] Carlos Geilson
Logo
 
Bahia, segunda-feira, 19 de novembro de 2018
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 
 
Enviado: 16.11.2018 | 8h30
 
Educação

Periferia das cidades concentra 87% das bibliotecas comunitárias

 

Periferia das cidades concentra 87% das bibliotecas comunitárias

A pesquisa Bibliotecas Comunitárias no Brasil: Impacto na formação de leitores mostrou que 86,7% dessas bibliotecas estão localizadas em zonas periféricas de áreas urbanas em regiões de elevados índices de pobreza, violência e exclusão de serviços públicos. Do restante, 12,6 % delas estão em zonas rurais e apenas 7% em área ribeirinha.

“Descobrimos que essas bibliotecas estão, em sua maioria, em regiões periféricas. Mas uma grande característica é que essas bibliotecas estão onde o poder público não chega. Elas surgem por essa vontade da comunidade em ter esses espaços, que muitas vezes são os únicos espaços culturais nos territórios”, disse Luís Gustavo dos Santos, mediador de leitura e um dos pesquisadores.

O estudo foi coordenado pelos Grupo de Pesquisa Bibliotecas Públicas do Brasil, da Universidade Federal do Estado do Rio (Unirio), o Centro de Estudos de Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Centro de Cultura Luiz Freire (PE).

Outro dado revelado foi que 66,5% das bibliot...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 16.11.2018 | 8h01
 
Saúde

Bahia é o segundo estado com maior número de médicos cubanos

 

Bahia é o segundo estado com maior número de médicos cubanos

Ao longo de cinco anos de existência, mais de 5,6 milhões de pessoas beneficiadas, cerca de 800 mil consultas realizadas por mês e uma cobertura de 72% da Atenção Básica. Esses são os números alcançados pela Bahia após a implantação do Programa Mais Médicos no país. Atualmente, o estado possui 1.522 médicos do programa, que estão alocados em 363 municípios. Desse total, 846 são cubanos, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 822, segundo o Ministério da Saúde, o segundo estado com maior número de profissionais. São Paulo lidera com 1.394.

Os números foram apresentados pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, nesta quarta-feira (14), durante a reunião da Comissão Intergestores Biparte (CIB), realizada na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador.

De acordo com o secretário, o programa vinha sendo extremamente relevante, sobretudo para os moradores dos municípios distantes dos grandes centros, pela maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde. “Além de possibilitar o acesso ao atendimento, o Mais M...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 16.11.2018 | 7h30
 
Economia

Receita paga hoje restituições do 6º lote do Imposto de Renda

 

Receita paga hoje restituições do 6º lote do Imposto de Renda

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (16) o sexto lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física da declaração de 2018. O pagamento também contempla lotes residuais das declarações de 2008 a 2017.

Ao todo, a Receita restituirá R$ 1,9 bilhão a 1.142.680 contribuintes. Desse total, 991.153 declarações são do Imposto de Renda deste ano, cujo pagamento totalizará R$ 1,676 bilhão. A consulta ao sexto lote foi liberada na sexta-feira, dia 9.

As restituições terão correção de 4,16%, relativa às declarações de 2018, a 106,28%, para as declarações de 2008. Os índices equivalem à taxa Selic – juros básicos da economia – acumulada entre a data de entrega da declaração até este mês.

A relação dos contribuintes está disponível na página da Receita Federal na internet. A consulta também pode ser feita pelo telefone 146 ou nos aplicativos da Receita Federal para tablets e smartphones.

Caso o valor n&...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 16.11.2018 | 7h00
 
Cidade, Bahia e Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Roberto Campos Neto é indicado ao Banco Central; Correio: Para fechar as contas, 75% das prefeituras baianas vão demitir; Tribuna da Bahia: Roberto Campos Neto substituirá Ilan no comando do BC; Estadão: Bolsonaro escolhe perfil técnico para comandar BC.

 
Separador
 
Enviado: 15.11.2018 | 12h41
 
Educação

Feira: quem perde e quem ganha com municipalização de escolas estaduais

 

Feira: quem perde e quem ganha com municipalização de escolas estaduais

A descentralização da gestão da educação no Brasil tem sido assunto polêmico e sempre esteve presente nas discussões da Assembleia Constituinte. Em Feira de Santana, a discussão sobre a adesão das escolas do Estado para o município tem gerado revolta por parte de pais, estudante e professores.

Em entrevista com o Jornal Folha do Estado, a secretaria Municipal de Educação, Jayana Ribeiro, explicou como irá funcionar a operação na cidade. “Das 16 escolas que foram encaminhadas para nós realizamos a municipalização, selecionamos quatro, por considerar que são escolas situadas em bairros onde a demanda de alunos é maior do que a quantidade de vagas ofertadas”, comenta.

A gestora conta que as escolas selecionadas foram as que possuem bons prédios, as demais escolas, que foram indicadas para um possível processo de municipalização, muitas delas são conveniadas - não são do Estado - e algumas estavam com prédios deteriorados, não ofereciam uma condição para que a gente pudesse estar municipalizando. “O que precisamos salientar é que a responsabilidade do ensino fundam...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 15.11.2018 | 11h28
 
Bahia

Ex-prefeito de Ilhéus vira réu em ação de improbidade administrativa

 

Ex-prefeito de Ilhéus vira réu em ação de improbidade administrativa

Secretário-geral do PP na Bahia, o ex-prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro virou réu na Justiça Federal em uma ação de improbidade administrativa. De acordo com a coluna Satélite, do jornal Correio*, Ribeiro é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de irregularidades em um convênio firmado com uma empresa para a construção do Centro de Artes e Esportes Unificados, quando era prefeito. A denúncia foi recebida pela juíza federal Letícia Daniele Bossonario, da 1ª Vara de Ilhéus. (Política Livre)

 
Separador
 
Enviado: 15.11.2018 | 10h34
 
Salvador

Morre Paulo Sérgio Tourinho, dono do Hospital Aliança

 

Morre Paulo Sérgio Tourinho, dono do Hospital Aliança

Morreu nesta quinta-feira (15) o empresário Paulo Sérgio Tourinho, presidente do grupo Aliança da Bahia, que administra o Hospital Aliança.

Tourinho estava internado no hospital, mas não se sabe desde quando e quais as causas da morte. Na terça (13), alguns veículos de imprensa chegaram a divulgar o falecimento do empresário, mas, na quarta (14), o hospital emitiu nota dizendo que ele continuava hospitalizado.

Além do grupo Aliança da Bahia, Tourinho chegou a ser sócio do extinto Banco Econômico, com 30,78% de participação na empresa. Ainda não se sabe informações sobre velório e sepultamento.

 As informações são do Bahia Notícias

 
Separador
 
Enviado: 15.11.2018 | 9h00
 
Futebol

Mancini cobra dívida do Vitória e quer legislação mais dura para proteger treinadores

 

Mancini cobra dívida do Vitória e quer legislação mais dura para proteger treinadores

Desligado do comando técnico do Vitória no final de julho, Vagner Mancini afirmou que ainda não recebeu nenhum valor referente a rescisão do seu contrato. Mancini é vice-presidente Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF), defendeu mudanças na legislação para proteger os técnicos. 

“Então, o contrato é por tempo determinado, só que ele não é respeitado, porque nós não temos uma legislação atuante, né? A Lei do Treinador, ela é de 1993 e ela tá defasada. Nós entramos com um projeto que está em Brasília, já passou por algumas fases já foi aprovado em algumas comissões, mas ainda falta uma terceira para, depois, ir para o Senado, pra virar lei, né. Então, o caminho ele é longo, ele é difícil, porque as coisas não acontecem da forma como todos nós esperamos aqui no Brasil, infelizmente. Então a nossa legislação, ela precisa ser melhor regulamentada e eu vou citar exemplos. Se um clube de futebol, hoje, manda embora um atleta, ele tem que pagar 50% do que falta do contrato do atleta, isso não acontece para o treinador. Em algumas situações acontece, qua...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 15.11.2018 | 8h30
 
Turismo

Hotéis baianos registram ocupação acima de 90% no feriado da República

 

Hotéis baianos registram ocupação acima de 90% no feriado da República

O feriado prolongado da Proclamação da República (15 de novembro) será de hotéis lotados em Morro de São Paulo, ilha do arquipélago de Tinharé, localizada no município de Cairu. Além das belas praias e atrativos históricos como a Fortaleza do Morro, a festa Sunset Day Party — a ser realizada no sábado (17), com o cantor Jau — contribui para a grande procura.

A estimativa da Secretaria do Turismo de Cairu é de que os meios de hospedagem tenham 100% de ocupação. A perspectiva de casa cheia já foi confirmada pela Pousada Bahia Inn, que terá todos os 24 apartamentos reservados. No hotel Morro da Saudade, a taxa de reservas é de 96%, podendo chegar a todos os 133 apartamentos.

Outros importantes destinos turísticos da Bahia alcançaram o patamar de 90%. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA), Salvador deve ter média entre 90% e 95%. Com 81 apartamentos, o Fera Palace chegará a 93% de ocupação. Localizado no Centro Histórico, o hotel, que recebeu atores da novela ‘Segundo Sol’, terá entre os hóspedes do feriadão baianos, paulistas, ing...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 15.11.2018 | 8h00
 
Feira de Santana

Homem é executado com vários tiros no Campo Limpo

 

Homem é executado com vários tiros no Campo Limpo

Na tarde de ontem (14) foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), o corpo de Jonatas Barbosa dos Santos, 24 anos, morto com cerca de 12 tiros no interior de uma empresa de reciclagem, situada na Rua Gonçalves Dias, no bairro Campo Limpo, em Feira de Santana.

O crime ocorreu por volta das 15h30, conforme levantamento cadavérico presidido pelo o delegado Rodolfo Faro. Os agentes da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) já iniciaram as investigações para identificar o autor do crime. (Blog Central de Polícia)

 
Separador
 
Enviado: 15.11.2018 | 7h30
 
Brasil

Em depoimento, Lula nega que é dono de sítio em Atibaia

 

Em depoimento, Lula nega que é dono de sítio em Atibaia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou nesta quarta-feira (14), em depoimento à Justiça Federal em Curitiba, ter conhecimento sobre as reformas realizadas no Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP). Ele negou também ser o dono do imóvel.

Lula foi interrogado pela juíza Gabriela Hardt em ação penal na qual ele e mais 12 réus respondem ao processo, entre eles os empresários Marcelo e Emílio Odebrecht e Léo Pinheiro, da OAS, e o pecuarista José Carlos Bumlai. As acusações são dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

O sítio foi alvo das investigações da Operação Lava Jato, que apura a suspeita de que as obras de melhorias no local foram pagas por empreiteiras investigadas por corrupção, como a OAS e a Odebrecht.

No interrogatório, Lula confirmou que passou a frequentar a propriedade no início de 2011, quando deixou a Presidência da República.

No entanto, as reformas que foram realizadas já estavam prontas e Lula disse que não teve co...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 15.11.2018 | 7h02
 
Cidade, Bahia e Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Cuba retira profissionais do programa Mais Médicos; Correio: Cubanos deixam o Mais Médicos; Tribuna da Bahia: Bahia sonha alto. Vitória, em sair do sufoco; Estadão: Diplomata admirador de Trump vai chefiar Itamaraty; O Globo: Sem contrapartida, socorro a estados dificulta ajustes.

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 18h35
 
Feira de Santana

Feira tem 60 mil diabéticos e estima-se que outros 30 mil não sabem que possuem a doença

 

Feira tem 60 mil diabéticos e estima-se que outros 30 mil não sabem que possuem a doença

Tendo como base as projeções mundiais feitas por especialistas, em Feira de Santana aproximadamente 60 mil pessoas, que correspondem a pouco menos de 10% da população local, são diabéticas. Estima-se que outras 30 mil tenham as taxas de sangue alteradas, mas ainda não sabem.

O tipo mais comum, diz a enfermeira Andrea Silva, que coordena o CADH (Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso) é o II. “É uma doença que se pode prevenir com alimentação saudável e exercícios físicos”. 

Outro problema, diz, é que como a doença é assintomática, a grande maioria das pessoas apenas buscam orientação médica quando os sintomas aparecem: problemas na visão, feridas que custam a sarar, entre outros.

Cerca de 90% dos diagnósticos desta doença são para este tipo, que atinge pessoas na fase adulta das suas vidas, e os outros 10% são relacionadas à genética, o tipo I, que as pessoas a adquirem quando crianças ou jovens. Em ambas, o pacientes usa medicamentos. A I requer a aplicação de insulina.Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 18h02
 
Meio Ambiente

Camada de ozônio pode estar recuperada até meados deste século

 

Camada de ozônio pode estar recuperada até meados deste século

A camada de ozônio, que protege a Terra contra os raios ultravioleta solares, vem se recuperando a uma taxa de cerca de 2% ao ano desde 2000 e pode estar completamente regenerada até meados deste século, aponta um estudo da ONU.

O levantamento atribui essa taxa de sucesso ao histórico Protocolo de Montreal, de 1987, que proibiu os clorofluorcarbonetos (CFCs), usados em aerossóis e refrigeradores, e outras substâncias destruidoras da camada de ozônio.

Se a redução atual de emissões prejudiciais à camada de ozônio for mantida, o Hemisfério Norte poderá estar recuperado por volta de 2030, e o Hemisfério Sul, até 2050, prevê o relatório.

O buraco sobre a Antártida, que chegou a ser tão grande quanto a América do Norte, pode estar completamente fechado até a década de 2060, constatou o estudo da ONU.

Se não fosse pelo Protocolo de Montreal, grande parte da camada de ozônio poderia vir a ser destruída até 2065. Isso teria consequências devastadoras, já que a camada protege a vida d...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 17h31
 
Política

Bolsonaro anuncia Ernesto Araújo no ministério das Relações Exteriores

 

Bolsonaro anuncia Ernesto Araújo no ministério das Relações Exteriores

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), anunciou na tarde desta quarta-feira, 14, o embaixador Ernesto Araújo como seu futuro ministro das Relações Exteriores. Bolsonaro usou sua conta oficial no Twitter para o anúncio. “Informo a todos a indicação do Embaixador Ernesto Araújo, diplomata há 29 anos e um brilhante intelectual, ao cargo de Ministro das Relações Exteriores”, escreveu o presidente eleito. “A política externa brasileira deve ser parte do momento de regeneração que o Brasil vive hoje.” (Estadão)

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 17h04
 
Brasil

Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos

 

Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (14) que vai lançar um edital nos próximos dias para médicos que queiram ocupar as vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos que integram o programa Mais Médicos.

“Será respeitada a convocação prioritária dos candidatos brasileiros formados no Brasil seguida de brasileiros formados no exterior”, diz a nota encaminhada à imprensa na tarde de hoje.

A pasta recebeu nesta manhã (14) o comunicado da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), no qual o governo cubano informa que vai deixar de participar do programa Mais Médicos. Segundo o ministério, 8.332 vagas são ocupadas por esses profissionais. “O governo federal está adotando todas as medidas para garantir a assistência dos brasileiros atendidos pelas equipes da Saúde da Família que contam com profissionais de Cuba”, diz o comunicado.

O governo de Cuba informou que deixará de fazer parte do programa. A justificativa é que as exigências feitas pelo governo eleito são “inaceitáveis” e “violam&...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 16h30
 
Bahia

Renovação de matrícula na rede estadual de ensino começa dia 26

 

Renovação de matrícula na rede estadual de ensino começa dia 26

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou, nesta quarta-feira (14), no Diário Oficial, a portaria que regulamenta todos os procedimentos de matrícula. A renovação da matrícula para os estudantes da rede estadual de ensino poderá ser feitas presencialmente nas escolas e, também, pelo sistema online que estará disponível no Portal da Educação.

De acordo com a portaria, a renovação da matrícula do estudante que frequentou regularmente o ano letivo 2018, acontecerá de 26 de novembro a 17 de dezembro de 2018. Para renovar a matrícula, a unidade escolar entregará aos estudantes uma carta de renovação, que deverá ser devolvida, obrigatoriamente, à Secretaria Escolar, mediante protocolo, sob pena de o aluno perder a vaga na unidade escolar onde estudou em 2018.

Quando a escola em que o aluno está regularmente matriculado em 2018 não oferecer a série subsequente para o ano letivo de 2019, o estudante receberá uma carta informativa com um código para fazer sua matrícula pela internet, no dia 22 de janeiro de 2019. Esta data é reservada à transferência de estudantes da rede esta...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 16h02
 
Bahia

Pássaros silvestres são resgatados após prisão de suspeitos em Salvador

 

Pássaros silvestres são resgatados após prisão de suspeitos em Salvador

Um homem morreu após confronto com a polícia na tarde desta terça-feira, 13, após denúncias de um cativeiro situado uma residência localizada na rua do Amparo, no bairro Uruguai, na região da Cidade Baixa, em Salvador.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), três suspeitos teriam reagido a abordagem policial e durante o confronto um deles acabou sendo atingido. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Ernesto Simões, mas não resistiu ao ferimento. Os outros dois foram detidos.

No imóvel foram encontrados dois animais silvestres um revólver calibre 38, munições, 105 pedras de crack e R$ 108. Os animais foram encaminhados à Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) e libertados no Parque de Pituaçu.

A polícia investiga se os suspeitos teriam envolvimento com assassinatos ligados ao tráfico de drogas.

Fonte: A Tarde Online

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 15h33
 
Brasil

Interrogatório de Lula em processo da Lava Jato é iniciado em Curitiba

 

Interrogatório de Lula em processo da Lava Jato é iniciado em Curitiba

O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) referente a um processo da Operação Lava Jato, que apura reformas feitas em sítio de Atibaia, foi iniciado às 15h (horário de Brasília) desta quarta-feira (14), na sede da Justiça Federal, em Curitiba.

Esta foi a primeira vez que o ex-presidente deixou a Superintendência da Polícia Federal (PF), onde está preso desde abril. Não houve bloqueios no trajeto até o local do interrogatório, conforme o G1. Apoiadores de Lula o ex-presidente ocupam a frente da sede da Polícia Federal, onde Lula está preso, e ao prédio da Justiça Federal, onde acontece a audiência.

Fonte: Bahia Notícias

 
Separador
 
Enviado: 14.11.2018 | 15h04
 
Turismo

Hotéis baianos registram ocupação acima de 90% no feriado da República

 

O feriado prolongado da Proclamação da República (15 de novembro) será de hotéis lotados em Morro de São Paulo, ilha do arquipélago de Tinharé, localizada no município de Cairu. Além das belas praias e atrativos históricos como a Fortaleza do Morro, a festa Sunset Day Party, a ser realizada no sábado (17) com o cantor Jau, contribui para a grande procura. A estimativa da Secretaria do Turismo de Cairu é de que os meios de hospedagem tenham 100% de ocupação. A perspectiva de casa cheia já foi confirmada pela Pousada Bahia Inn, que terá todos os 24 apartamentos reservados. No hotel Morro da Saudade, a taxa de reservas é de 96%, podendo chegar a todos os 133 apartamentos. Outros importantes destinos turísticos também alcançaram o patamar de 90%. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA), Salvador deve ter média entre 90% e 95%. Com 81 apartamentos, o Fera Palace chegará a 93% de ocupação. Localizado no Centro Histórico, o hotel, que recebeu atores da novela ‘Segundo Sol’, terá entre os hóspedes do feriadão baianos, paulistas, ingleses e paquistaneses. Também é de 95% a média dos hotéis e pousadas de Itacaré, conforme levantamento real...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2018
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov |
2017
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |