Logo
 
Bahia, segunda-feira, 19 de outubro de 2020
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 
Enviado: 8.7.2019 | 1h32
 
Bando Anunciador
 

Momentos de muita descontração junto ao bando do Amigo Velho

 
Momentos de muita descontração junto ao bando do Amigo Velho
 
Separador

Enviado: 6.7.2019 | 11h17
 
Política

TRT-5 declara inconstitucionais dois parágrafos da Reforma Trabalhista

 

TRT-5 declara inconstitucionais dois parágrafos da Reforma Trabalhista

Dois parágrafos introduzidos pela Reforma Trabalhista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) são considerados inconstitucionais pelo Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5). Segundo a maioria dos desembargadores, os parágrafos 2º e 3º do artigo 844 - que obrigam o trabalhador que faltar à audiência inicial do processo a pagar custas, mesmo sendo beneficiário da justiça gratuita, e ainda estabelecem como pré-requisito para ajuizamento de nova demanda o cumprimento desta obrigação - contrariam os incisos XXXV e LXXIV do art. 5º da Constituição Federal, segundo os quais “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito” e “o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos".

O voto do relator, desembargador Renato Simões, considerou a argumentação do Ministério Público do Trabalho de que, nos novos parágrafos introduzidos no artigo 844 da CLT, há tentativa de esvaziamento do direito de acesso à Justiça pelos necessitados e restrição do princípio da inafastabilidade de jurisdição.
 
Separador

Enviado: 6.7.2019 | 10h25
 
Brasil

Bolsonaro anuncia ida à canonização de Irmã Dulce em Salvador

 

Bolsonaro anuncia ida à canonização de Irmã Dulce em Salvador

O presidente Jair Bolsonaro afirmou em transmissão ao vivo feita em seu Facebook que foi convidado para participar da cerimônia de canonização de Irmã Dulce. A celebração vai ser realizada no dia 20 de outubro, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O presidente esteve reunido nesta quinta-feira, por 15 minutos, com Dom Murilo S.R. Krieger, arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, e com Maria Rita Lopes Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce.

 
"Recebi a visita hoje de católicos, onde me convidaram para 20 de outubro, na cerimônia de canonização da irmã Dulce. A intenção dessas canonizações é que o que a pessoa fez sirva de exemplo para quem está aqui na Terra ainda. Com toda a certeza, estaremos em Salvador", disse o presidente.
 
Separador

Enviado: 6.7.2019 | 9h50
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia

A Tarde: Cortejo animado marca retorno da cabocla e do caboclo para a Lapinha; Correio*: Dançarina de forró é morta em ação da PM; Tribuna da Bahia: Levanta essa taça, Daniel!; Estadão: BC deve facilitar uso de imóvel como garantia de empréstimo; Folha de S. Paulo: Governo usa dados sem rigor para medir crimes; O Globo: Bolsonaro quer mais “correções” na reforma, mas técnicos resistem. 

 
Separador

Enviado: 5.7.2019 | 12h39
 
Salvador

Prefeitura vai implementar controle de ponto eletrônico para servidores

 

A Prefeitura de Salvador deve concluir a instalação de um sistema de controle eletrônico de frequência dos servidores públicos. A informação foi revelada, ontem (4), pelo secretário municipal de Gestão (Semge), Thiago Dantas, ao Bahia Notícias. Segundo o titular da pasta, um decreto deve ser publicado pelo prefeito ACM Neto (DEM) em até 15 dias.

“É uma coisa bacana que estamos fazendo e neste exato momento está em curso. É uma medida de controle importante. No fundo, nosso trabalho é gerir recursos de diversas ordens. Dentre eles, recursos humanos. Para gerir esses recursos, essa é uma ferramenta importantíssima”, disse, em entrevista ao BN. De acordo com ele, a estimativa da gestão é de que até o fim deste ano o serviço esteja completamente integrado ao município, abrangendo assim os cerca de 20 mil servidores da prefeitura. 
 
Neste momento, o processo está em fase de instalação de infraestrutura e dos pontos. “Há um tempo de adaptação e treinamento. Até o fim do ano esperamos rodar isso de uma maneira plena”, pontuou.
 
 
Separador

Enviado: 5.7.2019 | 11h24
 
Brasil

Bolsonaro afirma que trabalho infantil não atrapalha

 

Bolsonaro afirma que trabalho infantil não atrapalha

 O presidente Jair Bolsonaro afirmou, ontem (4), durante sua live semanal no Facebook, que trabalhou numa fazenda, no interior de São Paulo, durante a infância. Segundo o presidente, na época seu pai administrava uma propriedade na região de Eldorado Paulista, no Vale do Ribeira, onde ele e os irmãos faziam trabalhos na lavoura.

 
“Eu, com 9, 10 anos de idade, quebrava milho na plantação e quatro ou cinco dias depois, com sol, você ia colher o milho. Olha só, trabalhando com 9, 10 anos de idade, na fazenda, não fui prejudicado em nada”, disse. Para o presidente, o trabalho não “atrapalha a vida de ninguém”. 
 
“Quando um moleque de 9 ou 10 anos vai trabalhar em algum lugar, tá cheio de gente aí: ‘trabalho escravo, não sei o quê, trabalho infantil…’. Agora, quando tá fumando um paralelepípedo de crack, ninguém fala nada. Então, o trabalho não atrapalha a vida de ninguém”, acrescentou. 
 
Em seguida, o presidente negou qualquer iniciativa para regulamentar o trabalho infantil...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 5.7.2019 | 11h18
 

Justiça determina que Rede Globo recontrate apresentadora

 

Justiça determina que Rede Globo recontrate apresentadora

A Justiça determinou que a TV Globo recontrate a jornalista Izabella Camargo, que foi demitida da emissora no final do ano passado. Segundo informações do colunista Fábia Oliveira, do jornal O Dia, o canal recebeu a notificação da decisão na sede em São Paulo. 

Izabella tinha sido demitida logo após voltar de uma licença médica. A jornalista sofre da Síndrome de Burnout, estado de estresse emocional provocado por condições de trabalho desgastantes. 
 
No começo deste ano, a profissional, fora da emissora, passou a fazer duras críticas à Globo por conta da demissão repentina. Depois, Izabella voltou a trabalhar e passou a integrar a equipe de comunicação do Ministério da Ciência e Tecnologia, do governo de Jair Bolsonaro. Poucos meses depois, a jornalista deixou também o cargo por conta da doença.
 
 
 
A TV Globo ainda não se manifestou sobre o assunto. (Noticias ao Minuto)
 
Separador

Enviado: 5.7.2019 | 11h18
 
Iuri Sheik

Advogado nega que empresário tenha confessado crime

 

Advogado nega que empresário tenha confessado crime

O advogado do digital influencer Iuri Sheik negou que o cliente tenha confessado o crime em depoimento à Polícia Civil. Iuri é o principal suspeito de matar o ex-sócio da banda Black Style, William Oliveira, de 28 anos. O advogado afirmou que confissão não ocorreu e que foi um interrogatório sem a presença de uma defesa.

Além disso, ele negou também a versão apresentada pelo delegado de que o ex-sócio da banda de pagode tivesse se recusado a cumprimentar o influenciador. Segundo o site Bom Dia Feira, o advogado vai tentar fazer com que Iuri Sheik responda o processo em liberdade.

O caso: O crime aconteceu em 23 de junho, durante os festejos juninos, em uma festa ‘paredão’, em Santo Antônio de Jesus - Região do Recôncavo Baiano. O ex-sócio da banda baiana de pagode Black Style foi baleado e levado ao hospital, vindo a óbito em 26 de junho. 
 
Separador

Enviado: 5.7.2019 | 9h30
 
Bodas

Daniela Mercury e Malu Verçosa se casam na Europa

 

Daniela Mercury e Malu Verçosa se casam na Europa

 De férias em Portugal, Daniela Mercury aproveitou o clima romântico da Europa para renovar os votos com a esposa Malu Verçosa. Nas redes sociais, Daniela se declarou para a amada e explicou a escolha da cidade para oficializar a união fora do Brasil, já que recentemente a baiana foi reconhecida como embaixadora da Ilha do Faial pela Câmara Municipal da Horta.

“Eu sou cidadã portuguesa (registrada desde 1998) porque meu pai nasceu em Braga, norte de Portugal. Ele chegou ao Brasil com 6 anos de idade. E há mais de 20 anos a minha música me traz de volta a terras portuguesas. Agora, eu e @maluvercosa nos casamos oficialmente em Portugal. Equivale ao casamento no civil do Brasil. Mais um laço, mais um aperto gostoso, mais um afeto!”, contou.
 
Malu também não perdeu a oportunidade de se declarar para a cantora e brincar com a situação ao compartilhar cliques do momento com os seguidores. “Casamos oficialmente em Portugal! Ela não é mais solteira na Europa. te amo”, disse a jornalista.
 
Esta é a terceira troca de alianças que o casal faz, as duas primeiras aconteceram em 2013 no Brasil e ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 5.7.2019 | 7h47
 
Juazeiro

Médicos do Hospital Regional entram em greve

 

Médicos do Hospital Regional de Juazeiro, cidade no norte da Bahia, entraram em greve, a partir de ontem (4), por conta de atrasos no pagamento dos salários e de condições precárias de trabalho. É a segunda paralisação no hospital neste ano. A unidade faz parte da rede de saúde que abrange a Bahia e Pernambuco, atendendo a 53 cidades dos dois estados.

Além dos médicos, outros profissionais da saúde, como psicólogos, enfermeiros e fisioterapeutas também estão sem receber salários há dois meses. Os profissionais continuam trabalhando, mas estão enfrentando dificuldades. "Atualmente, nós recebemos o salário de abril. Trabalhamos maio sem receber. Trabalhamos junho agora que encerrou. Estamos agora no início de julho, e sem nem previsão de quando vamos receber", disse um funcionário que não quis se identificar.
 
A greve afeta as pessoas que chegam ao hospital em busca de atendimento, mas não conseguem. Uma delas é a aposentada Maria Senhora da Conceição. Ela chegou à unidade sentindo fortes dores no abdômen e nas costas, mas não conseguiu ser atendida.
 
Separador

Enviado: 5.7.2019 | 7h33
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia

 A Tarde: Previdência é aprovada, mas projeto deve sofrer novas alterações na Casa; Correio*: Reforma da Previdência avança no Congresso; Tribuna da Bahia: Comissão aprova texto-base da reforma; Estadão: Previdência passa em comissão, mas lobbies pressionam por alterações; Folha de S. Paulo: Comissão conclui aprovação da Previdência e texto vai a plenário na Câmara; O Globo: Reforma avança na Câmara, mas PMs mantém privilégios.

 
Separador

Enviado: 4.7.2019 | 12h26
 
Brumadinho

Bombeiros encontram corpo intacto de vítima de Brumadinho

 

Bombeiros encontram corpo intacto de vítima de Brumadinho

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais localizou na noite desta quarta-feira, 3, o corpo de uma vítima masculina do rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). O corpo - que estava praticamente intacto - foi encontrado perto da área do rompimento da barragem e portava um documento de identidade no bolso da calça que possibilitou localizá-lo entre os nomes da lista de pessoas ainda desaparecidas, informou a assessoria de comunicação dos Bombeiros.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Belo Horizonte. A Polícia Civil fará a identificação para confirmar se a identidade pertence mesmo à pessoa encontrada.
 
No dia 25 de janeiro, uma barragem da mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, localizada em Brumadinho, se rompeu, atingindo a área administrativa da empresa e a comunidade da Vila Ferteco. Até o momento, o incidente deixou ao menos 247 mortos e 23 desaparecidos.
 
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investiga a tragédia em Brumadinho aprovou na terça-feira, dia 2, relatório que pede indiciamento de 14 pessoas, entre ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 4.7.2019 | 12h01
 
Eleições 2020

Curso vai preparar pré-candidatos em Feira de Santana

 

Quem pretende se candidatar a uma vaga no legislativo de Feira de Santana pode se preparar através do Curso Prático Preparatório Seja um Vereador, que acontecerá no próximo dia 12 de julho, das 8 horas às 17 horas, no auditório do Hotel Atmosfera, em Feira de Santana.
 
O curso será ministrado por José Malta, jornalista e radialista; ex-vereador; presidente de honra da UVB (União dos Vereadores do Brasil); autor dos livros “Manual do Vereador da Bahia”, “O legislativo municipal praticado”, “Poder da câmara” e o “Poder do vereador”. Outro palestrante será Edmilson Pereira, especialista em Marketing Político, Publicidade e Propaganda; especialista em Legislação Eleitoral; formação em administração de cidades; coach e conferencista.
 
Podem participar políticos com ou sem mandatos, pré-candidatos a vereador, estudantes de comunicação, formadores de opinião e líderes comunitários. De acordo com Edmilson Pereira, a ideia do curso, é justamente resgatar a essência política, que está se perdendo. “Tem pessoas que buscam s...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 4.7.2019 | 11h48
 
Lapão

Agente carcerário é encontrado morto dentro de carro

 

Um agente carcerário de 41 anos foi encontrado morto, ontem (3), na cidade de Lapão - Região Norte Baiana. Conforme a polícia, informações preliminares apontam que o crime ocorreu na noite da terça-feira (2), quando o homem deveria estar de plantão na delegacia da cidade.

Segundo a Polícia Civil, o corpo de Alexsandro Cavalcante dos Santos foi encontrado com marcas de disparos de arma de fogo, dentro de seu veículo, em uma estrada vicinal do distrito de Aguada Nova. Não há informações sobre autoria e motivação do crime. A vítima trabalhava há pelo menos cinco anos no setor de custódia da delegacia. A informação de que o homem deveria estar no trabalho quando ocorreu o crime foi confirmada pela delegacia.
 
O corpo de Alexsandro foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê, cidade da mesma região. Não há informações sobre sepultamento. Após o crime, agentes da Polícia Militar (PM) foram até o local, fizeram rondas, mas não localizaram ninguém. O caso é acompanhado pela 14ª Coordenadoria Regional do Interior de Irecê e pela delegacia de Lapão.
 
Separador

Enviado: 4.7.2019 | 10h05
 
Salvador

Jovem agredido após assistir jogo do Brasil tem traumatismo craniano

 

Jovem agredido após assistir jogo do Brasil tem traumatismo craniano

O pai do jovem de 19 anos que foi agredido na madrugada da última quarta-feira (3), no bairro de Ondina, em Salvador, disse que Cayan Santana teve traumatismo craniano. O rapaz segue inconsciente e está internado no Hospital do Exército. Ary Santana disse que o filho não foi agredido, mas que houve uma tentativa de homicídio contra Cayan.

A vítima foi agredida por dois homens, e depois pisoteada quando já estava desacordada, após assistir à partida de Brasil x Argentina pela Copa América, no Bahia Othon Palace. Um dos jovens suspeitos de agredir Cayan prestou depoimento na 7ª Delegacia Territorial do Rio Vermelho. A polícia ainda não divulgou o que ele falou. Testemunhas afirmaram que ele foi atacado ao tentar separar uma briga entre um amigo e dois homens. 

O melhor amigo de Cayan, João Lucas, estava com ele quando tudo aconteceu, mas não foi ferido durante a confusão. A mãe de João, Poliana Garcia, que esteve no Hospital do Exército para ver a vítima, descreveu como o rapaz está.
 
"Sempre fui a mãe de levar e buscar, até porque a família de Cayan não é daqui [de Salvador]. Eu nunca tive nen...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 4.7.2019 | 9h19
 
Sortudo

Mega-Sena sai e paga R$ 35,2 milhões a um único apostador

 

Mega-Sena sai e paga R$ 35,2 milhões a um único apostador

O concurso 2165 da Mega-Sena foi realizado na noite desta quarta-feira (3). Uma única aposta, de São Paulo-SP, acertou as seis dezenas e irá levar para casa o prêmio de R$ 35,2 milhões. O próximo sorteio será no sábado (6). Os números sorteados foram: 05 - 37 - 43 - 49 - 54 - 56. Segundo a Caixa Econômica Federal, 113 apostas fizeram a Quina, ficando com prêmio no valor de R$ 26.216,82 cada. Outros 8.189 sortudos cravaram a Quadra e receberão R$ 516,80.

 
Separador

Enviado: 4.7.2019 | 8h26
 
Feira de Santana

Hospital da Mulher passa a ter controle de acesso por biometria digital

 

Hospital da Mulher passa a ter controle de acesso por biometria digital

No Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, em Feira de Santana, foi implantado um sistema tecnológico com controle eletrônico digital que possibilita a gestão simplificada do fluxo na entrada e saída de pessoas de forma segura e precisa passa a fazer parte do ambulatório, emergência, centro obstétrico, setor de nutrição e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Além do videomonitoramento já existente em todo o ambiente hospitalar, a partir de agora as novas cactracas inteligentes com ‘controle digital lógico’ dispõe de cadastramento por biometria para a equipe técnica e cartão eletrônico para pacientes que acessam as dependências da unidade hospitalar.
 
O investimento mensal do Governo do prefeito Colbert Martins Filho foi de aproximadamente R$ 11 mil (R$ 11.490) e prevê a manutenção e uso do software, além de equipamentos [catracas] que estarão em contrato de comodato, critério estabelecido pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana para garantir economicidade para a gestão pública.
 
Separador

Enviado: 4.7.2019 | 8h10
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia

A Tarde: Bolsonaro diz que sua proposta para policiais na reforma não foi aceita pela categoria; Correio*: Casos de dengue na Bahia crescem 55%; Tribuna da Bahia: Reforma da Previdência avança, mas lobby dos policiais não surte efeito; Estadão: Bolsonaro tenta ajudar policiais na reforma e proposta é recusada; Folha de S. Paulo: Nunca sofri coação, afirma empresário delator de Lula; O Globo: Relator cede a pressões para acelerar votação da reforma.

 
Separador

Enviado: 3.7.2019 | 10h16
 
Brasil

Senado aprova inclusão de perguntas sobre autismo no Censo

 

O Senado aprovou o Projeto de Lei 139/2018 que prevê a inclusão de informações sobre pessoas com autismo nos censos demográficos. O PL é de autoria da deputada Carmem Zanotto (Cidadania-SC) e agora, após a aprovação dos senadores, segue para sanção presidencial.

A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) destacou a importância de conhecer o número de autistas no Brasil. “Isso vai nos levar a outras conquistas. A gente precisa mapear essas pessoas. A gente tem todo um trabalho de elaborar as perguntas para obter as respostas que a gente precisa”, disse a senadora. Ela acrescentou que a aprovação dessa lei será um avanço para a inclusão de uma disciplina obrigatória sobre o autismo nas faculdades de medicina.
 
Já a senadora Kátia Abreu (PDT-TO) destacou que o governo não deve esperar o resultado do censo para criar políticas públicas direcionadas às pessoas com síndrome do espectro autista. “Temos que explicar para essas mães que para o país ter uma política pública para determinada situação o governo tem que ter apenas o compromisso político e social. Ele precisa fazer a política...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 3.7.2019 | 9h34
 
Futebol

Neymar vai ao vestiário comemorar a classificação do Brasil

 

Neymar vai ao vestiário comemorar a classificação do Brasil

Cortado da seleção brasileira antes do início da disputa da Copa América, o atacante Neymar tem sido visto acompanhando o time nas arquibancadas dos estádios dos jogos. Porém, após a vitória sobre a Argentina por 2 a 0, no Mineirão, na noite desta terça-feira (2), o craque foi aos vestiários comemorar a classificação à final junto com os antigos companheiros. 

A CBF compartilhou a foto da festa na sua conta oficial no Twitter, em que aparecia Neymar no meio dos jogadores e comissão técnica. Na disputa pelo título da Copa América, o Brasil vai encarar o vencedor do confronto entre Chile e Peru. A final do torneio continental vai acontecer no próximo domingo (7), às 17h, no Maracanã.
 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2020
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out |
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |