] Carlos Geilson
Logo
 
Bahia, sexta-feira, 18 de outubro de 2019
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 8.10.2019 | 11h07
 
Feira de Santana

UEFS é a 58ª melhor universidade do Brasil

 

Quatro instituições do estado figuram entre as 100 principais do país: Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na 58º colocação; Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na 59ª; Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb), na 84ª; e Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na 89ª.   

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) apareceu na 14ª colocação nacional do no Ranking de Universidades 2019 (RUF), elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo, e divulgado nesta segunda-feira (7).
 
Na região Nordeste, a instituição ficou em terceiro lugar. À sua frente, apareceram as Universidade Federais de Pernambuco (UFPE) e do Ceará (UFC), em 10ª e 11ª posições, respectivamente. Nenhuma universidade particular do estado apareceu entre as 100 primeiras.  
 
Separador

Enviado: 8.10.2019 | 10h53
 
Futebol

Neymar completará 100 jogos pela seleção

 

Neymar completará 100 jogos pela seleção

Neymar está prestes a completar 100 jogos pela seleção brasileira - não foram consideradas nesta conta as partidas por seleções de base e olímpica. O craque alcançará a marca nesta quinta-feira (10), no amistoso diante de Senegal, às 9 horas (horário de Brasília), em Cingapura. Ele ficou fora da última conquista do time, a Copa América, e agora tenta recuperar o carinho e a confiança do torcedor. 

O dia 10 de agosto de 2010 marcou a estreia do então atacante do Santos pela seleção principal. Na ocasião, o time era treinado por Mano Menezes, hoje técnico do Palmeiras. Com Neymar, o Brasil venceu aquele amistoso contra os Estados Unidos por 2 a 0. Foi também naquela partida que o hoje camisa 10 do Paris Saint-Germain fez seu primeiro gol pelo time nacional.
 
A trajetória de Neymar em seus 99 jogos pela seleção tem de tudo: perseguição em campo pelos adversários, lindos lances, fracassos, críticas, apoio dos jogadores, gols importantes, lesões importantes e uma taça levantada. Em pouco tempo, ele tornou-se o quarto jogador com mais gols pela seleção. Balançou as redes 61 vezes, ostenta uma m...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 8.10.2019 | 8h33
 
Política

TRE deve julgar nesta terça-feira ação que pede cassação de Dória

 

Está previsto para hoje (8), às 15 horas, o julgamento de ação que pede a perda dos mandatos e a inelegibilidade do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e do vice-governador Rodrigo Garcia (DEM). Na ação de investigação eleitoral, Doria é acusado de abuso de poder político por uso indevido da publicidade institucional da Prefeitura de São Paulo, durante sua gestão à frente da municipalidade - entre janeiro de 2017 e abril de 2018 -, para promover sua candidatura nas eleições de 2018.

O julgamento estava previsto para começar no dia 26 de setembro, mas foi adiado para esta terça. A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo (PRE-SP) pede, além da perda do mandato, a inelegibilidade, por oito anos, tanto dos candidatos quanto do secretário de Comunicação da Prefeitura à época, Fábio Souza dos Santos.
 
 
Separador

Enviado: 8.10.2019 | 6h51
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia
A Tarde: Óleo no mar gera nova crise ambiental no País; Correio: Irmã Dulce pediu para morrer; Folha de S.Paulo: Projeto abre caminho para BC permitir conta em dólar; O Estado de S.Paulo: Proposta elimina benefícios e muda carreira de servidores; O Globo: Maioria das capitais vive retomada do emprego formal; Tribuna: BC pode ampliar possibilidade de contas em dólar.
 
Separador

Enviado: 7.10.2019 | 13h16
 
Exemplo

Nobel de Medicina vai para estudo que pode ajudar a tratar anemia

 

Nobel de Medicina vai para estudo que pode ajudar a tratar anemia

Os americanos William Kaelin e Gregg Semenza e o britânico Sir Peter Ratcliffe são os ganhadores do Prêmio Nobel 2019 de Medicina. A pesquisa dos três envolve entender como as células detectam e se adaptam à disponibilidade de oxigênio. 

Aplicações derivadas dessas descobertas, feitas nos anos 90, já estão sendo aplicadas em tratamentos contra anemia, segundo o comitê do Nobel, e podem levar a estratégias para tratar algumas formas de câncer.
 
A importância da pesquisa se deve, disseram os especialistas, ao fato de que as células precisam ser capazes de perceber a quantidade de oxigênio disponível para adaptar sua atividade metabólica. Isso acontece, por exemplo, quando o corpo humano vai a altas altitudes ou sofre um ferimento - isso faz com que a quantidade de oxigênio disponível diminua, ativando a chamada resposta hipóxica das células
 
Entenda a descoberta: Desde o início do século 20, já era sabido que a queda nos níveis de oxigênio levava a um aumento na produção de células vermelhas do sangue: quanto mais c...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 7.10.2019 | 12h36
 
Luto

Ex-jogador do Grêmio morre na Argentina ao cair de prédio

 

Ex-jogador do Grêmio morre na Argentina ao cair de prédio

O volante Ezequiel Esperón morreu na madrugada deste domingo (6) após cair do sexto andar de um prédio em Buenos Aires, na Argentina. Ex-jogador do Grêmio e Internacional, ele chegou a ser levado para o hospital Zubizarreta, mas não resistiu aos ferimentos. A informação foi divulgada pelo Atlante FC, do México, último clube dele.

De acordo com o jornal argentino "Olé", Ezequiel Esperón, de 23 anos, estava com amigos numa festa quando se apoiou na grade que cedeu. Esperón chegou nas divisões de base do Inter em junho de 2015, através de uma parceria com o All Boys, da Argentina. Ele ficou no Colorado até dezembro daquele ano, mas não permaneceu no clube gaúcho por falta de acordo.
 
Na temporada seguinte, assinou com o Grêmio e chegou a ser utilizado no time de transição, sendo inclusive observado pelo técnico Renato Gaúcho. Sua passagem pelo Tricolor de Porto Alegre durou entre 2016 e 2017. Por suas contas oficiais no Twitter, a dupla Gre-Nal enviou as condolências à família do jogador. O volante Ezequiel Esperón disputou 36 jogos pelo Atlante FC e marcou um gol.
 
Separador

Enviado: 7.10.2019 | 12h01
 
Saúde

Campanha nacional contra o sarampo começa hoje

 

Nesta segunda-feira (7), começa a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todos os postos de saúde do país. Dois grupos de pessoas estão no alvo da nova campanha. O primeiro grupo é formado por crianças de seis meses até menores de 5 anos, cuja a vacinação vai desta segunda-feira até 25 de outubro, com o Dia D no dia 19.

O segundo grupo, com faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia, a vacinação está prevista para iniciar no dia 18 de novembro. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, a pasta garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.

“Vacina é um direito da criança. Ela não consegue ir sozinha a uma unidade de saúde para se vacinar. Pais, responsáveis, avós chequem a carteira de vacinação como ato de respeito e de amor”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Se estiver in...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 7.10.2019 | 11h04
 
Famosos

"Tinha o sonho de casar virgem"

 

Renata Dominguez, 39 anos, revela a vontade de ser mãe.  "Tenho o sonho de ter filhos, ter minha família. Congelei óvulos e não foi à toa", afirma a atriz que namora o empresário Leandro Gleier, sócio de uma agência de conteúdo digital, há seis meses. 

A atriz, que declarou ter o sonho de casar e formar uma família, lembra que o término de seu relacionamento com o diretor de novelas Edson Spinello foi dolorido. "Já fui casada, não deu certo. Sofri pra caramba naquele divórcio. Eu miro nos meus pais que já estão juntos há quase 50 anos, estão juntos desde os 15. Imagina, eu tinha o sonho de casar virgem", afirma. 
 
Paralelamente à carreira artística, Renata conta que ainda em outubro investirá em seu trabalho como empresária. "O plano B é importante. Entrei para este meio aos 13 anos, como apresentadora, no Equador. Quando retornei o Brasil, iniciei a faculdade de arquitetura, mas entrei em Malhação e acabei trancando. Agora, com meu namorado, inauguraremos o Paros Bar, inspirado na Grécia, com forte em drinks. Vou abrir um restaurante-bar, como sócia. A noite em São Paulo não...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 7.10.2019 | 7h35
 
Salvador

Arena Aquática abre vagas gratuitas para aulas de natação

 

Arena Aquática abre vagas gratuitas para aulas de natação

A Arena Aquática, no bairro da Pituba, em Salvador, abriu a partir de hoje (7)  inscrições para preencher 500 vagas nas aulas de natação. Os interessados em participar devem preencher um formulário através do site da Arena. A candidatura ficará disponível até dia 11 de outubro. As vagas serão sorteadas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), é obrigatório que os participantes tenham pelo menos seis anos. As vagas são destinadas a crianças, jovens, pessoas com deficiência e idosos. Ainda não há previsão de quando vão começar as aulas, que terão duração de quatro meses.

Segundo a Semtel, os sorteados vão receber um e-mail infor...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 7.10.2019 | 6h32
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia
A Tarde: Bahia é 3º estado do país em acúmulo de processos; Correio*: Vitória contratou mais jogadores do que ganhou pontos; Folha de S.Paulo: Polícia Federal pede investigação sobre contas de ministro; O Estado de S.Paulo: Governo quer apoio privado para voltar a explorar urânio; O Globo: Governo quer liberar recursos do FGTS a todos os bancos;  Tribuna: Brasileiros gastam mais pagando impostos e dívidas.
 
Separador

Enviado: 6.10.2019 | 11h08
 
Saúde

Surto de sarampo deve durar 6 meses, diz Ministério da Saúde

 

Surto de sarampo deve durar 6 meses, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde estima que o surto de sarampo do País deva levar de seis a oito meses, pelo menos, para ser contornado. Nos últimos 90 dias, foram relatados 5.404 casos da doença, com seis mortes. Embora a maioria dos registros (97%) esteja concentrada em São Paulo, há um número significativo de casos (179) espalhados em 18 Estados.

O grande número de pessoas com a doença e os focos de infecção associados à baixa cobertura vacinal em vários pontos do País explicam as projeções pouco otimistas. A estimativa da pasta é de que 39,9 milhões de brasileiros - o equivalente a 20% da população - estejam suscetíveis ao vírus. 

Para tentar reverter a tendência, a pasta promove a partir de segunda-feira uma Campanha Nacional de Vacinação. A estratégia será por faixas etárias. Na primeira fase, entre 7 e 25 de outubro, serão imunizadas crianças de 6 meses a 5 anos. Um dia D será organizado em 19 de outubro para esse grupo, considerado o mais vulnerável. A outra etapa, que começa em 18 de novembro, será voltada para pessoas entre 20 e 29 anos que não estão com a carteira em dia.
 
Separador

Enviado: 6.10.2019 | 10h58
 
Exemplo

Paulo Coelho revela doação de R$ 1 milhão para obras de Irmã Dulce

 

Paulo Coelho revela doação de R$ 1 milhão para obras de Irmã Dulce

O escritor Paulo Coelho revelou que realizou uma doação no valor de R$ 1 milhão às Obras Sociais Irmã Dulce. A informação foi divulgada através de sua conta no Twitter. Na publicação, o escritor criticou os gastos exorbitantes de políticos com viagens: “Hoje vejo que 35 políticos vão gastar dinheiro do contribuinte c/ passagens + USD 478 (R$ 1,9 mil) por dia, ‘representando o Brasil”, escreveu.

Paulo Coelho ainda prestou uma homenagem à santa, dizendo que ela teria dado a ele o que comer. Segundo o relato do escritor em entrevista recente ao jornalista Pedro Bial, durante o programa Conversa com Bial, Irmã Dulce teria o ajudado no momento em que ele fugiu de casa, vindo parar na Bahia. Na ocasião, ele teria chegada sem nenhum centavo e foi indicado que ele procurasse por Dulce, que lhe deu dinheiro.
 
Separador

Enviado: 6.10.2019 | 7h01
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia

A Tarde: Faltam remédios em postos de Simões Filho; Correio*: O santo poder de Dulce; Estadão: ‘A economia é 100% com o Guedes e não tem plano B’; Folha: Ex-assessor implica ministro e Bolsonaro em caixa 2 do PSL; O Globo: Multas a empresas por corrupção somam R$ 25 bi.

 
Separador

Enviado: 4.10.2019 | 13h10
 
Educação

Escola de SP desenvolve projeto de inclusão para alunos estrangeiros

 

A escola municipal Infante Dom Henrique, que fica no Canindé, na Zona Norte de São Paulo, desenvolveu um projeto para integrar os alunos estrangeiros em suas atividades diárias. A região é conhecida por ser um bairro de imigrantes.A série Diário de Escola apresenta projetos que estão promovendo mudanças positivas em escolas públicas de São Paulo. Ideias para aprimorar o ensino de matemática, aumentar a participação da comunidade escolar na gestão das instituições, combater a evasão e a violência escolares, são alguns exemplos. 

"Por volta de 2011, 2012, percebemos que os alunos tinham um relacionamento muito difícil, principalmente entre os alunos estrangeiros, filhos de imigrantes, e os alunos brasileiros. Eram verdadeiros guetos, eles não se misturavam", conta a professora de português Fernanda Zientara do Nascimento.
 
Para resolver o problema, a escola desenvolveu o Projeto Escola Apropriada, que consiste em reuniões quinzenais para entender o que os alunos estrangeiros sentem. Em 2019, as escolas municipais de São Paulo tinham 5.980 estudantes de outros países, sendo a maioria bolivianos (2.974), seguido por haitianos (1.213...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 4.10.2019 | 12h42
 
Economia

Famílias passam a gastar mais com transporte do que com comida, diz IBGE

 

As despesas de consumo das famílias com transporte ultrapassam os gastos com alimentação no Brasil. É o que indica a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), divulgada hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que traz dados de 2018. 

Historicamente, os gastos com habitação são os que mais pesam no orçamento das famílias brasileiras. A alimentação aparecia em segundo lugar, sendo superada pelo transporte pela primeira vez no ano passado. Esta foi a terceira edição da POF, que substituiu o Estudo Nacional da Despesa Familiar (Endef), realizado entre os anos de 1974 e 1975.
 
De acordo com o novo levantamento, em média, as despesas com habitação correspondem a 36,6% de todas as despesas de consumo das famílias brasileiras. Na edição anterior da pesquisa, realizada entre 2008 e 2009, essa participação era de 35,9%. 
 
Já a alimentação, que há dez anos comprometia 19,8% do orçamento familiar, teve sua participação reduzida para 17,5%. As despesas com transportes também apresentaram queda n...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 4.10.2019 | 12h19
 
Famosos

Maraisa exibe tanquinho no Rock in Rio

 

Maraisa exibe tanquinho no Rock in Rio

 Maraisa foi ao Rock in Rio, nesta quinta-feira (3), com um look decotado, exibindo sua forma após uma dieta radical. "Eu estou no processo ainda. Perdi sete quilos nos últimos meses, mas ainda tenho que perder gordura do corpo. Estou com 32%, que ainda é bem alto. Mas antes estava com 37%", contou ela, que tem 1,53m, está pesando 54 quilos e vestindo 34."Não tem remédio nem nada. Tudo com alimentação. Como nos horários certos, em pequenas quantidades. Estou treinando duas vezes por semana, porque não tenho tempo para mais. Mas nada muito pesado. Tenho tentado segurar a boca. O mais difícil é com a cachaça. Em um evento como esse tem que beber (risos)", disse a cantora."Essa mudança está me dando mais gás, estou amando. Estou fazendo pela qualidade de vida, para ter mais alegria para o povo. Mas estou me sentindo mais mulher. Está sendo superlegal", contou ela, que está solteira. 

"Maiara está namorando. Estava comigo e desceu em São Paulo para ficar com o Fernando. Marília (Mendonça) está grávida. Eu sou a última das moicanas, tô solteira. Se eu notar um olhar diferente hoje, beijo mesmo. Não vou perder a oportunidade. Porque tá difícil (risos)! Sou normal&q...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 4.10.2019 | 12h19
 
Rock In Rio

Fã que levou Slayer em 94 para comer hambúrguer quer reencontrar banda

 

Fã que levou Slayer em 94 para comer hambúrguer quer reencontrar banda

O ano era 1994, o Slayer fazia a primeira apresentação no Brasil. Um jovem fã descobre o hotel onde a da banda estava, toma coragem e decide ir lá. Não existia rede social, o celular era um artigo de luxo, e internet nem pensar. Como encontrá-los? 

Alex Kafer pega suas fichas de orelhão e liga para a recepção. “Gostaria de falar com o senhor Tom Araya, por favor! ”. Para sua surpresa, a atendente passa a ligação para o quarto de Araya. Começa o início da inusitada história. Alex, sem entender muito o que estava acontecendo, conversa com seu ídolo, de um orelhão na praia de Copacabana. Pede para ele descer, queria uma foto.
 
Não só os 3 membros do Slayer estavam no local, mas também Robert Trujilo, atual baixista o Metallica. Alex reponde: “sim, temos um lugar para comer o seu hambúrguer”.
 
O Slayer estava passeando por Copacabana, junto com um fã, em direção a um fast-food. Depois de alguns minutos na fila (sim, eles ficaram na fila), pedido feito, não encontram um local para sentar. Pedem para viagem. Alex Kafer tem 49 anos, &eac...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 4.10.2019 | 11h14
 
Futebol

CBF muda modelo de disputa da Série D para 2020

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde quinta-feira (3) o calendário do futebol nacional para 2020. Além da novidade de não haver jogos em datas FIFA, a entidade também estendeu a Série D de 16 para 26 datas. O certame será disputado entre 3 de maio e 22 de novembro. 

Para efetuar o aumento, a CBF mudou a fórmula de disputa, que terá uma fase preliminar com oito clubes. A entidade ainda não detalhou como será essa fase. 
 
Com o novo modelo, a fase de grupos da Série D contará com 64 times, e não mais com 68. Eles serão divididos em oito chaves, com oito times em casa, que farão jogos de ida e volta. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para segunda fase, totalizando 32 equipes. Estes se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão e dos classificados para a Série C 2021.
 
Os representantes baianos na competição do próximo ano serão Bahia de Feira, Vitória da Conquista e Atlético de Alagoinhas. A CBF ainda informou que "o calendário de 2020 contempla uma reivind...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 4.10.2019 | 11h14
 
Futebol

Justiça bloqueia bens de ex-prefeito de Conde

 

A Justiça baiana bloqueou cerca de R$ 5 milhões em bens de Antônio Eliud Sousa de Castro, ex-prefeito da cidade de Conde, e de quatro familiares. Eles são acusados pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e prorrogação contratual fraudulenta. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, 3, pelo Ministério Público Federal (MPF). 

Na ação penal do MPF, recebida pela 2ª Vara Federal da Bahia no dia 13 de setembro, também são réus: Marta Maria DÁvila Argollo (companheira do ex-prefeito), Atanil Sousa de Castro (mãe), Consuelo Maria Sousa de Castro (irmã) e Vítor Martins Ramos (cunhado do ex-prefeito e sócio-administrador da principal empresa do esquema ilícito, a VP Serviços de Transporte). 

Ainda de acordo com o MPF, durante a sua gestão, Antônio Eliud de Castro e os familiares receberam propina diretamente em suas contas bancárias por 98 vezes, totalizando R$ 5,3 milhões (valores atualizados). A média foi de uma propina a cada duas semanas, em um montante que chegou a aproximadamente R$ 111 mil por mês, em cifras atuais. 

Os valores foram pagos ao ex-prefeito por oito empresas contratadas (VP, ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 4.10.2019 | 10h10
 
Futebol

Vitória cede empate ao Sport no fim e segue em jejum na Arena

 

O vitória decretou o empate em 2 a 2 no jogo contra o Sport, válido pela 26ª rodada da Série B, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O jejum negativo agora já chega a cinco jogos. Com 26 pontos, o Rubro-Negro se manteve em 18º lugar, mas ainda pode perder uma posição até o fim da rodada. Pior que isso é ver a distância para o primeiro time fora do Z-4 aumentar, o que também ainda pode acontecer até sábado. O próximo compromisso do Leão será na próxima terça-feira (8), contra o Oeste, no Barradão.

 
 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out |
2018
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |