Stan Lee

Morre Stan Lee, criador de heróis da Marvel

 

Morre Stan Lee, criador de heróis da Marvel

Stan Lee, roteirista e editor da Marvel Comics, morreu aos 95 anos. A filha de Lee confirmou a morte nesta segunda-feira (12). Ele passou mal em sua casa em Los Angeles, nos EUA, e foi levado ao hospital, onde morreu. Ele sofria de pneumonia e de problemas nos olhos.Stanley Martin Lieber nasceu em 1922, em Nova York, nos Estados Unidos. Ele começou a trabalhar com HQs, sob o pseudônimo de Stan Lee em 1939, contratado por John Goodman, fundador da Timely Publications e primo de sua mulher, Joan.

Stan Lee foi um dos nomes mais importante dos quadrinhos americanos ao criar super-heróis como Homem-Aranha, Thor, Hulk, X-Men, Pantera Negra, Homem de Ferro, Doutor Estranho e Demolidor. Roteirista e editor da Marvel, foi um dos responsáveis por transformar a empresa na maior editora de quadrinhos do mundo a partir de 1961.

Após a mudança do nome da editora, primeiro para Atlas Comics, e depois para Marvel Comics, Lee revolucionou o mercado de quadrinhos ao modernizar o gênero de heróis com criações para um público mais velho, como o lançamento de “Quarteto Fantástico”. Com dramas familiares e heroísmos que utilizavam elementos de ficção científica, as histórias ajudaram na fama de personagens mais complexos e realistas da Marvel em...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 12.11.2018 | 17h08
 
Alba

Alba recorre de decisão que suspendeu concurso

 

Alba recorre de decisão que suspendeu concurso

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) recorreu da decisão da Justiça que suspendeu o edital (nº 01/2018) de concurso com 123 vagas que foi divulgado pela Alba com salários de até R$ 4,8 mil. A decisão de suspensão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) foi publicada na quinta-feira (1º) e na última quarta-feira (7), a assembleia recorreu junto ao SuperiorTribunal de Justiça (STJ).

Por meio de nota, publicada nas redes sociais, a Alba informou que a Procuradoria Geral da Casa argumentou, em pedido feito ao STJ, que a suspensão determinada pelo TJ-BA não pode ser cumprida porque a Justiça impõe a nomeação de candidatos de um concurso que expirou em 3 de julho de 2018.
 
Além disso, a Alba alega que o novo concurso preencherá vagas para funções não previstas para o certame anterior. Ainda na nota, a Assembleia informou que aguarda a decisão do STJ para que novos pronunciamentos sejam feitos. O Superior Tribunal de Justiça já está com o caso, mas ainda não há decisão sobre o pedido. Diante da situação, o concurso segue suspenso. (G1)
 
Separador
 
Enviado: 12.11.2018 | 16h03
 
Concursos

STF julga se lei que beneficia servidores em concursos públicos na Bahia é constitucional

 

STF julga se lei que beneficia servidores em concursos públicos na Bahia é constitucional

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o governo do Estado e a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) por causa de uma lei estadual que dá a servidores do estado preferência em caso de empate entre candidatos em concursos públicos estaduais.

A ADI 5776, que tem como relator o ministro Alexandre de Moraes, foi incluída na pauta de julgamento da Corte. No entanto, ela ainda não aparece entre os processos pautados para apreciação no plenário este mês. Em dezembro do ano passado, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, deu parecer pela inconstitucionalidade do artigo 14 do Estatuto do Servidor Público do Estado da Bahia, que fixou que a preferência na ordem de classificação de concursos públicos é de candidatos já pertencentes ao serviço público baiano.

Para ela, o dispositivo afronta os princípios republicanos da “igualdade, razoabilidade, da moralidade e da impessoalidade, todos inscritos na Constituição Federal”. Ainda segundo a chefe do Ministério Público Federal (MPF), o artigo é vantagem que favorece “apenas um grupo de candidatos”.

 
Separador
 
Enviado: 12.11.2018 | 15h29
 
Enem

Gabarito do Enem será divulgado na próxima quarta-feira

 

Gabarito do Enem será divulgado na próxima quarta-feira

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado na próxima quarta-feira (14) juntamente com os cadernos de questões. Já o resultado deverá ser divulgado até o dia 18 de janeiro de 2019. A nota do Enem pode ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 
Separador
 
Enviado: 12.11.2018 | 15h15
 
Vacina

Ministério pede imunização contra febre amarela

 

Ministério pede imunização contra febre amarela

O Ministério da Saúde emitiu, nesta segunda-feira (12), um alerta para que populações que moram em áreas onde há recomendação da vacina contra a febre amarela busquem a dose de forma antecipada, antes do período de maior transmissão da doença – entre dezembro e março. Localidades recém-afetadas pelo vírus e de grande contingente populacional, como as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo, permanecem com um quantitativo elevado de pessoas não imunizadas e em risco de adoecer.

 “A doença tem alta letalidade, em torno de 40%, o que torna a situação mais grave”, destacou o ministério, em nota. O objetivo do alerta, segundo a própria pasta, é evitar correria e longas filas em busca da imunização. A cobertura vacinal para a febre amarela deve ser de, no mínimo, 95% da população.

A vacina é ofertada no Calendário Nacional de Vacinação e distribuída mensalmente aos estados. Em 2018, foram enviadas, de acordo com o ministério, 30 milhões de doses a todo o país. “Apesar dessa disponibilidade, há uma baixa procura da população pela vacina&cce...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 12.11.2018 | 14h27
 
Assédio

Claudia Leitte desabafa sobre atitude de Silvio Santos

 

Claudia Leitte desabafa sobre atitude de Silvio Santos

A cantora Claudia Leitte se posicionou na manhã desta segunda-feira, 12, sobre a situação que viveu na noite do último sábado, 10, no Teleton, transmitido pelo SBT. Durante a participação, quando ia apresentar a nova música "Balancinho", a artista pediu um abraço ao apresentador Silvio Santos, que negou alegando que não querer ficar "excitado". A resposta do dono da emissora deixou Claudia constrangida, causando um desconforto ao vivo. Ainda durante a conversa, ele também a alfinetou sobre o sucesso do novo single.

"Senti-me constrangida sim! Quando passamos por episódios desse tipo, vemos em exemplificação o que acontece com muitas mulheres todos os dias, em muitos lugares. Isso é desenfreado, cruel, nos fere e nos dá medo", escreveu a cantora, no perfil no Instagram. A artista ainda comentou que "a provocação vem disfarçada de piada, e as pessoas riem, porque acostumaram-se, parece-nos normal".
 
Claudia foi além ao questionar a estrutura machista presente na sociedade: "Até que horas podemos estar nas ruas? Aprendemos a nos esquivar. Fizemos concessões porque fomos educadas assim. Mas nós que somos v&iacut...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 12.11.2018 | 12h35
 
Brasil

Lula e outros 1,2 mil candidatos impugnados terão que devolver R$ 38,7 milhões

 

Lula e outros 1,2 mil candidatos impugnados terão que devolver R$ 38,7 milhões

Candidaturas impugnadas nas eleições 2018 receberam um total de R$ 38,7 milhões do fundo eleitoral e de doações oficiais. O valor, pelas regras da justiça eleitoral, terá de ser devolvido. A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve sua candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi responsável por R$ 20 milhões do total. Os valores foram arrecadados antes da confirmação de Fernando Haddad na cabeça da chapa presidencial. A campanha de Lula declarou ter gastado R$ 19,7 milhões dos valores recebidos. Outros 1,2 mil candidatos incorreram na mesma irregularidade. As prestações de contas entregues à justiça mostram que os candidatos impedidos gastaram R$ 36,3 milhões – ou seja, há ainda R$ 2,4 milhões que repassados, mas não gastos. Os dados foram organizados pela ONG Movimento Transparência Partidária, com base nas informações publicadas peço TSE na internet. O Ministério Publico Eleitoral (MPE) estuda como reaver o valor total. A Transparência Partidária também lançou nesta segunda-feira, 12, uma plataforma que agrega informações do TSE sobre as prestações de contas. “A kustiça eleitoral não tinha, por exemplo, uma ferram...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 12.11.2018 | 12h00
 
Famosos

Baby detona folia baiana: ‘O grande carnaval do Brasil hoje é em São Paulo’

 

Baby detona folia baiana: ‘O grande carnaval do Brasil hoje é em São Paulo’

Estrela nos primórdios do carnaval baiano, Baby do Brasil surpreendeu o público de um congresso sobre cultura, comunicação e música do Ministério da Cultura, em São Paulo, após fazer duras críticas à folia de Salvador. De acordo com informações da coluna de Leo Dias, durante uma palestra sobre elaboração e produção de grandes eventos ela levantou a mão para pedir a palavra quando os palestrantes elogiavam o carnaval da Bahia. "Me desculpe, a essência do carnaval da Bahia acabou. Hoje em dia só pode pular o carnaval e ter alegria lá quem tem dinheiro para pagar os abadás caríssimos. Eu fui a primeira cantora de trio elétrico no carnaval da Bahia. Olho pra esse carnaval e desconheço. O grande carnaval do Brasil hoje é em São Paulo, onde todos os trios elétricos e blocos não cobram abadás", disse Baby, arrancando aplausos da plateia. (Bahia Notícias)

 
Separador
 
Enviado: 12.11.2018 | 11h30
 
Bahia

Mais de 110 mil candidatos faltaram ao segundo dia de provas do Enem na Bahia

 

Mais de 110 mil candidatos faltaram ao segundo dia de provas do Enem na Bahia

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 teve 110.781 abstenções na Bahia no segundo e último dia das provas, realizadas no domingo (11). Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O número corresponde a 27,8% do total de inscritos, que foi de 398.493 candidatos. O balanço é maior que no primeiro dia, quando 93.646 pessoas deixaram de fazer a prova, um percentual de 23,5%.

Apesar do aumento de ausências entre os dois dias, o índice é menor que o balanço de 2017, quando foi registrada ausência de 32,4% dos candidatos inscritos. Além disso, os dados também são menores que a média nacional de ausências deste ano, que fechou em 29,2%.

Em todo o estado, 287.712 pessoas fizeram as provas nos dois domingos de Enem, um total de 72,2%. Um desses candidatos foi o jovem Yago Cruz, de 23 anos. Com o objetivo de conquistar uma bolsa integral gratuita em uma universidade, ele prestou o exame pela terceira vez.

A Bahia fica em 9º lugar no ranking de presenças no Enem 2018, no segu...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2018
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov |
2017
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |