Logo
 
Bahia, quarta-feira, 29 de junho de 2022
INTERNET SEGURA
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 3.11.2021 | 19h21
 
Famosos

Morte de diretora no set de Rust pode ter sido fruto de sabotagem

 

Morte de diretora no set de Rust pode ter sido fruto de sabotagem

A morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, vítima de um disparo do ator Alec Baldwin que usava uma arma que não deveria estar com munição real, pode ter sido causada após sabotagem, segundo levantou o advogado que representa Hannah Gutierrez-Reed, armeira no set.

Em entrevista ao "Today", da NBC, o advogado Jason Bowles afirmou que Hanna carregou a arma com munições falsas e que não sabia de onde a bala verdadeira surgiu. Ele apontou que durante um período de 2h, as armas ficaram sem supervisão e levantou a hipótese de que alguém tenha sabotado o revólver. "Temos um período de tempo entre as 11h e 1h aproximadamente daquele dia em que as armas estiveram em alguns momentos sem supervisão. Então houve a oportunidade de manipular a cena", disse.
 
O advogado, ao ser questionado sobre qual motivo poderia levar alguém a sabotar a arma, afirmou que haviam trabalhadores insatisfeitos que deixaram o set momentos antes do disparo. "Temos pessoas que deixaram o set, que saíram porque estavam infelizes", disse.
 
Separador

Enviado: 3.11.2021 | 19h11
 
Mundo

EUA começam a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid

 

EUA começam a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid

Os Estados Unidos começaram a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 nesta quarta-feira (3) um dia após a recomendação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O principal órgão de saúde do governo americano recomendou a vacina da Pfizer/BioNTech para uso amplo nesta faixa, seguindo a autorização da FDA, agência sanitária do país.

Inicialmente, o país disponibilizou 15 milhões de doses da vacina para esta população, mas pretende ampliar o acesso a partir da próxima semana. Ainda durante a manhã, alguns pais levaram seus filhos aos centros de vacinação - grandes redes de farmácias já oferecem agendamentos para o próximo final de semana. 
 
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), órgão de saúde dos Estados Unidos, informou n terça-feira (2) que aprova a aplicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.  
 
Separador

Enviado: 3.11.2021 | 16h35
 
Bahia

Deputado Carlos Geilson quer a flexibilização do uso da máscara em ambiente aberto

 

Deputado Carlos Geilson quer a flexibilização do uso da máscara em ambiente aberto

O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) apresentou, nesta quarta-feira (03), indicação ao governador Rui Costa para seja flexibilizado o uso da máscara de proteção contra a Covid-19. A desobrigação do uso do equipamento seria para ambientes abertos. 

A desobrigação do uso da máscara de proteção facial, segundo o deputado Carlos Geilson, deve levar em consideração parâmetros para a flexibilização, como distanciamento social, ambiente aberto e fechado, percentual de vacinação da população, realização de eventos-teste, além de outros critérios científicos pertinentes.

Para o deputado estadual, a exceções seriam o uso obrigatório nas instituições de ensino das redes pública e privada; pessoas com sintomas gripais; e pessoas que estejam infectadas pelo coronavírus.

Carlos Geilson justificou a indicação com o percentual de vacinados na Bahia, com primeira e segunda doses. O estado já alcançou a marca de  96,6% de pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Segundo a Sesab, o estado tem hoje 10.400.868 pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina.

...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 2.11.2021 | 14h57
 
Feira de Santana

Lar do Irmão Velho recebe doação de veículo adaptado

 

Lar do Irmão Velho recebe doação de veículo adaptado

Um veículo adaptado para cadeirante, modelo Spin, resultado de emenda parlamentar, foi doado ao Lar do Irmão Velho, na sexta-feira (29). O secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Borges Júnior, participou do ato e informou que a Prefeitura de Feira foi responsável pela licitação.

"Esse veículo vai atender às necessidades dessa importante instituição, responsável em prestar um bom serviço de acolhimento aos idosos", afirmou o secretário. O veículo foi adquirido no valor de R$ 150 mil.
 
Representante da entidade, Wilson Pereira, destacou que o veículo adaptado vai possibilitar o deslocamento dos idosos. "Só temos a agradecer pela doação. Há dois anos que esperávamos por esse momento". (Secom/PMFS)
 
Separador

Enviado: 2.11.2021 | 14h34
 
Mundo

Criadores de HQ com Superman bissexual recebem proteção após ameaças

 

Criadores de HQ com Superman bissexual recebem proteção após ameaças

O anúncio da criação da HQ "Superman: Son of Kal-El", que vai mostrar o filho de Clark Kent, Jonathan Kent, 17, em relacionamento com o ativista e hacker Jay Nakamura, gerou polêmicas por todo o mundo. Através das redes sociais e dos correios, os roteiristas e artistas responsáveis pela história passaram a receber ameaças de agressão e de morte.

Devido aos riscos à vida dos envolvidos, a Polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, encaminhou viatura à áreas próximas de onde os criadores moram e intensificaram o policiamento. Segundo o site TMZ, as sedes da editora DC Comics e do estúdio Hi-Fi, responsável pela coloração da revista em quadrinhos, estão sob vigilância do Departamento Policial da cidade.

Até o momento nenhuma das ameaças passou de falácias e foi concretizada. A revista tem previsão de chegar às bancas nos Estados na próxima terça-feira, 09.

 
Separador

Enviado: 2.11.2021 | 14h17
 
Afeganistão

Ataque terrorista deixa ao menos 19 mortos e 50 feridos em hospital

 

Ataque terrorista deixa ao menos 19 mortos e 50 feridos em hospital

O maior hospital militar do Afeganistão foi atacado hoje (2) e ao menos 19 pessoas morreram e 50 estão feridos em Cabul, onde o Talibã enfrenta uma série de ações do grupo terrorista rival Estado Islâmico. Uma autoridade talibã indicou que a primeira explosão ocorreu na entrada do hospital Sardar Mohammad Dawood Khan e a segunda nos arredores, ambas seguidas por disparos, segundo uma testemunha. A ação ainda não teve a autoria reivindicada por nenhum grupo até o momento. 

Dentro do hospital, uma fonte médica narrou à agência de notícias AFP ter ouvido uma forte explosão e, depois, o som de disparos, inclusive dentro do hospital. A testemunha afirma acreditar que os agressores estavam indo de quarto em quarto, assim como ocorreu da outra vez que o local foi atacado, em 2017.
 
Quando o hospital, que tratava soldados feridos pelo Talibã e agentes do governo deposto, foi invadido, há quatro anos, homens vestidos com uniformes de equipes médicas mataram dezenas. Durante horas, os agressores foram aos quartos atirando nos pacientes ou apunhalando-os quando ficavam sem munição.
 
Separador
Enviado: 1.11.2021 | 11h25
 
#UmaHomenagem
 

Amigos das letras. Há 17 anos temos este encontro certo!

 
Amigos das letras. Há 17 anos temos este encontro certo!
 
Separador

Enviado: 29.10.2021 | 23h09
 
Bahia

Eventos na Bahia podem ter público de até 2 mil pessoas

 

Eventos na Bahia podem ter público de até 2 mil pessoas

O Diário Oficial do Estado publica, amanhã (30), uma atualização do decreto que regulamenta a realização de atividades com presença de público na Bahia. A publicação foi autorizada pelo governador Rui Costa, em diálogo com o governador em exercício, Adolfo Menezes, e permitirá eventos com até 2 mil pessoas. 

Todos os envolvidos, entre artistas, público, equipe técnica e colaboradores, devem comprovar ter tomado as duas doses de vacina ou dose única contra a covid-19, e apresentar o documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou o certificado obtido por meio do aplicativo ‘Conecte SUS’, do Ministério da Saúde. Além disso, devem ser respeitados todos os protocolos sanitários estabelecidos pelos municípios, especialmente o distanciamento social e o uso de máscaras.
 
A presença de torcedores em jogos de futebol na Bahia não vai sofrer alterações. Na última quarta-feira (27), foi autorizada pelo Governo do Estado a lotação máxima de 50% da capacidade dos estádios. Antes, esse limite era de 30%.
 
Separador

Enviado: 29.10.2021 | 22h19
 
Brasil

Anatel recebeu propostas de 15 empresas para Leilão do 5G

 

Há pouco mais de uma semana para o leilão do 5G, conhecido como a nova geração de conexão da Internet, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu as documentações de 15 empresas interessadas na licitação para uso das frequências do 5G. Os arquivos foram entregues através da Comissão Especial de Licitação (CEL), do órgão.

No próximo dia 04 de novembro serão analisados os preços que cada empresa propõe para compra das faixas de ondas eletromagnéticas, que compreendem as frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. O superintendente de Competição e presidente da CEL, Abraão Balbino e Silva, cita que “nos deixa orgulhosos por ter dez novos proponentes entrando no mercado móvel”. 
 
Do edital da concorrência, o Ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União (TCU), apontou mais cedo neste mês que haveria um erro no valor para conectar escolas públicas, que deveria ter R$ 3,7 bilhões a mais. A preocupação chegou a ser protocolada como denúncia na Procuradoria Geral da República (PGR) por representantes da sociedade civil, mas se...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 29.10.2021 | 21h31
 
Bahia

Alok confirma participação no Carnaval de Salvador em 2022

 

Alok confirma participação no Carnaval de Salvador em 2022

O DJ Alok confirmou, durante uma entrevista para o canal do YouTube da jornalista Maiane Nogueira, sua presença no Carnaval de Salvador em 2022 com apresentações em trio e camarote. As autoridades baianas ainda não confirmaram a realização do maior evento de rua do planeta, mas o DJ goiano já se anunciou como uma atrações do Camarote Salvador. 

A organização do espaço ainda não confirmou o nome do artista na programação. De acordo com a direção, a grade de atrações será divulgada em sua integralidade. O artista fez sua estreia na edição de 2018 do carnaval, tocando para o folião pipoca. Esta será sua primeira vez no Camarote Salvador, caso o evento seja confirmado.
 
Separador

Enviado: 28.10.2021 | 20h42
 
Feira de Santana

UEFS retomará aulas presencias em fevereiro de 2022

 

UEFS retomará aulas presencias em fevereiro de 2022

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UEFS deliberou, em reunião realizada no dia 21 de outubro, que o semestre 2022.1 terá início em 21 de fevereiro de 2022 e que as atividades de ensino de graduação ocorrerão no formato presencial. A deliberação teve origem em uma proposta de calendário previamente aprovada na Câmara de Graduação do CONSEPE. A Câmara de Graduação também recomendou o retorno das atividades de ensino de graduação de forma presencial no primeiro semestre de 2022.

Apesar da convocação da reunião não ter colocado em pauta a definição do formato da oferta do semestre, como recomendou a Câmara de Graduação, foi solicitada a inclusão desse ponto para permitir o planejamento dos departamentos na oferta de disciplinas, que ocorre já no mês de novembro.
 
 
Separador

Enviado: 28.10.2021 | 19h39
 
Brasil

Valor mínimo de R$ 400 do Auxílio Brasil só será pago a partir de dezembro

 

Apesar de iniciar o pagamento do Auxílio Brasil em novembro, o Ministério da Cidadania informou que apenas em dezembro conseguirá estabelecer o valor mínimo de R$ 400 por família, quando também seria paga a complementação referente a novembro, segundo a pasta.

Substituto do Bolsa Família, o novo programa deve seguir o mesmo calendário, com depósito das parcelas entre os dias 17 e 30 de novembro, a depender do dígito final do NIS do beneficiário. Neste primeiro mês, será aplicado um reajuste de 20% sobre os valores que eram pagos até então.
 
Para uma família que recebe R$ 200 de Bolsa Família, por exemplo, o pagamento seria de R$ 240 em novembro (valor atual corrigido em 20%) e R$ 560 em dezembro (R$ 240 de Auxílio Brasil + R$ 160 para alcançar o valor mínimo + R$ 160 para complementar a parcela de novembro)
 
 
Separador

Enviado: 28.10.2021 | 16h41
 
Política

TSE rejeita cassação da chapa Bolsonaro-Mourão

 

TSE rejeita cassação da chapa Bolsonaro-Mourão

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, hoje (28), a cassação do mandato do presidente Jair Bolsonaro e de seu vice, Hamilton Mourão. A corte julgou duas ações que tratam do disparo em massa de mensagens via aplicativo WhatsApp durante a campanha de 2018, conduta então vedada pelas regras eleitorais.

O julgamento teve início na terça-feira quando três ministros votaram contra a cassação – Luís Felipe Salomão, relator; Mauro Campbell e Sérgio Banhos. O caso foi retomado nesta quinta-feira com o voto do ministro Carlos Horbach, que seguiu o mesmo entendimento, formando a maioria entre os sete integrantes do TSE.
 
Para Horbach, não ficou comprovada nem mesmo a existência de um esquema voltado a disparar mensagens com informações falsas contra adversários de Bolsonaro em 2018, conforme foi afirmado na petição inicial que deu origem às ações, protocolada pelo PT ainda no ano da eleição.
 
Separador

Enviado: 27.10.2021 | 20h04
 
Brasil

Filha de Bolsonaro entrou em Colégio Militar sem seleção

 

Filha de Bolsonaro entrou em Colégio Militar sem seleção

O Exército confirmou, nesta quarta-feira (27), que permitiu o ingresso da filha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Laura Bolsonaro, no Colégio Militar de Brasília (CMB), para o ano letivo de 2022. Em agosto, o pai apresentou um pedido para que a filha frequentasse a escola sem passar por processo seletivo.

A escola permite admissão de dependentes de militares em situações específicas – transferidos de estado, designados para missão no exterior, entre outros – e do público em geral. Nesse último caso, no entanto, é obrigatório passar por processo seletivo. A mensalidade custa entre R$ 250 e R$ 278. Para o ano que vem, são 15 vagas ao 6º ano, série que Laura Bolsonaro deve frequentar.
 
Em nota, o Exército informou que a decisão foi do comandante da Força, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, indicado por Bolsonaro para o cargo. Segundo o texto, ele deferiu "solicitação de matrícula em caráter excepcional". O Exército afirma que o regulamento "faculta ao Comandante do Exército apreciar casos considerados especiais, ouvido o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx).
 
Separador

Enviado: 27.10.2021 | 19h37
 
Bahia

Reforma do Hospital Martagão Gesteira é concluída

 

Reforma do Hospital Martagão Gesteira é concluída

A terceira e última etapa das obras de ampliação e requalificação do Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, foi inaugurada na terça-feira (26). As melhorias, que incluíram intervenções na fachada e em medidas de prevenção e combate a incêndio, representam um investimento de R$ 1,3 milhão. No total, cerca de R$ 5 milhões foram investidos nas três etapas, com recursos arrecadados pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e o Governo do Estado, em parceria com Ivete Sangalo, em dois grandes eventos com a cantora, um na Arena Fonte Nova e outro no Teatro Castro Alves (TCA).

"Estamos fechando um ciclo de trabalho com a conclusão da terceira etapa dessa importante obra, nesse hospital que atende crianças de várias partes da Bahia. O trabalho da primeira-dama e presidente das Voluntárias, Aline Peixoto, é sempre em prol dos que mais precisam. Com esses shows em parceria com Ivete e através de outros eventos sociais, a gente conseguiu entregar outras obras e aqui, no Martagão Gesteira, a gente deixa a requalificação, com um investimento de R$ 5 milhões", destacou o porta-voz das VSBA, Gustavo Urpia.
 
Separador

Enviado: 27.10.2021 | 18h40
 
Feira de Santana

Prova de vida digital segue até domingo

 

Prova de vida digital segue até domingo

Aposentados e pensionistas do IPFS (Instituto de Previdência de Feira de Santana) têm até este domingo (31), para realizar a prova de vida digital. O recadastramento é obrigatório, realizado anualmente, para comprovar a existência do beneficiário e evitar fraudes. Até o momento cerca de 2.500 beneficiários – dos 3.500 existentes – realizaram o recadastramento, o que representa um índice de 71%.

Este ano, a Prefeitura de Feira disponibilizou o aplicativo MEU RPPS, que permite o reconhecimento facial e de outros documentos, garantindo a comprovação de forma rápida e segura. O aplicativo está disponível nas plataformas iOS e Android.

Apesar disso, pessoas que não possuem acesso à tecnologia podem realizar a prova de vida pessoalmente na sede do órgão, localizado na Rua Leolinda Bacelar, 207, Kalilândia. Aqueles que perderem o prazo do recadastramento podem ter o benefício suspenso. (Secom/PMFS)

 
 
Separador

Enviado: 27.10.2021 | 14h05
 
#AjudeYasmin

Neste momento, a família de Yasmin merece todo nosso apoio

 

Neste momento, a família de Yasmin merece todo nosso apoio

O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) vai disponibilizar todos os seus canais de comunicação para incentivar doações em favor de Yasmin Nunes Bastos, 11 anos. A família dela promove a campanha "Ajude Yasmin", com o objetivo de alcançar o valor de R$ 3,5 milhões, para realização da terapia Car-T Cell, nos Estados Unidos. 

O pai de Yasmin, Nelson Nunes, participou, nesta tarde, de live com o deputado Carlos Geilson em sua rede social. Novamente, ele agradeceu todo apoio recebido ao longo dos últimos meses e fez novo apelo à União. "Aqui faço um apelo. Que a União faça cumprir o direito a vida!", disse. 
 
Durante a live, o deputado Carlos Geilson reforçou com a família de Yasmin Nunes seu apoio a campanha, além de renovar sua esperança no tratamento e na cura da criança. "Se Deus quiser vamos bater essa meta em breve para que Yasmin ainda no mês de novembro possa iniciar o seu tratamento", acrescentou.
 
No mês de setembro, a Justiça Federal chegou a determinar, em caráter liminar, que a União custeasse parte do tratamento, ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 27.10.2021 | 13h50
 
Novo normal?

Prefeitura do Rio publica decreto que dispensa uso de máscara ao ar livre

 

Prefeitura do Rio publica decreto que dispensa uso de máscara ao ar livre

O prefeito Eduardo Paes (PSD) publicou nesta quarta-feira (27) um decreto que flexibiliza o uso de máscaras e libera o funcionamento de boates, casas de show e pista de dança – com 50% da capacidade. O RJ2 tinha adiantado as novidades nesta quarta (26).

A flexibilização das máscaras, no entanto, só passa a valer após o governador Cláudio Castro (PL) sancionar e publicar em Diário Oficial o projeto de lei, aprovado nesta terça (26) na Assembleia Legislativa, que autoriza o governo fluminense e prefeituras a derrubar a obrigatoriedade da máscara contra a Covid. O prazo para a sanção é de 15 dias, mas a previsão é a de que o governador sancione até quinta-feira (28).

Resumo: máscaras deixam de ser obrigatórias em áreas abertas; boates, casas de show e pista de dança podem funcionar com 50% da capacidade; estão liberadas competições esportivas em ginásios e estádios, mas o público precisa apresentar passaporte de vacina ou teste PCR feito, no mínimo, 48 horas antes do evento; quando 75% da população estiver com o esquema vacinal completo, as máscaras serão obrigatórias no transporte público e em unidades de sa&...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 26.10.2021 | 20h14
 
Feira de Santana

Farmácia Universitária será inaugurada amanhã

 

Farmácia Universitária será inaugurada amanhã
Espaço pedagógico concebido para atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Farmácia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a Farmácia Universitária será inaugurada amanhã (27), às 9h. Sediada no campus universitário, próximo aos bancos, as ações a serem desenvolvidas visam o oferecimento de assistência farmacêutica qualificada e da promoção de educação sanitária para o uso racional de medicamentos.
 
Estão previstas as seguintes atividades a serem realizadas na Farmácia Universitária: dispensação de medicamentos, elaboração do perfil farmacoterapêutico dos usuários, avaliação e acompanhamento da terapêutica farmacológica, prescrição farmacêutica, aferição de pressão arterial e glicemia, medição de temperatura corporal, aplicação de medicamentos injetáveis e informações para os usuários sobre acesso a medicamentos no SUS. Também estão previstos a coleta e o gerenciamento de resíduos de medicamentos e o serviço de informação de medicamentos; sendo um cenário de pr&aac...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 26.10.2021 | 19h29
 
Mundo

Famílias afegãs vendem filhas para não morrerem de fome

 

Famílias afegãs vendem filhas para não morrerem de fome

Fahima não para de chorar desde que seu marido disse que eles deveriam vender suas duas filhas, de seis anos e um ano e meio, para que a família não morresse de fome no Afeganistão:  Farishteh, a mais velha - foi vendida por cerca de US$ 3,3 mil (cerca de R$ 18,7 mil); Shokriya, a mais nova - por US$ 2,8 mil (cerca de R$ 15,7 mil, na cotação atual).

A família foi deslocada pela seca no oeste do país e hoje vive em uma casa de barro coberta por lonas furadas no campo de pessoas deslocadas de Shamal Darya, em Qala-i-Naw, na província de Badghis. Farishteh e Shokriya sorriem para a reportagem da agência de notícias France Presse, com o rosto cheio de lama e ao lado da mãe, sem saber que foram dadas em troca de dinheiro às famílias de seus futuros maridos, também menores de idade.
 
Assim que o valor total for pago — o que pode levar anos —, as duas meninas terão de se despedir de seus pais e do campo para deslocados onde eles encontraram refúgio. Jornalistas da France Presse identificaram pelo menos 15 famílias que vivem em acampamentos de refugiados e vilarejos e venderam suas filhas por quantias de vão US$ 550 a US$ 4 mil para sobreviver.
 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2021
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov |
2020
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |