Logo
 
Bahia, terça-feira, 22 de junho de 2021
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 15.6.2021 | 16h48
 
Política

“A mudança na regra eleitoral a cada nova eleição não contribui com a democracia”

 

“A mudança na regra eleitoral a cada nova eleição não contribui com a democracia”

O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) criticou a iniciativa do Congresso de alterar, novamente, a regra eleitoral para as eleições de 2022. A crítica foi feita durante discurso, agora a pouco, em sessão virtual na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). De acordo com o deputado, a mudança da regra, a cada nova eleição, não contribui com a democracia. “A nossa democracia precisa de um sistema político forte, sólido, e não uma regra que se modifique a cada eleição”, discursou. Geilson também aproveitou para a reforçar que uma nova mudança na regra vai confundir ainda mais os eleitores.

 
Separador

Enviado: 15.6.2021 | 15h39
 
Feira de Santana

Motorista que atropelou clientes de bar não tem CNH e confessou ter ingerido álcool

 

Motorista que atropelou clientes de bar não tem CNH e confessou ter ingerido álcool

A mulher que dirigia o carro que invadiu um bar em Feira de Santana e atingiu vários clientes do estabalecimento, na noite de sábado (12), prestou depoimento na delegacia e admitiu que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e consumia bebida alcoólica momentos antes do acidente.

A informação foi divulgada pela delegada Ludmilla Vilas Boas, responsável pelas investigações, que afirmou também que a mulher disse passar por problemas psicológicos por causa da perda recente de um filho.
 
Segundo a delegada, a mulher confessou não dominar a direção de veículos automáticos e disse que atingiu as pessoas que estavam no bar sem intenção de provocar o acidente. Cerca de 15 pessoas foram intimadas para comparecer à delegacia para prestar esclarecimentos, na condição de vítimas ou testemunhas. 
 
Separador

Enviado: 15.6.2021 | 15h08
 
Brasil

Bandeiras tarifárias da contas de luz devem ficar ainda mais caras

 

Bandeiras tarifárias da contas de luz devem ficar ainda mais caras

As contas de luz devem ficar mais caras em todo país, diante da pior crise hídrica na região das hidrelétricas dos últimos 91 anos e do acionamento de usinas termelétricas para garantir o fornecimento de energia. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai aumentar os valores das bandeiras tarifárias, uma sobretaxa que é acionada quando o custo da geração de energia sobe.

Em entrevista, o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, disse que os valores ainda não foram definidos, mas a decisão será tomada nas próximas semanas. A bandeira tarifária é um adicional cobrado nas contas de luz para cobrir o custo da geração de energia por termelétricas, o que ocorre quando o nível dos reservatórios das hidrelétricas está muito baixo.
 
O mecanismo também serve para o consumidor ficar ciente do custo da geração de energia, ao dividir o sistema em três cores: verde, amarela e vermelha (que tem dois patamares). A previsão de analistas é manter a bandeira vermelha 2 até novembro, quando tem início o período de chuvas.
 
Separador

Enviado: 14.6.2021 | 20h35
 

Acidente na São Domingos: Vítimas registram queixa na Polícia Civil contra motorista

 

Acidente na São Domingos: Vítimas registram queixa na Polícia Civil contra motorista
Dois clientes feridos durante a invasão de uma caminhonete a um bar na rua São Domingos, no sábado (12), à noite, prestaram queixa nesta segunda-feira (14) no Complexo do Jomafa. A condutora do veículo foi intimada, mas até a publicação da matéria não havia comparecido à Delegacia para prestar depoimento.
 
Duas pessoas que estavam no bar e sofreram ferimentos compareceram nesta segunda à Delegacia para prestar queixa. Os nomes não foram informados.
 
Entrevistada pelo repórter Carlos Valadares, do programa Jornal TransBrasil, de Carlos Geilson, a delegada Ludmila Vilas Boas Santos, que responde pela Primeira Delegacia, informa o seguinte: “Foram ouvidas duas vítimas e encaminhadas à perícia. Ouvimos, também, o dono do bar. Estamos colhendo as primeiras declarações. É prematuro fazer conjecturas. Não podemos investigar com base em imagens. Precisamos dos depoimentos”.
 
A delega Ludmila revelou, ainda, que o veículo foi retirado de forma indevida do local. “Policiais o localizaram em uma borracharia no bairro O...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 14.6.2021 | 17h40
 
Bahia

Polícia investiga se médico que confessou matar colega usou CRM com nome de outra pessoa para atender pacientes

 

A Polícia Civil da Bahia investiga se médico Geraldo Freitas Junior, que confessou matar colega de profissão, o acreano Andrade Lopes Santana, 32 anos, usou o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) com nome de outra pessoa para atender pacientes na cidade de Santa Terezinha, a cerca de 210 km de Salvador.

A informação foi divulgada pelo coordenador de polícia da região, delegado Roberto Leal, hoje (14), durante o programa Bahia Meio Dia, da TV Subaé, afiliada da TV Bahia. “Todo médico estrangeiro recebe uma autorização do Ministério da Saúde apenas para trabalhar no serviço Mais Médicos. Ele poderia trabalhar apenas nessa situação. Contudo, já há informações juntadas aos autos, de que ele, usando o CRM de outro médico, exerceu funções na cidade de Santa Terezinha. Nós estamos aprofundando as investigações e inclusive vamos ouvir o médico titular do CRM, para que ele esclareça mais sobre essa situação do médico investigado”, explicou. 

Roberto Leal disse que até o momento a polícia ainda não descobriu a motivação do crime e que não descarta a participação de outras ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 13.6.2021 | 20h36
 
Bahia

Profissionais da enfermagem fazem abraço simbólico em manifestação no Dique do Tororó

 

Profissionais da enfermagem fazem abraço simbólico em manifestação no Dique do Tororó

Um grupo formado por enfermeiros e técnicos de enfermagem participou, neste domingo (13), em Salvador, de manifestação para pedir a aprovação do PL 2564, que estabelece carga 30 horas semanais e piso salarial para a categoria. Um "abraço simbólico" foi feito no Dique do Tororó.

Segundo o Sindicato dos Profissionais da Saúde, na questão salarial, os profissionais denunciam que os técnicos chegam a receber remuneração inferior ao mínimo. Os técnicos e enfermeiros somam mais de 100 mil trabalhadores em toda a Bahia.
 
“Num momento em que o País precisa tanto desses profissionais, vivemos a necessidade de termos um salário e uma carga horária justos”, afirmou o diretor do Sindicato dos Profissionais da Saúde, Adauto Silva.
 
 
Separador

Enviado: 10.6.2021 | 19h34
 
Brasil

Polícia vai usar Camaro disfarçados para multar motoristas acima da velocidade

 

Motoristas apressados no Brasil sempre reclamam da "indústria das multas", mas muitos não sabem que poderia ser pior. Nos Estados Unidos a autuação de infratores pode ser feita com viaturas à paisana, e o condado de Harris, no Texas, elegeu o carro ideal para caçar quem ultrapassa o limite de velocidade: o novo Chevrolet Camaro.

As autoridades receberam pelo menos cinco unidades do esportivo com uma adesivagem "fantasma". Olhando com calma, é possível ver as marcações de "Xerife" e "911" ao longo da carroceria, mas elas são quase imperceptíveis de longe e sob a luz do sol. As luzes estroboscópicas também foram ocultadas por baixo do para-brisas e atrás da grade do radiador.

Não há detalhes sobre a versão escolhida, mas é pouco provável que as autoridades tenham optado pelo motor 2.0 de 278 cv (que chegou a ser usado pelo Equinox). O mais adequado seria ir direto para o V8 6.2 de 461 cv, que pode equipar versões mais simples por encomenda, algo bem útil para reduzir o valor do veículo e otimizar o dinheiro dos contribuintes.

É importante reforçar que nos Estados Unidos é a polícia civil...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 10.6.2021 | 18h59
 
Famosos

Leifert vai apresentar o Domingão do Faustão neste domingo

 

Leifert vai apresentar o Domingão do Faustão neste domingo

Tiago Leifert vai apresentar o "Domingão do Faustão" neste domingo (13). Fausto Silva está afastado do programa nesta semana por conta de uma infecção urinária. A "Super Dança dos Famosos" segue no programa deste domingo, que contará com as apresentações de Robson Caetano, Sophia Abrahão e Dandara Mariana nos ritmos forró e rock.

Leia comunicado na íntegra:
"Nesta semana, Tiago Leifert apresenta o ‘Domingão do Faustão’, substituindo Fausto Silva, que se recupera de uma infecção urinária. Neste domingo, dia 13, irá ao ar uma disputa inédita no mata-mata da ‘Super Dança dos Famosos’.

Dançando os ritmos forró e rock, três competidores mostram, no palco do programa, tudo que ensaiaram para garantir uma das vagas da semifinal: o ex-atleta Robson Caetano, vencedor da ‘Dança dos Famosos’ de 2006, e as atrizes Sophia Abrahão e Dandara Mariana; as duas ficaram em segundo lugar nos anos de 2016 e 2019, respectivamente.

 
Separador

Enviado: 10.6.2021 | 16h44
 
Política

Voto impresso tem maioria para avançar na Câmara dos Deputados

 

Em tramitação na Câmara, a proposta do voto impresso nas eleições deve ser aprovada na comissão interna da Casa que analisa o tema. Dos 32 deputados do colegiado, 21 são favoráveis e apenas quatro se opõem. Outros sete afirmaram ainda estar indecisos.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, passou quatro horas debatendo o assunto com os parlamentares, afirmou que a medida representa um “retrocesso”, mas que, uma vez aprovado, o novo sistema será adotado. O PT e a Rede são os únicos partidos que se colocaram contrários à medida na comissão. Uma vez aprovada no colegiado, a discussão da proposta vai aos plenários da Câmara e do Senado.
 
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em discussão na Câmara é da deputada Bia Kicis (PSL-DF), uma das aliadas mais próximas ao presidente Jair Bolsonaro, defensor ferrenho da proposta. Nesta quarta, em evento com líderes evangélicos em Anápolis (GO), o presidente repetiu que a disputa de 2018, quando se elegeu, foi fraudada; caso contrário, teria vencido no primeiro turno. 
 
Separador

Enviado: 10.6.2021 | 14h10
 
Brasil

Inscrições pra Revalida terminam amanhã

 

Inscrições pra Revalida terminam amanhã

As inscrições para a primeira fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021 terminam amanhã (11). A aplicação da primeira prova será no dia 5 de setembro, em oito cidades brasileiras. No momento da inscrição o médico deve indicar qual cidade deseja fazer o exame. 

O Revalida é aplicado pelo Inep desde 2011, para subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em Medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
 
Para fazer a revalidação do diploma, o interessado precisa ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil. Além disso, deve possuir diploma de graduação em Medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo minist&e...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 9.6.2021 | 22h37
 
Bahia

Disque Denúncia muda de número e atende por 181

 

Disque Denúncia muda de número e atende por 181

O número do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP), utilizado para a população denunciar ações ilícitas e passar informações sobre criminosos, foi alterado e agora atenderá pelo número 181 em todo o estado. A alteração visa padronizar o canal usado em outros estados do Brasil e facilitar o canal para denúncias anônimas entre os baianos e a polícia. Com a mudança, as chamadas também poderão ser feitas pelo telefone celular, de forma gratuita. 

O Disque Denúncia atendia pelo 3235-0000 e funciona há 16 anos no estado. O setor utiliza as denúncias anônimas feitas pela população e repassa às unidades policiais para elucidação de crimes, assim como para orientar a distribuição das equipes da Polícia Militar aos locais indicados pelos moradores. Além do telefone, a população também pode enviar informações à polícia, sem precisar se identificar, através do Portal do Disque Denúncia.

 
Separador

Enviado: 9.6.2021 | 18h19
 
Pandemia

Brasil registra 2.484 mortes por Covid em 24h

 

O Brasil registrou 2.484 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta quarta-feira (9) 479.791 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.727. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -2% e indica tendência de estabilidade nos óbitos decorrentes do vírus.

É o 22º dia seguido de estabilidade na comparação com duas semanas atrás. Isso significa que o ritmo atual das mortes por Covid tem se assemelhado mais a um platô do que a uma queda ou a um aumento na curva, e isso em patamar bastante elevado.
 
Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quarta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.
 
 
 
Separador

Enviado: 9.6.2021 | 16h11
 
Economia

Feirão Digital da Caixa terá mais de 180 mil imóveis a partir de R$ 90 mil

 

Feirão Digital da Caixa terá mais de 180 mil imóveis a partir de R$ 90 mil

O 1º Feirão Digital Caixa da Casa Própria, que será realizado entre os dias 25 de junho a 4 de julho e terá a participação de mais de 600 contrutoras, terá mais de 180 mil imóveis com preços a partir de R$ 90 mil em todo o território brasileiro.

Com a pandemia, a migração do evento para o modelo digital foi necessária e para adquirir a casa própria, os interessados deverão escolher o imóvel entre as opções listadas no site, fazer a simulação do financiamento e ser atendido por correspondentes do banco via chat.
 
De acordo com a Caixa, mais de 6.000 imóveis retomados com condições especiais de financiamento, até 100% do imóvel dentro do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), uma linha de crédito destinada à compra de imóveis ou terrenos, também estarão disponíveis durante o evento.
 
 
Separador

Enviado: 9.6.2021 | 14h50
 
Mundo

Governo de Biden descarta plano de proibir TikTok e WeChat

 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, revogou hoje (9) as ordens executivas de seu antecessor Donald Trump que buscavam proibir os aplicativos móveis de propriedade chinesa TikTok e WeChat por preocupações de segurança nacional, disse a Casa Branca. Uma declaração da Casa Branca afirmou que em vez de proibir os populares aplicativos, o governo Biden realizará "uma análise rigorosa baseada em evidências para abordar os riscos" dos aplicativos de Internet controlados por entidades estrangeiras. 

Trump havia dito que os aplicativos de propriedade chinesa traziam riscos para a segurança nacional, e tentou forçar a venda do TikTok a investidores americanos.
 
O TikTok, propriedade da empresa chinesa ByteDance, é estimado em 1 bilhão de usuários em todo o mundo, incluindo mais de 100 milhões nos Estados Unidos, e é especialmente popular entre os usuários jovens de smartphones. O WeChat, que faz parte da gigante tecnológica chinesa Tencent, é um "superaplicativo" muito popular que inclui redes sociais, mensagens instantâneas, comércio eletrônico e muito mais.

 

 
Separador

Enviado: 8.6.2021 | 20h06
 
Cidadania

Baianos com títulos cancelados podem regularizar pendência pela internet

 

Baianos com títulos cancelados podem regularizar pendência pela internet

Baianos com títulos cancelados poderão regularizar a situação pela internet, através do site Título Net. A informação foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) nesta terça-feira (8). Para participar das eleições gerais de 2022, o TRE-BA informou que o eleitor deverá regularizar o título até o dia 4 de maio de 2022. O prazo é estabelecido pela Lei das Eleições nº 9.504/1997, que prevê que o cadastro eleitoral seja fechado 150 dias antes do pleito.

De acordo com o TRE-BA, o eleitor deverá gerar uma Guia de Recolhimento (GRU) no site do TRE-BA ou do TSE e pagar o valor devido no Banco do Brasil ou através do PagTesouro, pela internet, sem precisar ir ao banco.

 
Separador

Enviado: 8.6.2021 | 18h10
 
Esporte

Sérvia pega dois jogos de suspensão por gesto racista e pede desculpas

 

Sérvia pega dois jogos de suspensão por gesto racista e pede desculpas

A líbero Sanja Djurdevic, da Sérvia, acusada de racismo contra a jogadora Pleumjit Thinkaow, da Tailândia, foi suspensa por dois jogos na Liga das Nações. Durante a partida entre as duas seleções, na última semana, ela zombou de um erro da rival e puxou os olhos com os dedos. O gesto, uma tentativa de imitar os traços orientais, é encarado como racismo e foi criticado nas redes sociais. A FIVB, após reunião do Subcomitê Disciplinar, anunciou a punição.

Sanja já não atua nesta terça-feira, contra a Bélgica, e também ficará fora do duelo contra o Canadá, no dia 12 de junho. Além disso, a Federação Sérvia foi multada em 20 mil francos suíços, cerca de R$ 111 mil. O valor será doado a uma instituição que se dedique a combater a discriminação ou para ajudar a financiar projetos educacionais.
 
"Tendo em vista a natureza da infração em competição, o processo foi conduzido de forma expedita. O Subcomitê do Painel Disciplinar da FIVB reserva-se ao direito de reabrir os procedimentos se o jogador não cumprir sua sanção. A sanção &ea...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 8.6.2021 | 14h06
 
Saúde

China aprova uso emergencial da Coronavac para crianças a partir dos 3 anos

 

A China autorizou o uso emergencial de CoronaVac, vacina contra a covid-19, para crianças entre três e 17 anos, disse o presidente da Sinovac, Yin Weidong, à mídia na sexta-feira. Essa vacina é distribuída no Brasil para maiores de 18 anos e produzida em parceria com o Instituto Butantan. 

Zeng Yixin, vice-diretor da Comissão Nacional de Saúde (NHC), confirmou em uma entrevista à Agência de Notícias Xinhua que a China pretende imunizar pelo menos 70% de sua população até o final do ano.
 
Em entrevista à Global Times, especialistas em vacinas chineses contatados disseram que vacinar crianças acima de três anos é a chave para o país alcançar a imunidade coletiva. Mas para lidar com questões de segurança, a China usará as vacinas com cautela nessa faixa etária, distinguindo-as em grupos diferentes por idade ou vacinando inicialmente menores que vivem em regiões mais suscetíveis ao vírus.
 
Separador

Enviado: 8.6.2021 | 12h33
 
Bahia

Funcionário de loja é preso suspeito de desviar produtos para vendas na internet

 

Funcionário de loja é preso suspeito de desviar produtos para vendas na internet

Um homem de 32 anos, suspeito de desviar produtos do estabelecimento em que trabalhava para vendas na internet, foi preso ontem (7), por investigadores da 1ª Delegacia Territorial (DT) de Santo Antônio de Jesus - Região do Recôncavo Baiano. Além dele foi capturado outro homem, de 34 anos, suspeito de envolvimento com os furtos. Segundo as investigações, já tinham sido desviados da loja máquinas de lavar, fogões, batedeiras e liquidificadores, além de outros eletrodomésticos.

Ainda conforme apontam as investigações, o funcionário do estabelecimento usava da confiança que possuía no local e há mais de dois meses desviava eletrodomésticos da loja. Em seguida, ele repassava para o parceiro, que os revendia pela internet.
 
A operação de repasse acontecia, de acordo com a polícia, na hora do almoço, quando o comparsa ia diretamente à loja fazer o carregamento ilegal -- também com ajuda direta do empregado. Apenas em fogões e máquinas de lavar, foram 18 produtos retirados desta maneira. Os objetos recuperados já foram devolvidos ao estabelecimento. De acordo com a polícia, os dois homens estão à disposiç&a...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 7.6.2021 | 20h24
 
Esporte

Policiais reclamam em vídeo que cidade tem apenas dois PMs

 

Um vídeo que circula em redes sociais mostra policiais militares do município de Careiro Castanho, no interior do Amazonas lamentando que a cidade só possui dois policiais. O município também registrou ocorrências durante a onda de ataques que aconteceram em Manaus e cidades do interior. Após relato, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) hoje (7) que foram enviadas equipes policiais ao município para reforçar o policiamento na cidade.

Os policiais aparecem no vídeo e citam a situação que o município vive e a série de ataques que aconteceram no local. No registro, eles comentam que pelo menos quatro ocorrências foram registradas na cidade para o efetivo de apenas dois policiais."O efetivo dos PMs aqui, dois PMs. A cidade está sendo atacada. Deram rajadas na prefeitura, tacaram fogo na Secretaria de Obras, deram rajadas no Centro do Idoso, tacaram fogo em outro prédio por trás da prefeitura. Infelizmente, a realidade nossa aqui é essa. Dois PMs e um guarda municipal para tentar combater essa situação aí", disse uma policial no vídeo.

 
Separador

Enviado: 7.6.2021 | 20h24
 
Saúde

Anvisa deve liberar teste da Butanvac em humanos

 

Anvisa deve liberar teste da Butanvac em humanos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu até amanhã (8) para liberar ou não o Instituto Butantan dar início às fases 1, 2 e 3 da Butanvac, vacina nacional que está sendo desenvolvida pelo instituo. Segundo informações do Jornal O Globo, se tudo andar como o previsto, em outubro a vacina contra Covid desenvolvida pelo Butantan já poderá ser aplicada. As pesquisas começaram em março de 2020. A vacina Butanvac vai utilizar a mesma tecnologia da vacina contra a gripe, que também é fabricada pelo Instituto Butantan. A capacidade de produção pode chegar a 100 milhões por ano.

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2021
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun |
2020
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |