Logo
 
Bahia, terça-feira, 1 de dezembro de 2020
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 24.11.2020 | 15h13
 
Feira de Santana

Conselho aprova calendário da UEFS para 2021

 

O Calendário Universitário para o semestre letivo 2020.1 foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual de Feira de Santana, em reunião realizada na quinta-feira (19). De 23/11 a 23/12 ocorrerá o período de capacitação de docentes e discentes para o ensino remoto; de 23 a 29/11 o período de demanda matrícula WEB 2020.1 (primeira etapa da matrícula de estudantes); de 23 a 27/11: período para os estudantes solicitarem aproveitamento, dispensa de disciplinas, quebra de pré-requisito para o semestre 2020.1; de 17 a 26/01: matrícula WEB 2020.1; 15/02: início do semestre. De acordo com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), em breve será divulgado o calendário na íntegra. 

 
Separador

Enviado: 23.11.2020 | 15h59
 
Política

Eduardo Bolsonaro defende voto impresso como prioridade

 

Eduardo Bolsonaro defende voto impresso como prioridade

O deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), defendeu em seu perfil no Twitter que os colegas sejam pressionados a colocar a análise do uso de voto impresso no Brasil como pauta prioritária no Congresso. "Vale pressionar todos os parlamentares para tratarmos essa pauta como prioritária. Isso pode ser conversado com os candidatos à presidência da Câmara, a eleição será 1º/FEV", escreveu o filho número três do presidente da República, Jair Bolsonaro, em resposta a um usuário da rede social.

Eduardo citou, inclusive, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/2019, chamada de "PEC do voto impresso", da deputada Bia Kicis (PSL-DF), que tornaria obrigatória a expedição de cédulas físicas nas eleições brasileiras. A matéria foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados em 17 de dezembro de 2019.
 
Segundo Eduardo, agora deverá ser criada uma comissão especial para analisar a PEC, que só depois seria apreciada pelo plenário. "Tenho fé, pois a emenda Bolsonaro do voto impresso STF declarou inconstitucional foi aprovada ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 23.11.2020 | 13h37
 

Bahia deve vacinar 3,5 milhões de animais até fim do mês

 

Bahia deve vacinar 3,5 milhões de animais até fim do mês

A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa na Bahia vai até o dia 30 de novembro. O estado possui um rebanho com mais de dez milhões de cabeças de gado e há 23 anos é considerado zona livre de febre aftosa. A expectativa é de que, após a vacinação do próximo ano, seja avaliada a possibilidade da retirada da vacina por conta da erradicação da doença em território baiano.

Segundo o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Maurício Bacelar, a previsão é que sejam vacinados 3,5 milhões de animais no estado. “Iremos vacinar todos os bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses. Mais uma vez, a Adab, a Secretaria da Agricultura e o Governo do Estado contam com a colaboração dos produtores para imunizar o rebanho. É importante destacar que a campanha só se encerra após a declaração de todo o rebanho e esse prazo vai até dia 15 de dezembro. A declaração pode ser feita presencialmente nos escritórios da Adab ou em nosso site”, explica.
 
A agência possui 384 escritórios espalhados pelos 27 territórios de identidade do estado. Além disso, a vac...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 23.11.2020 | 13h18
 
Bahia

Homem é preso após alugar carro há mais de 2 anos e não devolver o veículo

 

Um homem foi preso na BR-242, em Barreiras - Região Oeste Baiana - após alugar um carro há mais de dois anos em São Paulo e não devolver o veículo, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O caso aconteceu no final de semana, no Km 801. De acordo com a PRF, durante a abordagem ao carro, os policiais constataram no sistema que o carro pertencia a uma empresa de aluguel de veículos. Com isso, viram que havia uma ocorrência registrada pela locadora na Polícia Civil de São Paulo pelo crime de apropriação indébita.

Conforme a PRF, a ocorrência foi feita por causa de descumprimento contratual, após o carro ter sido retirado em 9 de janeiro de 2018, no município de Guarulhos (SP), com previsão de devolução para o dia 13/01/2018, porém o responsável pela locação não fez a entrega. A PRF informou que foi constatado, a princípio, o crime de Apropriação Indébita de Veículo. A ocorrência foi levada para a delegacia de Delegacia de Barreiras.
 
Separador

Enviado: 22.11.2020 | 13h59
 
Famosos

Xuxa recorda discussão com Ivete Sangalo

 

Xuxa recorda discussão com Ivete Sangalo

Xuxa e Ivete Sangalo são amigas de longa data, e, por isso, Serginho Groisman quis saber, claro, como a amizade começou, reforçando que o Altas Horas com a participação das duas é o programa mais revisto na internet. Ontem (21) a apresentadora revelou que a admiração pela cantora surgiu quando ela nem mesmo sabia o nome dela, que as duas ficaram próximas facilmente, mas que o contato entre elas chegou a ser interrompido por uma discussão. 

"A gente teve, como toda a amizade, um ponto... Ela discutiu comigo. A gente ficou um tempo sem se falar e depois voltou a se falar. Eu tenho um carinho enorme por ela e uma admiração pelo trabalho, pelo talento... Ela é admirável como pessoa e como artista", destacou.
 
E o início desta amizade começou por essa admiração, quando Xuxa se encantou pela apresentação de Ivete cantando "Alô Paixão" na abertura do seu show: "Ela fazia o esquenta do meu show Tô de Bem com a Vida. Tinha umas 35 mil pessoas neste estádio, e veio a Banda Eva para cantar a música alô paixão, alô doçura.... E eu vendo as pessoas cantando essa música e ela linda... Eu falava: q...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 22.11.2020 | 12h53
 
Família

Após 70 anos, idoso que perdeu trem durante viagem com a família reencontra irmãos

 

Após 70 anos, idoso que perdeu trem durante viagem com a família reencontra irmãos

A história de vida do trabalhador rural Laudelino Martins da Silveira, morador do distrito de Parnaso, em Tupã (SP), sempre encantou os seus filhos, netos e amigos. Aos 13 anos, ele se atrasou para voltar ao trem durante uma viagem com a família e se perdeu dos parentes por 70 anos.

No último mês, seu Laudelino descobriu que a realização do sonho de reencontrar a família estava mais próxima do que ele esperava. De acordo com a cuidadora do idoso, Valdinéia Batista Guimarães, parentes decidiram compartilhar a história do seu Lau na internet e, com a ajuda de um especialista, encontraram os familiares em Campinas, Adamantina e Pacaembu.

Segundo a neta de um dos irmãos de Laudelino, Taís Silveira, o corte que seu Lau fez na mão quando criança em uma máquina de cana foi uma das provas que ajudou os parentes a se reconhecerem.

O reencontro teve direito à comemoração do aniversário de 83 anos do seu Lau, ao lado dos irmãos de quem sentia tanta saudade. Na festa, tios, sobrinhos e primos também tiveram a chance de se conhecer, e Taís contou que foi um evento emocionante. “Foi bem gostoso, principalmente para os que conviveram juntos, meu avô, ele, porque eles fi...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 19.11.2020 | 14h50
 
Brasil

Juiz manda afastar diretorias da Aneel e do ONS por apagão no Amapá

 

A Justiça Federal no Amapá determinou, nesta quinta-feira (19), o afastamento da atual diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e também dos atuais diretores do Operador Nacional do Sistema (ONS) por 30 dias (veja abaixo quem são os atuais diretores).

A medida busca evitar que os gestores interfiram na apuração das responsabilidades pelo apagão que atinge o Amapá há 17 dias. O afastamento acontecerá quando os diretores forem notificados formalmente da decisão. 

O estado sofreu dois blecautes totais: um no dia 3, que levou 4 dias para ter o fornecimento retomado; e outro na última terça-feira (17), que foi ajustado em cerca de 5 horas. Há investigações abertas em órgãos federais (incluindo no ONS e na Aneel) e estaduais para explicar as causas. Enquanto convive com um rodízio de energia, a população usa luz do sol, não dorme direito e perde eletrodomésticos.

O ONS é responsável pela coordenação e controle da operação de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isola...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 19.11.2020 | 14h11
 
Mundo

Conta do Papa no Instagram é investigada pelo Vaticano após curtir foto de modelo brasileira

 

Conta do Papa no Instagram é investigada pelo Vaticano após curtir foto de modelo brasileira

O Vaticano está investigando a conta oficial do Papa Franciso no Instagram. A investigação começou após o perfil curtir uma foto sexy da modelo brasileira Natalia Garibotto, mais conhecida como Nata Gata.

Segundo a Catholic News Agency (CNA), as contas nas mídias sociais do chefe da Igreja Católica são administradas por vários funcionários da Santa Sé. A investigação quer determinar quem está por trás do like. Na foto curtida, Natalia aparece com uniforme estilizado de colegial e calcinha fio-dental. Após ser alertada da curtida, a modelo postou no Twitter que “pelo menos vai para o céu”.
 
Separador

Enviado: 19.11.2020 | 7h23
 
Bahia, Brasil

Manchetes do dia

 

A Tarde: Bahia é o 2º estado com o menor percentual de fumantes; Correio: Salvador ocupa o posto de capital da bebedeira no país; Folha de S.Paulo: Pfizer conclui testes e diz que vacina é 95% eficaz; O Estado de S.Paulo: Covas larga no 2º turno com 47% e Boulos, com 35%, aponta Ibope; O Globo: Em meio à 2ª onda, mundo se aproxima de vacina emergencial; Tribuna: Bolsonaro diz que povo do campo não foi ‘frouxo’ durante a pandemia.

 
Separador

Enviado: 18.11.2020 | 15h16
 
Cultura

Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares será realizada na sexta

 

Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares será realizada na sexta

Será na próxima sexta-feira (20), às 8h, na Praça da Sé, no Centro Histórico, em Salvador, a 12º Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares. Promovida pela União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro), em parceria com entidades do movimento social, o evento terá como tema "Vidas Negras Importam: Por uma nova política no Brasil".

De acordo com a organização do evento, a ação será iniciada com um cortejo reduzido, por conta da pandemia da Covid-19. Ainda conforme o grupo, a concentração começa às 7h, na sede da Unegro, na Rua Frei Vicente, no Pelourinho.
 
De lá, o cortejo formado por baianas e acompanhado pela Banda Voz dos Tambores segue até a estátua de Zumbi dos Palmares, onde acontece a tradicional lavagem, às 8h.
 
 
Separador

Enviado: 18.11.2020 | 15h06
 
Brasil

13º salário deve ser integral para quem teve jornada reduzida, diz governo

 

13º salário deve ser integral para quem teve jornada reduzida, diz governo

O governo divulgou uma nota técnica em que define que o 13º salário deve ser pago integramente para quem teve a jornada de trabalho reduzida em função da pandemia. Segundo o documento, o benefício natalino deve ser calculado com base na remuneração integral do mês de dezembro, sem influência das reduções temporárias de jornada e salário.

O pagamento integral vale mesmo que, em dezembro, o funcionário esteja recebendo remuneração menor em função da jornada reduzida. No caso dos contratos suspensos, o período em que o funcionário não trabalhou não será considerado para o cálculo do 13º, a não ser que ele tenha prestado serviço por mais de 15 dias no mês. Neste caso, o mês será considerado para o pagamento do benefício.
 
13º: o cálculo é feito sobre o salário de registro, relativo a dezembro. Porém, são computados apenas os meses trabalhados, sendo 1/12 de salário por mês trabalhado. São considerados meses trabalhados aqueles em que a pessoa trabalhou pelo menos 15 dias. Assim, quem ficou três meses com o contrato suspenso, por exempl...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 18.11.2020 | 13h33
 
Bahia

PF cumpre mandado de busca militar suspeito de fraudar auxílio emergencial

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (18), em Salvador, uma ação de cumprimento de mandado de busca contra um soldado do Exército brasileiro investigado por fraudes no auxílio emergencial do governo federal. O mandado, expedido pela 17ª Vara Federal, tem o objetivo de apreender documentos, computadores, celulares e quaisquer outras provas que reforcem a suspeita da prática criminosa. Além da busca, foram determinadas também a quebra do sigilo bancário do investigado e o bloqueio dos valores depositados em sua conta.

O cumprimento do mandado, de acordo com a PF, é uma continuidade às ações nacionais para o enfrentamento das fraudes ao auxílio emergencial, a exemplo da Operação Primeira Parcela, deflagrada em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, no último dia 9 de novembro.
 
Ainda segundo a PF, conforme apurado, o investigado utilizou indevidamente os dados das vítimas, legítimos beneficiários, sem o seu conhecimento, para realizar o cadastro para recebimento do auxílio emergencial. Em seguida, o soldado transferiu os valores para sua própria conta, através de boletos bancários.
 
Separador

Enviado: 17.11.2020 | 15h24
 
Caso João de Deus

Corpo é encontrado em Abadiânia; vítima pode ser japonesa desaparecida

 

O corpo de uma mulher foi encontrado, na segunda-feira (16), escondido entre pedras e terra, a cerca de dez metros de uma cachoeira que fica na propriedade da Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, no Entorno do Distrito Federal. A Polícia Civil suspeita que a vítima seja uma japonesa que fazia tratamento no local há dois anos e estava desaparecida há uma semana.

Nesta terça-feira (17), a Polícia Civil prendeu um jovem que confessou ter assaltado e matado uma mulher, além de ter escondido o corpo dela no local. Porém, ele não informou se trata-se da japonesa. A instituição é internacionalmente conhecida por receber pessoas em busca de tratamento espiritual. A Casa Dom Inácio de Loyola foi fundada por João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus.
 
Atualmente, ele está cumprindo prisão domiciliar em Anápolis, a 55 km de Goiânia, pois foi condenado pela Justiça por cometer crimes sexuais contra mulheres que iam ao local para atendimentos espirituais. João de Deus nega as acusações, e a defesa dele recorreu das sentenças. Os advogados informaram que o cliente "está afastado da instituição desde 2018, po...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 17.11.2020 | 14h20
 
Brasil

Salário mínimo deve subir mais em 2021, para R$ 1.087,84

 

Salário mínimo deve subir mais em 2021, para R$ 1.087,84

 A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia informou nesta terça-feira (17) que elevou de 2,35% para 4,10% a estimativa de inflação de 2020 medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

 
O INPC baseia a correção anual do salário mínimo pelo governo. Se esse aumento previsto pelo governo se confirmar, e não houA Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia informou nesta terça-feira (17) que elevou de 2,35% para 4,10% a estimativa de inflação de 2020 medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
 
O INPC baseia a correção anual do salário mínimo pelo governo. Se esse aumento previsto pelo governo se confirmar, e não houver mudança no cálculo, o reajuste do salário mínimo de 2021 também será maior do que o estimado anteriormente.
 
Atualmente, o salário mínimo está em R$ 1.045. Com a nova previsão para o INPC no acumulado de 2020, o valor subiria para R$ 1.087,84 no ano ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 17.11.2020 | 13h35
 
RN

Falésia desaba e deixa 3 mortos de uma mesma família em Pipa

 

Falésia desaba e deixa 3 mortos de uma mesma família em Pipa

Um casal e uma criança morreram após parte de uma falésia desabar no início da tarde desta terça-feira (17) na praia de Pipa, um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte (RN). Uma das vítimas, Hugo Pereira, de 32 anos, era gerente de recepção no hotel Sunbay. Ele é natural de Jundiaí, no interior de São Paulo, e morava havia alguns anos em Pipa. Hugo aproveitava um dia de folga na praia com a mulher, Stella Souza, e o filho quando aconteceu o acidente. Não há outras pessoas soterradas.

Igor Caetano, empresário de passeio náutico, disse que Hugo, a mulher e o filho estavam sentados próximo à falésia. "Ainda deu tempo da mãe tentar segurar a criança, por isso que os adultos estavam mais machucados, porque a mãe estava abraçada com ele [o bebê]. A gente cavou até encontrar o pai, e depois encontramos a mãe e a criança. O menino ainda estava respirando. Por coincidência, uma médica estava passando aqui na hora, ela tentou reanimar a criança, mas não teve mais jeito." 

Os moradores da região dizem que é a falésia é um risco para banhistas e costumam alertar sobre o perigo de acidentes. Joã...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 16.11.2020 | 13h54
 
Economia

INSS inicia teste de teleperícia a partir de hoje

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia hoje (16) experiência piloto de realização de perícias médicas com uso da telemedicina. A fase de testes vai até o dia 31 de janeiro de 2021. Para o trabalhador ter acesso à perícia por telemedicina, a empresa em que trabalha precisa aderir ao projeto. O INSS disponibilizou às empresas, por meio eletrônico, o Termo de Adesão de Participação da Experiência Piloto de Realização de Perícias Médicas com Uso da Telemedicina (Pmut).

Um médico contratado pela empresa terá a responsabilidade de acompanhar o segurado. Com os documentos e informações encaminhadas, o perito do INSS decidirá se concede o auxílio-doença.
 
De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o protocolo da experiência piloto foi aperfeiçoado para dar segurança ao ato pericial dos peritos médicos federais, que ficam autorizados a realizar perícias médicas por telemedicina, durante o período de enfrentamento da pandemia da covid-19. A medida foi tomada em cumprimento a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).
 
Separador

Enviado: 16.11.2020 | 13h11
 
Brasil

Caixa credita R$ 1,4 bilhão para beneficiários do auxílio emergencial

 

A Caixa realiza nesta segunda-feira (16) mais uma etapa de pagamento do Auxílio Emergencial e Auxílio Emergencial Extensão para 3,6 milhões de brasileiros do ciclo 4, nascidos em outubro. Os beneficiários receberão R$ 1,4 bilhão em suas contas Poupança Social Digital.

Desse total, 660,1 mil receberão R$ 432,6 milhões referentes às parcelas do Auxílio Emergencial. Os demais, 2,9 milhões, serão contemplados com a segunda parcela do Auxílio Emergencial Extensão, em um montante de R$ 957,6 milhões.

A partir desta data, os valores já podem ser movimentados pelo Aplicativo CAIXA Tem para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas em mais de um milhão de estabelecimentos comerciais.

Já os saques e transferências para quem recebe o crédito hoje serão liberados a partir do dia 1º de dezembro. O benefício criado em abril pelo Governo Federal foi estendido até 31 de dezembro por meio da Medida Provisória (MP) nº 1000. O Auxílio Emergencial Extensão será pago em até quatro parcelas de R$ 300,00 cada e, no caso das mães chefes de família monoparental, o valor é de R$ 600,00.

 
Separador
Enviado: 13.11.2020 | 19h56
 
Feira de Santana
 

Foi linda a nossa carreata pelos bairros 35° Bi, Tomba e Sitio Matias. ❤️💚🤍

 
Foi linda a nossa carreata pelos bairros 35° Bi, Tomba e Sitio Matias. ❤️💚🤍
 
Separador

Enviado: 13.11.2020 | 13h26
 

Filhas de Marcelo Odebrecht querem tirar sobrenome após rompimento com avô

 

As filhas do empresário Marcelo Odebrecht, ex-diretor presidente da empreiteira, romperam com o avô, Emílio Odebrecht. Rafaella, Marianna e Gabriella decidiram acionar a Justiça para retirar Odebrecht do nome, segundo conta o blog Radar, da Veja.

O trio culpa o avô por ter tido os bens bloqueados pela Justiça. "Conceitualmente, quem deixou de ser um Odebrecht foi Emílio, ao dar as costas a família, filho e netos", disseram ao blog. 
 
Essa nova fase do conflito familiar mostra que a briga atingiu outro nível. De acordo com publicações feitas na imprensa desde que o grupo empresarial entrou no centro de uma crise, a relação entre Marcelo e o pai é marcada por ressentimentos. "Dói muito que eu nunca tenha sido defendido por meu próprio pai. Eu nunca deixaria uma filha ou pai ser incriminada, e trucidado na mídia por algo que não fez, sem sair publicamente em sua defesa", desabafou Marcelo em uma carta escrita em 2017 enquanto cumpria pena no âmbito da Operação Lava Jato. O manuscrito foi obtido pela Folha de S. Paulo em julho deste ano
 
Separador

Enviado: 13.11.2020 | 13h01
 
Famosos

Justiça nega liberdade para filha de Belo presa em quadrilha

 

Justiça nega liberdade para filha de Belo presa em quadrilha

A filha do cantor Belo, Isadora Alkimin Vieira, de 21 anos, teve sua prisão em flagrante convertida em prisão preventiva, ontem (12), conforme determinação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro em audiência de custódia. Ela foi identificada pela Polícia Civil como uma suspeita de integrar organização criminosa de aplicação de golpes por meio eletrônico. Outras 11 mulheres foram presas na mesma ocasião.

Quanto às práticas criminosas, consta no processo que os investigadores receberam uma denúncia anônima indicando um apartamento na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio como ponto da quadrilha. Baseado nas declarações recebidas pelas autoridades policiais, o documento do TJRJ descreve o grupo de mulheres como uma "organização engajada, articulada, extremamente organizada e hierarquizada".

Afirma ainda que foi observada uma "estrutura de logística montada com notebooks, celulares e, inclusive, havendo um motoboy que realizava a função de arrecadar os cartões de crédito das vítimas. Verifica-se que as práticas se faziam passar por pessoas trabalhadoras em central de telemarketing", acrescenta.

Belo, pai de Isadora, ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2020
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov |
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |