] Carlos Geilson
Logo
 
Bahia, sexta-feira, 18 de janeiro de 2019
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 
 
Enviado: 20.12.2018 | 10h13
 
Cidade, Bahia e Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Liminar que soltaria condenados em 2ª instância é revogada; Correio*: Toffoli suspende liminar que poderia libertar Lula; Tribuna da Bahia: Eduardo Bolsonaro diz que ‘não sabe’ se País tem noção da ‘gravidade’ de decisão; Estadão: Toffoli derruba liminar que poderia tirar Lula da prisão; Folha de S. Paulo: Toffoli derruba liminar que poderia tirar Lula da prisão; O Globo: Toffoli derruba decisão de Marco Aurélio que soltaria Lula. 

 
Separador
 
Enviado: 20.12.2018 | 7h42
 
Assembleia Legislativa
 

Ontem (19/12) fiz o meu pronunciamento de despedida (um até breve) na Assembleia Legislativa da Bahia, onde tive o prazer de, por oito anos, representar o povo baiano, e em especial os meus queridos feirenses

 
Ontem (19/12) fiz o meu pronunciamento de despedida (um até breve) na Assembleia Legislativa da Bahia, onde tive o prazer de, por oito anos, representar o povo baiano, e em especial os meus queridos feirenses
 
Separador
 
Enviado: 19.12.2018 | 18h30
 
Seguro-desemprego

Seguro-desemprego pode ser solicitado pela internet

 

Seguro-desemprego pode ser solicitado pela internet

Os trabalhadores poderão solicitar a partir de hoje (19) o seguro-desemprego pela internet através do Portal Emprega Brasil, o trabalhador poderá fazer todo o processo e liberar o pagamento do segundo-desemprego sem ter que ir presencialmente a uma agência de atendimento do Ministério do Trabalho. O serviço estará disponível a partir das 18h. Segundo o Ministério do Trabalho, as informações fornecidas pelo trabalhador serão comparadas com as informações da base de dados do governo, como o da Receita Federal. Segundo Márcio Borges, coordenador do programa de seguro desemprego do Ministério do Trabalho, a medida vai desafogar as agências do Ministério do Trabalho, além de evitar que trabalhadores tenham que se deslocar por grandes distâncias para garantir o benefício.

 
Separador
 
Enviado: 19.12.2018 | 17h48
 
Vitória da Conquista

Bebê morre após cair em fonte de água dentro de condomínio

 

Um bebê de um ano e meio morreu, na tarde de ontem (18), após cair em uma fonte de água do condomínio onde morava e bater a cabeça no chão. O acidente ocorreu na segunda-feira (17), em Vitória da Conquista - Região Sudoeste Baiana. De acordo com a Polícia Civil, Jonathan Andrade Cafezeiro, chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o hospital do Instituto Brandão de Reabilitação (IBR), que fica no centro da cidade, mas não resistiu. A polícia informou que os pais da criança estavam em uma reunião de condomínio, no momento da queda. Jonathan é filho de um policial militar e uma servidora municipal. A identidade deles não foi revelada.

 
Separador
 
Enviado: 19.12.2018 | 16h02
 
Educação

Prazo para renovação de matrícula de alunos da rede estadual encerra amanhã

 

Prazo para renovação de matrícula de alunos da rede estadual encerra amanhã

 O prazo para a renovação de matrícula dos estudantes da rede estadual que frequentaram regularmente o ano letivo 2018 será a encerrado amanhã (20). O processo pode ser feito presencialmente nas escolas ou por meio do sistema on-line da Secretaria da Educação do Estado, disponível no Portal da Educação.

Para fazer a renovação, a carta entregue pela unidade escolar aos alunos deverá ser devolvida, obrigatoriamente, à Secretaria Escolar, mediante protocolo, sob pena de o aluno perder a vaga.

As matrículas para o ano letivo de 2019 acontece de 22 a 29 de janeiro. Se a escola em que o aluno está regularmente matriculado em 2018 não oferecer a série subsequente para o ano letivo seguinte, o estudante recebe uma carta informativa, com um código, para fazer a matrícula pela internet, em 22 de janeiro.

Em relação ao estudante com necessidade especial (deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, com ou sem diagnóstico comprovado), a confirmação de matrícula vai ocorrer no dia 31 de janeiro de 2019, para...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 19.12.2018 | 15h37
 
R$ 22 mil

Aprovada PEC que estabelece salário do governador como teto dos servidores

 

Aprovada PEC que estabelece salário do governador como teto dos servidores

Nesta quarta-feira (19), foi aprovada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 154 que restabelece o teto do servidor público da Bahia em R$ 22,4 mil, valor do salário do governador. A PEC faz parte da reforma administrativa proposta pelo governo do estado. Além da PEC, o projeto 22.973, que altera disposições da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) também foi aprovado em segundo turno. As propostas e projetos foram apreciados e aprovados em primeiro turno, na sessão de ontem (18). Segundo a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a proposta e o projeto segue para sanção do governador.

De acordo com a Assembleia, a PEC 154 já havia sido aprovada no âmbito das comissões técnicas, mas o relator Antonio Henrique Jr. (PP) voltou a fazer uma modificação no Artigo 2º, na qual auditores fiscais, delegados e coronéis da Polícia Militar ficaram de fora do teto. O projeto foi aprovado pela maioria.

A PEC que trata do teto salarial dos servidores foi um dos pontos que mais causou polêmica entre os funcionários públicos. A proposta, segundo o governo, surgiu como forma de fixar os ganhos do governador como o teto salarial na Bahia, pois cerca de 2.500 servidores estaduais recebem ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 19.12.2018 | 15h05
 
Igualdade Racial

Feira de Santana é referência em Direitos Humanos

 

Feira de Santana é referência em Direitos Humanos

O município de Feira de Santana é referência nacional nas ações voltadas para a promoção da igualdade racial. A avaliação é do consultor do Ministério dos Direitos Humanos, Ilzver Matos, ao observar os projetos realizados pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), e o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas (Comdecini).

O consultor está em Feira de Santana conhecendo os projetos voltados para a promoção da igualdade racial e visitando as comunidades quilombolas, tanto da zona urbana quanto rural. Na última terça-feira (18) esteve na comunidade quilombola rural do distrito da Matinha, onde se surpreendeu com os trabalhos desenvolvidos pela Associação Cultural Coleirinho da Bahia e o grupo cultural Quixabeira da Matinha. (Secom)

 
Separador
 
Enviado: 19.12.2018 | 14h49
 
Benefício de Prestação Continuada

Idoso e deficiente tem até dia 31 para se cadastrar

 

Idoso e deficiente tem até dia 31 para se cadastrar

Idosos e deficientes de baixa renda que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) têm até o dia 31 para se inscreverem no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), do governo federal. O cadastro é obrigatório, sob pena de ter o benefício suspenso. No CadÚnico ficam registradas informações como características da casa do beneficiário, a identificação e a escolaridade de cada pessoa que mora no local e a situação de trabalho e renda, por exemplo. 

As inscrições podem ser feitas nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) ou na Secretaria de Desenvolvimento Social. É possível consultar a situação por meio da ferramenta Consulta Cidadã. Tem direito ao benefício, que é de um salário mínimo mensal, idosos a partir de 65 anos e pessoa com deficiência: qualquer idade. É preciso comprovar impedimentos de, no mínimo, dois anos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Para ter direito ao benefício não é necessário ter contribuído com o INSS. A renda per capta da família deverá ser menor do que um quarto do salário mínimo. (Secom /PMFS)
 
Separador
 
Enviado: 19.12.2018 | 14h18
 
Recesso forense

Recesso do Judiciário começa nesta sexta, 21

 

O recesso Judiciário, também conhecido como recesso forense, vai de 20 de dezembro de 2018 até 6 de janeiro de 2019, em todo o estado da Bahia. No entanto, haverá plantões durante o período festivo e no mês de janeiro para quem necessitar recorrer à Justiça. Confira os locais aqui

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), designou Juízes de Direito da Comarca de Salvador, para o Plantão Judiciário no período de Recesso Forense, das 08h às 18h, nos dias 20, 21, 26, 27 e 28 de dezembro de 2018 e 02, 03 e 04 de janeiro de 2019. 

O protocolo de ações para os casos urgentes que tramitam nas Varas do Sistema dos Juizados Especiais deverão ser registradas junto ao Plantão Judiciário. Após, encerrado o recesso coletivo, no começo de janeiro, os pedidos de urgência processados nesse período, de competência dos Juizados Especiais, serão encaminhados pelo Plantão Judiciário à distribuição, se na capital, a ser realizada pela Coje- Coordenação dos Juizados Especiais; se no Interior, em Comarcas que possuam m...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 19.12.2018 | 12h30
 
Bahia

Carro capota e vítimas são salvas de afogamento por caminhoneiro

 

Carro capota e vítimas são salvas de afogamento por caminhoneiro

Duas mulheres ficaram feridas após o carro em que elas estavam capotar na BR-101, próximo a cidade de Teixeira de Freitas, sul da Bahia, na tarde de terça-feira (19). O carro ficou virado de cabeça para baixo, dentro do riacho.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu no Km-865, quando Marivania Dias Ramos, 52 anos, perdeu o controle da diração do carro, que capotou na rodovia e caiu em um riacho. Além dela, Nilzete Barreto da Cruz, 47 anos, ficou ferida no acidente.

Ainda segundo a PRF, as ocupantes do carro não se afogaram porque foram socorridas a tempo por um caminhoneiro que estava passando pelo local e viu o acidente. Ele tirou as duas mulheres das ferragens e chamou pelo socorro.

As duas mulheres foram atendidas pela PRF, pelos bombeiros militares e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e encaminhadas para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. As vítimas foram levadas para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas com ferimentos graves, mas sem riscos de morte.

As informações são do G1 BahiaLer notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 19.12.2018 | 12h00
 
Feira de Santana

HGCA procura por familiares de paciente internado

 

HGCA procura por familiares de paciente internado

O Serviço Social do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) informa que no último dia 6 de dezembro, às 16h44, deu entrada nesta unidade um paciente com dados de identificação, endereço, referência familiar ignorados.

O mesmo foi deixado nesta unidade por um motorista em carro particular, também não identificado. O paciente chegou bastante debilitado, desidratado, sem conseguir falar. Ele tem cabelos castanhos, aproximadamente 1,65m, cor banca, sem nenhuma tatuagem, magro.

Quem souber informações ou estiver com algum parente desaparecido com estas características pode procurar o Serviço Social do HGCA ou ligar para 3602-3400, procurar por Carina Carvalho. 

 
Separador
 
Enviado: 19.12.2018 | 11h36
 
Futebol

Conselheiro pede antecipação das eleições no Vitória

 

Conselheiro pede antecipação das eleições no Vitória

Na última segunda-feira (17), o Esporte Clube Vitória realizou uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do clube. Na ocasião, foram debatidos diversos temas importantes no âmbito rubro-negro, dentre eles, a recente discussão sobre a possibilidade do Leão mandar jogos na Arena Fonte Nova em 2019, e também informações sobre o andamento do pedido de destituição do presidente Ricardo David que foi feito por um grupo de conselheiros e recebido pela presidência do Conselho Deliberativo.

Após o encontro, o conselheiro Cristiano Magalhães convocou uma AGE pra antecipar as eleições e tirar Ricardo do comando do rubro-negro. O objetivo é coletar o maior número de assinaturas de sócios com mais de 18 meses de vínculo.

Do Galáticos Online

Pontos de coleta de assinaturas:

SHOPPING PARALELA

Empadinha da Vovó

Seg-Sab das 9h-22h / Dom 12h-22h

Procurar Carina ou Tainá – 71 99611-4055

Piso L1 em frente ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 19.12.2018 | 11h02
 
Bahia

TJ-BA reelege Edmilson Jatahy Jr. para vaga de juiz eleitoral do TRE-BA

 

TJ-BA reelege Edmilson Jatahy Jr. para vaga de juiz eleitoral do TRE-BA

O Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) reelegeu o desembargador Edmilson Jatahy Jr. para vaga de juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) da classe de desembargadores, com 30 votos. Atualmente, ele é vice-presidente do TRE. A vaga também foi disputada pelo desembargador Raimundo Cafezeiro e pela desembargadora Maria do Socorro, ex-presidente do TJ, que também já foi juíza eleitoral. Todos os 60 desembargadores votaram nesta eleição. Maria do Socorro recebeu 23 votos e Cafezeiro, 7 votos. (Bahia Notícias)

 
Separador
 
Enviado: 19.12.2018 | 10h34
 
Bahia

TCE aprova contas do Detran de 2015

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou, na última terça-feira (18), as contas do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), referentes ao exercício financeiro de 2015. O relator do processo foi o conselheiro Sérgio Spector, que seguiu parecer prévio de auditores do TCE, pela aprovação. (Política Livre)

 
Separador
 
Enviado: 19.12.2018 | 10h00
 
Futebol

Grupo de oposição do Vitória quer antecipar eleição no clube

 

Grupo de oposição do Vitória quer antecipar eleição no clube

O Vitória permanece em um momento político conturbado após o rebaixamento do time para a Série B do Campeonato Brasileiro. Um grupo de oposição do clube lançou nesta quarta-feira (19) pontos físicos para coletas de assinaturas com objetivo de coletar assinaturas para uma assembleia geral extraordinária. O objetivo é encurtar o mandato do presidente Ricardo David e todo o Conselho Deliberativo, que expira em dezembro do ano que vem. E consequentemente convocar eleição geral. Um site com todos os detalhes da proposta também foi criado.

Ex-presidente do Vitória, Alexi Portela apoia o movimento. “Não foi iniciativa minha. Estou viajando e fui informado desta situação. Concordo com tudo e tem o meu apoio. Tem que ter eleição geral no clube. É preciso mudar tudo e o clube voltar a ser unido”, disse em entrevista ao Bahia Notícias.

Para o pedido de AGE ser aprovado é necessário a assinatura de aproximadamente 750 associados com direito a voto.

Vários pontos de coleta de assinatura foram instalados em Salvador. Também foi montado um estande em Alagoinhas e ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 19.12.2018 | 9h05
 
Bahia

Rui garante 13º e antecipa salário dos servidores

 

Rui garante 13º e antecipa salário dos servidores

O Governo do Estado vai antecipar o salário de dezembro dos servidores. A informação foi anunciada pelo governador Rui Costa na noite desta terça-feira (18), durante o programa #PapoCorreria, transmitido ao vivo pelas redes sociais.

Inicialmente previsto para o dia 28 (último dia útil do ano), o pagamento será realizado já na próxima sexta-feira (21). Um dia antes, na quinta (20), o funcionalismo estadual receberá também a segunda parcela do 13º salário, que também foi assegurada pelo governador durante o programa. 

 
Separador
 
Enviado: 19.12.2018 | 8h40
 
Brasil

Kassab recebeu R$ 58 milhões da J&F, diz PGR

 

Kassab recebeu R$ 58 milhões da J&F, diz PGR

A procuradora-geral da República Raquel Dodge afirma que o atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD) recebeu R$ 58 milhões do grupo J&F, dono da JBS. Kassab é alvo de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira, 19. A suspeita sobre os repasses que são investigados tem como base relatores dos delatores do grupo J&F. Segundo Dodge, os repasses foram feitos em duas situações distintas. Uma delas, diz a PGR, ocorreu entre 2010 e 2016, período em que o político teria recebido R$ 350 mil mensais, alcançando, ao todo R$ 30 milhões. “O objetivo dos pagamentos era contar com poder de influência do ministro em eventual demanda futura de interesse do referido grupo”, diz a PGR. Os repasses teriam sido feitos por meio de contratos falsos entre a J&F e uma empresa de prestação de serviços com uma empresa do ramo de transportes. Na segunda ocasião, em 2014, cita a PGR, foram pagos R$ 28 milhões ao diretório Nacional do PSD, na época, presidido por Gilberto Kassab. O objetivo dos pagamentos era garantir o apoio do PSD ao PT na disputa presidencial de 2014. “Neste caso, o repasse foi operacionalizado por meio de doações oficiais de campanha e outros artifícios como a quitação de ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 19.12.2018 | 8h01
 
Mercosul

Países firmam acordo e diplomas de graduação valem em todo o Mercosul

 

Países firmam acordo e diplomas de graduação valem em todo o Mercosul

O Mercosul firmou um acordo para simplificar o processo de revalidação dos diplomas de graduação concedidos em seus países-membros. O acordo foi assinado na 53ª Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados. A revalidação se dará mediante verificação documental, não havendo necessidade de análises específicas de avaliação acadêmica.

Dessa forma, um diploma de graduação obtido no Brasil, por exemplo, terá validade na Argentina, Paraguai e Uruguai, os outros países do Mercosul. A reciprocidade deverá ser aplicada entre esses quatro países.

“O objetivo do presente acordo é a revalidação entre as partes dos títulos ou diplomas em nível de graduação que tenham validade oficial no sistema educacional da parte onde foram obtidos, conforme seu arcabouço legal vigente de Ensino Superior”, diz parte do acordo. A aplicação da validação poderá ser feita de forma gradual pelos países e o princípio da reciprocidade deverá ser adotado.

Os cursos inc...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 19.12.2018 | 7h34
 
Brasil

PF cumpre oito mandados de busca e apreensão; Kassab é um dos alvos

 

PF cumpre oito mandados de busca e apreensão; Kassab é um dos alvos

A Polícia Federal cumpre hoje (19) oito mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro de Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo (2010 a 2016) e indicado para a Casa Civil no governo de João Doria (PSDB), é um dos alvos da ação. Policiais federais foram ao apartamento dele em um bairro nobre de São Paulo.

Um grupo de 40 policiais federais cumprem oito mandados de busca e apreensão, dos quais seis em São Paulo e dois no Rio Grande do Norte. Os alvos são investigados pelos crimes de corrupção passiva e falsidade ideológica eleitoral.                              

As investigações têm como base informações transmitidas durante delações premiadas de executivos da J&F. O objetivo é apurar suposto recebimento de vantagens indevidas por parte de Kassab enquanto estava na prefeitura.

De acordo com a PF, as vantagens teriam sido exigidas pelo grupo empresarial do ramo ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 19.12.2018 | 7h00
 
Cidade, Bahia e Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: CNJ aprova novas regras para o auxílio-moradia; Correio*: Apenas 43% dos baianos concluem o ensino médio; Tribuna da Bahia: UFBA está entre as 20 melhores do país; Estadão: Governadores eleitos articulam frente para reformar Previdência; Folha de S. Paulo: SP quer criminalizar dívida de ICMS de 16 mil empresários; O Globo: Em 20 anos, número de servidores sobe 82%. 

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2019
Jan |
2018
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |