Logo
 
Bahia, segunda-feira, 21 de setembro de 2020
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 23.3.2019 | 12h02
 
Brasil

Sindicatos marcham em todo país contra proposta da reforma da previdência

 

Sindicatos marcham em todo país contra proposta da reforma da previdência

Os principais sindicatos do país se mobilizaram nesta sexta-feira em 120 cidades para protestar contra a reforma da previdência proposta pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. A jornada, denominada como Dia Nacional de Luta Contra a Reforma da Previdência, foi organizada em todas as capitais e em cerca de outras 100 cidades, mobilizando também organizações sociais que se posicionaram contra a reforma.

 
Separador

Enviado: 23.3.2019 | 11h47
 
Mundo

Ciclone deixa mais de 400 mortos em Moçambique

 

Ciclone deixa mais de 400 mortos em Moçambique

O número de mortos em Moçambique após a passagem de um ciclone pelo sul da África, onde causou enchentes devastadoras, subiu para mais de 400, disse um ministro do país neste sábado, enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) alerta para novas enchentes. O ciclone Idai castigou Beira, cidade portuária moçambicana, com ventos de até 170 km por hora na semana passada, antes de seguir em direção ao Zimbábue e ao Malaui, provocando o desmoronamento de prédios e ameaçando a vida de milhares de pessoas. “A situação está melhorando, ainda crítica, mas está ficando melhor”, disse o ministro do Meio Ambiente, Celso Correia, ressaltando que as condições de trabalho no terreno têm ficado menos difíceis. “Mas infelizmente o número de mortos está aumentando, temos até agora 417 pessoas que perderam suas vidas”, disse ele. As enchentes deixaram milhares de pessoas desabrigadas, sem comida ou água potável. Alguns sobreviventes se refugiaram em igrejas e centros improvisados, enquanto alguns se juntaram a agências de ajuda humanitária e ao governo no socorro a algumas áreas. Correia disse que 1,5 mil pessoas estão aguardando resgate em telhados e árvores.

 
Separador

Enviado: 23.3.2019 | 8h32
 
Celebridade

Atriz Claudia Rodrigues está internada no Rio de Janeiro

 

Atriz Claudia Rodrigues está internada no Rio de Janeiro

A atriz Claudia Rodrigues, de 47 anos, está internada na Clínica São Vicente, na zona sul do Rio de Janeiro. O hospital confirmou que a atriz deu entrada na última quarta-feira (20), mas não informou o estado de saúde da paciente nem detalhes da internação. Cláudia Rodrigues luta contra a esclerose múltipla desde 2000. A doença é autoimune e degenerativa, afeta o sistema nervoso central. Com isso, o paciente tende a perder a capacidade de controlar o corpo. Em casos graves, perde a capacidade de andar e de falar. Os principais sintomas são fadiga, formigamento ou queimação nos membros, visão embaçada, perda da visão, tontura, além de rigidez muscular e problemas de cognição. Os mais atingidos com a esclerose são os mais jovens, principalmente mulheres, entre 20 e 40 anos, segundo dados Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Segundo o Ministério da Saúde, 35 mil pessoas aproximadamente convivem com a doença no país, sendo que 15 mil fazem tratamento (com remédios e reabilitação) no Sistema Único de Saúde. No mundo, a estimativa é de 33 casos a cada 100 mil habitantes. A causa da doença não foi descoberta e ainda não há cura. O tratamento tende a diminuir a ocorrência dos surtos e a gr...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 23.3.2019 | 7h30
 
Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Conflitos ameaçam minar articulação para reforma; Correio*: PM mata PM em troca de tiros; Tribuna da Bahia: Marinha alerta para ciclone no sul do estado; Estadão: Maia se mantém na articulação e diz que governo é um ‘deserto’;  Folha de S. Paulo: Bretas ignora 3 fatos recentes para a prisão de Temer; O Globo: ‘Bolsonaro precisa liderar a reformar’, diz Rodrigo Maia.

 
Separador

Enviado: 22.3.2019 | 18h41
 
30 anos

Sandy e Junior anunciam shows extras da turnê "Nossa História"

 

Sandy e Junior anunciam shows extras da turnê

A turnê Nossa História de Sandy e Junior terá duas novas apresentações nas cidades mais concorridas. Rio de Janeiro receberá um show extra no dia 2 de agosto, enquanto São Paulo recebe a dupla no dia 25 do mesmo mês. A pré-venda de ingressos para os dois shows extras ocorrerá nos dias 27 e 28 de março, exclusiva para clientes Elo, a partir das 10h do dia 27 pelo site da Ingresso Rápido e nas bilheterias oficiais de cada cidade. As vendas para o público em geral começam no dia 29 de março, a partir da 00h01 pelo site e às 10h nas bilheterias.

 
Separador

Enviado: 22.3.2019 | 18h00
 
Brasil

Tribunal vai julgar habeas corpus de Temer na próxima quarta-feira

 

Tribunal vai julgar habeas corpus de Temer na próxima quarta-feira

O desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Antonio Ivan Athié, determinou a inclusão do pedido liminar de liberdade do ex-presidente Michel Temer (MDB) na pauta da quarta-feira (27). Também pediu ao juiz federal Marcelo Bretas que se manifeste em 24 horas sobre o requerimento da defesa. Ele é relator do habeas corpus dos advogados do emedebista, Eduardo Carnelós e Roberto Soares Garcia, que contestam o decreto de prisão do magistrado da 7ª Vara Federal do Rio, responsável pela Operação Lava Jato.

Temer foi preso, nesta quinta-feira (21), em investigação que mira supostas propinas de R$ 1 milhão da Engevix no âmbito da Operação Descontaminação, desdobramento da Lava Jato. Também foram detidos preventivamente o ex-ministro Moreira Franco (MDB) sob suspeita de intermediar as vantagens indevidas ao ex-presidente. Os emedebistas prestam depoimento ainda nesta sexta (22).

Os advogados protocolaram o pedido de liberdade para Temer no final da tarde desta quinta-feira (21). O pedido foi distribuído para Athié. Os defensores alegam que Temer em liberdade “não coloca em risco a instrução criminal, nem a aplicação da lei penal”. Eles rebatem a decisão do juiz M...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 22.3.2019 | 17h14
 
Futebol

Neymar corre risco de suspensão após insulto a árbitros no Instagram

 

Neymar corre risco de suspensão após insulto a árbitros no Instagram

Nove dias depois de ter anunciado que havia aberto uma investigação contra Neymar por causa das críticas que o jogador fez à arbitragem após a derrota do Paris Saint-Germain para o Manchester United, por 3 a 1, no último dia 6, na capital francesa, a Uefa revelou, nesta sexta-feira (22),  que o astro brasileiro foi enquadrado no artigo 15 do regulamento disciplinar da entidade, que fala em "insultar" juízes e prevê suspensão de três partidas em caso de condenação em um julgamento.

O órgão que controla o futebol europeu também informou que a audiência na qual o atacante será julgado pelo seu Comitê Disciplinar ainda não teve a sua data marcada, o que deve ocorrer em breve. Afastado dos gramados por estar se recuperando de lesão, ele poderá receber uma punição por causa de uma atitude intempestiva fora dos gramados pouco após o jogo que selou a eliminação do PSG nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa.
 
No último dia 6, Neymar estava acompanhando a partida entre o seu time e o Manchester United no estádio Parque dos Príncipes e se revoltou com os árbitros pela marcação de ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 22.3.2019 | 16h40
 
Fatalidade

Cantor morre após disparo acidental durante gravação de clipe

 

Cantor morre após disparo acidental durante gravação de clipe

O cantor de country Justin Carter morreu após disparar acidentalmente contra si mesmo durante a gravação de um clipe no último sábado (16). Durante uma entrevista ao canal Fox News, a mãe de Carter, Cindy McClellan, informou que Justin estava gravando um novo clipe em Houston, no Texas, quando tirou uma arma de seu bolso e "atirou em seu olho" acidentalmente. A arma estava sendo usada na gravação. Cindy McClellan também disse na entrevista que ele havia acabado de assinar contrato com a Triple Threat Management e estava prestes a pegar a estrada em uma turnê que passaria por dez estados americanos. No perfil do Instagram do cantor, a família lamentou a morte e pediu doações para as despesas com o funeral.

 
Separador

Enviado: 22.3.2019 | 16h25
 
Feira de Santana

Maryzelia será a atração da final da 16ª edição do Vozes da Terra

 

Maryzelia será a atração da final da 16ª edição do Vozes da Terra

Cantora feirense que está construindo carreira nacional, a sambista Maryzélia será a atração da grande final da 16ª edição do Festival Metropolitano de Música Vozes da Terra, que acontecerá no dia 30 de março, no Centro de Artes e Esportes Unificados - CEU/Cidade Nova. O concurso musical é promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Egberto Costa. 

Maryzélia foi uma das candidatas da segunda edição do Festival Vozes da Terra - em 2002, e hoje segue carreira nacional, levando em seu canto a influência do samba de roda, samba reggae e clássicos da MPB. 
 
Já participou de vários eventos de grande porte na Bahia. Em Salvador, já sacudiu o largo Quincas Berro D’água, no Pelourinho, nas edições 2016 e 2018 do Carnaval da cidade. Além de interpretar clássicos do samba e obras de compositores da nova geração, Maryzélia homenageou blocos afros e afoxés de Salvador, como o Ilê Aiyê e os Filhos de Gandhy.
 
Esbanjando sua simpatia e muito samba no pé, a feirense tamb&eacu...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 22.3.2019 | 15h47
 
Caso João de Deus

João de Deus deve ficar em leito isolado em hospital

 

João de Deus deve ficar em leito isolado em hospital

Com um aneurisma no abdômen, o médium João de Deus corre risco de ter uma "morte súbita" por hemorragia caso o aneurisma se rompa. A informação foi dado pelo cardiologista Alberto Las Casa Júnior, que examinou João de Deus a pedido da defesa do médium. O médico emitiu um laudo que foi encaminhado para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e fez com que o órgão determinasse a transferência de João de Deus para uma unidade hospitalar. 

Ainda conforme La Casa Júnior, João de Deus deve ficar em um leito isolado no Instituto de Neurologia de Goiânia. O médico afirmou ainda que o quarto já está reservado. João de Deus está preso desde o dia 16 de dezembro acusado de crimes sexuais durante atendimentos espirituais. Ele sempre negou as acusações.
 
Separador

Enviado: 22.3.2019 | 12h27
 
Feira de Santana

Feira de Santana terá EndoMarcha pela segunda vez

 

No próximo dia 30 de março, mais de 70 países estarão unidos em prol da conscientização da endometriose na 6ª edição da Marcha Mundial de Conscientização da Endometriose – EndoMarcha 2019. Milhares de mulheres sairão às ruas para conscientizar a sociedade sobre essa doença que atinge uma em cada 10 mulheres, segundo a organização mundial da saúde. Além de divulgar os sintomas da doença durante a caminhada, a EndoMarcha reivindica os direitos da endomulher de ter seu tratamento correto e gratuito pelo SUS, e também leis efetivas de semanas de conscientização, como a do estado de Roraima, que foi o primeiro a ter a Lei 1.111/16, de autoria da então deputada Lenir Rodrigues, que instituiu a Semana Estadual de Conscientização e Enfretamento à Endometriose, sancionada em 2016. Em Feira de Santana será o segundo ano do movimento, capitaneado por Layane Cedraz, que é mãe de seis filhos, psicóloga, digital influencer e portadora da doença. Para Layane, que sofreu muito até descobrir que a endometriose a impedia de engravidar, abraçar essa causa não é apenas fazer um movimento de conscientização por tudo que sofreu, mas acima de tudo é um ato de acolhimento e um grito de alerta a tantas m...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 22.3.2019 | 12h06
 
Entretenimento

Após Mariana Ferrão, Rafa Brites não renova com a Globo: Feliz

 

Após Mariana Ferrão, Rafa Brites não renova com a Globo: Feliz

Depois dos jornalistas Mariana Ferrão e Fernando Rocha, foi a vez da apresentadora Rafa Brites não renovar o contrato com a Rede Globo. Ao anunciar a decisão, a esposa de Felipe Andreoli, disse que vai se dedicar a um projeto pessoal. Pessoal realmente eu e a TV Globo não renovamos nossa parceira. Nesses quase 5 anos eu cresci muito como profissional e como mulher, tenho muito orgulho dessa trajetória e de tudo o que vivi e aprendi com pessoas tão especiais", disse. Rafa Brites começou na emissora carioca como repórter do "Mais Você", em 2017. E passou também pelo "Vídeo Show" e pelo "SuperStar".

 
Separador

Enviado: 22.3.2019 | 11h30
 
Entretenimento

Filme aborda dificuldades no amor diante das doenças

 

Filme aborda dificuldades no amor diante das doenças

Filmes românticos por si só, já possuem um grande apelo sentimental. Quando o enredo traz então, doenças como empecilho, fica ainda mais difícil não se envolver com a história. Sem ser inédita, mas apresentada com mais força no longa “A culpa é das estrelas”, a ideia de trazer seus protagonistas com problemas saúde parece dar certo em inspirar outras histórias. E é justamente disso que nasce “A cinco passos de você”. Não se surpreenda aliás, se achar algumas semelhanças entre os filmes. O espectador novamente é apresentado a um casal adolescente que sofre de condições parecidas, passa por tratamentos restritivos e tem as suas vidas ameaçadas por isso. Desta vez, é a Fibrose Cística, transtorno que atinge os pulmões, a responsável por atormentar a vida dos pombinhos em questão. O título faz jus a uma regra de convivência para os pacientes da doença: é preciso manter essa distância de cinco passos ou aproximadamente 1,5m para evitar que ocorra infecção cruzada entre eles. Esse é o conflito central da história. Como Stella (Haley Lu Richardson) e Will (Cole Sprouse) podem se relacionar amorosamente sabendo que se ignorarem o tal protocolo, um pode colocar a vida do outro em risco?...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 22.3.2019 | 11h03
 
Bahia

Pedágio da Ponte Salvador-Itaparica deve ter preços de R$ 22 a R$ 110 e desconto em bate-volta

 

Pedágio da Ponte Salvador-Itaparica deve ter preços de R$ 22 a R$ 110 e desconto em bate-volta

A ponte Salvador-Itaparica ainda não saiu do papel, mas o governo do estado já trabalha com uma linha de valores com possibilidade de serem praticados no pedágio do empreendimento. A gestão estadual realizou uma audiência pública nesta quinta-feira (21) para discutir a obra e revelou as possíveis taxas do pedágio. Para atravessar os aproximados 12 quilômetros de ponte, carros deverão pagar R$ 45 em dias úteis. O valor já era conhecido e foi adiantado no Bahia Notícias pelo vice-governador João Leão. A novidade fica por conta de um desconto especial que será dado a motoristas de automóveis que voltarem ao pedágio em menos de 24 horas. Quem fizer o comumente chamado “bate-volta” para a ilha, de carro, pagará o valor diferenciado de R$ 25 ao voltar, o que representa um desconto de aproximadamente 40% do valor total apresentado. O governo do estado também planeja criar uma linha de ônibus destinada para moradores da Ilha de Itaparica que deve cobrar R$ 5 pela travessia. Já os motociclistas devem desembolsar R$ 22,50 no pedágio e R$ 12,50, caso voltem em menos de 24 horas ao local. O maior valor será cobrado para a travessia de caminhões. A taxa para os veículos pesados chega até a R$ 110. O coordenador da proposta de interesses de estudos da ponte, Paulo...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 22.3.2019 | 10h31
 
Feira de Santana

Policial é morto e dois ficam feridos após troca de tiros em Feira de Santana

 

Policial é morto e dois ficam feridos após troca de tiros em Feira de Santana

Um subtenente da Polícia Militar foi morto, um policial e uma pessoa se feriram, após troca de tiros nesta quinta-feira, 21, na cidade de Feira de Santana (a 109 km de Salvador). De acordo com o Acorda Cidade, o caso aconteceu por volta das 18h. O subtenente Juceny Rodrigues da Fonseca Otoni, estava em uma motocicleta quando foi alvejado com cerca de seis tiros na barriga, braço direito, coxa e costas. Ele teria sido baleado após um assalto em um mercadinho e não estava fardado. Segundo uma nota de esclarecimento divulgada pelo Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), houve um confronto envolvendo o subtenente e mais dois policiais militares sob circunstâncias ainda não esclarecidas. Na ação o subtenente morreu no local, um dos soldados envolvidos recebeu um tiro na perna e um transeunte foi baleado de raspão na cabeça. Ambos não correm risco de morte. Ainda conforme a nota os policiais militares tiveram prisão preventiva decretada. “As circunstâncias serão apuradas através de um Inquérito Policial Militar instaurado e a prisão temporária dos policiais militares envolvidos na ação já foi decretada. No momento, o policial hospitalizado encontra-se custodiado e diligências estão sendo realizadas para dar cumprimento à prisão do segundo envolvido”, diz a...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 22.3.2019 | 10h00
 
Salvador

Trabalhadores protestam contra Reforma da Previdência em Salvador

 

Trabalhadores protestam contra Reforma da Previdência em Salvador

Centenas de trabalhadores participam de um protesto contra a Reforma da Previdência, na manhã desta sexta-feira, 22, na Rótula do Abacaxi, em Salvador. Segundo o diretor do Sindicato dos Rodoviários da Bahia, Daniel Mota, a categoria, que vai aderir ao protesto, já se encontra no local. Os ônibus vão ficar parados nas vias da região, causando bloqueio no trânsito. Daniel Mota também informou que todos os rodoviários foram convidados para o ato, mas apenas os que atuam na região devem aderir. "Aqueles que passam pela Rótula do Abacaxi irão parar naturalmente. Os demais foram convidados para participar", explica. Além dos rodoviários, o protesto também reúne representantes de 12 centrais sindicais, entre elas a Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Força Sindical e Central Sindical Popular, além de sindicatos vinculados a elas. Conforme Cedro Silva, presidente da CUT-BA, o objetivo do protesto é realizar um debate com população sobre a Reforma da Previdência e os prejuízos que ela pode causar. "Nós queremos mostrar para o povo o que essa reforma significa, porque somente com a população informada que conseguimos pressionar os deputados federais que vão participar d...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 22.3.2019 | 9h30
 
Brasil

Justiça determina que Vale suspenda mineração em área de barragem Dique III

 

A Justiça de Nova Lima (MG) determinou que a Vale suspenda a operação das atividades de minério de ferro relacionadas à barragem Dique III, enquanto a empresa não demonstrada a integral estabilidade e segurança da estrutura, de acordo com decisão judicial vista pela Reuters nesta quinta-feira. Pela decisão de quarta-feira, a Vale deverá se abster de praticar qualquer atividade na barragem da Mina Abóboras (Complexo Vargem Grande, situado na Serra da Moeda), nas proximidades dos municípios de Rio Acima e Nova Lima, exceto medidas emergenciais eventualmente necessárias. A decisão judicial, que atendeu ação movida pelo Ministério Público de Minas Gerais, complica ainda mais a situação do Complexo de Vargem Grande, cujas operações já haviam sido suspensas por decisão da Agência Nacional de Mineração (ANM) há cerca de um mês. Em 20 de fevereiro, a Vale informou que a autarquia determinou, de forma preventiva, a suspensão imediata das atividades dos complexos de Fábrica e de Vargem Grande, para evitar eventuais gatilhos para liquefação das barragens Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III, Grupo e Vargem Grande. Na ocasião, a Vale informou que atendeu imediatamente a determinação. Procurada nesta qu...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 22.3.2019 | 9h20
 
Brasil

Boato sobre Marielle mistura Siciliano, Mangueira e assessora da vereadora

 

Boato sobre Marielle mistura Siciliano, Mangueira e assessora da vereadora

Um boato que circula no WhatsApp e compartilhado também nas redes sociais cita informações falsas ao divulgar uma foto (verdadeira) em que a vereadora assassinada Marielle Franco (PSOL-RJ) aparece ao lado do também vereador Marcello Siciliano (PHS-RJ), que chegou a ser apontado no ano passado como suspeito no caso Marielle. O texto afirma que Siciliano seria “um dos assassinos” da vereadora do PSOL, morta em março do ano passado no centro do Rio. Apesar de ele ter sido apontado por um delator como suspeito do crime em maio de 2018 — informação divulgada em reportagem do jornal ‘O Globo’ —, a hipótese perdeu força depois que a Polícia Civil prendeu, no dia 12 de março deste ano, dois suspeitos de terem executado o assassinato: Ronnie Lessa e Élcio Vieira de Queiroz. Outra alegação do boato diz que Siciliano seria “guarda costas” do presidente da escola de samba Mangueira, que homenageou Marielle no último Carnaval do Rio de Janeiro e foi campeã. Sem citar o nome do presidente, “preso por crimes diversos”, o texto provavelmente se refere a Chiquinho da Mangueira (PSC-RJ), afastado do cargo na escola e do mandato de deputado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) após ser preso em novembro de 2018. Chiquinho foi um dos alvos da Operação Furna da Onça, defla...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 22.3.2019 | 7h28
 
Brasil

Após o Planalto, planos de Temer incluíam livro e filme

 

Após o Planalto, planos de Temer incluíam livro e filme

O ex-presidente Michel Temer percebeu nesta quinta-feira, 21, que seu dia seria atípico quando viu pela janela de sua casa, no Alto de Pinheiros, bairro nobre de São Paulo, que um pequeno grupo de jornalistas estava na calçada. Fazia tempo que isso não acontecia. Falando por celular, ele comentou o fato com o marqueteiro Elsinho Mouco e o jornalista Márcio Freitas, ambos amigos que foram auxiliares nos tempos de Palácio do Planalto. Rumores sobre uma possível ação da Polícia Federal já circulavam em grupos de WhatsApp desde o dia anterior, mas ninguém no entorno do emedebista imaginava que ele pudesse ser detido na rua por policiais fortemente armados a cerca de 700 metros de casa. “A gente tinha uma reunião às 11 horas. A imprensa chegou na casa dele antes da Polícia Federal”, disse Mouco ao Estado. Ao questionar a motivação da prisão preventiva, o publicitário relatou que Temer tinha uma rotina absolutamente previsível desde que deixou o poder. Recebia visitas de autoridades, políticos, jornalistas e amigos em seu escritório, na Rua Pedroso Alvarenga, no Itaim. Era lá também que fazia longas reuniões com seus advogados para destrinchar os processos nos quais está envolvido. O ex-presidente dizia para seus interlocutores com orgulho que continuava frequ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 22.3.2019 | 7h02
 
Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Temer é preso acusado de desvio de R$ 1,8 bilhão; Correio*: Temer preso na Lava Jata; Tribuna da Bahia: Preso Temer; Estadão: Temer é preso sob acusação de liderar organização criminosa; Folha de S. Paulo: Para prender Temer, juiz usa verbo ‘parecer’ 19 vezes e cita destruição de provas de 2017; O Globo: Temer é preso pela Lava-jato 80 dias após deixar Presidência.

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2020
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set |
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |