] Carlos Geilson
Logo
 
Bahia, quinta-feira, 14 de dezembro de 2017
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 
 
Enviado: 13.12.2017 | 13h32
 
Economia

Presidente do BC alerta para risco de bolha em mercado de moedas virtuais

 

Presidente do BC alerta para risco de bolha em mercado de moedas virtuais

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, alertou para o risco de bolha no mercado de moedas virtuais. “Moedas virtuais do jeito que estão hoje com essa subida vertiginosa, onde não há lastro, não há ninguém para regular, levam a um risco tal que o Banco Central emitiu um comunicado alertando para os riscos”, disse o presidente, em entrevista à imprensa hoje (13). Ele destacou que essas moedas têm atualmente duas funcionalidades. Uma delas é comprar para vender na frente com a alta. “É uma bolha, uma pirâmide”, disse. A outra “funcionalidade” é usar como instrumento de atividade ilícita. “Usar as moedas virtuais não isenta da pena, da punição”, alertou. O interesse crescente dos agentes econômicos pelo uso das chamadas moedas virtuais levou o Banco Central a divulgar comunicado, em novembro, sobre o risco desse tipo de moeda, que, além de não ser emitida, não tem a garantia de qualquer autoridade monetária. De acordo com o BC, as moedas virtuais podem também não ter a garantia de conversão para moedas soberanas, como, por exemplo, a libra esterlina, e “tampouco são lastreadas em ativo real de qualquer espécie, ficando todo o risco com os detentores”. “Seu valor decorre exclusivamente da confian&ccedi...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 13.12.2017 | 13h00
 
Futebol

Diego Cerri diz não ao Santos e seguirá na direção de futebol do Bahia

 

Diego Cerri diz não ao Santos e seguirá na direção de futebol do Bahia

Publicado inicialmente pelo GloboEsporte.com e confirmado pelo Bahia Notícias, Diego Cerri disse não à proposta do Santos, nesta quarta-feira (13), e seguirá como diretor de futebol do Bahia. Cerri foi procurado pela reportagem do BN e afirmou que vai continuar no Esquadrão de Aço em 2018. Ele chegou ao Fazendão em 2016 e antes de ser promovido a diretor, foi gerente de futebol do clube, desde a saída de Nei Pandolfo. A maior conquista do Tricolor neste ano foi a Copa do Nordeste. Eleito presidente no pleito realizado no último sábado (9), Guilherme Belintani confirmou Diego Cerri continua no Bahia. (Bahia Notícias)

 
Separador
 
Enviado: 13.12.2017 | 12h32
 
Fama e Famosos

Anitta aparece em lista da Billboard com os 50 artistas mais influentes nas redes sociais em 2017

 

 Anitta aparece em lista da Billboard com os 50 artistas mais influentes nas redes sociais em 2017

Anitta é a única brasileira aparecer no Social 50 de 2017 da Billboard. O ranking mostra quais foram os cinquenta artistas mais influentes nas redes sociais no ano. Anitta aparece na 45ª posição da lista. A banda sul-coreana BTS ficou no topo. Ao longo do ano, a popularidade é determinada por uma fórmula que mistura o número de amigos, fãs e seguidores nas redes sociais dos artistas, além das execuções das músicas e de visitações nas páginas oficiais e seus vídeos.

Confira o TOP 10 do "Social 50" da Billboard:

1.    BTS
2.    Ariana Grande
3.    Justin Bieber
4.    Shawn Mendes
5.    Maluma
6.    Demi Lovato
7.    Selena Gomez
8.    Miley Cyrus
9.    Rihanna
10.    Nicki Minaj

Com informações do G1.

 
Separador
 
Enviado: 13.12.2017 | 12h08
 
Brasil

Temer cancela agenda em Brasília e vai a São Paulo para fazer revisão urológica

 

Temer cancela agenda em Brasília e vai a São Paulo para fazer revisão urológica

O presidente Michel Temer (PMDB) cancelou a agenda desta quarta-feira (13) para fazer uma "revisão urológica" em São Paulo. A informação foi divulgada pelo blog de Andréia Sadi, no G1. De acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, o peemedebista vai voltar ao Hospital Sírio-Libanês, onde foi submetido a uma cirurgia na próstata em outubro. Temer estaria com dificuldade para urinar por causa de novo estreitamento da uretra. Uma nova cirurgia será feita por Roberto Kalil e Miguel Srougi. O presidente deve retornar para Brasília ainda nesta quarta. (Metro 1)

 
Separador
 
Enviado: 13.12.2017 | 11h39
 
Feira de Santana

Intereduc encerra ano letivo com mais de 4.400 atendimentos aos alunos

 

Intereduc encerra ano letivo com mais de 4.400 atendimentos aos alunos

Com mais de 4.400 atendimentos aos estudantes da Rede Municipal de Ensino realizados em 2017, o Centro Interprofissional de Apoio Educacional Marliete Santana Bastos – INTEREDUC – promoveu nesta segunda-feira, 11, o encontro de encerramento das atividades deste ano. Profissionais da equipe multidisciplinar, alunos e familiares socializaram os resultados das oficinas e confraternizaram-se. Apresentações lúdicas marcaram a celebração de fim de ano: teve música, dramatização e homenagens entre os profissionais e estudantes. O Intereduc oferece atendimento especializado funcional, psicológico e psicopedagógico a estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino. Está localizado na Rua Domingos Barbosa de Araújo, 363, na Kalilândia. No entanto, no próximo ano será relocado para novo endereço na avenida Maria Quitéria. (Secom)

 
Separador
 
Enviado: 13.12.2017 | 11h06
 
Brasil

Câmara aprova PL que regulamenta atividade de agentes comunitários e de endemias

 

Câmara aprova PL que regulamenta atividade de agentes comunitários e de endemias

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (12) o projeto de lei 6.437/16, que regulamenta a atividade dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias. A sessão foi presidida pela deputada federal Alice Portugal, que foi uma das principais articuladoras do texto na Câmara. O PL segue para sanção presidencial. “A aprovação deste projeto foi um gesto de justiça. Os agentes são o exército civil do SUS. São aqueles que vão nos rincões mais longínquos da nação brasileira. Hoje homenageamos a todos os agentes comunitários do Brasil e em especial a Ruth Brilhante que nos deixou no meio desta luta. Viva os Anjos do SUS”, afirmou Alice. Além de dispor sobre as atribuições das duas profissões, o texto amplia o grau de formação profissional e determina condições e tecnologias necessárias para cursos de aprimoramento de agentes comunitários serem implantados. Outra proposta referente à categoria está tramitando no Congresso: a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 22/11), que define planos de carreira, piso salarial e índice de reajuste das categorias. (Bahia Notícias)

 
Separador
 
Enviado: 13.12.2017 | 10h38
 
Tecnologia

Sua senha vazou? Saiba o que fazer para se proteger

 

Sua senha vazou? Saiba o que fazer para se proteger

Troque suas senhas. Esta é a principal recomendação para usuários, após a divulgação do vazamento de 1,4 bilhão de logins e senhas, revelada nessa terça-feira (12) por uma empresa de segurança digital. O arquivo de 41 Gb inclui informações de acesso a serviços como Netflix, LinkedIn e My Space. Preocupado? Saiba como descobrir se seus dados foram vazados.

COMO SABER SE MINHA SENHA VAZOU?

O site Have I Been Pwned (algo como "Fui Enganado", em tradução livre) é um dos principais serviços para verificar se seus dados foram comprometidos, neste ou em outros episódios de vazamento. A ferramenta é em inglês, mas é fácil de usar: basta digitar o e-mail no campo e teclar Enter. O site também detalha em que serviços você foi hackeado.

ACHO QUE MINHA SENHA VAZOU. E AGORA?

A dica é, em casos como esse, trocar de senha. Aliás, a recomendação de especialistas é trocar de senha periodicamente. Vale também rever as perguntas secretas, como "qual é o nome da sua mãe?".


O QUE FAZER PARA ME PROTEGER MAIS DAQUI PARA FRENTE?

Considere ativar a chamada verificação em dois passos. Servi&cced...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 13.12.2017 | 10h08
 
Saúde

Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país

 

Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país

Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada nesta quarta-feira (12) pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O serviço já era regulamentado em alguns estados, como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal. Com a decisão, que será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias, ele será estendido às demais unidades da federação. A resolução também estabelece exigências para estabelecimentos de saúde que vão oferecer o serviço. Esses devem estar inscritos no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), disponibilizar o calendário nacional de vacinação e os tipos de medicamentos disponíveis aos clientes. Em cada local é obrigatória a designação de um responsável técnico e a contratação de profissionais habilitados para aplicar vacinas, com a realização de capacitações constantes. As instalações precisam ser adequadas e seguir parâmetros estabelecidos nas normas do setor, como ambiente refrigerado para armazenar as vacinas ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 13.12.2017 | 9h36
 
Esporte

Eleição para presidência do Vitória é realizada hoje

 

Eleição para presidência do Vitória é realizada hoje

Nesta quarta-feira (13), 2.836 sócios estão aptos e terão a oportunidade de, pela primeira vez na história do Esporte Clube Vitória, votar no presidente que desejarem. O sócio terá de 8h às 20h para ir ao Estádio Manoel Barradas, especificamente na sede do projeto Vitória Cidadania (SEDUR), localizada no Estacionamento do Barradão, e digitar nas urnas o número da chapa do seu candidato favorito. Ano passado, 1.920 associados estavam aptos para votarem no Conselho Deliberativo, o qual depois de alguns dias escolheria por aclamação o presidente. Mas 1.590 sócios votaram e com 528 votos deu a chapa "Vitória do Torcedor" e estes elegeram Ivã de Almeida para assumir a função. Em menos de um ano na presidência, Ivã pediu afastamento por duas vezes e finalmente decidiu renunciar no dia 26 de novembro. Este ano, cinco chapas estão inscritas para o pleito eleitoral: Ricardo Presidente, que tem Ricardo David como presidente e Chico Sales vice; Amor de Leão, tendo Raimundo Viana como presidente e Djalma Abreu vice; Vitória Unido, Vitória Forte, presidente Manoel Matos e vice Lucas Brandão; Modernizar para vencer, que tem Tiago Ruas presidente e Mateus Silva vice; e a chapa Democracia Vitoriana, com Gilson Presídio para presidente e Gabriel Presídio vice....

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 13.12.2017 | 9h04
 
Bahia e Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Acordo para indenizar poupadores é fechado; Correio*: PF ataca coração financeiro de facção baiana; Tribuna da Bahia: 24 de janeiro, o Dia D para Lula; Folha de S. Paulo: Acordo libera em 2018 até R$ 5 bilhões a poupadores.

 
Separador
 
Enviado: 12.12.2017 | 17h58
 
Assembleia Legislativa

Geilson diz que criminalidade na Bahia tem que ser analisada sem a estupidez da demagogia

 

Geilson diz que criminalidade na Bahia tem que ser analisada sem a estupidez da demagogia

“Nunca antes, na História da Bahia, se matou tantas crianças e adolescentes com armas de fogo como agora, neste período em que o Estado é governado pelo PT”, lamentou o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia, na tarde desta terça-feira (12/12). Um estudo divulgado hoje pela Fundação Abrinq – organização criada pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos – mostra que 30 crianças e adolescentes são assassinadas por dia no Brasil, sendo a maioria, negros e pobres. E a Bahia responde por pouco mais de 10% dessas mortes. “Em nossa terra, 10 crianças e adolescentes são mortos a bala a cada três dias. A cada 8 horas, mata-se uma criança ou um jovem na Bahia. A bala”, protestou Geilson. O estudo mostra ainda que o risco de um jovem negro morrer por homicídio no Brasil é quase três vezes maior que o de um adolescente branco. Na Bahia, é quase quatro vezes. “E que não se venha aqui dizer que isso é resultado do governo golpista, nem que a culpa é do presidente Michel Temer. Não! O estudo, denominado “A Criança e o Adolescente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, usou dados do ano de 2015 para traçar as análise...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 12.12.2017 | 17h29
 
Brasil

Investimentos em filantropia no Brasil têm redução de 19% devido à crise

 

Investimentos em filantropia no Brasil têm redução de 19% devido à crise

Os investimentos privados com foco em benefícios sociais caíram cerca de 19% no Brasil no ano passado, de acordo com relatório divulgado nesta terça-feira (12), no Rio de Janeiro, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).  De acordo com o documento, a crise econômica que o Brasil atravessa foi a responsável pela redução dos investimentos em filantropia, que somaram R$ 2,9 bilhões, em 2016. Este é o primeiro relatório da Plataforma de Filantropia no Brasil, formada por fundações e institutos que investem em benefícios sociais e ambientais no país. A gerente de Parcerias para o Setor Privado do PNUD, Luciana Aguiar, avaliou que os investimentos brasileiros em filantropia podem voltar a crescer e deixou claro que a queda ocorreu em investimentos em que não se espera retorno. “É uma doação”, sem retorno financeiro, disse. “É um capital que espera retorno em impacto social e ambiental, em benefício da sociedade”, é um tipo de retorno diferenciado, ressaltou. As empresas privadas montam seus institutos e fundações corporativos e familiares e fundações de institutos independentes. A Plataforma da Filantropia junta esses atores para uma atuação coordenada, com foco no desenvolvime...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 12.12.2017 | 17h02
 
Brasil

Agripino Maia se torna réu no STF por corrupção passiva e lavagem de dinheiro

 

Agripino Maia se torna réu no STF por corrupção passiva e lavagem de dinheiro

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou nesta terça-feira, 12, por 4 votos a 1, denúncia contra o senador e presidente do DEM José Agripino Maia (RN) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A investigação foi aberta em 2015, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), para apurar se o senador recebeu propina da construtora OAS em troca de auxílio político à empresa, para facilitar a liberação de recursos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) direcionados à construção da Arena das Dunas, para a Copa do Mundo de 2014. A empreiteira venceu a licitação da obra na gestão de Rosalba Ciarlini (DEM) no governo do Rio Grande do Norte. A denúncia afirma que o senador Agripino Maia influenciou a mudança de parecer do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, que não havia aceitado, num primeiro momento, a documentação enviada pela OAS sobre a construção da Arena. O impasse travou inicialmente o repasse de recursos do BNDES à empreiteira. Pela atuação no caso, o senador Agripino teria recebido vantagens indevidas por meio de dinheiro em espécie e doação eleitoral da construtora. Para o relator do caso, ministro Lu&iac...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 12.12.2017 | 16h33
 
Feira de Santana

Lutador do UFC participa de seminário sobre MMA em Feira

 

Lutador do UFC participa de seminário sobre MMA em Feira

Nesta quarta-feira (13) ás 19h30, acontece na academia Fight House, situada na Avenida ACM, 133, bairro Cidade Nova, o Seminário de MMA e Brazilian Jiu-Jitsu, com o campeão do TUF Brasil e atleta do UFC, Antônio “Cara de Sapato”. Antônio iniciou sua carreira no MMA em 2013, lutando em eventos no Nordeste do Brasil. "Cara de Sapato" treinou durante um tempo na equipe Nordeste Jiu-Jitsu e na Champion Team, ao lado de lutadores do UFC como Hugo Viana e o ex-campeão peso pesado do UFC, Júnior dos Santos. Segundo o líder da Fight House, Renato Velame, o evento é uma grande oportunidade para professores, atletas e o público em geral aprender mais a respeito de um dos esportes que mais cresce no mundo. “Estamos trazendo uma grande fera do UFC e TUF Brasil, campeão mundial de jiu-jitsu. Um dos melhores atletas, que já treinei no jiu-jitsu. Lembrando que o seminário é aberto para todos os amantes das artes marciais, principalmente para aqueles que são fãs da arte suave, muaythai. Conto com a presença de todos e pode ter certeza será um vento inesquecível”, disse. O investimento para participar do seminário é de R$ 50 mais um quilo de alimento não perecível. Mais informações através do telefone (75) 30223397. (Folha do Estado)...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 12.12.2017 | 16h01
 
Brasil

Marcelo Calero denuncia à PGR que foi ameaçado de morte por Lúcio Vieira Lima

 

Marcelo Calero denuncia à PGR que foi ameaçado de morte por Lúcio Vieira Lima

O ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, denunciou à Procuradoria-Geral da República (PGR) que foi ameaçado de morte pelo deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA). De acordo com informações do site O Antagonista, Calero já formalizou junto ao órgão um pedido de investigação de crime contra o parlamentar. O ex-ministro aponta que a ameaça foi feita em novembro de 2016, durante uma conversa de Lúcio com o presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, que posteriormente relatou o caso ao ex-ministro. A ameaça de morte teria acontecido em razão do caso envolvendo o prédio La Vue, localizado em Salvador. Calero afirmou que foi pressionado por Geddel Vieira Lima para liberar a construção do imóvel. A denúncia provocou a saída de Geddel do cargo de ministro da Secretaria de Governo do presidente Michel Temer. (Bahia Notícias) 

 
Separador
 
Enviado: 12.12.2017 | 15h30
 
Tecnologia

Por que atualizar computador é mais importante até que antivírus para evitar ciberataques

 

Por que atualizar computador é mais importante até que antivírus para evitar ciberataques

Informações de 143 milhões de americanos vazaram em um dos maiores ciberataques dos últimos tempos em meados deste ano, quando hackers invadiram o sistema da empresa de gestão de crédito Equifax. O método foi menos cinematográfico do que o crime em si: eles descobriram um acesso aos dados por meio de um software que estava desatualizado havia dois meses. Aplicativos, softwares e sistemas operacionais ganham atualizações não apenas para melhorar sua aparência e a experiência dos usuários, mas principalmente para corrigir falhas de segurança. A exploração de vulnerabilidades é uma das principais portas de entradas para hackers, que na última década transformaram o cibercrime "de uma brincadeira em um negócio lucrativo", define Douglas Santos, que trabalha no Laboratório de Ameaças do Canadá da Fortinet, multinacional de segurança de rede. Mesmo com o aumento expressivo do volume de ataques - e do valor das perdas -, ainda é grande o número de empresas e de usuários de computadores pessoais que são atacados por causa de descuidos como o da Equifax. As violações de dados custarão às empresas americanas US$ 4,1 milhões (R$ 13,5 milhões) neste ano, de acordo com o estudo "Cost of...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 12.12.2017 | 15h00
 
Futebol

Bellintani comenta sobre elenco, saída de preparador de goleiros e expectativas

 

Bellintani comenta sobre elenco, saída de preparador de goleiros e expectativas

Antes mesmo de ter tomado posse, Guilherme Bellitani já trabalha à frente do Bahia. Foi o que garantiu o novo presidente, um dia após ter sido eleito. "Na verdade, as mangas já foram arregaçadas. Começamos as reuniões de trabalho ontem. A missão que a torcida me deu não merece descanso. Já trabalhamos no domingo, trabalhamos muito hoje para fazer uma transição com maturidade, cuidado. Esse processo já começou", disse em entrevista ao programa oficial de rádio do clube. O dirigente também comentou sobre os principais assuntos dos bastidores do Tricolor. Um deles, a formação do elenco para a temporada 2018. "Minha ideia é ter 18 atletas de titularidade incontestável, que possam jogar. Precisamos ter uma composição de elenco de forma que quem entra o time não sinta, não tenha queda de rendimento. Isso funciona em um ano que temos cinco competições e Copa do mundo, um calendário apertado. Minha prioridade é fazer um elenco competitivo para as cinco competições", destacou. O mandatário falou sobre suas prioridades neste início de mandato. "Quando a gente fala de prioridade, termo recorrente, divirjo um pouco. Não significa deixar de fazer outra coisa. Renovar atletas e buscar um c...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 12.12.2017 | 14h29
 
Brasil

Raquel Dodge diz que analisará relatório de CPMI que pede indiciamento de Janot

 

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse nesta terça-feira, 12, que irá analisar o relatório da CPI mista da JBS após ser comunicada pelos parlamentares. Nesta manhã, o relator, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), anunciou que pediu em parecer final o indiciamento do ex-procurador-geral Rodrigo Janot e do seu ex-chefe de gabinete, o procurador Eduardo Pelella. Questionada, Raquel Dodge disse que ainda não recebeu “nenhum indicativo” da CPI sobre esse assunto. “Assim que recebermos haverá análise adequada sobre o tema”, afirmou Raquel. Ela evitou se posicionar quando questionada se as conclusões da CPI são uma tentativa de intimidar o Ministério Público. “Não me cabe fazer consideração sobre a intenção, o que posso lhes dizer é que quando receber documentos haverá análise adequada no momento oportuno”, afirmou a PGR. Raquel conseguiu impedir, por meio de pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF), que a CPI convocasse Pelella. Ao levar o tema ao Supremo, a procuradora-geral afirmou que “o declarado propósito da CPI é o de buscar elementos para revelação de crimes e malfeitos funcionais. Esse, contudo, não é temário a que o Poder Legislativo possa dedicar-se. Investigação c...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 12.12.2017 | 14h00
 
Política

Eunício coloca 18 projetos em votação para limpar pauta do Senado

 

Eunício coloca 18 projetos em votação para limpar pauta do Senado

Em um ritmo frenético, o plenário do Senado, que iniciou na manhã desta terça-feira, 12, uma sessão extraordinária, trabalha para votar 18 projetos de lei antes do início da sessão do Congresso (Câmara e Senado), prevista para as 14 horas. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse que sua intenção é colocar em pauta todas as medidas que exigem votação nominal. Muitas delas estão recebendo hoje parecer favorável da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), como a proposta que institui um Refis para micro e pequenas empresas. A intenção de Eunício é limpar a pauta do Senado antes do recesso parlamentar, que deve ser iniciado na semana que vem. “Com isso, limparemos a pauta e, se Deus quiser, até a próxima terça-feira, no máximo, votaremos a LOA, para que saiamos todos, como determina a Constituição, de férias com o dever cumprido”, disse Eunício no começo da sessão. O esforço ocorre mesmo com Eunício sofrendo com uma faringite aguda, segundo anunciou no plenário. Há pouco, disse estar com febre enquanto comanda a sessão. Até o momento, três projetos já foram aprovados no plenário. (Estadão)

 
Separador
 
Enviado: 12.12.2017 | 13h31
 
Educação

Inscrições no Sisu começam no dia 29 de janeiro

 

Inscrições no Sisu começam no dia 29 de janeiro

As inscrições na primeira edição de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terão início no dia 29 de janeiro e vão até as 23h59 de 1º de fevereiro de 2018. Serão oferecidas 239.601 oportunidades em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O processo ocorre duas vezes por ano e cada candidato pode fazer até duas opções de curso. Podem concorrer estudantes que tenham feito o Enem 2017 e obtido nota acima de zero na prova de redação. No site do Sisu, o candidato pode acessar a lista de cursos, instituições participantes e municípios que oferecem as vagas. Para se candidatar, o estudante deverá acessar o mesmo endereço eletrônico, informar o número de inscrição e a senha do Enem e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de cursos. (Agência Brasil)

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2017
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |
2016
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |