Logo
 
Bahia, segunda-feira, 21 de setembro de 2020
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 25.3.2019 | 16h52
 
Saúde

Casos de dengue crescem 264% em 2019

 

Nesta segunda-feira (25), os casos de dengue cresceram 264% em 2019, informou o Ministério da Saúde.O balanço sobre os casos da doença no Brasil foi feito entre dezembro de 2018 e março de 2019.Foram registrados 229.064 casos nas primeiras 11 semanas de 2019 (até 16 de março). No mesmo período de 2018 foram registrados 62,9 mil caso de dengue.

O Distrito Federal e os estados do Acre, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul foram os que registraram aumento do número de casos da doença. Todos registraram taxa de incidência maior que 100 casos por 100 mil habitantes, com destaque para o Tocantins, com incidência de 602,9 casos/100 mil habitantes.
 
Também houve um aumento de 67% no número de mortes pela doença, passando de 37 para 62 mortes em comparação com 2018. O estado de São Paulo, com 31 óbitos, é o que registrou o maior número de mortes pela doença no país.
 
Também houve um aumento no número de casos de zika registrados no período. Foram 2.062 casos da doença. Em 2018, no mesmo perí...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 25.3.2019 | 15h34
 
Bahia

Vacinação contra gripe começa 15 de abril

 

Vacinação contra gripe começa 15 de abril

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa no dia 15 de abril e encerra em 31 de maio, em todos os municípios da Bahia. O dia D de mobilização nacional acontecerá no dia 4 de maio. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a estratégia é voltada para idosos, crianças entre 6 meses e 6 anos, gestantes, mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias, trabalhadores de saúde do serviço público e privado e povos indígenas.

Além deles, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estão sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional também fazem parte do público alvo. O órgão informou que também serão disponibilizadas as demais vacinas do calendário para atualização da caderneta de vacinação da criança e da gestante.
 
Segundo a Sesab, entre 1º de janeiro e 9 de março de 2019, a Bahia registrou 51 casos de Síndrome Respiratória Aguda ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 25.3.2019 | 15h09
 
Brasil

Justiça manda soltar ex-presidente Michel Temer

 

 Justiça manda soltar ex-presidente Michel Temer

 O desembargador do Tribunal Regional da 2ª Região Antonio Ivan Athié acaba de revogar a prisão preventiva do ex-presidente Michel Temer, do ex-ministro Moreira Franco e de mais seis investigados que estavam detidos desde quinta-feira (21) por decisão do juiz Marcelo Bretas.Athié, que é relator do caso no TRF-2, havia sinalizado inicialmente que iria levar os pedidos de liberdade para julgamento colegiado com mais dois desembargadores, mas, após analisar o caso no fim de semana, concluiu que as prisões afrontavam garantias constitucionais.

"Ressalto que não sou contra a Lava Jato, ao contrário, também quero ver nosso país livre da corrupção que o assola. Todavia, sem observância das garantias constitucionais, asseguradas a todos, inclusive aos que a renegam aos outros, com violação de regras não há legitimidade no combate a essa praga", escreveu, em sua decisão.

Athié refuta os argumentos que fundamentaram a prisão preventiva dos acusados. "Mesmo que se admita existirem indícios que podem incriminar os envolvidos, não servem para justificar prisão preventiva, no caso, eis que, além de serem antigos, não está demonstrado que os pacientes atentam contra a or...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 25.3.2019 | 14h37
 
Enem

Inscrições para Enem vão de 6 a 17 de maio

 

Inscrições para Enem vão de 6 a 17 de maio

Os estudantes que estão ansiosos pelas datas importantes do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano já podem marcar no calendário: entre 06 e 17 de maio acontecem as inscrições no Enem 2019. O anúncio foi feito pela organizadora do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os estudantes podem conferir o cronograma no site e nas redes sociais da entidade, que é ligada ao Ministério da Educação (MEC).

Segundo o calendário, as provas serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro de 2019. Os estudantes que integram o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e os demais que tenham direito, podem solicitar a isenção entre 01 e 10 de abril. É importante destacar que os estudantes isentos que não compareceram deverão justificar a ausência para ter direito novamente ao benefício.

O desempenho no exame é sempre uma preocupação dos estudantes que desejam ingressar na universidade. O motivo é simpl...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 25.3.2019 | 13h52
 
Itaberaba

Homens armados atiram contra grupo e adolescente

 

Um adolescente de 16 anos morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas após serem baleadas quando passavam por uma rua do bairro Jardim Grapiúna, em Itabuna - Região Sul Baiana - ontem (24). De acordo com a Polícia Militar (PM), o grupo passava pela rua F, por volta de 0h, quando os criminosos, que estavam em um carro, se aproximaram e dispararam contra as pessoas. Não há informações sobre a motivação, nem autoria do crime. 

O adolescente Luis Felipe de Oliveira não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo do jovem foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica da região. Não há informações sobre o enterro. Outras cinco pessoas, três homens e duas mulheres, com idades entre 15 e 19 anos, que também foram atingidos na ação, foram encaminhados para o Hospital de Base de Itabuna, após serem atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O caso é investigado pela Polícia Civil da cidade.
 
Separador

Enviado: 25.3.2019 | 12h34
 
Entretenimento

Xuxa conta por que resolveu raspar a cabeça: Libertação

 

Xuxa conta por que resolveu raspar a cabeça: Libertação

Às vésperas de completar 56 anos (no próximo dia 27), Xuxa se diz realizada profissionalmente, pronta para ser avó e envolvida numa relação amorosa “completa, como nunca vivi”. Passará o dia do aniversário no estúdio, comandando a final do reality “The four” ao vivo (“me dá um friozinho, tenho medo”). Também nessa data, entra em pré-venda o livro “Xuxa — Edição limitada para colecionador”, com fotos selecionadas por Gringo Cardia e prefácio de Pedro Bial. Ela prepara ainda “Geração Xuxa”. É uma atração, para usar um epíteto que ela criou e consagrou, para “baixinhos”, que vai ao ar no PlayPlus, streaming da Record. De cabeça raspada (“uma libertação: sempre tive pouco cabelo mesmo”), ela garante estar em paz com a idade, apesar da cobrança dos que “não se conformam com o fato de eu não estar usando chuquinha”. Eu estou com rugas e as bochechas caídas. Adoro pegar sol. Sou muito cobrada, meu envelhecimento choca as pessoas. Trabalho com a imagem e me olho bastante no espelho. Outro dia, pus a perna de fora na TV e pensei: não tá legal isso. Com a minha idade, nem tudo me convém. Não tenho o mesmo corpo nem a voz dos 20 anos. ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 25.3.2019 | 12h00
 
Bahia

Tempestade tropical deve atingir a Bahia até quarta (27)

 

Um alerta emitido pela Marinha do Brasil, através do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), em parceria com o Insitituto Nacional de Metereologia (INMET), na manhã desta segunda-feira (25), diz que a tempestade tropical que está entre atinge o sul da Bahia e norte do Espiríto Santo está com intensidade máxima dos ventos desde às 9h desta segunda-feira (25). A chamada Iba, que significa “ruim” em tupi-guarani, é uma categoria antes do ciclone tropical. De acordo com nota emitida pelo INMET, os efeitos dessa tempestade podem ser sentidos no litoral sul da Bahia e no Espírito Santo até o dia 27 de março. Tanto na Bahia quanto no Espírito Santo os ventos podem chegar a 87 km/h em alto-mar e as ondas podem ter altura entre 3 e 5m de altura. Ainda de acordo com o boletim divulgado, o tempo deve ficar com chuvas intensas e ventos durante todo o dia. A nota orienta pescadores e navegantes, de modo geral, a ficarem atentos às condições do mar durante todo o período.

 
Separador

Enviado: 25.3.2019 | 11h30
 
Brasil

IBGE vai abrir mais de 200 vagas em concurso

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai abrir 209 vagas temporárias para para o Censo Experimental 2019. A abertura foi publicada nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial da União. Os profissionais poderão ser contratados a partir de julho. O prazo de duração dos contratos deverá ser de até 1 ano, com possibilidade de prorrogação. O edital de abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado será publicado em até 6 meses. O prazo de duração dos contratos deverá ser de até 1 ano, com possibilidade de prorrogação. A portaria alerta ainda que as contratações "somente serão formalizadas mediante disponibilidade de dotações orçamentárias específicas". 

 
 
Separador

Enviado: 25.3.2019 | 11h01
 
Bahia

Bloco As Muquiranas anuncia tema para o Carnaval 2020

 

Bloco As Muquiranas anuncia tema para o Carnaval 2020

O tradicional bloco As Muquiranas já anunciou seu tema para o Carnaval 2020: “As Muquiranas no País das Maravilhas”. No ano em que completa 55 carnavais, a agremiação, que só tem homens como associados, fará uma leitura pitoresca do universo criado pelo britânico Lewis Carroll na famosa obra "As Aventuras de Alice no País das Maravilhas", de 1865, adaptada para as mais diversas linguagens. A concepção das fantasias do bloco, que por muitos anos ficou a cargo do estilista Di Paula, morto em 2014, será realizada mais uma vez por Fabio Sande, que assumiu o posto e fará o quinto trabalho com As Muquiranas. Já em relação às atrações musicais, o clima é de muita expectativa. Com contrato vencido no Carnaval desse ano, o cantor Márcio Victor, do Psirico, fez questão de cobrar renovação em plena folia, no desfile da segunda-feira de Momo: "Ninguém me tira daqui", bradou no Campo Grande. Por enquanto, porém, só a banda Parangolé, de Tony Salles, está confirmada. As vendas para o carnaval 2020 começam a partir de abril. Interessados devem ter a indicação de folião que já seja sócio e apresentar RG, xerox do RG, xerox do CPF, xerox do comprovante de residência e uma foto 3×4.

...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 25.3.2019 | 10h31
 
Brasil

Com dificuldades financeiras, Avianca corta voos pelo Brasil

 

Em período de reorganização financeira, a Avianca Brasil está diminuindo a quantidade de voos oferecidos pela companhia. “A Avianca não vai parar de ofertar voos, mas já começa o corte de decolagens, porque está sendo feita uma adequação de malha para a nova realidade financeira da empresa”, afirmou o representante. A Avianca Brasil entrou com pedido de recuperação judicial em dezembro do ano passado devido ao alto custo do combustível e a processos por falta de pagamento de aeronaves.

 
Separador

Enviado: 25.3.2019 | 10h02
 
Brasil

Faustão manda indireta e web liga a Bolsonaro: Se não tem competência, pede demissão

 

Faustão manda indireta e web liga a Bolsonaro: Se não tem competência, pede demissão

Durante comemorações pelos 30 anos do "Domingão" neste domingo (24), o apresentador Fausto Silva resolveu falar mais uma vez sobre política. No papo, que incluíam Ana Maria Braga, Marcello Novaes e Tony Ramos, ele comentou sobre o cenário brasileiro e a forma que o País está sendo conduzido. "A sociedade deu a resposta nas urnas, votou em quem quis, já se posicionou. Agora os poderes constituídos tem que dar uma lição de honradez, inteligência. Se não tem competência, que peça demissão. Os Poderes Judiciário, Legislativo, tem que ter equilíbrio. Não estou falando especificamente de uma pessoa. Está na hora de haver, não só por parte do presidente, mas de todos nós, um apelo à conciliação, ao entendimento", disparou para a câmera. Apesar de dizer que era um recado geral, nas redes sociais, as pessoas associaram o desabafo como uma crítica ao atual presidente Jair Bolsonaro. Ao perceber a fala, Tony emendou: "Sempre achei que não havia nada melhor que a democracia. Não inventem outra coisa. A democracia pode ser difícil, mas sem ela é pior. A democracia é tudo o que nós precisamos. É tão bonita a democracia, ser livre para pensar, ir e vir. Temos um governo que democrati...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 25.3.2019 | 9h29
 
Educação

Edital do Enem é divulgado; taxa de inscrição é de R$ 85

 

Edital do Enem é divulgado; taxa de inscrição é de R$ 85

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgado nesta segunda-feira (25) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A publicação está disponível no Diário Oficial e no novo hotsite da prova. O exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. Conforme comunicado anteriormente, as inscrições deverão ser feitas de 6 a 17 de maio. Neste ano, a taxa a ser paga será de R$ 85. Na edição de 2018, era de R$ 82. Ela deverá ser quitada entre os dias 6 e 23 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios. Nesta edição do exame, os lanches levados pelos candidatos serão revistados. Além disso, haverá as seguintes novidades: novo sistema de inscrição; inclusão opcional de foto na inscrição; espaço com linhas para rascunho da redação; espaço para cálculos no final do caderno de questões; surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar, na inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição irão do dia 1º de abril ao dia 10 do mesmo mês. Assim como em 2018, esse processo será feito antes do período de inscri&cced...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 25.3.2019 | 9h04
 
Brasil

Dois meses após tragédia em Brumadinho, Vale tem R$13,65 bi bloqueados

 

Dois meses após tragédia em Brumadinho, Vale tem R$13,65 bi bloqueados

Exatos dois meses após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão em Brumadinho (MG), a mineradora Vale tem R$13,65 bilhões bloqueadaos pela Justiça. O montante visa a assegurar recursos para reparar não apenas os danos causados na tragédia ocorrida em 25 de janeiro, mas também os prejuízos provocados pelas evacuações ocorridas em cidades onde outras estruturas teriam risco de se romper. A Defesa Civil de Minas Gerais já confirmou a morte de 212 pessoas, outras 93 estão desparecidas. Além disso, quase mil pessoas que moram próximas a barragens da Vale estão fora de suas casas, não apenas em Brumadinho, mas também nos municípios mineiros de Barão de Cocais, Nova Lima, Ouro Preto e Rio Preto. O primeiro bloqueio de recursos da Vale ocorreu já na noite de 25 de janeiro, na mesma sexta-feira do rompimento. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) bloqueou R$1 bilhão no âmbito de um processo aberto pelo governo de Minas Gerais para cobrar a reparação dos danos. Posteriormente, a mineradora foi autorizada a assegurar R$ 500 milhões desse total bloqueado na forma de garantias com liquidez corrente, fiança bancária ou seguros. Os outros R$ 500 milhões permanecem sendo recursos financeiros que a empresa não pode movimentar de suas con...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 25.3.2019 | 8h55
 
Brasil

‘Moleque’ x ‘Cara de pau’: Kim e Joice têm bate-boca no Twitter

 

‘Moleque’ x ‘Cara de pau’: Kim e Joice têm bate-boca no Twitter

Apesar das dificuldades na negociação do governo com a Câmara para a reforma da Previdência, a líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP) se irritou com um comentário do colega de Câmara Kim Kataguiri (DEM-SP) sobre o PSL e deu início a uma discussão pública com direito a insultos no Twitter neste domingo, 24. Kim havia apontado uma suposta contradição do tratamento do PSL em relação ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele disse que falta coerência ao partido do presidente Jair Bolsonaro. Joice respondeu pedindo para que o líder do Movimento Brasil Livre não fosse “mais oportunista do que a média de sempre” e negou que o partido tivesse se manifestado nos termos utilizados por Kim. Ele retrucou: “Tem de ser muito cara de pau para falar em oportunismo. Dizia que Maia era o demônio na Terra, o arqui-inimigo da lava-jato, o simbolo-mor da corrupção. Depois de eleita, passou a ser Maia desde criancinha. Tenha dó.” Joice respondeu chamando Kim de “moleque” (ele tem 23 anos) e pediu para deputado deixar “os adultos” trabalharem. “Kim, você está realmente o que sempre foi; um moleque. Só isso e mais nada. Biruta de aeroporto. Seus comportamentos em relação ao Jair Bolsonaro no 1º e 2º ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 25.3.2019 | 8h01
 
Salvador

Av. ACM fica alagada durante chuva forte em Salvador; motoristas e passageiros são resgatados pelos bombeiros

 

Av. ACM fica alagada durante chuva forte em Salvador; motoristas e passageiros são resgatados pelos bombeiros

A Avenida ACM, uma das principais de Salvador, ficou alagada na manhã desta segunda-feira (25), após a chuva forte que atingiu a capital baiana desde a madrugada. O grande bolsão de água se formou na avenida, na altura do Hospital Tereza Lisieux. Não há registro de feridos.Por conta do alagamento, os motoristas que deixam a Avenida ACM em direção à Avenida Garibaldi encontram um grande congestionamento. Na Avenida ACM há uma rua paralela onde os motoristas acessam para fugir da via principal da avenida, onde o alagamento foi registrado.Alguns pedestres se arriscaram ao passar por dentro da formação de água na Avenida ACM e é possível notar que a água alcança os joelhos da maior parte das pessoas que passaram pelo local.Já os motoristas que chegaram a tentar passar pelo alagamento ficaram presos na grande formação de água. Alguns conseguiram abandonar os carros, mas outros ficaram presos nos veículos que não conseguiam sair da água. Os ônibus do transporte urbano de Salvador também pararam no bolsão de água e os passageiros precisaram aguardar dentro do veículo.O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar os passageiros de dentro dos carros e ônibus. Um passageiro que foi retirado do coletivo pelos bombeiros disse que ficou por uma hora de...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 25.3.2019 | 7h29
 
Mundo

Passagem de ciclone por Moçambique deixa pelo menos 446 mortos

 

Passagem de ciclone por Moçambique deixa pelo menos 446 mortos

O número de vítimas da passagem do ciclone Idai por Moçambique, Malauí e Zimbábue aumenta diariamente. Pelos últimos dados, morreram 446 pessoas em Moçambique, 259 no Zimbábue e 56 no Malauí. Para as agências humanitárias, o desastre em Moçambique tem semelhanças com as tragédias humanitárias do Iêmen e da Síria. Autoridades e agências de ajuda temem mais mortes em decorrência do risco de cólera e outras doenças transmitidas pela água contaminada que está em várias áreas do país. A inundação criou um lago de 125 quilômetros de largura, devastando uma área antes ocupada por centenas de milhares de pessoas. Nos últimos dias, foram feitos esforços para reabrir a principal estrada de acesso à Beira, área mais afetada pelo desastre. A pista foi reaberta ontem (24). Brasil, Alemanha e vários países ofereceram ajuda para Moçambique. Os alemães doaram US$ 1,13 milhão para assistência humanitária. O Reino Unido também repassou dinheiro para o país africano. O governo do Canadá informou que fornecerá, inicialmente, US$ 3,5 milhões em assistência de emergência e doar suprimentos de emergência, incluindo...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 25.3.2019 | 6h59
 
Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Líder do governo articula aproximação e irrita Maia; Correio*: Na briga; Tribuna da Bahia: Líder do governo diz que clima vai arrefecer entre Bolsonaro e Maia; Estadão: União dividirá com cidades e Estados R$ 17 bi do pré-sal; Folha de S. Paulo: Lava Jato de SP ‘vira a página’ sobre Paulo Preto e mira metrô e parentes de Lula; O Globo: Após crise, governo teme seja desidratada

 
Separador

Enviado: 24.3.2019 | 7h31
 
Feira de Santana

Participei na noite deste sábado 23, da solenidade de colação de grau da turma de enfermagem na Faculdade Pitágoras, em Feira de Santana.

 

Participei na noite deste sábado 23, da solenidade de colação de grau da turma de enfermagem na Faculdade Pitágoras, em Feira de Santana.
 
Separador

Enviado: 23.3.2019 | 13h02
 
Brasil

Preço da gasolina sobe pela 4ª semana em todo o país

 

Preço da gasolina sobe pela 4ª semana em todo o país

O preço médio do litro da gasolina vendida em postos de combustível de todo o país fechou a R$ 4,319 nesta semana. É o quarto aumento semanal do produto, que acumula um aumento de preço de 3,5% em um mês. Na semana de 17 a 23 de fevereiro, o litro era vendido a R$ 4,172. Os dados constam no levantamento semanal divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Já o óleo diesel, comercializado em média a R$ 3,54 por litro, computou nesta semana a quinta alta consecutiva e acumulou, no período, aumento de 2,8%.

 
Separador

Enviado: 23.3.2019 | 12h31
 
Feira de Santana

Daniela Mercury é mais uma atração confirmada para a Micareta de Feira

 

Daniela Mercury é mais uma atração confirmada para a Micareta de Feira

A contratação foi confirmada no extrato do contrato divulgado no Diário Oficial do município deste sábado (23). Segundo a publicação, a cantora vai se apresentar por 180 minutos na sexta de Micareta, dia 26, pelo valor de R$ 155 mil reais. Também já estão confirmadas para a Micareta: Saulo Fernandes, Durval Lelys, Bell Marques, Claudia Leitte, Chiclete com Banana, Harmonia do Samba, Parangolé, Cheiro de Amor, Netinho, Banda Eva, Denny, Timbalada, Xandy de Pilares, e Gerônimo. A cantora têm uma grande relação com a cidade, em 2012 a Rainha da Axé Music lançou o clipe Santana dos Olhos D´Água, em uma homenagem a Feira de Santana. A música é uma parceira da artista com seu filho, o músico Gabriel Povoas, e o compositor Guiguio.

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2020
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set |
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |