Logo
 
Bahia, sábado, 4 de julho de 2020
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 21.5.2020 | 14h29
 
Mundo

Olimpíada pode ser cancelada se pandemia não for controlada

 

Olimpíada pode ser cancelada se pandemia não for controlada

Mesmo adiada para o ano que vem, a Olimpíada de Tóquio (Japão) corre o risco de ser cancelada, caso a pandemia do novo coronavírus (covid-19) não seja controlada até a data do evento, cuja abertura está prevista para o dia 23 de julho. A afirmação foi feita por Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), durante entrevista ontem (20) à rede britânica BBC News. 

Ao ser questionado sobre a falta de previsibilidade sobre o controle da covid-19 até a data de abertura da Olimpíada, pela primeira vez Bach admitiu o cancelamento definitivo do evento.
 
“Realizar as Olimpíadas no verão [no Japão] é a última opção. Francamente, entendo isso porque você não pode empregar para sempre 3.000 ou 5.000 pessoas em um comitê organizador. Você não pode mudar todos os anos todo o calendário esportivo mundial de todas as principais federações. Você não pode ter os atletas em incerteza. Você não pode ter tanta sobreposição com os futuros Jogos Olímpicos, por isso entendo essa abordagem de nossos parceiros japoneses”.
 
Separador

Enviado: 21.5.2020 | 11h50
 
Bahia

Rui nomeia novo corregedor-chefe do Corpo de Bombeiros

 

O governador Rui Costa (PT) nomeou o Coronel Danilo dos Santos Melo para o cargo de corregedor-chefe do Corpo de Bombeiros da Bahia (CBM-BA). O ato foi publicado na edição desta quinta-feira (21) do Diário Oficial do Estado (DOE). Danilo assume o posto no lugar do Coronel Alan Kardec, que estava desde julho de 2019 no comando.

 
Separador

Enviado: 21.5.2020 | 6h52
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia
A Tarde: MEC volta atrás e decide adiar a realização do Enem; Correio: Uma nova guerra em Canudos; Folha de S.Paulo: Pressionado pelo Congresso, governo adia prova do Enem; O Estado de S.Paulo: Governo adia Enem às pressas e embaralha o 2021 de universidades; O Globo: Brasil é o país em que mortes por Covid-19 mais avançam;  Tribuna: Bahia já tem uma morte a cada 40 minutos.
 
Separador
Enviado: 20.5.2020 | 14h03
 
#UmaHomenagem
 

Eles são a base...

 
Eles são a base...
 
Separador

Enviado: 20.5.2020 | 13h49
 
Mudanças

Anac anuncia fim do serviço de bordo em voos nacionais

 

Anac anuncia fim do serviço de bordo em voos nacionais

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que os voos nacionais passaram a ser realizados sem serviço de bordo. Os alimentos servidos devem contar com embalagem individual e higienizada. Os voos que saem do Brasil também devem cumprir a recomendação.

Entre as medidas de prevenção ao avanço da Covid-19 estão a utilização de máscaras, que tornou-se obrigatória, e a distância mínima de dois metros entre os passageiros nas filas. Os novos protocolos foram solicitados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
Com o objetivo de evitar aglomerações, o desembarque também foi modificado. Os passageiros deverão sair por fileiras, pela ordem numeral do assento. Os ônibus dos aeroportos só poderão trafegar com 50% da ocupação máxima.
 
Separador

Enviado: 20.5.2020 | 13h49
 
Brasil

Regina Duarte deixa comando da secretaria de Cultura

 

Regina Duarte deixa comando da secretaria de Cultura

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (20) a saída da atriz Regina Duarte do cargo de secretária especial de Cultura. Em publicação nas redes sociais, o presidente afirmou que ela assumirá a Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

A Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira e é vinculada à Secretaria da Cultura. 
 
Regina Duarte assumiu a pasta em 4 de março, com a missão de "pacificar" o embate entre a classe artística e a indústria da cultura com o governo federal.
 
"Regina Duarte relatou que sente falta de sua família, mas para que ela possa continuar contribuindo com o Governo e a Cultura Brasileira assumirá, em alguns dias, a Cinemateca em SP. Nos próximos dias, durante a transição, será mostrado o trabalho já realizado nos últimos 60 dias", afirmou Bolsonaro nas redes sociais.
 
A publicação de Bolsonaro foi acompanhada de um vídeo ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 20.5.2020 | 10h47
 
#UmaHomenagem
 

Lições de vida

 
Lições de vida
 
Separador

Enviado: 19.5.2020 | 14h18
 
Bahia

Suspensão do futebol na Bahia é prorrogada para o dia 2 de junho

 

Suspensão do futebol na Bahia é prorrogada para o dia 2 de junho

O Governo da Bahia prorrogou nesta segunda-feira, 18, o decreto que previa a suspensão dos jogos de futebol no estado. O novo decreto será publicado nesta terça-feira, por meio de Diário Oficial, e valerá até o dia 2 de junho. Segundo a nova medida, qualquer atividade ou realização de evento que esteja diretamente ligado à aglomeração de pessoas, está suspensa. A exceção fica por conta dos serviços considerados essenciais, a exemplos de mercados, postos de saúde, clínicas e farmácias.

O Baianão foi suspenso no dia 17 de março. Na ocasião, faltavam apenas duas rodadas para a conclusão da primeira fase do torneio. Apesar disso, o presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ricardo Lima, garantiu que não pretende dar a competição como encerrada, mas que conversará primeiro com as autoridades para viabilizar qualquer retorno.
 
 
Separador

Enviado: 19.5.2020 | 14h05
 
Brasil

Senado vota nesta terça proposta de adiar o Enem

 

Senado vota nesta terça proposta de adiar o Enem

O Projeto de Lei nº 1.277/2020, da senadora Daniela Ribeiro (PP-PB), que suspende a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em casos de reconhecimento de calamidade pública pelo Congresso Nacional ou de comprometimento do regular funcionamento das instituições de ensino do país, vai ser votado no Senado nesta terça-feira, 19. Segundo calendário divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão regulador do Enem, o período de inscrição da prova vai até a próxima sexta-feira, 22. As provas impressas estão previstas para acontecer em novembro. Além disso, os candidatos também tiveram a opção da prova digital. A PL da senadora Daniela Ribeiro pode sofrer mudanças durante a votação na Casa.

 
 
Separador

Enviado: 19.5.2020 | 7h35
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia

A Tarde: Projeto que reduz sanções no trânsito volta a gerar polêmica; Correio: De carro no shopping; Folha de S.Paulo: Sem ‘lockdown’, Covas e Doriatentam feriado contra o vírus; O Estado de S.Paulo: Socorro bilionário a elétricas adia reajuste médio de 12% na luz; O Globo: Teste de vacina em seres humanos avança nos EUA;  Tribuna: Vacina contra coronavírus testada em humanos gera resposta segura.

 
Separador

Enviado: 18.5.2020 | 14h14
 
Política

Collor pede perdão pelo confisco do saldo de cadernetas de poupança

 

Collor pede perdão pelo confisco do saldo de cadernetas de poupança

O ex-presidente Fernando Collor de Mello pediu desculpas, hoje (18), pelo confisco de parte do saldo de cadernetas de poupança e contas-correntes em março de 1990. Em uma sequência de publicações na rede social Twitter, Collor afirmou que a decisão –que classificou como dificílima– foi tomada na tentativa de conter a hiperinflação de 80% ao mês.

“Os mais pobres eram os maiores prejudicados, perdiam seu poder de compra em questão de dias, pessoas estavam morrendo de fome”, disse o ex-presidente, hoje senador por Alagoas. “Sabia que arriscava ali perder a minha popularidade e até mesmo a Presidência, mas eliminar a hiperinflação era o objetivo central do meu governo”, escreveu.
 
O Plano Collor limitou os saques a 50 mil cruzeiros, moeda que substituiu o cruzado novo. A promessa do governo à época era controlar a inflação e desbloquear o dinheiro um ano e meio depois. O controle da inflação só veio em 1994, com o Plano Real. As perdas dos poupadores com o Plano Collor até hoje é discutida na Justiça.
 
Nas publica&cced...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 18.5.2020 | 14h10
 
Brasil

Bolsonaro quer ouvir governadores sobre congelamento de salário de servidores

 

Bolsonaro quer ouvir governadores sobre congelamento de salário de servidores

O presidente Jair Bolsonaro, antes de vetar a exclusão de categorias do congelamento salarial dos servidores públicos, quer tirar dos governadores o compromisso de que concordam com a sua decisão e não vão trabalhar para que seu veto seja derrubado no Congresso Nacional. De acordo com o blog de Valdo Cruz, do G1, autor do pedido de veto ao presidente, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse a interlocutores compreender a posição do chefe. Em contrapartida ao socorro a Estados e municípios, o Congresso incluiu no projeto o congelamento salarial dos servidores públicos até o final do ano que vem.

 
Separador

Enviado: 18.5.2020 | 7h06
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia
A Tarde: Inep tem até amanhã para definir se adia Enem; Correio: De volta pro sertão e com coronavírus; Folha de S.Paulo: PF investigará relato sobre alerta a Flávio Bolsonaro em 2018; O Estado de S.Paulo: Estados dão reajustes para funcionalismo em meio à crise; O Globo: PGR investigará denúncia de vazamento de operação da ;  Tribuna: Empresários querem retomada das atividades em 1º de junho.
 
Separador

Enviado: 15.5.2020 | 14h16
 
Brasil

Teich deixa Ministério da Saúde antes de completar um mês

 

 Teich deixa Ministério da Saúde antes de completar um mês

O ministro da Saúde, Nelson Teich, deixou o cargo hoje (15), antes de completar um mês à frente da pasta. Apesar de uma nota oficial do ministério dizer que ele pediu demissão, assessores da Saúde afirmaram que o ministro foi demitido. Teich tomou posse em 17 de abril.

Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Teich havia substituído Luiz Henrique Mandetta. Assim como Mandetta, Teich também apresentou discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas para combate ao coronavírus.

Nos últimos dias, o presidente e Teich tiveram desentendimentos sobre: o uso da cloroquina no tratamento da covid-19 (doença causada pelo vírus). Bolsonaro quer alterar o protocolo do SUS e permitir a aplicação do remédio desde o início do tratamento; o decreto de Bolsonaro que ampliou as atividades essenciais no período da pandemia e incluiu salões de beleza, barbearia e academias de ginástica; detalhes do plano com diretrizes para a saída do isolamento. O presidente defende uma flexibilização mais imediata e mais ampla.
 
Teich foi ao Palá...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 15.5.2020 | 14h01
 
Bahia

Universidades são denunciadas ao Procon por suspender aulas

 

Com as aulas em universidades baianas suspensas desde março, em virtude da pandemia de coronavírus, muitos estudantes não conseguiram negociar as mensalidade e, por isso, resolveram acionar a Justiça. Segundo o superintendente do Procon-BA, Filipe Vieira, em entrevista nesta sexta-feira (15), revelou que 15 universidades foram denunciadas por não ter um canal de comunicação direto com os alunos e não dar abatimento nas mensalidades.

"A gente diferencia, principalmente, reclamações e queixas, de denúncias. Reclamação e queixa é individual, denúncia é aquilo que atinge a uma coletividade, como é o caso dos alunos. Para essa espécie, já recebemos 22 denúncias envolvendo 15 instituições de ensino superior. Versam basicamente de recusa em atender ao consumidor, que é dar um canal de acesso, prestar reclamação e esclarecimento, ouvir e ser ouvido. Isso não está acontecendo. O conteúdo das denúncias trata também de não abater o valor da mensalidade, não reduzir, ou fazer a readequação desse contrato no caso de suspensão das aulas, é o que mais preocupa a gente", afirmou Filipe Vieira.
 
 
Separador

Enviado: 15.5.2020 | 13h02
 
Bahia

Sargento do Exército desaparece durante atividade

 

Um sargento do 19º Batalhão de Caçadores (19º BC) do Exército desapareceu enquanto participava de uma atividade na área do aquartelamento de Alagoinhas, cidade a cerca de 124 km de Salvador, na tarde de terça-feira (12). Segundo informações do Exército, o sargento, que não teve a identidade revelada, participava de uma atividade tecnicologística, e não foi encontrado para o retorno ao quartel do 19º BC.

Buscas estão sendo realizadas para encontrar o sargento, entretanto, até a manhã desta sexta-feira (15), ele permanecia desaparecido. Além disso, o Exército informou que um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para apurar o caso, e destacou que Comando da 6ª Região Militar segue acompanhando as investigações, bem como prestando o apoio necessário aos familiares do militar.
 
Separador

Enviado: 14.5.2020 | 14h20
 
Brasil

Banco Central antecipa produção de R$ 9 bilhões em cédulas

 

Banco Central antecipa produção de R$ 9 bilhões em cédulas

O Banco Central (BC) antecipou para este mês pedido de produção de cédulas, no valor de R$ 9 bilhões, para a Casa da Moeda. Essa produção já estava prevista na programação anual, mas a antecipação foi necessária para evitar a falta de cédulas. Desde o início da pandemia de covid-19, o BC observou que há “entesouramento” do dinheiro no país.

Segundo o BC, o entesouramento ocorre porque as pessoas estão guardando o dinheiro em vez de colocar em circulação.
 
“O pedido visa a construir estoques de segurança e mitigar eventuais consequências do fenômeno de entesouramento que se observa desde o início da pandemia. O BC entende que o entesouramento pode ser consequência de três fatores: saques por pessoas e empresas para formação de reservas, diminuição do volume de compras no comércio em geral e porque parcela considerável dos valores pagos em espécie aos beneficiários dos auxílios [como o auxílio emergencial] ainda não retornou ao sistema bancário”, diz o BC, em nota.
 
Separador

Enviado: 14.5.2020 | 11h34
 
Bahia

Vagas para o Enem digital se esgotam em 24h

 

As três mil vagas para o Enem digital na Bahia se esgotaram ainda no primeiro dia de inscrições. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram recebidas, em todo o Brasil, mais de 92 mil inscrições para as 101 mil vagas disponíveis em 24 horas, entre segunda (11) e terça-feira (12). Também foram esgotadas no mesmo período as vagas em Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão e Pará.

Na Bahia, as vagas para a primeira edição do Enem digital estavam distribuídas entre Salvador, que contava com 2.5 mil postos, e Feira de Santana, com os 500 restantes. A versão on-line será aplicada nos dias 22 e 29 de novembro, enquanto a prova física será realizada antes, nos dias 1º e 8 de novembro.
 
Até a última quarta-feira (13), o Inep havia registrado mais de 2.3 milhões de inscrições para o Enem, das quais 2.2 eram para a versão impressa e cerca de 95 mil para a prova digital.
 
O Enem Digital tem a mesma estrutura logística do modelo impresso. As provas irão ocorrer em postos aplicadores credenc...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 13.5.2020 | 23h56
 
Loterias

Mega-Sena acumula em R$ 100 milhões

 

Mega-Sena acumula em R$ 100 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.261 da Mega-Sena, realizado na noite de hoje (13) em São Paulo (SP). O prêmio acumulou com as dezenas sorteadas: 07 - 23 - 26 - 27 - 29 - 51. 

A quina teve 141 acertadores; cada um receberá R$ 36.059,08. Já a quadra teve 10.502 acertadores; cada um levará R$ 691,61. O próximo concurso (2.262) será no sábado (16). O prêmio é estimado em R$ 100 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet.
 
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 4,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
 
Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 22.522,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.
 
Separador

Enviado: 13.5.2020 | 23h15
 
Futebol

FIFA divulga novas datas de competições adiadas devido à pandemia

 

 O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira, 13, não analisar o pedido da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) para adiar a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para acontecer nos dias 1º e 8 de novembro.

A decisão foi tomada pelo ministro Gurgel de Faria, que afirmou que as entidades não apresentaram nenhum ato assinado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, o que inviabiliza a análise do pedido.

O ministro também destacou que elas “apenas citam editais lançados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação responsável pela realização do exame”.

A UNE e a Ubes afirmaram que “o Inep é subordinado ao Ministério da Educação – o que justificaria o ajuizamento do mandado de segurança contra ele – e que as inscrições para o Enem ocorrem antes mesmo do retorno às aulas presenciais no Brasil – situação que gera prejuízo para milhares de alunos impedidos de estudar e se preparar para as pr...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2020
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul |
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |