] Carlos Geilson
Logo
 
Bahia, quarta-feira, 21 de novembro de 2018
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 
 
Enviado: 21.11.2018 | 9h25
 
Futebol

Vitória visita o Cruzeiro para manter viva a chance de permanência na Série A

 

Vitória visita o Cruzeiro para manter viva a chance de permanência na Série A

Para continuar "respirando" no Brasileirão e manter viva as chances de permanência na Série A o Vitória precisa, mais do que nunca, conquistar os três pontos diante do Cruzeiro, às 20h45 (de Salvador), no Mineirão.

O time comandado por João Burse tem 46 pontos e ocupa a vice-lanterna do torneio nacional. Apesar do momento ruim, o volante Léo Gomes acredita que sua equipe pode surpreender o time mineiro e depende apenas de suas forças para sair da degola.

“A gente, às vezes, tem que pensar nos outros resultados, mas como venho falando, a gente depende da gente. Não dependemos de outros times. Temos que dar o máximo para sair dessa situação”, completou.

Para o confronto, Burse não conta com o lateral Jeferson e o atacante Lucas Fernandes, ambos suspensos. Benítez, que cumpriu suspensão na rodada passada, está à disposição e reassume a vaga de titular no lugar de Fabiano.

Já o Cruzeiro está tranquilo. A equipe está longe do risco de queda para a segunda divisão do futebol...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 21.11.2018 | 9h00
 
Política

Rui deve mandar reforma administrativa à Assembleia até a próxima semana

 

Rui deve mandar reforma administrativa à Assembleia até a próxima semana

Em meio a dificuldades financeiras, o governador Rui Costa (PT) deve encaminhar para a Assembleia Legislativa projetos de lei com mudanças na estrutura administrativa e na Previdência do estado até a próxima semana. As propostas terão o objetivo de, por um lado, cortar gastos no Executivo e, por outro, elevar a contribuição previdenciária de servidores, cuja alíquota deve subir de 12% para 14% para tentar cobrir o déficit que já ultrapassa os R$ 4 bilhões. Na reforma administrativa, Rui estuda a extinção de estatais, entre elas as companhias Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e a Bahia Pesca. A privatização de empresas consideradas pouco eficientes também estaria no radar do governo. A ideia da bancada governista é aprovar as alterações até o final do ano, mas um outro projeto coloca em xeque este prazo. Trata-se da proposta que reajusta as taxas cobradas pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que está na pauta desde o retorno das atividades pós-eleições e ainda não foi votado. Em caráter de urgência, o projeto sobresta a pauta – ou seja, enquanto ele não for apreciado, nenhum outro será. Nesta terça-feira (20), a matéria estava na pauta ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 21.11.2018 | 8h32
 
Bahia

Quatro homens são mortos após tiroteio com a polícia em Conquista

 

Quatro homens são mortos após tiroteio com a polícia em Conquista

Quatro suspeitos foram mortos após um tiroteio com policiais das Rondas Especiais (Rondesp) na noite desta terça-feira, 20, em Vitória da Conquista (a 518 quilômetros de Salvador). A identidade deles não foi informada até o momento.

De acordo com o Blog do Anderson, os homens foram baleados em uma troca de tiros que ocorreu no Parque Conveimano, que fica no loteamento do bairro Patagônia, na zona oeste da cidade. As vítimas chegaram a ser levadas por viaturas da PM para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiram aos ferimentos.

Ainda segundo o site local, os corpos dos homens serão levados ao Instituto Médico Legal para necropsia na manhã desta quarta, 21. Já o material apreendido na ação policial foi apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública.

As informações são do A Tarde Online

 
Separador
 
Enviado: 21.11.2018 | 7h59
 
Feira de Santana

Candidatos de concurso para professor devem apresentar títulos

 

Candidatos de concurso para professor devem apresentar títulos

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana divulgou nesta terça-feira (20) a lista de convocados para a prova de títulos do concurso público para professor da Rede Municipal. A lista está disponível no Diário Oficial. Os candidatos convocados devem, entre os dias 21 e 26 de novembro, preencher o formulário de cadastro de títulos no site. Após completado o preenchimento, o candidato deverá imprimir duas vias do comprovante de cadastro de títulos, reter uma para si e enviar a segunda via, juntamente com os documentos comprobatórios dos títulos relacionados no item 14 do Edital de Abertura nº 001/2018, via Sedex com AR (Aviso de Recebimento) até o dia 27/11/2018.

Correção de Provas

Nesta mesma edição do Diário Oficial, a Prefeitura também divulgou o resultado da prova de redação pós-recurso. (Secom/PMFS)

 
Separador
 
Enviado: 21.11.2018 | 7h36
 
Brasil

Temer vai ao Chile para assinar acordo de livre comércio

 

Temer vai ao Chile para assinar acordo de livre comércio

O presidente da República, Michel Temer, viajou hoje (21) para Santiago, no Chile, onde fica até a noite. Ao lado do presidente chileno, Sebastián Piñera, Temer assinará o acordo de livre comércio que reúne 17 itens. A expectativa é que o acordo incremente o comércio entre os dois países, ampliando as negociações e elevando o volume de mercadorias e produtos.

Um dos principais pontos envolve o fim da cobrança de roaming internacional para dados e telefonia móvel entre os dois países. Há ainda compromissos em comércio eletrônico, práticas regulatórias, medidas de combate à corrupção, meio ambiente e questões trabalhistas.

Em nota, o Itamaraty destaca os impactos do acordo na relação com o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, que está suspensa) e a Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Peru). “Constituirá, ao mesmo tempo, um vetor de aproximação entre o Mercosul e a Aliança do Pacífico e de reforço da integração regional.”

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 21.11.2018 | 7h00
 
Cidade, Bahia e Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Deputado Mandetta é confirmado como ministro da Saúde; Correio*: Os novos rumos do Mais Médicos; Tribuna da Bahia: “Não, aumento de imposto não”; Estadão: Para cumprir teto, Bolsonaro terá de cortar R$ 37 bi por ano; Folha de S. Paulo: Justiça sob Moro quer focar patrimônio de criminosos; O Globo: Futuro ministro diz que Mais Médicos é “convênio Cuba-PT”. 

 
Separador
 
Enviado: 20.11.2018 | 18h38
 
Furnas

Supremo desarquiva inquérito de Aécio Neves e determina prazo para PGR concluir caso

 

Supremo desarquiva inquérito de Aécio Neves e determina prazo para PGR concluir caso

O inquérito que apurava a suspeita de envolvimento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) em esquema de corrupção e lavagem de dinheiro em Furnas, estatal do setor energético, foi desarquivado por decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (20). Os ministros também determinaram que a Procuradoria-Geral da República (PGR) conclua a análise do caso dentro de um prazo de 60 dias.

O inquérito foi arquivado em junho deste ano pelo ministro Gilmar Mendes, ao alegar ofensa à dignidade do investigado. Em 2017, após investigação, a Polícia Federal indicou não ter conseguido comprovar que Aécio tivesse cometido crime.
 
A Procuradoria-Geral da República (PGR) havia pedido que o inquérito fosse encaminhado para a Justiça Federal do Rio de Janeiro. A justificativa foi de que o suposto crime havia sido praticado antes de Aécio Neves assumir o mandato senador de Minas Gerais e não era relacionado ao cargo que o tucano atualmente ocupa. Porém, para o ministro Gilmar Mendes, a mudança de entendimento da Corte sobre o alcance do foro privilegiado não deveria impedir o arquivamento do caso.
 
Separador
 
Enviado: 20.11.2018 | 18h02
 
Feira de Santana

Candidatos do concurso para professor devem apresentar prova de títulos

 

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana divulgou nesta terça-feira, 20, a lista de convocados para a prova de títulos do concurso público para professor da Rede Municipal. A lista está disponível no Diário Oficial. Os candidatos convocados devem, entre os dias 21 e 26 de novembro, preencher o formulário de cadastro de títulos no site: www.aocp.com.br. Após completado o preenchimento, o candidato deverá imprimir duas vias do comprovante de cadastro de títulos, reter uma para si e enviar a segunda via, juntamente com os documentos comprobatórios dos títulos relacionados no item 14 do Edital de Abertura nº 001/2018, via Sedex com AR (Aviso de Recebimento) até o dia 27/11/2018.

 
 

 

 
Separador
 
Enviado: 20.11.2018 | 17h31
 
Enem

Enem deve ter mudanças no próximos anos

 

Enem deve ter mudanças no próximos anos

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deve passar por mudanças nos próximos anos a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relativa ao ensino médio. Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (20), o Ministério da Educação homologou as diretrizes nacionais curriculares e sinalizou que o novo exame deve ser implantado a partir de 2021.

“A estrutura do ENEM vai observar o que o Novo Ensino Médio determina”, sinalizou o ministro da Educação, Rossieli Soares. Com a reformulação do exame, a aplicação da prova comum a todos os participantes deve acontecer apenas no primeiro dia, quando serão observadas as determinações da BNCC em termos de competências e habilidades. A mudança mais significativa envolve o segundo dia, quando o participante poderá escolher qual a área do conhecimento que deseja ser avaliado.
 
A mudança nas provas do último dia deve acompanhar as alterações apresentadas na BNCC. A proposta do Novo Ensino Médio é que apenas matemática e linguagens sejam ofertadas obrigatoriamente em todas as etapas. As outras áreas devem ser distribuídas ao ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 20.11.2018 | 17h31
 
Divas

Anitta e Ludmilla anunciam parceria

 

Anitta e Ludmilla anunciam parceria

De volta ao Brasil após participar de uma premiação nos Estados Unidos, Anitta fez show com Ludmilla na festa Combatchy, no Espaço das Américas, em São Paulo, nesta segunda-feira (19). As duas subiram ao palco juntas, cantaram, dançaram e animaram o público. A dona do hit "Paradinha" aproveitou para anunciar uma parceria com a funkeira para 2019: "Está no forno. Vocês não perdem por esperar". Em seu Stories, Lud comemorou o dueto com a Poderosa: "O show foi muito fod*. 

Os fãs especularam que a música "Não Perco Meu Tempo", que retrata o fim de um relacionamento, é uma indireta da cantora para o ex-marido, Thiago Magalhães. Porém, a funkeira afastou os rumores: "Sou diretona mesmo. Sempre fiz música assim, independentemente de ex ou não. O que eu queria com esse clipe era desproblematizar as relações. Qualquer relação é para ser vista como normal, cotidiana e sem rotular". O empresário, aliás, reforçou a declaração ao ser questionado por um internauta sobre a canção. "Ela nunca foi mulher de indireta. Isso é coisa da sua cabeça. Agora sendo bem direto: já deu, né?", disparou. (MSN)
 
Separador
 
Enviado: 20.11.2018 | 16h41
 
Violência

Ator Rafael Cardoso tem carro roubado em arrastão no Rio

 

Ator Rafael Cardoso tem carro roubado em arrastão no Rio

O ator Rafael Cardoso viveu momentos de tensão ao passar por um arrastão, na última quinta-feira (15), no Rio de Janeiro. “Fui assaltado na Washington Luís, tomei um monte de tiro, graças a Deus não morri”, contou nos stories do Instagram de sua mulher, Mariana Bridi. “Fui o segundo carro. Saiu um cara com arma na minha cabeça, arma na barriga, tomei uma pistolada no peito. Além disso, os caras não satisfeitos em terem levado nosso carro, na hora que eles estavam saindo, estava eu e o Paulo – nosso funcionário, meu irmãozão – eles começaram a atirar na gente. A gente correu igual sei lá o que pra ir embora”, contou.

Segundo o ator, o episódio o motivou a se afastar de suas redes sociais por algum tempo: “Isso pra mim foi um divisor de águas. Vou fazer só o que importa pra mim de verdade, o que acho importante. Então não tô mais no Instagram por um tempo. Um beijo, até já!”
 
Separador
 
Enviado: 20.11.2018 | 15h45
 
La Casa de Papel

La Casa de Papel ganha melhor série dramática no Emmy Internacional

 

La Casa de Papel ganha melhor série dramática no Emmy Internacional

Os vencedores do Emmy Internacional foram anunciados pela International Academy of Television Arts & Sciences, e apesar de vários brasileiros terem aparecido entre as principais nomeações, o país acabou saindo sem nenhuma estatueta. Confira abaixo a lista:

 

Melhor Programa de Arte: David Stratton’s Story of Australian Cinema (Austrália); Dreaming of a Jewish Christmas (Canadá); Etgar Keret, based on a true story (Países Baixos); Words in Series (Brasil) 

Melhor Ator: Julio Andrade em Um Contra Todos (Brasil); Billy Campbell em Cardinal (Canadá); Lars Mikkelsen em Ride Upon the Storm (Dinamarca); Tolga Saritaş em Soz (Turquia) 

Melhor Atriz: Thuso Mbedu em Is’thunzi (África do Sul); Anna Schudt em Ein Schnupfen hätte auch gereicht (Alemanha); Emily Watson em Apple Tree Yard (Reino Unido); Denise Weinberg em Psi (Brasil) 

Melhor Comédia: Club of Crows (México); The End of Comedy (Espanha); Nevsu (Israel); Workin’ Moms (Canadá)

Melhor Documentário: Puck’s World (Pa&iacu...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 20.11.2018 | 15h05
 
Novo Governo

Bolsonaro anuncia deputado Mandetta para ministro da saúde

 

Bolsonaro anuncia deputado Mandetta para ministro da saúde

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou nesta terça-feira (20) o nome do deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) para ser o novo ministro da Saúde. O anúncio foi feito pelo Twitter de Bolsonaro, depois de encontro com representantes das Santas Casas e deputados da Frente Parlamentar de Saúde. Mandetta será o terceiro ministro do DEM no governo Bolsonaro. Já foram anunciados, além dele, Onyx Lorenzoni (DEM-RS) para a Casa Civil e Tereza Cristina (DEM-MS) para a Agricultura. 

O futuro ministro é ex-secretário de Saúde de Campo Grande. Ele está no segundo mandato de deputado federal e neste ano não foi candidato nas eleições. O nome já vinha circulando entre os especulados para a pasta. Bolsonaro mesmo declarou no dia 13 que Mandetta era um dos seus intelocutores na área e poderia ser ministro.
 
O deputado é investigado pela suspeita de fraude em licitação, tráfico de influência e caixa 2 no contrato para implementação de um sistema informatizado na área da saúde de Campo Grande. Por conta de uma ação civil pública no caso, ele chegou a ter bons bloqueados. Na ocasião, Mandetta negou as irregul...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 20.11.2018 | 14h29
 
Caiu

Facebook e Instagram ficam fora do ar

 

Facebook e Instagram ficam fora do ar
Facebook e Instagram ficam fora do ar As redes sociais mais populares no Brasil, o Facebook e o Instagram, registraram instabilidade no final da manhã desta terça-feira (20). Ao tentar acessar as páginas, é exibida a mensagem: "Sorry, something went wrong. We’re working on it and we’ll get it fixed as soon as we can" ("Desculpe, algo deu errado. Estamos trabalhando e vamos corrigir o problema assim que possível", em tradução livre do inglês). De acordo com o site DownDetector quase 700 reclamações sobre o erro foram registradas a partir das 11h30 desta terça. Ainda segundo o site, a instabilidade atingiu várias localidades do mundo. Até o momento, o Facebook (que também detém o Instagram) ainda não se pronunciou. Portanto, não há previsão de normalização.
 
Separador
 
Enviado: 20.11.2018 | 12h33
 
Brasil

Novo edital do Mais Médicos é publicado no Diário Oficial

 

Novo edital do Mais Médicos é publicado no Diário Oficial

O novo edital do programa Mais Médicos está publicado hoje (20) no Diário Oficial da União seção 3, página 134.

A publicação ocorre no dia seguinte ao anúncio do Ministério da Justiça de que serão ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 áreas indígenas, antes ocupadas por médicos cubanos.

A relação de todos os locais para os quais serão destinadas as vagas está no edital. O texto apresenta em detalhes os oito perfis das localidades que poderão ser escolhidas pelos profissionais que se candidatarem ao programa.

Para os médicos que trabalharão em áreas indígenas, haverá escalas das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), cuja permanência no território poderá ocorrer por períodos de 32 horas semanais - 10, 15 e até 30 dias.

Remuneração

Os profissionais selecionados receberão salário de R$ 11.8...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 20.11.2018 | 12h02
 
Futebol

Brasil enfrenta Camarões nesta terça em seu último jogo amistoso do ano

 

Brasil enfrenta Camarões nesta terça em seu último jogo amistoso do ano

Em seu último amistoso no ano de 2018, a Seleção Brasileira encara Camarões nesta terça-feira (20), às 17h30 (Brasília). O duelo será no MK Stadium, em Milton Keynes, na Inglaterra. Este será o primeiro confronto do Brasil diante de um rival africano desde que Tite assumiu o comando, em agosto de 2016.

Algumas mudanças já estão previstas em relação ao time que enfrentou o Uruguai. Com Marcelo lesionado, Alex Sandro assume a lateral esquerda - Filipe Luís foi titular contra o rival sul-americano. Paulinho deve ganhar uma vaga no meio-campo; Marquinhos e Pablo irão compor a zaga da Canarinho.

Tite segue na missão de analisar o máximo de jogadores possível para a Copa América de 2019. Prova disso serão as escalações de Ederson, Marquinhos, Pablo, Alex Sandro e Firmino nesta sexta-feira - já são três alterações no Brasil em relação ao elenco que enfrentou o Uruguai.

O comandante, porém, alegou não poder alterar a escalação inteira de uma só vez. Em entrevista coletiva, Tite falou sobre as dificuld...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 20.11.2018 | 11h39
 
Brasil

Pagamento do 5º lote do abono do PIS/Pasep começa hoje

 

Pagamento do 5º lote do abono do PIS/Pasep começa hoje

Começa hoje (20) o pagamento do quinto lote do abono salarial dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) 2018-2019, ano-base 2017.

O lote inclui os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em novembro e os servidores públicos com final de inscrição 4.

A estimativa do Ministério do Trabalho é que mais de R$ 1,4 bilhão sejam pagos a aproximadamente 1,8 milhão de trabalhadores.

O PIS é pago na Caixa Econômica Federal e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Correntistas da Caixa e do Banco do Brasil tiveram os valores depositados em suas contas respectivamente nos dias 13 e 14.

Quem tem direito

O ministério lembra que tem direito ao abono salarial ano-base 2017 quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias naquele ano, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos, e teve seus dados informados corretamente pelo empreg...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 20.11.2018 | 10h11
 
20 de Novembro
 

Dia Da Consciência Negra

 
Dia Da Consciência Negra
 
Separador
 
Enviado: 20.11.2018 | 9h06
 
Parabéns!

Geilson apresenta Moção pelo aniversário de Anguera

 

Geilson apresenta Moção pelo aniversário de Anguera

O deputado Carlos Geilson apresentou, à Assembleia Legislativa da Bahia, uma Moção de Congratulações ao município de Anguera pela passagem do seu aniversário de 57 anos de emancipação político-administrativa, comemorado no dia 20 de novembro.

Anguera, município integrante do Território de Identidade Portal do Sertão, é uma das cidades baianas que tem nos festejos juninos uma das marcas da sua cultura popular. Com expressiva população católica, o município tem Nossa Senhora da Conceição como padroeira.

Num passado distante, o território de Anguera foi habitado pelos índios paiaiás. No século XIX, os exploradores se firmaram no local trazendo o conhecimento da língua portuguesa e a prática do catolicismo. Desta forma, construíram no lugar uma escola e uma igreja, obras realizadas pelo capitão José Marques de Oliveira Lima em sua propriedade, a Fazenda Almas. O feito atraía diversas famílias, que passaram a residir no território e deram origem ao povoado de Almas.

No decorrer dos anos, os tropeiros que trafegavam pe...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 20.11.2018 | 9h04
 
Novembro Negro

Bahia ganha aplicativo gratuito para registro de denúncias contra racismo e intolerância religiosa

 

Bahia ganha aplicativo gratuito para registro de denúncias contra racismo e intolerância religiosa

Para atender a uma das demandas sociais da população majoritária, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) lançou o aplicativo Mapa do Racismo e Intolerância Religiosa.

A ferramenta é gratuita e o download pode ser feito em dispositivos dos sistemas android ou iOS

O mapa registra denúncias de discriminação racial, intolerância religiosa, injúria racial e racismo institucional. A ocorrência pode ser feita de forma anônima, para a preservação da imagem do indivíduo denunciante.

Estatisticamente, Salvador é a capital brasileira mais negra do país. Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no ano passado, 82,7% da população soteropolitana se declara como não branca, sendo 36,5% pretos e 45,6% pardos.

O aplicativo foi criado a partir da necessidade de identificar as áreas onde os casos acontecem com mais frequência, para que sejam tomadas medidas educativas de prevenção e correção na área. A ferramenta é ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2018
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov |
2017
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |