Logo
 
Bahia, sábado, 4 de abril de 2020
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 24.3.2020 | 11h59
 
Coronavírus

Rui critica Anvisa após decisão judicial impedir medição de temperatura de passageiros em aeroportos

 

O governador da Bahia, Rui Costa, fez uma postagem em rede social, criticando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que conseguiu na Justiça a competência para atuar e fiscalizar as áreas restritas dos aeroportos em relação ao novo coronavírus. Com isso, o governo da Bahia fica impedido de realiza a medição da temperatura dos passageiros.

A queda de braço começou na quinta-feira (19), quando o governo estadual implantou barreiras sanitárias no aeroporto de Salvador, para inspecionar passageiros de voos que tinham saído de locais em que existem pacientes confirmados com a COVID 19. Porém, a Anvisa vetou a prática e barrou as equipes da Secretaria de Saúde (Sesab) que tentavam realizar o procedimento na área de desembarque.

Em pronunciamento, o presidente substituto da Anvisa, Antonio Barra, afirmou que a fiscalização nas áreas restritas dos aeroportos do país é de responsabilidade da Anvisa. De acordo com norma técnica da Agência, os estados e municípios que tenham interesse em aplicar o controle de temperatura como método de triagem podem realizar barreiras sanitárias nas áreas comuns dos aeroportos.
 
Separador

Enviado: 24.3.2020 | 9h17
 
Bahia

Rui anuncia compra de respiradores

 

O governador Rui Costa anunciou a compra conjunta de 600 respiradores de uma indústria chinesa, sendo 400 adquiridos pelo Governo do Estado para a Bahia e 200 pelo Estado do Ceará, com previsão de entrega já no dia 13 de abril, para utilizar nas unidades de campanha, no tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19.

Durante a participação, Rui agradeceu ainda à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), que comprou 100 respiradores para doar ao Estado da Bahia. No total, afirma o governador, “nós teremos 500 respiradores no estado e isto vai ajudar a equipar nossas unidades. Estamos dedicando o Couto Maia exclusivamente para isto e ainda queremos montar uma estrutura externa para acrescentar mais leitos. Dentro de 15 dias, o Hospital Espanhol deve estar em funcionamento também”.
 
Enquanto prepara a rede pública de saúde no combate ao novo coronavírus, o governador tranquilizou a população quanto à pandemia no estado, bem abaixo da média no país: “Estamos com 3% dos casos nacionais, ou seja, estamos muito abaixo do que a população da Bahia representa em relação à população do Brasil. Não temos, na r...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 24.3.2020 | 7h34
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia

A Tarde: Após pressão, Bolsonaro anuncia socorro a estados; Correio: Salvador sem bares e sem restaurantes; Folha de S.Paulo: Bolsonaro recua após propor suspender trabalho e salário; O Estado de S.Paulo: Criticado, Bolsonaro revoga parte de MP sobre trabalho; O Globo: País soma esforços para ampliar atendimento, mas faltam insumos;  Tribuna: Calamidade pública na Bahia.  

 
Separador

Enviado: 23.3.2020 | 13h48
 
Coronavírus

Tom Hanks consegue se recuperar de coronavírus

 

Tom Hanks consegue se recuperar de coronavírus

Tom Hanks e Rita Wilson estão se recuperando bem após contrair o coronavírus no início deste mês. O vencedor do Oscar foi ao Facebook para compartilhar a novidade sobre sua saúde com seus fãs no domingo à noite, enquanto ele e sua esposa estão em quarentena em uma casa na Austrália. "Ei, pessoal. Duas semanas após nossos primeiros sintomas e nós (Rita Wilson) nos sentimos melhor", escreveu Hanks.

O ator também defendeu firmemente a prática de auto-isolamento e distanciamento social quando se trata de combater a disseminação global do COVID-19 - especificamente no que diz respeito às múltiplas ordens de "não sair de casa" que foram disseminadas em cidades no mundo todo. "Ficar em casa funciona assim: você não contamina ninguém - você não é contaminado por ninguém. Bom senso, não?", disse o ator.
 
"Vai demorar um pouco, mas se cuidarmos um do outro, ajudarmos onde pudermos e desistirmos de alguns confortos... isso também passará", acrescentou. "Nós podemos vencer isso. Hanx", completou. O post  veio apenas um dia depois que Rita Wilson compartilhou um vídeo ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 23.3.2020 | 12h38
 
Brasil

MP de Bolsonaro suspende contrato de trabalho por 4 meses

 

MP de Bolsonaro suspende contrato de trabalho por 4 meses

O presidente Jair Bolsonaro publicou na noite de ontem (22) no Diário Oficial uma MP (medida provisória) que autoriza suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses. No período, o empregado deixa de trabalhar, assim como o empregador não pagará salário. A empresa é obrigada a oferecer curso de qualificação online ao trabalhador e a manter benefícios, como plano de saúde.

Pelo texto, a negociação individual ficará acima de acordos coletivos e da lei trabalhista. Estão preservados os direitos previstos na Constituição. A MP diz que o curso ou o programa de qualificação profissional online será promovido pelo empregador, diretamente ou por meio de entidades responsáveis pela qualificação.
 
Uma MP tem força de lei pelo período de 60 dias, prorrogáveis pelo mesmo prazo, até que seja apreciada pelo Congresso. Se não for votada, perde a validade. Segundo o texto, o empregador poderá conceder uma ajuda compensatória mensal, “sem natureza salarial”, “com valor definido livremente entre empregado e empregador, via negociação individual”.
 
Separador

Enviado: 23.3.2020 | 12h15
 
Saúde

Arena Fonte Nova terá esquema de vacinação contra H1N1

 

Arena Fonte Nova terá esquema de vacinação contra H1N1

A partir de hoje (23), a Arena Fonte Nova vai ser um dos pontos para a vacinação contra a H1N1. O procedimento será feito por Drive-Thru. Desta forma, as pessoas que procurarem o serviço vão ser vacinadas sem sair de seus veículos. Segundo o Ministério da Saúde, nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da área de saúde. Vale lembrar que o acesso à vacinação será pelo Dique do Tororó das 8h até às 17h.

 
Separador

Enviado: 23.3.2020 | 11h45
 
Brasil

Governo deve autorizar reajuste nos remédios apesar da pandemia

 

O preço dos medicamentos deve ter reajuste médio de 4,08% a partir de 31 de março, segundo estimativa do Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos). O aumento ainda não foi confirmado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Porém, a estimativa da indústria considera os parâmetros oficiais e dificilmente apresenta discordância em relação ao índice que entrará em vigor.

O Ministério da Saúde não respondeu à reportagem sobre uma possível revisão ou suspensão do aumento devido ao agravamento da crise provocada pela pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus. O valor antecipado pela indústria é apurado com base em critérios de reajuste estabelecidos pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), que também levam em conta a inflação oficial. (Follhapress)
 
Separador

Enviado: 23.3.2020 | 8h05
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia

A Tarde: Sem quarentena, periferia fica exposta à Covid-19; Correio: Juntos vamos derrubar o vírus; Folha de S.Paulo: Atuação de Bolsonaro na crise tem pior avaliação; O Estado de S.Paulo: Empresários pedem um ‘Plano Marshall’ para evitar colapso; O Globo: Testagem em massa vai começar pelos profissionais da saúde.

 
Separador
Enviado: 22.3.2020 | 16h25
 
#FiqueEmCasa
 

Prevenção ao Coronavírus

 
Prevenção ao Coronavírus
 
Separador

Enviado: 22.3.2020 | 15h57
 
Coronavírus

Suspensão de transporte intermunicipal é estendida a mais cinco cidades

 

O governador Rui Costa (PT) publicou o decreto nº 19.554, que determina a suspensão da circulação e saída de transportes, por 10 dias, em mais cinco cidades baianas. A proibição, adotada como mais uma medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus, consta de uma edição extra do Diário Oficial do Estado.

Conforme e medida, a partir de 0h de amanhã (23), estará vedada o deslocamento de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi e Vitória da Conquista. A última chegada (desembarque) está prevista para 9h de segunda-feira. 
 
Há exceção concedida apenas para quem residir em locais próximos e for a essas cidades a trabalho. De acordo com o decreto, as demais exceções só serão permitidas mediante autorização da Agerba ou do próprio município. Caso a determinação seja descumprida, haverá apreensão imediata do veículo, seja este ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 22.3.2020 | 15h27
 
Economia

Receita Federal suspende prazos de atos processuais

 

A Receita Federal suspendeu temporariamente o prazo para atos processuais e procedimentos administrativos como forma de diminuir os efeitos da pandemia do novo coronavírus. Dessa forma, estão suspensos atos como a emissão eletrônica automática de aviso de cobrança e intimação para pagamento de tributos, a notificação de lançamento da malha fiscal da pessoa física e a exclusão de contribuinte de parcelamento por inadimplência de parcelas. 

Segundo a portaria, para os serviços que não estão relacionados, o interessado deve buscar atendimento por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) para agendar ou reagendar o atendimento presencial para depois do dia 29 de maio. 

O Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) solicitou à Receita Federal a ampliação do prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano até o dia 31 de maio. Por meio de ofício, o sindicato propôs uma série de medidas ao órgão para ajudar no enfrentamento à pandemia provocada pelo coronavírus. 

Segundo o documento, o adiamento do prazo de entrega do imposto de renda é nec...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 22.3.2020 | 13h30
 
Loterias

Caixa suspende sorteio da Loteria Federal por três meses

 

Caixa suspende sorteio da Loteria Federal por três meses

A Caixa emitiu um comunicado neste domingo (22), informando que os sorteios da Loteria Federal estão suspensos por três meses em função dos cuidados com a pandemia do novo coronavírus. As novas datas vão ser divulgadas em julho. Outro comunicado informava sobre a suspensão dos concursos da Loteca.

“Em virtude da suspensão dos campeonatos internacionais, nacionais e estaduais de futebol masculino e feminino, não é possível a organização de grades para composição dos concursos da modalidade e, portanto, os concursos da Loteca estão suspensos.

O novo calendário de sorteios será divulgado oportunamente após a normalização dos campeonatos”, diz o texto. A data do sorteio do concurso especial nº 2.070 da Dupla Sena, o “Dupla de Páscoa", foi alterada para 25/04/2020. As vendas começariam no dia 02/03/2020 e vão ocorrer de 01/04 a 25/04/2020.

 
Separador

Enviado: 21.3.2020 | 14h19
 
Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

 

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, realizada anualmente em abril, foi antecipada em um mês por causa da pandemia de coronavírus. Assim, a campanha será iniciada a partir da próxima segunda-feira (23), para proteger a população contra o vírus da gripe, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

De acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no estado, a meta é imunizar 90% do público alvo, formado por cerca de 4,6 milhões de pessoas. Neste ano, os idosos e profissionais de saúde que atuam na linha de frente, no atendimento à população, serão os primeiros a serem imunizados.
 
Nesta primeira fase serão imunizados também funcionários do sistema prisional e as populações indígenas e a privada de liberdade. Segundo a Sesab, a priorização dos idosos nessa primeira etapa, de acordo com o Ministério da Saúde, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.3.2020 | 8h42
 
Feira de Santana

Detentos são capturados ao tentar fugir de Presídio

 

Dez detentos do Presídio Regional de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, tentaram fugir na tarde de ontem (20). Eles chegaram a pular um dos muros do conjunto penal, mas forma recapturados pela polícia. Para tentar conter os detentos, policiais dispararam para o alto, dentro do presídio e cercaram o conjunto penal. Ninguém ficou ferido. Equipes ficaram nas guaritas e um drone também foi usado para fazer a vigília do local.

De acordo com informações do presídio, os dez presos que tentaram fugir estavam alojados em dois pavilhões, cinco em cada. Ainda não há informações sobre o que causou a fuga dos presos. O Conjunto Penal de Feira de Santana tem capacidade para 1.356 detentos, mas tem com 1.859 presos: um excedente de 503 pessoas.
 
Separador

Enviado: 20.3.2020 | 19h04
 
Economia

Governo diminui para 0,02% previsão de crescimento do PIB neste ano

 

A crise econômica global provocada pela pandemia de coronavírus fez o governo brasileiro reduzir para 0,02% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos) em 2020. A nova estimativa foi divulgada há pouco pela Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia, que apresentou o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, documento que orienta a execução do Orçamento.

Na semana passada, a própria equipe econômica havia revisado, para baixo, a estimativa de crescimento, de 2,4% para 2,1%. Na ocasião, a Secretaria de Política Econômica, vinculada à Secretaria Especial de Fazenda, anunciou que o coronavírus teria impacto de até 0,5 ponto percentual no PIB. As novas projeções apontam que o efeito foi bem maior e que a pandemia praticamente eliminará todo o crescimento econômico originalmente previsto.
 
O governo também reduziu, de 3,12% para 3,05%, a previsão de inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Por causa da queda de demanda global e da guerra comercial entre Arábia Saudita e Rússia em torno do p...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 20.3.2020 | 17h29
 
Saúde

Brasileiro que integrou equipe vencedora do Prêmio Nobel da Paz morre por coronavírus

 

Brasileiro que integrou equipe vencedora do Prêmio Nobel da Paz morre por coronavírus

O engenheiro químico Sérgio Campos Trindade, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2007, na quarta-feira, aos 79 anos, em decorrência de complicações associadas ao coronavírus.

Segundo a agência Fapesp, Trindade era um “grande incentivador da energia renovável”, área em que trabalhava como consultor. Era, também, membro do Comitê Científico para Problemas do Ambiente, uma agência intergovernamental associada à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Sua equipe recebeu em 2007 o Prêmio Nobel da Paz ao lado de outros integrantes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
 
Thelma Krug, vice-presidente do IPCC, destaca que Trindade abriu portas para cientistas brasileiros em grupos de trabalho internacionais sobre mudanças climáticas. "Foi uma figura muito relevante para o IPCC, que mal contava com a participação de pesquisadores de países em desenvolvimento", recorda.
 
"Trindade mostrou as dificuldades enfrentadas por cientistas no Brasil e, ao mesmo tempo, co...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 20.3.2020 | 15h07
 
Bahia

Governo pede à Alba declaração do estado de calamidade pública

 

O governo da Bahia encaminhou mensagem à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta sexta-feira (20), solicitando declaração do estado de calamidade pública, com efeitos até 31 de dezembro deste ano, por causa da propagação do novo coronavírus.Segundo a assessoria do governo, a declaração também pede a dispensa do atingimento dos resultados fiscais e limitação de empenho prevista e a suspensão da contagem de prazos.

No documento, o governador Rui Costa afirma que a Bahia, que tem como principal fonte de receita o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), deve ter uma queda na receita de aproximadamente R$ 1,5 bilhão até dezembro deste ano.
 
O novo decreto do governo, que vai ser publicado no Diário Oficial, amanhã (21), estabelece diretrizes para contenção de despesas e pessoal no estado da Bahia.
 
Separador

Enviado: 19.3.2020 | 12h24
 
Economia

Caixa reduz juros e autoriza pausa para dívidas

 

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quinta-feira (19) novas medidas de combate ao coronavírus e de apoio às empresas e pessoas físicas. Entre as medidas, estão a redução dos juros e a suspensão, por 60 dias, no pagamento de empréstimos (principal e juros).

"A Caixa está 100% focada em ajudar a população mais carente, em ajudar aqueles que mais necessitam. Esse não é o único grupo de medidas. Faremos tudo o que estiver ao alcance da Caixa Econômica Federal para ajudar a população", disse Pedro Guimarães, presidente da instituição.
 
Por meio de nota, a instituição informou que, também em linha com a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que cortou os juros básicos da economia para 3,75% ao ano nesta quarta-feira (18), vai reduzir as taxas de juros de linhas de crédito. A instituição informou que a "grande maioria" das novas taxas de juros começa a valer a partir da próxima segunda-feira (23).
 
Além disso, o banco está oferecendo uma pausa por até 60...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 19.3.2020 | 11h24
 
Bahia

MP cria contato 0800 para ajudar população

 

MP cria contato 0800 para ajudar população

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) criou um contato de 0800 para estabelecer um canal com a população, onde os baianos podem fazer contato para solicitar a adoção de providências de enfrentamento ao coronavírus.O acesso gratuito é feito pelo número: 0800 642 4577. Até ontem (18), a Bahia tinha 27 casos confirmados da Covid-19 – a maioria (16) deles em Salvador.

 
Separador

Enviado: 19.3.2020 | 10h15
 
Saúde

Bahia já tem 27 casos confirmados do coronavírus

 

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou outros 9 casos de contaminação por coronavírus no estado na noite de ontem (18). Com isso, o total vai para 27 registros de pacientes contaminados pela Covid-19.

Inicialmente, a Sesab tinha informado que eram 10 casos, elevando o número de registros para 28, mas depois voltou atrás. Dos nove novos casos, oito são residentes de Salvador e um em Porto Seguro. De acordo com a Sesab, as vigilâncias municipais investigam o histórico dos pacientes, para verificar a origem da contaminação e se há ou não transmissão comunitária nas cidades.
 
No total, a Bahia registrou 747 casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus), de janeiro até a noite desta quarta-feira. Desse total, além dos 28 confirmados, 335 aguardam análise laboratorial e 385 foram descartados.
 
O diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internaç&...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2020
Jan | Fev | Mar | Abr |
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |