] Carlos Geilson
Logo
 
Bahia, sexta-feira, 6 de dezembro de 2019
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 25.11.2019 | 11h23
 
Brasil

Aposentados do INSS recebem parcela do 13ª a partir desta segunda

 

A partir desta segunda-feira (25), os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) começam a receber a segunda parcela do 13º salário. A primeira parcela havia sido liberada em agosto e correspondeu a 50% do valor de benefício assegurado pelo instituto. Já a segunda parcela será equivalente a outra metade do montante. Segundo informações do portal do INSS, a segunda parcela do 13º é paga a todos os beneficiários da Previdência Social. Quem quiser consultar o valor a receber, basta acessar o portal Meu INSS, no Extrato de Pagamento de Benefício. (A Tarde)

 
Separador

Enviado: 24.11.2019 | 13h06
 
A prova terá início às 13h30

Enade será aplicado para cerca de 435 mil estudantes

 

Enade será aplicado para cerca de 435 mil estudantes

Cerca de 435 mil estudantes fazem, neste domingo (24), em todo o país, as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Nesta edição, serão avaliados os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

O Enade é um exame feito por estudantes, ao final dos cursos de graduação, para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. O estudante precisa fazer o exame para colar grau e receber o diploma.
 
A prova tem duração de quatro horas e é composta por dez questões de Formação Geral e 30 questões de Componente Específico de cada área de avaliação. As questões discursivas do componente de Formação Geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. A avaliação dos componentes espec&iac...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 24.11.2019 | 12h11
 
Bahia

Vereador é baleado dentro de carro com filho

 

Um vereador da cidade de Valente - Região Nordeste Baiana - foi baleado na localidade de Ichu de Valilândia, na noite da sexta-feira (22). Ele estava dentro de um carro, com o filho, que não teve ferimentos. O vereador é Antônio Aloizio de Araújo Oliveira, conhecido como Luizinho, de 55 anos. De acordo com a Polícia Militar, ele foi levado para o Hospital Municipal de Valente, onde foi orientado a registrar ocorrência na delegacia da cidade. Antônio Aloizio foi baleado em uma das pernas. O estado de saúde dele não foi revelado. A Polícia Militar não informou quais as circunstâncias o crime aconteceu. O caso é investigado pela delegacia do município.

 
Separador

Enviado: 24.11.2019 | 11h55
 
Velório será na Assembleia de SP

Corpo de Gugu deve chegar ao Brasil até quinta

 

Corpo de Gugu deve chegar ao Brasil até quinta

O corpo de Gugu Liberato — morto na sexta-feira (22), após um acidente doméstico — deve chegar no Brasil até a próxima quinta-feira (28), de acordo com informações da assessoria de imprensa do apresentador. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) ofereceu o Salão Nobre da Casa para o velório.

A ideia da família, segundo a assessoria, é abrir o velório ao público que tanto apoiou Gugu durante sua carreira na TV. Ainda não há informações oficiais, porém, sobre velório e sepultamento. O governador de São Paulo, João Doria, decretou luto oficial de 3 dias em todo o Estado.

A demora no traslado do corpo se deve ao fato de que Gugu expressou o desejo de ser doador de órgãos. O corpo só poderá ser transportado após os procedimentos — que devem beneficiar 50 pessoas, de acordo com informações da equipe médica.
 
Gugu Liberato morreu aos 60 anos, em Orlando, na Flórida, onde tinha uma residência. Ele havia sido internado em um hospital após sofrer um acidente doméstico. Ele caiu de uma altura de quatro metros q...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 24.11.2019 | 6h35
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia

A Tarde: Salvador tem 1,08 milhão de inadimplentes; Correio*: Muito além das contas; Estadão: Maioria do Congresso se diz a favor da prisão em 2ª instância; Folha: Tributar dividendo é peça fundamental na reforma do IR; O Globo: Na raça rubro-negra, uma virada para a história.

 
Separador

Enviado: 22.11.2019 | 13h22
 
Brasil

Guedes promete taxa Selic a 4% em 2020

 

Guedes promete taxa Selic a 4% em 2020

Agora há pouco, no Encontro Nacional de Comércio Exterior, no Rio de Janeiro, o sempre falante e confiante Paulo Guedes deu dois recados importantes: Os juros caem mais ainda em 2020, o que vai levar a uma economia de 96 bilhões de reais ao Tesouro; Disse que a Selic pode cair a 4% (hoje, está em 5%); As turbulências em torno da reforma administrativa são normais: “Há silêncio em ditadura. Democracia faz barulho. O que não pode haver é quebradeira”.

 
Separador

Enviado: 22.11.2019 | 12h57
 
Óleo no nordeste

Pescados do litoral baiano não foram contaminados por óleo

 

Pescados do litoral baiano não foram contaminados por óleo
A análise feita por técnicos da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri), confirmou que os peixes, caranguejos, ostras e siris coletados pelo órgão após as manchas de óleo atingirem a Bahia não estão contaminados.
 
Os técnicos da Bahia Pesca começaram a avaliação dos impactos das manchas de óleo sobre a pesca e os trabalhadores do setor no início de outubro. O resultado do trabalho foi divulgado ontem (21).
 
Segundo informações do documento técnico divulgado pelo órgão, as 23 amostras analisadas estão próprios para consumo, porque apresentaram níveis da substância Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) “leves”, que estão abaixo da referência estabelecida pela entidade internacional Agencia de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (Usepa).
 
A coleta de peixes e mariscos foi enviada para uma análise laboratorial e levada para a Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia. 
<...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 22.11.2019 | 12h45
 
Famosos

Gugu Liberato continua internado em estado grave em UTI nos EUA

 

Gugu Liberato continua internado em estado grave em UTI nos EUA

O apresentador Gugu Liberato sofreu um acidente na quarta-feira (20) em sua casa em Orlando, nos Estados Unidos, e está internado na Unidade de Terapia Intensiva. A informação foi confirmada pela assessoria por meio de ontem (21).

"Gugu está na Unidade de Terapia Intensiva e vivo, sendo acompanhado pela equipe médica local. As informações que circulam sobre uma suposta morte do apresentador são inverídicas", diz a nota mais recente.
 
Liberato caiu de uma altura de cerca de quatro metros e bateu a cabeça em uma quina, enquanto montava uma árvore de Natal. Seu estado de saúde é grave. O hospital vai divulgar hoje (22) um boletim sobre o estado do apresentador à sua família. Ontem familiares chegaram a Orlando para acompanhar Gugu no hospital, incluindo sua mãe, Maria do Céu, de 90 anos.
 
No momento do acidente, o apresentador de 60 anos estava acompanhado de Rose Miriam, com quem tem três filhos: João Augusto, de 18 anos, e as gêmeas Sofia e Marina, de 15 anos. Atualmente, Liberato apresenta o reality show "Canta Comigo" na Record.
 
Separador

Enviado: 22.11.2019 | 8h42
 
Economia

Prévia da inflação em novembro é a menor para o mês em 21 anos

 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial do país, registrou 0,14% em novembro deste ano. O índice é superior ao observado em outubro (0,09%), mas inferior ao de novembro de 2018 (0,19%).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa é a menor taxa para meses de novembro desde 1998, quando houve deflação (queda de preços) de 0,11%. O IPCA-15 acumula taxas de 2,83% no ano e de 2,67% em 12 meses. A taxa acumulada em 12 meses é menor que a registrada em outubro (2,72%).
 
Três dos nove grupos de despesas tiveram deflação e contribuíram para que esse fosse o mês de novembro com menor alta de preços dos últimos 21 anos, com destaque para habitação (-0,22%), influenciada pela redução média do custo da energia elétrica (-1,51%). Também tiveram deflação os artigos de residência (-0,06%) e comunicação (-0,02%).
 
Seis grupos tiveram alta de preços, com destaque para vestuário (0,68%), transportes (0,30%) e despesas pessoais (...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.11.2019 | 14h57
 
Bahia

Incêndio atinge Chapada Diamantina

 

Incêndio atinge Chapada Diamantina

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Vale dos Três Morros, localizado no município de Piatã, na Chapada Diamantina, e destruiu uma área de vegetação, nesta semana. Segundo o coordenador da brigada Altitude Ambiental, Ricardo Xavier, o incêndio começou na terça-feira (19) e só foi controlado na madrugada desta quinta (21). Cerca de 20 pessoas da brigada atuaram no combate ao fogo.

Ainda não há uma estimativa do tamanho da área atingida. Conforme o coordenador da brigada, o grupo deve fazer imagens de drone para calcular a área queimada e ver se há novos pontos de chamas.
 
Ainda segundo Ricardo Xavier, o Vale dos Três Morros abriga afluentes dos rios de Contas, Paraguaçu e São Francisco, além de um sítio arqueológico com pinturas rupestresO coordenador da brigada explicou também que ainda não é possível determinar o que causou o fogo, mas as chamas teriam começado próximo a uma estrada..
 
Separador

Enviado: 21.11.2019 | 10h40
 
Política

Bolsonaro diz que só entrará na disputa municipal se criar partido até março

 

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (21), que não entrará nas eleições municipais em 2020 se a criação do partido Aliança Pelo Brasil não for aprovada até março. “Se for possível a (coleta de assinaturas para criação da legenda) eletrônica, a gente forma um partido para março. Se não for possível, eu não vou entrar em disputas municipais no ano que vem, estou fora”, disse o presidente. 

Crítico do voto eletrônico, Bolsonaro questionou: “Estamos aguardando decisão do TSE se pode a coleta de assinatura eletrônica. O voto pode, assinatura não pode?”
 
Bolsonaro disse que nenhum ministro de seu governo entrará no novo partido. “Nós não vamos ter a participação do governo na criação do partido. Para evitar a interpretação equivocada de que eu estou usando a máquina pública para formar o partido. Zero.”
 
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, é membro do PSL, sigla que Bolsonaro rompeu para criar um partido próprio. Bo...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.11.2019 | 9h06
 
Brasil, Bahia

Pagamento do 13º do Bolsa Família está garantido, diz porta-voz

 

O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou que o pagamento do benefício extra do Bolsa Família, a ser creditado em dezembro, está totalmente garantido. 

“Eu conversei com o ministro Osmar Terra [Cidadania], ele esclareceu algumas informações equivocadas em relação ao pagamento do 13º. Os recursos financeiros existentes são suficientes para arcar com os pagamentos que têm início previsto para 11 de dezembro”, disse Rêgo Barros. O porta-voz disse que o próprio Ministério da Cidadania poderia esclarecer a fonte dos recursos. Caso a reserva do programa Bolsa Família seja insuficiente, o próprio ministério pode remanejar dinheiro de outras áreas.
 
A declaração foi em resposta à uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, que apontou insuficiência de recursos na dotação orçamentária do programa, que é vinculado ao Ministério da Cidadania. Mais cedo, em sua conta no Twitter, o presidente Bolsonaro classificou a reportagem como mentira e fake news.
 
Promessa de campanha eleitoral de Bol...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.11.2019 | 8h04
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia
A Tarde: CCJ da Câmara admite prisão em 2ª instância; Correio: Salão terá 3,7 mil imóveis e descontos de R$ 15 mil; Folha de S.Paulo: Consumo, em 2020, deve voltar a nível pré-recessão; O Estado de S.Paulo: País vai a conferência da ONU pedir verba contra desmatamento; O Globo: Projeto para prisão em segunda instância avança na Câmara; Tribuna: Proposta que permite prisão após 2ª instância avança na Câmara.
 
Separador

Enviado: 20.11.2019 | 12h58
 
Cultura

Festa de Iemanjá será tombada como Patrimônio Imaterial

 

Festa de Iemanjá será tombada como Patrimônio Imaterial

A Festa de Iemanjá poderá se tornar patrimônio imaterial de Salvador. A Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), abriu o processo de estudo da festa para Registro Especial do Patrimônio Imaterial, visando a inscrição da festa no Livro do Registro Especial dos Eventos e Celebrações.

A notificação pública foi divulgada na edição do Diário Oficial do Município (DOM), e após essa publicação, a próxima etapa é a elaboração de um dossiê técnico em um prazo de até 18 meses, prorrogáveis por igual período. Em seguida, o dossiê estará disponível por 30 dias para manifestação da sociedade, para posterior encaminhamento ao conselho consultivo do patrimônio e ao prefeito.
 
Os passos seguintes são a publicação de um decreto pelo prefeito e posterior inscrição da festa de Iemanjá no livro de registro, além do recebimento do título de patrimônio cultural do Município. Após todas essas etapas, um plano de salvaguarda será elaborado com a participação dos pescadores da Colôni...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 20.11.2019 | 12h41
 
Vitória da Conquista

Casa de idoso é reconstruída após campanha feita por gari

 

Casa de idoso é reconstruída após campanha feita por gari

A casa de um idoso foi reconstruída após uma campanha feita por um homem na cidade de Vitória da Conquista - Região Sudoeste Baiana. Durante a obra a família composta por seu Zé e os dois filhos que tem transtornos mensais morou em uma casa de aluguel. O imóvel foi entregue após três meses.“Nasci de novo, eu posso dizer que eu nasci de novo. Minha vida agora vai ser outra”, disse seu Zé, emocionado.

A realização do sonho só foi possível por causa de doações feitas pelos vizinhos e amigos da família. A situação da casa era precária. O imóvel tinha problemas estruturais no telhado, não tinha vaso sanitário e pia para lavar os pratos.
 
A campanha foi pensada pelo gari Reinaldo Paixão. “[Queria agradecer] a toda a população que ajudou, aqueles que ajudaram em oração também que é importante e financeiramente. Graças a Deus nós conseguimos dar uma vida boa para o seu Zé, com a casa toda mobiliada, como o ser humano merece”, comemorou Reinaldo.
 
A nova casa tem varanda, sala, três...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 20.11.2019 | 11h38
 
Brasil

Bolsa Família não tem dinheiro para pagar o 13º prometido por Bolsonaro

 

Bolsa Família não tem dinheiro para pagar o 13º prometido por Bolsonaro

O orçamento do Bolsa Família para este ano é insuficiente para que o presidente Jair Bolsonaro cumpra a promessa de pagar um 13º para os beneficiários, segundo análise de técnicos do Congresso. De acordo com nota técnica do Legislativo, faltam R$ 759 milhões na reserva do programa para garantir os pagamentos neste ano. Se não houver suplementação de recursos, cerca de 4 milhões de pessoas poderão ficar sem receber o benefício.

O número é aproximado porque depende do valor do benefício pago a cada família. O adicional natalino, como é chamado por integrantes do governo, foi anunciado por Bolsonaro e pelo ministro Osmar Terra (Cidadania) em outubro.

Para implementá-lo, Bolsonaro assinou uma medida provisória, que tem validade imediata, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias. Nessa tramitação, a nota técnica elaborada pela Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado serve para subsidiar deputados e senadores, que irão analisar a adequação da MP às leis orçamentárias. O documento do Legislativo concluiu que a MP fere normas legais ao não prever de onde sairão os recursos para bancar os ga...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 20.11.2019 | 10h52
 
Bahia

TJ-BA convoca juízes para substituir desembargadores que foram afastados

 

Nesta quarta-feira (20) dois juízes substitutos foram convocados para assumir temporariamente no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) os cargos dos desembargadores José Olegário Monção e Maria do Socorro Barreto Santiago, que foram afastados após determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

As convocações foram feitas pelo presidente em exercício do TJ-BA, desembargador Augusto de Lima Bispo. A decisão foi publicada no Diário Eletrônico da Justiça da Bahia. De acordo com as convocações, a substituição vale por tempo indeterminado, a partir desta quarta-feira.
 
A juíza Cassinelza da Costa Santos Lopes substitui José Olegário Monção e o juiz Manuel Carneiro Bahia de Araújo fica no lugar Maria do Socorro Barreto Santiago. 
 
O presidente em exercício do TJ-BA substituiu o desembargador Gesivaldo Britto, que também foi afastado, junto com José Olegário Monção, Maria do Socorro Barreto Santiago e outros três magistrados. Eles foram alvos da "Operação Faroeste", deflagrada ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 20.11.2019 | 10h09
 
Salvador

Colégio estadual muda nome em homenagem à Iyalorixá Mãe Stella

 

Colégio estadual muda nome em homenagem à Iyalorixá Mãe Stella

O Colégio Polivalente do Cabula, que fica na Rua Silveira Martins, no bairro do Cabula, em Salvador, passa a se chamar Colégio Estadual Mãe Stella, a partir de decreto da Secretaria Estadual de Educação no Diário Oficial da Bahia, nesta quarta-feira (20).

A troca foi feita em homenagem à Maria Stella de Azevedo Santos, conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, uma das maiores Iyalorixás do país, que comandou o terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, que também fica no bairro do Cabula.
 
Mãe Stella morreu aos 93 anos em dezembro de 2018, por complicações de uma infecção. A líder religiosa foi uma estudiosa e difusora da crença religiosa africana, além de ter sido a primeira Iyalorixá no Brasil a escrever livros e artigos sobre o candomblé.
  
Em 2013, Mãe Stella foi eleita por unanimidade para a Academia de Letras da Bahia, ocupando a cadeira de número 33 cujo patrono é o poeta Castro Alves. No ano de 2005, ela recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).
 
Separador

Enviado: 20.11.2019 | 8h19
 
Comemoração

Dia da Consciência Negra tem cortejo e lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares

 

A 11º Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, que fica na Praça da Sé, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, foi realizada na manhã desta quarta-feira (20), como parte das homenagens pelo Dia da Consciência Negra.Antes da lavagem, que já é tradição, membros de entidades dos movimentos negros e sociais da capital baiana se reuniram na sede da União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro), em cortejo até a Praça da Sé. 

Neste ano, a lavagem teve como tema "Em defesa da vida da população negra: Contra a política de morte do governo Bolsonaro". Depois da lavagem, os grupo musicais femininos Banda Didá e ABC do Samba comandaram a festa. Grupos de capoeiristas também se apresentaram no local.
 
Recentemente, a estátua de Zumbi recebeu uma nova lança de cobre, após parte do objeto ter sido furtada no final do ano passado. Assim como a lança, a estátua de Zumbi é feita de bronze. O monumento de Zumbi, representante da resistência negra contra a escravidão no Brasil, é assinado pela artista plástica Márcia Magno e foi inaugurado há 11 anos.
 
Separador

Enviado: 20.11.2019 | 6h30
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia

A Tarde: Investigação afasta presidente do TJ-BA e mais 5 magistrados; Correio*: Presidente do Tribunal de Justiça é afastado do cargo; Folha: Com 13º, orçamento do Bolsa Família tem rombo de R$ 759 mi; Estadão: STF julga questão que pode anular caso Queiroz e mais 934; O Globo: Aras critica liminar de Toffoli que restringe investigações; Tribuna da Bahia: STJ afasta desembargadores baianos.

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |
2018
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |