Logo
 
Bahia, segunda-feira, 21 de setembro de 2020
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 21.3.2019 | 18h57
 
Bahia

Novas policlínicas regionais deverão ser entregues em junho

 

Novas policlínicas regionais deverão ser entregues em junho

Mais sete policlínicas regionais deverão ser entregues até o final do semestre deste ano, em diversas regiões da Bahia, dentro da proposta do governo de ampliar a oferta dos serviços de Saúde à população, segundo o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Com um investimento de mais de R$ 160 milhões, essas novas unidades de atendimento estão localizadas nos municípios de Jacobina, Paulo Afonso, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Itabuna e Simões Filho.

Outros quatro equipamentos que, conforme o gestor estadual, deverão entrar em funcionamento até o final do ano, estão distribuídos entre Salvador, com duas policlínicas, sendo uma em Escada e outra em Narandiba; Ribeira do Pombal; São Francisco do Conde; e Barreiras.
 
As policlínicas regionais oferecem atendimento para até 18 especialidades diferentes. Além disso, realizam diagnóstico por imagem, incluindo tomografia e ressonância. “Isto permite um ganho de eficiência, pois facilita que os profissionais da atenção básica possam solicitar exames mais completos, a exemplo de consultas com cardiologistas e neurologistas”,...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.3.2019 | 18h00
 
Defesa do médium

Ministro do STJ manda internar João de Deus

 

Ministro do STJ manda internar João de Deus

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nefi Cordeiro determinou que João de Deus seja internado, nesta quinta-feira (21). Segundo a decisão, a internação seria por um período inicial de quatro semanas no Instituto de Neurologia de Goiânia ou outra unidade próxima que atenda à complexidade do paciente.

 
A decisão atende a um pedido da defesa do médium, que está preso há mais de três meses e é réu em processos de abuso sexual de mulheres que o procuravam para tratamento espiritual. Ele sempre negou os crimes. O pedido da defesa afirma que o médium tem "um aneurisma da aorta abdominal com dissecção e alto risco de ruptura sendo necessário o controle adequado da pressão arterial".
 
O habeas corpus também informa que "a unidade prisional em que ele se encontra não dispõe de médicos suficientes para acompanharem todos os presos e que a medicação administrada ao paciente é inapropriada".
 
Atendendo ao pedido da defesa, o ministro disse que "não se faz agora ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.3.2019 | 17h53
 
Educação

Aulas da rede municipal de Ilhéus são suspensas por conta da chuva

 

As aulas da rede municipal de ensino de Ilhéus, no sul da Bahia, foram suspensas nesta quinta-feira (21), por conta da chuva forte que atinge a cidade. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc). A medida atinge cerca de 150 escolas, com total de 19 mil alunos.

Na nota, a Seduc não informa quando as aulas voltarão. Entretanto, a Secretaria diz que não haverá aula na próxima sexta-feira (22), porque os trabalhadores da educação vão aderir à paralisação nacional contra a reforma da previdência, convocada pelas centrais sindicais.
 
Desde a madrugada, vários pontos de Ilhéus foram alagados. Segundo Joandre Neres, coordenador da Defesa Civil da cidade, já foram registradas cerca de 47 ocorrências. Foram registrados 108 milímetros de chuva na cidade, quando o esperado para o dia era um volume próximo dos 55 milímetros.
 
As duas famílias desalojadas moravam na Loteamento Fazendinha, no bairro do Malhado, um dos pontos com registro de deslizamentos. De acordo com a Defesa Civil, elas serão atendidas pela Comissão de Assistê...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.3.2019 | 16h55
 
Recôncavo Baiano

Irmãos são presos por estuprarem garoto com necessidades especiais

 

Irmãos são presos por estuprarem garoto com necessidades especiais

Dois irmãos, de 49 e 39 anos, foram presos em Varzedo - Região do Recôncavo Baiano - ontem (20), suspeitos de estuprarem um garoto com necessidades especiais durante dois anos. De acordo com a polícia, a vítima sofreu diversos abusos. O primeiro ocorreu em 2015, quando o garoto tinha 12 anos. O último foi registrado em março de 2017, em uma roça da zona rural de Varzedo, que pertencia a um dos suspeitos. Além da violência sexual, conforme a polícia, o jovem era ameaçado com uma faca. Os suspeitos foram presos durante uma ação das Polícias Civil e Militar e foram encaminhados para a delegacia da cidade, onde permanecem presos. O caso é investigado pela Polícia Civil.

 
Separador

Enviado: 21.3.2019 | 15h57
 
Operação Descontaminação

Michel Temer é preso pela Lava Jato

 

Michel Temer é preso pela Lava Jato

Na manhã desta quinta-feira (21), o ex-presidente Michel Temer foi preso em São Paulo,pela força-tarefa da Lava Jato do Rio de Janeiro. Os agentes também prenderam o ex-ministro Moreira Franco no Rio e o coronel João Baptista Lima Filho, amigo de Temer. A PF cumpre, ao todo, 10 mandados de prisão (veja quem é quem).

Temer foi abordado por policiais federais na rua, em São Paulo. Desde quarta-feira (20), a PF tentava rastrear e confirmar a localização de Temer, sem ter sucesso. Por isso, a operação prevista para as primeiras horas da manhã desta quinta-feira atrasou. Agentes estavam na porta da casa de Temer e, ao perceberem a saída de um carro do local, o seguiram e realizaram a prisão.

Ele foi levado para o Aeroporto de Guarulhos, onde embarcou em um avião da Polícia Federal em voo rumo ao Rio de Janeiro. Michel Temer está preso em uma sala de Estado Maior, na superintendência da PF. A prisão de Temer é preventiva, ou seja, sem prazo determinado.

Por telefone, o advogado Brian Prado, que defende Temer, afirmou que ainda está estudando a decisão e não tem como fazer nenhuma avaliação sobre o caso.A maioria das prisões são preventivas (sem data ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.3.2019 | 12h32
 
Bahia

Serviços online agilizam quitação de dívidas no Detran

 

Serviços online agilizam quitação de dívidas no Detran

Se você conseguiu driblar a crise econômica, quer zerar dívidas do carro ou da moto e ganhar tempo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) oferece as condições. No portal de serviços do órgão e no aplicativo para celular Detran.BA Mobile, o cidadão pode consultar a situação financeira junto à autarquia, informando o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) ou do chassi. Na tela, aparecerão os dados do proprietário e débitos referentes ao licenciamento, IPVA, seguro DPVAT e multas, se houver. Em seguida, o interessado deve se dirigir ao Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoop, para fazer o pagamento dos valores pendentes, mediante a apresentação do número do Renavam. A situação do veículo estará regularizada quando houver a baixa da quitação na rede bancária e a consequente atualização no sistema do Detran, o que acontece em, no máximo, 10 horas, por causa do processamento do IPVA, que é feito pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA). O proprietário tem a opção de fazer o pagamento com cartão de crédito, em até 12 parcelas, assumindo encargos financeiros. Em Salvador, ele deve ir às unidades do Detran nos SACs, aos pátios credenciados, na A...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.3.2019 | 12h01
 
Brasil

Michel Temer e Moreira Franco são presos pela Lava Jato do RJ

 

Michel Temer e Moreira Franco são presos pela Lava Jato do RJ

O ex-presidente Michel Temer foi preso em São Paulo na manhã desta quinta-feira (21) pela força-tarefa da Lava Jato do Rio de Janeiro. Os agentes também prenderam o ex-ministro Moreira Franco no Rio. A PF cumpre mandados contra mais seis pessoas, entre elas empresários. Preso, Temer será levado para o Aeroporto de Guarulhos, onde vai embarcar em um voo e será levado ao Rio de Janeiro em um avião da Polícia Federal. O ex-presidente deve fazer exame de corpo de delito do IML em um local reservado e não deve ser levado à sede da PF de São Paulo, na Lapa. Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro. Desde quarta-feira (20), a PF tentava rastrear e confirmar a localização de Temer, sem ter sucesso. Por isso, a operação prevista para as primeiras horas da manhã desta quinta-feira atrasou. O G1 ligou para a defesa de Temer, mas até a última atualização desta reportagem os advogados não haviam atendido a ligação. O G1 falou às 11h40 com o advogado Rafael Garcia, que defende o ex-ministro de Minas e Energia Moreira Franco em um dos inquéritos contra ele no STF, mas ele disse que não estava autorizado a falar...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.3.2019 | 11h33
 
Brasil

Jovens têm menos chance de contratação e mais de serem demitidos

 

Jovens têm menos chance de contratação e mais de serem demitidos

O mercado de trabalho é mais severo com as pessoas de 18 a 24 anos. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os jovens enfrentam mais dificuldades para conseguir trabalho e, quando empregados, são os mais vulneráveis à demissão. “A probabilidade de o jovem estando desempregado conseguir emprego é menor do que os outros trabalhadores. E uma vez empregado, a probabilidade de ele ser demitido é muito maior do que a dos outros trabalhadores. É uma conjuntura muito ruim para os jovens”, analisa a diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, Maria Andreia Parente Lameiras. De acordo com a Carta de Conjuntura publicada pelo instituto nesta nessa quarta-feira (20), o crescimento da população ocupada perdeu ritmo ao longo de 2018 e na passagem do ano. O estudo é feito com base nos dados da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No trimestre (móvel) formado pelos meses de novembro e dezembro do ano passado e janeiro deste ano, a taxa de crescimento da ocupação (trabalho formal ou informal) foi de 0,9%. Entre as pessoas de 18 a 24 anos, não houve crescimento e sim, retração de 1,3%. Segundo Andreia Lameiras, os jovens são mais penalizados porque têm menor experiência prof...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.3.2019 | 10h36
 
Salvador

Morte na Mansão Carlos Costa Pinto: condomínio diz ter autorização, mas prefeitura desconhece

 

O saldo de duas mortes e um ferido no desabamento de um elevador na Mansão Carlos Costa Pinto, um dos mais luxuosos prédios de Salvador, ainda precisa de mais explicações. O condomínio alegou, em nova enviada ao Metro1, que a montagem do das estruturas para a reforma tinham Anotação de Responsabilidade Técnica, um documento que a empresa contratada, a TECPORT LTDA, deveria ter apresentado. "Sim, há ART para a obra que seria iniciada, bem como para a montagem da plataforma motorizada", afirmou, em nota, ao Metro1. A Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo, porém, não reconhece a existência do documento e afirma que condomínio não apresentou a ART do responsável pela obra e pela montagem do elevador cremalheira, requisitos obrigatórios que caracterizam a obra como regular. "No primeiro momento não tivemos acesso a nada que garantisse a regularidade da obra do prédio e quanto a obra da unidade, nem sabíamos quais serviços estavam sendo realizados porque fomos impossibilitados de entrar no apartamento. Naquele momento, a obra era irregular para a Sedur”, explica o secretário da pasta, Sérgio Guanabara. Em um verdadeiro jogo de empurra-empurra, o condomínio gerido por Roberto Oliva afirma que a culpa é da TECPORT LTDA. Advogado especialista na área c&iacut...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.3.2019 | 10h00
 
Brasil

Brasil deve ter três novas companhias aéreas estrangeiras

 

Brasil deve ter três novas companhias aéreas estrangeiras

Os brasileiros devem ganhar três novas opções de companhias aéreas para viajar. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) processa, atualmente, pedidos de três empresas estrangeiras para operar voos regulares no país: Norwegian Air UK Limited, FB Lineas Aereas S.A. (Flybondi) e  Virgin Atlantic Airways Limited. A Norwegian Air já foi autorizada pela agência, segundo decisão de agosto de 2018, e está em fase final do processo para começar a operar voos regulares. A Flybondi recebeu autorização em 13 de fevereiro deste ano. A empresa está sendo constituída e "ainda não deu entrada no pedido de autorização para operar". Já a Virgin Atlantic Airways aguarda publicação no Diário Oficial da União da decisão de autorização para funcionamento no Brasil, de acordo com informações da Anac.

 
 
Separador

Enviado: 21.3.2019 | 9h31
 
Brasil

Oposição chilena decide boicotar almoço de Bolsonaro com Piñera

 

Oposição chilena decide boicotar almoço de Bolsonaro com Piñera

As principais lideranças do centro e da esquerda chilena, apesar de convidadas, decidiram não ir ao almoço que será oferecido pelo presidente Sebastián Piñera ao brasileiro Jair Bolsonaro em Santiago, no próximo sábado (23). Quem se pronunciou primeiro foi o líder do Senado, Jaime Quintana, do Partido pela Democracia, que disse que não iria ao palácio de La Moneda (sede do governo chileno, onde ocorrerá o evento) por "convicção política". E acrescentou: "Nem no almoço nem em nenhum evento da programação enquanto Bolsonaro estiver em solo chileno". Quintana foi apoiado pela bancada de seu partido e causou debate nas redes sociais. Piñera respondeu que a atitude era antirrepublicana, e que o convite para o almoço foi feito a mais de 90 pessoas de diferentes partidos. Quintana então postou: "Em uma visita oficial (não sendo de Estado), o Senado não tem obrigação de participar. O presidente Piñera nos convidou para almoçar para fazer uma homenagem a Bolsonaro, e decidimos não ir. Minha convicção não me permite homenagear aqueles que se manifestam contra minorias sexuais, mulheres e indígenas". Políticos ligados à Nova Maioria, coalizão de centro-esquerda que substituiu a antiga ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.3.2019 | 9h04
 
Bahia

CIEE divulga lista com 46 vagas de estágio para 9 áreas; confira

 

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) divulgou, nesta quarta-feira (20), 46 vagas de estágio disponíveis em Salvador. As oportunidades oferecidas são nas áreas de Comunicação, Ciências Contábeis, Recursos Humanos, Pedagogia, Administração, Direito, Ensino Médio, Técnico em Mecânica e Gastronomia.  Os valores das bolsas variam entre R$ 200 e R$ 800. O estudante que é já cadastrado deve acessar o portal CIEE  e com os dados de acesso se candidatar às vagas. Ou ainda se candidatar através da Central de Atendimento CIEE (3003-2433). Já o estudante que não é cadastrado pode fazer o cadastro através do site do CIEE ou da Central de Atendimento (3003-2433).  

 
Separador

Enviado: 21.3.2019 | 8h31
 
Brasil

Imposto de Renda 2019: veja quando atualizar o valor de bens e imóveis

 

Imposto de Renda 2019: veja quando atualizar o valor de bens e imóveis

Se um imóvel passou por algum tipo de reforma, as melhorias precisam ser informadas no Imposto de Renda. A Receita Federal recebe as declarações até 30 de abril. O mesmo vale para o caso de venda de algum bem. Se o imóvel foi negociado por um valor maior que o da compra, o ganho de capital pode ser tributado, seguindo o valor da negociação. Segundo a Receita Federal, o custo de aquisição do imóvel somente poderá ser alterado caso sejam efetuadas despesas com construção, ampliação ou reforma do imóvel. A Receita alerta também que é preciso que essas despesas estejam comprovadas por meio de notas fiscais para as despesas com pessoas jurídicas e recibos para as despesas com pessoas físicas. Esses comprovantes devem mantidos em poder do contribuinte por pelo menos cinco anos. O valor do imóvel a ser declarado é o pago efetivamente. A declaração é obrigatória para quem tinha a posse ou a propriedade de bens, inclusive imóveis, de valor total superior a R$ 300 mil. Não é necessário. É sempre pelo custo, independentemente do valor de mercado. Se o imóvel for negociado por um valor superior ao da compra, haverá ganho de capital. Nessa situação, o contribuinte está sujeito a tributação de al&...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.3.2019 | 8h02
 
Brasil

Aposta única de Salvador ganha prêmio de mais de R$ 32 milhões na Mega-Sena

 

Aposta única de Salvador ganha prêmio de mais de R$ 32 milhões na Mega-Sena

Uma aposta única da Mega-Sena feita em Salvador levou um prêmio de R$ 32.689.083,52 na noite desta quarta-feira (20). O sorteio aconteceu na cidade de Cravinhos, em São Paulo. As dezenas sorteadas foram 09-23-28-40-48-59. Outras 50 pessoas acertaram a quina e ficaram com R$ 58.359,12 cada. Houve também 4546 apostas ganhadoras da quadra e cada uma levou R$ 916,96.

 
Separador

Enviado: 21.3.2019 | 7h31
 
Brasil

Economia com mudanças para militares será de R$ 10,45 bilhões

 

Economia com mudanças para militares será de R$ 10,45 bilhões

A economia líquida com as mudanças nas carreiras para os militares corresponderá a R$ 10,45 bilhões nos próximos 10 anos, divulgaram hoje (20) os Ministérios da Economia e da Defesa. O valor é resultante da economia de R$ 97,3 bilhões com a reforma da previdência dos militares, menos o custo de R$ 86,85 bilhões decorrente da reestruturação. Em 20 anos, informaram os dois ministérios, a economia com as novas regras para os militares saltará de R$ 10,45 bilhões para R$ 33,65 bilhões. Ao entregar a proposta de emenda à Constituição que reforma a Previdência Social, em 20 de fevereiro, a equipe econômica anunciou que as novas regras para as pensões dos militares gerariam economia de R$ 92,3 bilhões em 10 anos. Esse valor, no entanto, não considerava o impacto dos aumentos de adicionais para os militares nem a reestruturação da carreira para as Forças Armadas. Segundo o Ministério da Economia, a reforma na Previdência dos militares também deverá gerar economia de R$ 52 bilhões nos estados. Isso porque, de acordo com a proposta, policiais militares e bombeiros estarão submetidos às mesmas regras de aposentadoria que as Forças Armadas. A transferência para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) das cont...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.3.2019 | 7h00
 
Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Economia com militares será de R$ 10,45 bilhões; Correio*: A vez dos militares; Tribuna da Bahia: Reforma dos militares economizará R$ 10,44 bi. Mercado reage mal; Estadão: Previdência tem apoio de 180 deputados, mas com alterações; Folha de S. Paulo: Investigação de fake news contra Supremo identifica suspeitos e prepara buscas; O Globo: Economia com reforma dos militares fica abaixo do esperado.

 
Separador

Enviado: 20.3.2019 | 17h02
 
Famosos

Léo Dias é condenado a indenizar filho de Renato Russo em R$ 50 mil por danos morais

 

Léo Dias é condenado a indenizar filho de Renato Russo em R$ 50 mil por danos morais

O jornalista Léo Das, o jornal O Dia e o STB foram condenados a pagar uma indenização de R$ 50 mil ao filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, por danos morais.

De acordo com informações do Conjur, a juíza Karenina David Campos de Souza e Silva, da 35ª Vara Cível do Rio de Janeiro, decidiu em favor do filho do cantor, após Manfredini entrar com uma ação para a reparação de danos por conta de uma notícia publicada em 2017, na qual Léo Dias afirmava que ele- responsável pela administração dos imóveis do artista - havia expulsado a avó da casa onde ela morava, em Brasília. 
 
A defesa de Giuliano afirmou que a matéria era inverídica e difamatória, e sustentou que os limites da liberdade de informação foram extrapolados, já que a notícia é mentirosa e ofende a honra, a dignidade, intimidade e privacidade de Giuliano Manfredini. Os advogados disseram ainda que os réus haviam sido alertados de que se tratava de informação falsa, mas mesmo assim mantiveram a “fofoca” na internet e depois ainda divulgaram na TV.
 
 
Separador

Enviado: 20.3.2019 | 16h32
 
Educação

Salvador recebe projeto que estimula troca e doação de livros

 

 A CCR Metrô Bahia acaba de lançar uma proposta para incentivar o interesse dos baianos pela leitura. A celebração do projeto Estação da Leitura acontece nesta quinta-feira, 21, às 9h30, com a visita especial de estudantes da escola Maria Imaculada Conceição e Clube de Mães, da comunidade Calabetão, em Salvador. No total, serão 50 alunos, com idade entre 6 e 10 anos. A viagem sob trilhos fará um bate-volta entre as estações Pirajá e Lapa e será repleta de contos infantis e boas histórias.

Inicialmente, a iniciativa conta com cinco casinhas instaladas nas plataformas das estações Acesso Norte, Campo da Pólvora, Pirajá, Rodoviária e Aeroporto. O acervo inicial é composto por mais de 500 livros de literatura frutos de doação de colaboradores da concessionária para campanha interna que estimulou o compartilhamento de histórias e conhecimento e do apoio da Fundação Casa de Jorge Amado.
 
A pretensão é que a campanha ganhe uma proporção ainda maior, direto dos trilhos para a casa dos mais de 370 mil clientes que circulam diariamente pelo Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Fr...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 20.3.2019 | 15h50
 
Fenômeno

Superlua poderá ser vista hoje nas américas do Sul e Norte

 

Superlua poderá ser vista hoje nas américas do Sul e Norte

A lua vai parecer maior nesta quarta-feira (20), na América do Sul e Norte, segundo a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) dos Estados Unidos. É a chamada “superlua”. Será a terceira do ano, as anteriores puderam ser vistas em 19 de fevereiro e 21 de janeiro. O fenômeno é possível porque a Terra e a Lua se alinham, criando um eclipse lunar total. A lua cheia estará no ponto mais próximo da Terra em sua órbita, chamada de perigeu. No perigeu, a lua parece um pouco maior e mais brilhante da nossa perspectiva na Terra, daí a referência como "superlua", segundo a Nasa. O melhor horário para observar o fenômeno será a partir das 22h.

 
Separador

Enviado: 20.3.2019 | 15h36
 
Ponte Salvador-Ilha de Itaparica

Audiência pública da Ponte Salvador-Itaparica acontece nesta quinta

 

Amanhã (21), às 14h30, a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) realiza a primeira audiência pública para licitação, por meio de Parceria Público-Privada (PPP), das obras e dos serviços necessários à construção, operação e manutenção, do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica. Conduzida pelo secretário estadual da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e com a presença do vice-governador João Leão e de outros secretários estaduais, a audiência acontecerá no Auditório da Seinfra, situado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2020
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set |
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |