] Carlos Geilson
Logo
 
Bahia, sexta-feira, 20 de julho de 2018
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 
 
Enviado: 27.3.2018 | 10h02
 
Bahia

Concurso para promotor de Justiça tem candidata inscrita como Virgem de Hímen Imperfurado

 

Concurso para promotor de Justiça tem candidata inscrita como Virgem de Hímen Imperfurado

A relação de inscritos para o concurso de promotor de Justiça Substituto da Bahia, que tem quase seis mil pessoas consideradas aptas para o processo seletivo, chamou a atenção por trazer na lista o nome de uma candidata acompanhado da frase "Virgem de Hímen Imperfurado". A lista com a frase vulgar foi divulgada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) no dia 21 de março e já não consta mais no site do órgão dentre as inscrições deferidas. Entretanto, o G1 localizou o "erro" na publicação feita pelo MP-BA no Diário da Justiça Eletrônico. O nome da candidata, que foi borrado na imagem pela reportagem, aparece dentre os inscritos que se autodeclaram negros (NE). A relação ainda tem os nomes dos inscritos às vagas para ampla concorrência (AC) e também para as pessoas com deficiência (PCD). O G1 entrou em contato com o MP-BA, que disse que a Fundação Cefet, empresa contratada para organizar o concurso, afirmou que o nome presente na lista divulgada está de acordo com a inscrição realizada em nome da candidata. O órgão ainda disse que a organizadora do certame procurou a candidata, por meio do telefone indicado na inscrição, e que não obteve sucesso. O MP-BA conclui dizendo que a funda&...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 27.3.2018 | 9h30
 
Feira de Santana

TRE suspende cotas do fundo partidário para PT e PROS

 

TRE suspende cotas do fundo partidário para PT e PROS

O juiz eleitoral Júlio Gonçalves da Silva Junior determinou a suspensão do repasse de novas cotas do fundo partidário ao Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Republicano da Ordem Social (PROS), em Feira de Santana. A decisão do juiz da 154ª zonal eleitoral já foi publicada. A decisão de suspender o repasse de novas contas ao PT levou em consideração o julgamento das contas do partido em setembro de 2017, relativas à eleição de 2016. Elas foram consideradas como não prestadas. O site Olá Bahia teve acesso às decisões judiciais que determinaram a suspensão do recurso aos dois partidos.

EDITAL


O edital 011/2018, que trata do PT, reforça a necessidade de levar a conhecimento do partido a decisão da Justiça Eleitoral. O PT foi considerado omisso pela Justiça Eleitoral. A suspensão deverá ser mantida enquanto o partido não se manifeste. Já o PROS teve a suspensão das contas do fundo partidário pelo período de 12 meses, contado a partir de 3 de março de 2017. Essa foi a data do trânsito em julgado da decisão da desaprovação das contas do partido. As contas do PROS foram julgadas desaprovadas em 20 de março de 2017, relativas à eleição de 2016. O site Ol...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 27.3.2018 | 9h00
 
Bahia e Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Tribunal nega recurso de Lula e ratifica condenação; Correio*: Caso Geovane: sete PMs vão a júri popular; Tribuna da Bahia: TRF-4 nega recursos e Lula está inelegível; Estadão: Corte nega recurso e TSE deve enquadrar Lula como ‘ficha-suja’; Folha de S. Paulo: Na TV, Moro manda recado para ministra que pode decidir habeas corpus de Lula; O Globo: Lula perde recurso no TRF-4 e passa a ser ficha-suja.

 
Separador
 
Enviado: 26.3.2018 | 17h25
 
Assembleia Legislativa

Geilson elogia juíza que mandou a Embasa cobrar apenas o valor da água consumida

 

Geilson elogia juíza que mandou a Embasa cobrar apenas o valor da água consumida

A decisão da juíza Ana Cláudia Silva Mesquita, da 3ª Vara de Relações de Consumo de Salvador, determinando que a Embasa passe a cobrar nas contas de água apenas o valor do produto consumido, foi elogiada pelo deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (26). Ele explicou que a decisão da juíza beneficia sobretudo os pequenos consumidores, que pagam a taxa mínima, embora passem dias sem água na torneira. Com a decisão judicial, eles passarão a pagar apenas pelos dias em que a água for fornecida. Geilson criticou duramente a Embasa pelas constantes interrupções no fornecimento de água em Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, com mais de 600 mil habitantes. Ele disse que a precariedade no abastecimento de água é comum em várias outras cidades, inclusive na capital, e não escolhe a quem penaliza. O deputado lembrou que o próprio governador Rui Costa já foi vítima desse tipo de transtorno: no final do ano passado, sem qualquer aviso prévio, faltou água na casa onde o governador foi passar os festejos do Réveillon com a família, no Litoral Norte.

 
Separador
 
Enviado: 26.3.2018 | 17h00
 
Brasil

Após ser preso, jovem tatuado com ladrão e vacilão na testa é internado

 

Após ser preso, jovem tatuado com ladrão e vacilão na testa é internado

O jovem de 18 anos que teve a testa tatuada à força com a frase “eu sou ladrão e vacilão”, no ano passado, foi preso por furtar desodorantes de um supermercado, no último sábado (24), em Mairiporã. No entanto, Sérgio Castillo dono da Clínica Grand House, local em que o rapaz já fez tratamento, pagou a fiança de R$ 1 mil e voltou a ser internado. No local o jovem faz tratamento contra dependência química e realiza sessões para remoção da tatuagem. A assessoria de imprensa da Clínica Grand House, localizada em São Paulo, informou que o rapaz teve uma recaída durante o processo de ressocialização, o qual prevê saídas acompanhadas. Porém, após o acontecido, o paciente não poderá mais deixar o local até um novo diagnóstico garantir que ele tenha condições de convívio social. A reportagem do portal de notícias G1 conseguiu conversar nesta segunda-feira (26) com o proprietário, que declarou que o jovem “está estabilizado com medicação”. Segundo Castillo, o jovem havia sido autorizado a deixar a clínica sem acompanhamento como parte do tratamento de ressocialização e depois retornar. "Ele estava há nove meses sem usar drogas, mas saiu, bebeu e ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 26.3.2018 | 16h30
 
Brasil

Justiça Federal nega recurso a ex-deputado Eduardo Cunha

 

Justiça Federal nega recurso a ex-deputado Eduardo Cunha

A Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou hoje (26) embargo de declaração protocolado pela defesa do ex-deputado Eduardo Cunha, condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Cunha, que está preso preventivamente desde outubro de 2016 em Curitiba, ainda tem outro recurso pendente de julgamento na segunda instância, um embargo infringente. Diferentemente do embargo de declaração, o infringente tem possibilidade de resultar na alteração do resultado de um julgamento, inclusive no sentido de absolvição do réu. Ainda não há data marcada para o julgamento do outro recurso de Cunha no TRF4. Ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha foi condenado em março do ano passado pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, a 15 anos e quatro meses de prisão, por participação em um esquema de corrupção na compra de um campo de petróleo, em Benin, na África, pela Petrobras. Cunha teria recebido US$ 1,5 milhão em propina. Em novembro do ano passado, a condenação foi confirmada pelo TRF4, que, no entanto, reduziu a pena de Cunha para 14 anos e seis meses de prisão. (Agência Brasil)

 
Separador
 
Enviado: 26.3.2018 | 16h00
 
Feira de Santana

Debutantes da Escola Antônia Costa recebem CDs com álbuns fotográficos

 

Debutantes da Escola Antônia Costa recebem CDs com álbuns fotográficos

As vinte e quatro alunas da Escola Maria Antônia da Costa que participaram, no ano passado, da sexta edição do Projeto 15 Primaveras foram agraciadas, na manhã desta segunda-feira, 26, com a entrega de CDs individuais com um álbum contendo até 150 fotografias. O evento, criado pela professora Nelsilândia Arouca, diretora do educandário, exige que as alunas participantes sejam assíduas e apresentem bom rendimento escolar. Além de funcionar com um estímulo ao estudo, a promoção proporciona a alta estima das jovens debutantes.

De olho no social

O fotógrafo Silvio Tito, um dos colaborares que mais incentivam o Projeto 15 Primaveras, chama ainda a atenção para o aspecto social do certame, “já que a maioria das alunas contempladas é oriunda de famílias humildes”, pontuo. Para a edição de 2018 (quando toda a direção da Escola Antônia Costa também estará completando quinze anos), serão contempladas mais 32 alunas, de acordo com a diretora Nelsilândia Arouca. (Secom) 

 
Separador
 
Enviado: 26.3.2018 | 15h30
 
Saúde

Estudo desenvolvido no HGCA é destaque no exterior

 

Estudo desenvolvido no HGCA é destaque no exterior

O coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Dr. Lucio Couto, participou na categoria pôster, do 38º Simpósio Internacional de Cuidados Intensivos e Medicina de Emergência (ISICEM), realizado em Bruxelas, na Bélgica. O congresso é organizado anualmente pelo departamento de Medicina Intensiva de Emergência do Hospital Universitário Erasme, Université Libre de Bruxelles, em associação com a Sociedade Belga de Terapia Intensiva e Medicina de Emergência (SIZ). De acordo com Dr. Lucio Couto, trata-se de uma grande oportunidade de aprendizagem e interação profissional. “Foi uma experiência muito interessante, uma vez que grandes cientistas e pesquisadores palestraram no ISICEM. Estes profissionais publicam as condutas que seguimos em nosso cotidiano. No congresso tivemos a satisfação de trocar experiência e falar com pessoas que norteiam a ação técnica diária em terapia intensiva”, afirmou Dr. Lucio. Ainda segundo o médico, o trabalho desenvolvido na UTI do HGCA, através da implantação de um programa de processamento de dados, foi apresentado na categoria pôster. “Falamos do impacto positivo que o Hospital Clériston Andrade alcançou com a implantação do ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 26.3.2018 | 15h02
 
Brasil

Turma do TRF-4 nega embargos do ex-presidente Lula e pena é mantida

 

Turma do TRF-4 nega embargos do ex-presidente Lula e pena é mantida

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve os embargos declaratórios negados pela 8ª Turma do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4), na tarde desta segunda-feira (26). Dessa forma, a pena de 12 anos e um mês poderá ser cumprida caso o Supremo Tribunal Federal (STF) denegue o habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente no próximo dia 4 de abril. A decisão de negar os embargos foi tomada de maneira unânime pelos três desembargadores que integram a turma – a mesma que julgou o recurso contra a sentença do juiz Sérgio Moro no último mês de janeiro. O ex-presidente questionou itens da sentença do TRF-4, porém teve o pleito negado integralmente pelos desembargadores. Com a publicação do acórdão, Lula poderia ser preso, porém um salvo-conduto foi emitido pelo STF para que uma eventual prisão só fosse possível após o julgamento do mérito do habeas corpus, adiado para depois da pausa para a Semana Santa. (Bahia Notícias)

 
Separador
 
Enviado: 26.3.2018 | 14h18
 
Política

Meirelles decide renunciar Ministério da Fazenda para se candidatar à Presidência

 

Meirelles decide renunciar Ministério da Fazenda para se candidatar à Presidência

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, decidiu deixar o cargo no início de abril, filiar-se ao MDB e tentar viabilizar sua candidatura ao Palácio do Planalto. Segundo a reportagem apurou, o ministro bateu o martelo na sexta-feira (23), em conversa com o presidente Michel Temer, e indicou os nomes dos secretários da pasta Mansueto Almeida (Acompanhamento Fiscal) e Eduardo Guardia (Secretaria-Executiva) para sucedê-lo. Guardia tem mais simpatia da equipe econômica e é o favorito para o cargo. Meirelles vai migrar para o partido de Temer mesmo sem a garantia de que será o nome da sigla ao Planalto. Na conversa com o presidente, de acordo com aliados, o ministro disse saber que não tem a preferência dentro do MDB para a candidatura, mas que quer tentar se viabilizar até a decisão final do inquilino do Palácio do Jaburu, em junho. Caso não decole, Meirelles cogita aceitar ser vice na chapa de Temer. Na semana passada, quando rumores sobre essa possibilidade começaram a crescer no Planalto, o ministro não rechaçou, de início, a ideia. "Não fui convidado [para ser vice]. Trabalharei com fatos. Vamos ver", disse à Folha de S.Paulo na quarta (21). Quem ecoa a tese de uma chapa puro sangue no MDB admite que hoje não há outro nome que queira compor com Temer e sua baixíssima ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 26.3.2018 | 13h27
 
Política

Rejeição de bancada do MDB e de partidos grandes dificulta reeleição de Lúcio

 

Rejeição de bancada do MDB e de partidos grandes dificulta reeleição de Lúcio

Os cinco deputados estaduais do MDB avaliam a possibilidade de sair isoladamente ou em bloco da sigla até abril. Com a decisão de partidos como o DEM e o PSDB, parceiros nas últimas eleições da legenda, de não se coligarem com a agremiação, os parlamentares avaliam que não lhes restará outra alternativa, senão seguir na direção de siglas que lhes garantam a reeleição. “Escreve aí: O MDB está morto”, diz uma fonte do partido ao Política Livre. O movimento decorre da decisão do deputado federal Lúcio Vieira Lima de ficar no MDB, apesar dos apelos para que se afastasse e ingressasse num outro partido do grupo hoje aliado ao prefeito ACM Neto (DEM), pelo qual pudesse disputar a reeleição, sem trazer a carga de desgaste que passaram a associar a seu nome desde o episódio da descoberta de um bunker com R$ 51 milhões atribuído a seu irmão, o ex-ministro Geddel Vieira Lima. Com a negativa de Lúcio, PSDB e DEM fecharam questão contra uma coligação com o MDB por medo de serem atacados na campanha. Com a debandada, o MDB ficaria apenas com o próprio Lúcio, que tenta agora articular uma chapinha, inclusive com candidato próprio ao governo, e um grupo de candidatos a deputado que serviriam como &ldquo...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 26.3.2018 | 13h01
 
Brasil

Eletrobras lança Plano de Demissão Consensual e quer desligar 3 mil funcionários

 

A Eletrobras lançou hoje (26) seu Plano de Demissão Consensual (PDC), que tem como meta o desligamento de três mil funcionários em todas as empresas da holding e economia anual de R$ 890 milhões. Uma das iniciativas previstas no plano diretor de negócios da estatal para o período 2018 a 2022, o Plano de Demissão Consensual será implantado simultaneamente além da própria holding, nas empresas Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Eletronuclear, Eletronorte, Amazonas GT, Eletrosul e Furnas. O plano teve aprovação da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) e a adesão dos empregados ocorrerá até o dia 27 de abril, com oito turmas de desligamentos, no período de 30 de maio a 14 de dezembro deste ano. Segundo comunicado da Eletrobras, são elegíveis ao PDC empregados que tenham, no mínimo, 10 anos de vínculo empregatício com a empresa, no momento do desligamento, considerando o limite de 14/12/2018; ou anistiados e reintegrados à empresa por meio da Comissão Especial Interministerial de Anistia – Lei nº 8.878/1994 (neste caso não há ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 26.3.2018 | 12h10
 
Economia

Mercado financeiro reduz projeção de inflação de 3,63% para 3,57% este ano

 

O mercado financeiro reduziu pela oitava semana seguida a projeção para a inflação neste ano. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 3,63% para 3,57%, de acordo com o Boletim Focus, publicação semanal do Banco Central (BC) sobre os principais indicadores econômicos. A projeção segue abaixo do centro da meta de 4,5%, mas acima do limite inferior de 3%. Para 2019, a estimativa para a inflação caiu de 4,20% para 4,10%, ficando mais distante do centro da meta (4,25%). Para alcançar a meta, o banco usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 6,50% ao ano. Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação. O mercado não espera por mais cortes de juros este ano. De acordo com a previsão das instituições financeiras, a Selic encerrará 2018 em 6,50% ao ano e subirá ao longo de 2019, encerrando o período em 8% ao ano. A estimativa do mercado financeiro par...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 26.3.2018 | 11h38
 
Esporte

Um mês após operar o joelho, Rhayner treina com bola no Barradão

 

Um mês após operar o joelho, Rhayner treina com bola no Barradão

Os jogadores do Vitória se reapresentaram na Toca do Leão nesse domingo (25), após vencer o Bahia de Feira, por 3 a 2, no sábado (24), o que classificou o time para a final do Campeonato Baiano. O adversário do Leão será o Bahia, que eliminou o Juazeirense com 3x0 no jogo de volta da semifinal, nesse domingo (25), na Arena Fonte Nova. Três jogadores que iniciaram a partida contra o Bahia de Feira – Ramon, Pedro Botelho e Walisson Maia – participaram do treino tático. Os demais foram submetidos a atividades regenerativas. Após o trabalho, Mancini finalizou as atividades com um treino em campo reduzido, e a presença do meia-atacante Rhayner, que tem pouco mais de um mês da cirurgia no joelho, chamou a atenção. O que foi previsto a princípio era que o atleta voltasse a jogar em 90 dias, mas certamente levará menos tempo. Por outro lado, o goleiro Fernando Miguel ficou em tratamento após ter sentido um desconforto na coxa que o deixou de fora da última partida. O meia Yago e o atacante Denílson, que estão suspensos no estadual, ficam à disposição na Copa do Nordeste, assim como o próprio Vagner Mancini. (Com informações do Galáticos Online)

 
Separador
 
Enviado: 26.3.2018 | 11h05
 
Bahia

Polícia encontra turista catarinense perdida em Morro de São Paulo

 

Polícia encontra turista catarinense perdida em Morro de São Paulo

Uma turista de Santa Catarina estava perdida em Morro de São Paulo, na Bahia. A mulher foi encontrada por policiais militares na tarde desse domingo (25), com sinais de desorientação. Conforme a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) ao portal A Tarde, Nayara Gonçalves, que faz uso de medicamento controlado, estava sozinha na ilha baiana. Os militares conseguiram entrar em contato com Josiele Gonçalves, irmã da turista, que está em Santa Catarina. A mulher informou que Nayara Gonçalves tem transtornos psicológicos. Após o contato, familiares enviaram um homem para encontrar a turista e levá-la até o aeroporto, onde ela embarcou para o estado catarinense.

 
Separador
 
Enviado: 26.3.2018 | 10h32
 
Brasil

Olimpíada Brasileira de Astronomia recebe inscrições até sábado (31)

 

Olimpíada Brasileira de Astronomia recebe inscrições até sábado (31)

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) está com inscrições abertas até o próximo sábado (31). Escolas interessadas em inscrever alunos, públicas ou privadas, devem cadastrar-se pela internet. O evento, que ocorre em 18 de maio, é divido em quatro níveis: três para alunos do ensino fundamental e um para estudantes do ensino médio. Segundo a organização, trata-se da maior olimpíada científica do Brasil. Desde que surgiu, há 21 anos, contabiliza 8,5 milhões de participantes. Anualmente, 40 mil medalhas são distribuídas para estudantes de todo o país. “O objetivo é levar a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens”, diz João Batista Garcia Canalle, professor de astronomia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador nacional do evento. A prova é composta por dez questões, sendo sete de astronomia e três de astronáutica, a maioria delas de raciocínio lógico. Os melhores classificados na OBA vão representar o país, no próximo ano, na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino-Americana de As...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 26.3.2018 | 10h01
 
Bahia e Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Moro determina confisco de US$ 5 milhões de Cunha; Correio*: Uma final, dois Ba-Vis; Tribuna da Bahia: Bahia vence Juazeirense por 3 a 0, mas só precisou fazer um; Estadão: Sem dinheiro, partidos buscam candidatos ricos; Folha de S. Paulo: Emprego informal ameaça retomada do PIB neste ano; O Globo: Advogados a serviço do crime são novo alvo da intervenção.

 
Separador
 
Enviado: 25.3.2018 | 23h34
 
Feliz Aniversário
 

Hoje foi dia de comemorar o primeiro aninho da pequena Maria Flor. Na foto, a aniversariante posa comigo e sua mamãe, Daiane Souza. Parabéns, Maria Flor! Muitos anos de vida com saúde!

 
Hoje foi dia de comemorar o primeiro aninho da pequena Maria Flor. Na foto, a aniversariante posa comigo e sua mamãe, Daiane Souza. Parabéns, Maria Flor! Muitos anos de vida com saúde!
 
Separador
 
Enviado: 25.3.2018 | 23h31
 
Feira de Santana
 

A 1ª Cavalgada Tropa do Sertão foi um sucesso. Depois do desfile de cavaleiros e amazonas em seus cavalos, a festa movimentou o Haras Prado, na Pampalona

 
A 1ª Cavalgada Tropa do Sertão foi um sucesso. Depois do desfile de cavaleiros e amazonas em seus cavalos, a festa movimentou o Haras Prado, na Pampalona
 
Separador
 
Enviado: 25.3.2018 | 23h31
 
Feira de Santana
 

Com o vereador Luiz da Feira e Márcio Lupinho, na 1ª Cavalgada Tropa do Sertão

 
Com o vereador Luiz da Feira e Márcio Lupinho, na 1ª Cavalgada Tropa do Sertão
 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2018
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul |
2017
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |