Logo
 
Bahia, quinta-feira, 23 de setembro de 2021
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 16.9.2021 | 15h32
 
Feira de Santana

Morre Graciete Santana, maratonista nas Olimpíadas do Rio 2016

 

Morre Graciete Santana, maratonista nas Olimpíadas do Rio 2016

A atleta olímpica Graciete Moreira Carneiro Santana, que disputou a maratona nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, faleceu hoje (16). A maratonista foi diagnosticada com melanoma severo e vinha passando por tratamento contra o câncer, mas não resistiu.

"Uma pena que ela tenha perdido essa corrida contra o câncer. O atletismo brasileiro está em luto. Muito triste. Nossos cumprimentos ao marido e treinador, Domingos Alves, a família, amigos, a comunidade do atletismo da Bahia e a grande comunidade de atletismo do fundo. Faz a gente refletir muito sobre a importância de viver intensamente e se cuidar porque o risco ao melanoma é grande para quem se expõe ao sol. ", afirmou o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos.

Graciete tinha vitórias nas maratonas de Londrina e Florianópolis e sua melhor marca para a prova, segundo perfil da Wolrd Athletics e da CBAt, era de 2:38.33, obtida em Sevilha, na Espanha, em 2016. Foi 128ª colocada na maratona olímpica (3h09min15).

Nos 25 km, a atleta tinha duas marcas entre as dez melhores de sua carreira, de 1h32min11, em 2014, e de 1h32min53, em 2013, ambas obtidas em Aracaju. Sua melhor marca na meia maratona era 1h18min55, na Meia Maratona Internacional da Bahia, e...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 15.9.2021 | 20h15
 
Salvador

Filha de idoso morto ao tentar defendê-la de assalto diz que pediu que pai não reagisse

 

Filha de idoso morto ao tentar defendê-la de assalto diz que pediu que pai não reagisse

A filha do idoso morto a tiros após tentar defendê-la de um assalto na porta de casa, na noite de ontem (14), em Salvador, disse que pediu que o pai não reagisse à abordagem do criminoso. "Ele foi para tentar me defender. Foi para cima do cara e falei para ele não ir", disse a mulher, que não quis ser identificada.

Antônio Carlos Barbosa da Silva, de 66 anos, estava na porta de casa, na Rua Visconde de Abaeté, bairro de Caminho de Areia, enquanto a filha estacionava o carro. Neste momento, o criminoso chegou de bicicleta e anunciou o assalto. Imagens de uma câmera de segurança na Rua Visconde de Abaté flagraram o crime.
 
O vídeo mostra o momento em que o bandido chega em uma bicicleta, saca uma arma e anuncia o assalto. A mulher então abre a porta do carro e o pai reage ao assalto. O suspeito dá um tiro na cabeça do idoso e foge a pé. A filha do idoso relembrou os momentos de pânico e disse que o pai foi baleado quando estava no chão.
 
"O cara possivelmente empurrou ele, que escorregou e caiu fechando a porta do carro. Quando fui abrir a porta de novo, ele caiu no chão e o bandido a...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 15.9.2021 | 19h02
 
Famosos

Proibida de entrar nos EUA, Gretchen enviará carta de perdão a Joe Biden

 

Proibida de entrar nos EUA, Gretchen enviará carta de perdão a Joe Biden

A cantora Gretchen revelou que vai enviar uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pedindo a revogação do cancelamento do seu visto. Desde 2012, quando viralizaram informações de que a cantora estava trabalhando ilegalmente em uma lanchonete no país, ela teve o visto cancelada e, desde então, está proibida de entrar no país. "Agora que o presidente de lá mudou e é o Joe Biden, quero tentar reverter essa situação", disse Gretchen, em entrevista à Quem, referindo-se ao cancelamento definitivo do seu visto.

Gretchen disse que vai reunir comprovantes de que não tem intenção de trabalhar na América do Norte. "Agora estou tentando fazer uma carta de perdão com este novo presidente, comprovando minha carreira de cantora, como artista. Até porque não fiz nada de errado e sei de casos de pessoas que fizeram até coisas pesadas e conseguem voltar lá", disse.
 
Ela disse ainda que vai criar uma mobilização nas redes sociais para chamar a atenção de Biden. "Vamos fazer uma campanha para eu conseguir. Quem sabe não sobem a hashtag #JoeBidenLiberaGretchen no Twitter. 
 
Separador

Enviado: 14.9.2021 | 19h03
 
Feira de Santana

Passaporte da vacina é exigência para acesso em eventos com até mil pessoas

 

A Prefeitura autorizou eventos com venda de ingressos e presença de público de até de até mil pessoas em Feira de Santana, desde que seja comprovado a primeira dose e/ou segunda dose da vacina ou dose única [Certificado COVID pode ser obtido através do aplicativo "CONECT SUS"]. Também devem ser respeitados os protocolos sanitários contra a Covid-19. 

Conforme o decreto municipal, publicado hoje (14), os eventos desportivos coletivos profissionais e amadores somente poderão ocorrer sem a presença de público. Já os espaços culturais, como os cinemas, podem funcionar obedecendo à limitação de 70% (setenta por cento) da capacidade total.

Os museus, parques de exposições e espaços congêneres poderão funcionar, uma vez que seja garantido o distanciamento mínimo de 2,0m (dois metros), sendo vedada a realização de excursões para visitações nestes equipamentos. As novas medidas estabelecidas no decreto desta terça são válidas até a próxima terça-feira (21). (Secom/PMFS)
 
Separador

Enviado: 14.9.2021 | 16h31
 
Bahia

Influencer baiana Sthe Matos disputa vaga em A Fazenda

 

Influencer baiana Sthe Matos disputa vaga em A Fazenda

A TV Record anunciou a participação de quatro influenciadores digitais na disputa por uma vaga em "A Fazenda 2021". A influencer baiana Sthe Matos é uma das concorrentes à vaga na 13ª temporada do reality. A dinâmica, que conta ainda com a participação de Alisson, Mah e Krawk, terá voto popular e selecionará apenas um dentre eles para se juntar aos 20 peões da nova temporada do programa. A atração, conhecida como "celeiro de lendas", mantém os famosos confinados em Itapecerica da Serra, interior de São Paulo e estreia hoje às 22h45.

 
Separador

Enviado: 14.9.2021 | 14h50
 
Luto

PM baiano é morto por engano em ação da polícia em Pernambuco

 

PM baiano é morto por engano em ação da polícia em Pernambuco

Atingido por três tiros na noite de ontem (13), em Petrolina, no estado de Pernambuco, o soldado da Polícia Militar da Bahia, Joanilson da Silva Amorim, morreu próximo à sua residência no bairro Jardim São Paulo.

Joanilson, que estava de folga, teria sido chamado por vizinhos para ajudar na captura de suspeitos que fugiram após a invasão de um imóvel no bairro. Com a chegada de policiais civis de Pernambuco, o soldado teria sido confundido com um dos criminosos e foi baleado com três tiros que atingiram cabeça, braço e perna. Ele não resistiu aos ferimentos.
 
Joanilson era lotado, na 75°CIPM de Juazeiro, no norte da Bahia, divisa com Petrolina. Ele é o terceiro PM morto em três dias. No sábado (11) um soldado foi morto em Porto Seguro. No domingo (12) um tenente morreu em serviço no bairro de Cosme de Farias, em Salvador.
 
Separador

Enviado: 14.9.2021 | 11h51
 
Esporte

Juiz admite ter errado e prejudicado Robson Conceição em disputa do cinturão do boxe

 

Juiz admite ter errado e prejudicado Robson Conceição em disputa do cinturão do boxe

Por meio de uma carta, o juiz Stephen Blea admitiu ter errado e prejudicado o baiano Robson Conceição na disputa pelo cinturão dos super-penas do Conselho Mundial de Boxe (CMB) contra Oscar Valdez. Na luta que aconteceu na última sexta-feira (10), nos Estados Unidos, o juiz marcou o resultado de 117 a 110 para o mexicano que manteve a posse do cinturão. 

A decisão dos árbitros foi muito questionada e em carta enviada ao CMB Stephen Blea admitiu que "vi a luta e analisei bem o meu desempenho. Minha pontuação de 117-110 não é exata e não representa as ações no ringue". Além dele, os outros dois juízes viram vitória do mexicano, ambos por 115 a 112.
 
No documento, o juiz afirmou que tinha a visão encoberta de parte da luta e sem conseguir enxergar, se deixou levar pela reação da torcida. Não conseguia ver alguns golpes conectados de [Robson] Conceição, aos quais havia nenhuma reação da torcida, ao contrário de quando Valdez acertou socos". Blea ainda disse que não irá trabalhar em nenhuma luta até concluir a reciclagem.
 
 
Separador

Enviado: 13.9.2021 | 19h15
 
Economia

Caixa anuncia redução de juros para casa própria

 

Caixa anuncia redução de juros para casa própria

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou hoje que o banco vai reduzir os juros para o financiamento de casa própria. Ele porém, não deu detalhes sobre isso e afirmou que mais informações serão divulgadas na próxima quinta-feira (16).

"Nós teremos nas próximas 3 semanas várias novidades. Não vou antecipar, mas nós vamos ter na quinta-feira? Vou dizer: a Caixa vai reduzir os juros", afirmou em discurso na cerimônia de lançamento do Habite Seguro, programa de financiamento para agentes de segurança.

Em seguida, Pedro Guimarães justificou brevemente o motivo da redução dos juros: "Não está aumentando a Selic? Então a Caixa Econômica Federal, com o lucro que nunca teve, sem roubar, vai diminuir os juros da casa própria". Procurada, a assessoria da Caixa reiterou que mais informações sobre a diminuição dos juros só serão divulgadas na próxima quinta. 

 

 
Separador

Enviado: 13.9.2021 | 18h45
 
Brasil

Prova de vida no INSS deve ser feita até dezembro

 

Prova de vida no INSS deve ser feita até dezembro

Mais de 7,3 milhões de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda precisam fazer a prova de vida até dezembro de 2021. Quem não cumprir a exigência terá sanções que podem chegar à suspensão do pagamento de benefícios por falta de atualização cadastral. São servidores aposentados e pensionistas do serviço público federal e anistiados políticos que recebem pelo Regime Próprio de Previdência Social.

Com a decisão do presidente Jair Bolsonaro de vetar a suspensão da prova de vida até dezembro de 2021, que foi aprovada pelo Congresso, os beneficiários do INSS precisam ficar atentos ao calendário.
 
O prazo varia conforme o mês em que o recadastramento deveria ter sido feito em 2020. Quem faria a prova de vida em setembro ou outubro de 2020 e ainda não fez a atualização deve realizar o procedimento até o dia 30 de setembro deste ano. Em outubro, será a vez de quem teria que fazer a comprovação em novembro e dezembro de 2020.​ O segurado não é obrigado a esperar até o mês em que o prazo dele acaba.
 
 
Separador

Enviado: 13.9.2021 | 15h44
 

Rui afirma não acreditar em impeachment de Bolsonaro

 

Rui afirma não acreditar em impeachment de Bolsonaro

Rui Costa (PT) declarou em entrevista à Radio Metrópole na manhã desta segunda-feira, 13, que não acredita em impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por causa da bancada parlamentar no Congresso nacional.

"Eu acho que ele não deveria nem ter sido eleito, deveria ter saído há muito tempo. Vou ser honesto, não sei ser diferente. Não acredito que com essa base parlamentar ele vai ser impitimado. Nunca, na minha existência, eu vi tanto dinheiro no balcão do ‘toma lá da cá. Por mais que eu torça, não acredito. Só em casos extremos, se voltar ao devaneio de atacar as instituições, aí os deputados podem ficar constrangidos", afirmou.

Na ocasião, o atual governador do estado aproveitou ainda para comentar alguns posicionamentos de ACM Neto, presidente nacional do DEM e seu principal rival político no estado. "Ele até disse essa semana que a declaração de Bolsonaro nos confortou. Causou um conforto e que o DEM não pensa em impeachment. É o recado claro. Bolsonaro está atuando para dar conforto aos deputados no balcão", disse o petista ao explicar os motivos pelos quais não acredita que o presidente sofrerá o processo de impeachment....

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 13.9.2021 | 13h16
 
Feira de Santana

Embasa pode ser obrigada a não cobrar taxa de esgoto caso rua não tenha o serviço

 

Tramita na Câmara Municipal de Feira de Santana um Projeto de Lei que prevê que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) não cobre taxa de esgoto, caso o logradouro não possua o serviço. De autoria do vereador Correia Zezito (Patriota), o projeto pretende alinhar o serviço à cobrança justa, para que esta seja feita apenas nas ruas que dispõem de esgotamento sanitário.

De acordo com o parlamentar, há residências que recebem em sua conta de água a cobrança da taxa de esgotamento sanitário, no entanto, a rua não dispõe de tal infraestrutura.  “Se vai cobrar, coloca o esgoto. Mas se não tem, não cobra”, disse o parlamentar em pronunciamento na Câmara ao pedir aos pares que votem a favor do projeto quando o mesmo estiver em pauta.
 
Separador
Enviado: 12.9.2021 | 12h27
 
Bahia
 

O melhor lugar do mundo é dentro de um abraço

 
O melhor lugar do mundo é dentro de um abraço
 
Separador
Enviado: 12.9.2021 | 12h02
 
Feira de Santana
 

Conselho do dia: Abrace!

 
Conselho do dia: Abrace!
 
Separador

Enviado: 12.9.2021 | 11h21
 
Feira de Santana

ACM Neto prestigia evento em Feira!

 

ACM Neto prestigia evento em Feira!

Olá minhas amigas, olá meus amigos! Estivemos presentes, neste final de semana, em evento promovido pelo amigo e secretário municipal Pablo Roberto, em nossa Princesa do Sertão, momento de diálogo importante, avaliação do momento em qual vivemos em nosso estado e nação, sempre gratificante em compartilhar momentos e ações com quem defende nosso estado e pátria!

 
Separador

Enviado: 10.9.2021 | 19h21
 
Mundo

Anvisa não libera temporada de cruzeiros na costa

 

Anvisa não libera temporada de cruzeiros na costa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou que, neste momento, não autoriza a realização da temporada de cruzeiros marítimos 2021/2022 em toda a costa brasileira. No Porto de Santos, no litoral de São Paulo, o mais importante para embarque de passageiros do País, o Terminal Concais já havia divulgado a previsão de início da temporada para 5 de novembro.

Em nota, a Anvisa disse que, neste momento, não é possível autorizar a circulação de cruzeiros pelos portos brasileiros na temporada de fim de ano. A Agência explicou que não é possível prever se, até o fim do ano, uma nova avaliação será feita sobre o cenário da pandemia e a relação com as viagens marítimas no país.
 
A autorização era aguardada com grande expectativa há meses pelas operadoras. Na semana passada, o Concais divulgou que planejava receber seis navios no cais santista para a nova temporada de cruzeiros marítimos. As embarcações iriam percorrer a costa brasileira até meados de abril.
 
Separador

Enviado: 10.9.2021 | 19h06
 
Feira de Santana

Feirense de 85 anos cola grau em Direito e emociona familiares

 

Feirense de 85 anos cola grau em Direito e emociona familiares

Aos 85 anos, Avelina Conceição Vaz, não deixa a idade influenciar na sua sede de conhecimento e na quinta-feira (9), em em formato de drive thru, colou grau em seu segundo curso de nível superior, Direito, uma vez que já possui formação em Saúde.

Natural de Feira de Santana, moradora do bairro do Feira VII, Avelina, que dedicou sua vida inteira a cuidar de outras pessoas, hoje se diz realizada. "Essa é uma realização pra mim. Eu tenho formação em Saúde, trabalhei 26 anos e oito meses, na área de saúde,18 anos, na área de psiquiatria e não esperava mais fazer outro curso ou outra atividade, mas cá estou eu. A gente pensa que quanto mais Deus nos dá anos de vida, mais a gente deve pensar no outro e em ajudar alguém. O meu objetivo de vida foi isso, desde a minha área de Saúde", fala.
 
Apoiada por toda a sua família, composta por filhos e netos, Avelina conta sua trajetória até o tão esperado canudo. "Há uns sete anos atrás eu tive uma Chikungunya e fiquei com a mente meio ruim e aí eu passei no meu geriatra, que conheci na faculdade quando ainda fazia enfermagem. Ele veio fazer duas palestras aqui em ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 10.9.2021 | 18h08
 
Brasil

Caixa abre concurso exclusivo para pessoas com deficiência

 

Caixa abre concurso exclusivo para pessoas com deficiência

A Caixa Econômica Federal lançou, hoje (10), o edital de um concurso exclusivo para Pessoas com Deficiência (PcD). São oferecidas mil vagas para o cargo de Técnico Bancário Novo, de nível médio, com remuneração inicial de R$ 3 mil. As inscrições já estão abertas no site da Cesgranrio e vão até o dia 27 de setembro.

A aplicação da prova está prevista para 31 de outubro. O edital e demais comunicados também estão disponíveis na página da organizadora do processo seletivo. De acordo com o banco, além das mil vagas para contratação imediata, o edital prevê a formação de cadastro reserva. O candidato pode optar por trabalhar na rede de agências ou na área de Tecnologia da Informação (TI) da Caixa.
 
Além do salário, os benefícios oferecidos aos empregados do banco incluem participação nos lucros, plano de saúde, plano de previdência complementar, auxílio refeição e alimentação, vale transporte e auxílio creche. Segundo a Caixa, também há diversas ações de capacitação e...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 9.9.2021 | 18h51
 
Famosos

Tiago Leifert deixará a TV Globo após o The Voice, em dezembro

 

Tiago Leifert deixará a TV Globo após o The Voice, em dezembro

Depois de 15 anos na Globo, o apresentador Tiago Leifert preferiu não renovar seu contrato com a empresa. Ele apresentará a décima temporada do ‘The Voice Brasil’ na TV Globo até o dia 23 de dezembro e os novos apresentadores de 2022 do ‘Big Brother Brasil’ e do ‘The Voice Brasil’ ainda serão definidos.

O começo foi em 2004 como apresentador e editor na Rede Vanguarda, afiliada da Globo no interior de São Paulo. Depois, Tiago Leifert chegou ao SportTV, em 2006, como repórter e logo virou editor-chefe do ‘Globo Esporte’, apresentador e responsável pela mudança no formato do jornal.
 
Com um estilo único, chamou atenção e foi convidado para alçar novos voos como apresentador da versão brasileira do ‘The Voice’, em 2012. Em 2015, assumiu mais um novo projeto na emissora, desta vez, o matinal ‘É de Casa’. Esteve à frente, ainda, da ‘Central da Copa’, em 2010, 2014 e 2018, e participou do crescimento da franquia ‘Voice’, apresentando a primeira temporada da versão ‘Kids’.
 
Separador

Enviado: 9.9.2021 | 17h29
 
Bahia

Wagner preside sessão no Senado que receberá ativista Greta Thunberg

 

Wagner preside sessão no Senado que receberá ativista Greta Thunberg

O Senado Federal receberá a ativista sueca Greta Thunberg, nesta sexta-feira (10), para um debate sobre o mudanças climáticas. A sessão virtual será presidida pelo senador Jaques Wagner (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa. A jovem ativista deve falar sobre o último relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Com apenas 18 anos, Greta foi eleita Pessoa do Ano pela revista Time, em 2019. A ativista mobiliza jovens no mundo todo pela causa climática.

 
Separador

Enviado: 9.9.2021 | 15h05
 
Brasil

INSS publica orientações para remarcação de perícia médica Agência Brasil

 

INSS publica orientações para remarcação de perícia médica Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estabeleceu novas orientações para a remarcação de perícia médica. De acordo com o documento, quando o trabalhador não puder comparecer na data agendada para realização da perícia, por interesse próprio, deverá remarcar o atendimento pelo site, aplicativo Meu INSS ou pelo telefone da Central 135.

Nos casos em que a perícia não puder ser realizada por indisponibilidade momentânea do local de atendimento, a referida agência da Previdência Social deve remarcar todos os agendamentos, sem necessidade de solicitação por parte do usuário. A remarcação deve acontecer até as 12h do dia seguinte àquele em que houve o fato da indisponibilidade.

A consulta da nova data deve estar disponível para o trabalhador a partir das 13h, no Meu INSS ou pela Central 135. A Portaria nº 922/2021 com as orientações foi publicado nesta quinta-feira, 9, no Diário Oficial da União e entra em vigor nesta sexta-feira, 10.

 

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2021
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set |
2020
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |