Logo
 
Bahia, sábado, 4 de abril de 2020
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 19.3.2020 | 10h03
 
Coronavírus

Turista que não quiser adiar voo tem direito a pedir reembolso

 

Consumidores têm encontrado dificuldades na hora de cancelar ou remarcar viagens não realizadas em razão da disseminação do novo coronavírus pelo mundo. O maior número de reclamações registrado pelo Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) está relacionado a passagens, diz Igor Marchetti, advogado do órgão. 

“As empresas têm colocado impedimentos para o cancelamento da passagem, oferecendo só a remarcação. Isso é insuficiente, porque o consumidor não é obrigado a aceitar uma nova data”, afirma.
 
Na visão do Idec, qualquer viagem marcada para depois de 11 de abril, quando a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou que há uma pandemia de Covid-19, pode ser cancelada com devolução integral do valor pago —inclusive no caso de voos nacionais.
 
Antes disso, esse direito era garantido apenas àqueles que viajariam a países considerados de alto risco pela OMS, de acordo com Marchetti.
 
O Procon-SP também entende que o passageiro...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 19.3.2020 | 7h24
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia
A Tarde: Guerra à covid-19; Correio: Salvador sem shopping; Folha de S.Paulo: Governo vai permitir corte de salário e jornada pela metade; O Estado de S.Paulo: Governo permitirá que empresas cortem salários e jornada à metade; O Globo: Bolsonaro reage com novo pacote, mas é recebido com panelaços;  Tribuna: Calamidade pública.
 
 
 
Separador

Enviado: 18.3.2020 | 13h09
 
Bahia

Governo suspende aulas em escolas particulares e funcionamento do transporte intermunicipal

 

Governo suspende aulas em escolas particulares e funcionamento do transporte intermunicipal

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou na manhã de hoje (18), em Salvador, a suspensão das atividades em todas as escolas do estado - incluindo as da rede particular - e também a interrupção do funcionamento do transporte intermunicipal por 10 dias.

A informação foi divulgada enquanto o governador fazia visitas ao Hospital Espanhol, no bairro da Barra. A unidade de saúde, que estava desativada desde 2014, vai ser usada para o tratamento de pacientes com o coronavírus.

As novas medidas desta quarta ampliam o decreto divulgado pelo governo na segunda-feira (16) e que que foi atualizado nesta quarta. Na ocasião, apenas as escolas da rede estadual, de Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro e Prado estavam suspensas. Agora, a interrupção vale para a rede particular sem limitação de municípios, atingido a todos.
 
Além disso, o governador anunciou que a partir das 0h sexta-feira (20), será suspenso o transporte intermunicipal para as cidades com casos confirmados: Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro e Prado. O transporte de vans está incluso na medida.
 
O governado...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 18.3.2020 | 12h54
 
Política

TSE se preocupa com prazos para eleições municipais

 

Nos bastidores os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) temem que a Corte precise realizar mudanças no calendário eleitoral previsto para esse ano. Em 2020 ocorrem as eleições municipais. A informação foi apurada pelo portal Poder 360.

As convenções partidárias estão previstas para 20 de julho a 5 de agosto. E 4 de abril é a data final para filiação dos candidatos. Alguns advogados contatados pelo portal já argumentam a extensão de prazos.
 
Em entrevista ao site, a advogada eleitoral Marilda Silveira comentou sobre a decisão da presidente do TSE, ministra Rosa Weber, pelo adiamento da eleição suplementar para o Senado em Mato Grosso. Silveira acredita que a decisão vai render discussões e existe a possibilidade de ser usada como argumento para mudança no calendário das eleições  municipais. “Estamos em situação inédita com a pandemia”, afirmou. 
 
As reuniões dos partidos poderiam ser adiadas por projeto de lei, de acordo com a matéria. Existe ainda a possibilidade de interpretação do TSE, c...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 18.3.2020 | 12h30
 
Pandemia

Turismo no Brasil perdeu R$ 2,2 bilhões em 15 dias

 

O turismo no Brasil perdeu R$ 2,2 bilhões na primeira quinzena de março, segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em percentual, o volume de receitas do setor encolheu 16,7% em relação ao mesmo período de 2019.

As secretarias estaduais de saúde contabilizam 350 infectados em 17 estados e no DF. Já o último balanço oficial do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de terça-feira (17), aponta 291 casos no país.
 
O prejuízo total no Brasil vai depender da curva de contaminação, mas se o país seguir o padrão chinês, a expectativa é que haja um aumento do número de casos na segunda quinzena de abril.
 
O estudo cruzou informações do Índice de Atividade do Turismo do IBGE com dados do fluxo de passageiros em voos domésticos e internacionais e levou em conta também a demanda por voos nos países mais infectados pela doença e o número de casos registrados de Covid-19.
 
As restri&cc...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 18.3.2020 | 10h56
 
Saúde

Censo é adiado para 2021 por avanço do coronavírus

 

Censo é adiado para 2021 por avanço do coronavírus

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a realização do Censo Demográfico foi adiada para 2021 diante do avanço do surto coronavírus no país. A coleta de dados estava programada para neste ano.

Segundo o IBGE, o próximo Censo terá como data de referência 31 de julho de 2021. A coleta será realizada entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021. O concurso com 208 mil vagas destinado para a realização do levantamento foi suspenso. Os candidatos que já fizeram o pagamento da inscrição serão reembolsados.
 
O Censo Demográfico é feito a cada 10 anos e tem abrangência nacional. Pesquisadores do órgão visitam os domicílios pelo país para obter dados sobre as características dos moradores – nível de estudo, trabalho, entre outras informações.
 
De acordo com o órgão, a suspensão da pesquisa também leva em conta a impossibilidade de realizar o treinamento necessário para quem participaria da coleta dos dados. A primeira etapa estava prevista para abril. Em julho, os treinamen...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 18.3.2020 | 9h58
 
Bahia

Governo antecipa pagamentos de aposentados e pensionistas

 

O Governo da Bahia anunciou hoje (18) a antecipação do pagamento dos salários dos servidores aposentados e pensionistas para o próximo dia 28. A alteração faz parte de medidas adotadas para evitar a propagação do coronavírus.

Segundo o comunicado, a ideia era que o pagamento fosse antecipado em apenas um dia, mas, na prática, a tramitação foi antecipada em três. O governo explica que, como o pagamento da folha cai em uma terça-feira (31), o depósito previsto para segunda (30) já estará nas contas no sábado (28).

Quem tiver alguma dúvida, pode acessar as datas do pagamento em uma tabela divulgada no site do Portal do Servidor, pelas secretarias da Fazenda (Sefaz-BA) e da Corregedoria Geral do Estado da Bahia (Saeb).Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 18.3.2020 | 6h49
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia

A Tarde: Após 1ª morte, violação de quarentena será punida; Correio: Jogo duro na pandemia; Folha de S.Paulo: São Paulo tem 1ª morte por vírus; O Estado de S.Paulo: Primeiro morto por coronavírus no País estava fora da lista de infectados; O Globo: Após 1ª morte por coronavírus, governo pede estado de calamidade; Tribuna: Hospital Espanhol vai atender vítimas de coronavírus.

 
Separador

Enviado: 17.3.2020 | 10h18
 
Coronavírus

Euro e Copa América são adiadas para 2021

 

Por causa da pandemia do coronavírus, a Copa América desse ano foi adiada para 2021. A competição, que tem Argentina e Colômbia como sedes, estava marcada para iniciar no dia 12 de junho, mesmo data da Eurocopa, que também foi adiada para o ano que vem. A decisão de postergar o torneio foi feita pelo Conselho da Conmebol em conjunto com a Uefa.

De acordo com a Conmebol, os grupos, sedes e formato da competição estão mantidos. As datas é que mudam: a Copa América será agora de 11 de junho a 10 de julho de 2021 (em 2020, o torneio começaria em 12 de junho e terminaria no dia 11 de julho).
 
O Brasil está no grupo B ao lado de Colômbia, Equador, Peru, Venezuela e Catar, sede da Copa de 2022 e um dos convidados para o torneio, assim como a Austrália (que está no grupo A, com sede na Argentina). A ideia da Conmebol é manter ambas seleções como convidadas.
 
 
Separador

Enviado: 17.3.2020 | 10h09
 
Bahia

Sobe para 13 nº de casos confirmados do coronavírus

 

Sobe para 13 nº de casos confirmados do coronavírus

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou mais três casos de contaminação por coronavírus, na manhã de hoje (17). Com isso, o número total de registros subiu de 10 para 13. O resultado foi confirmando por meio de testes

Segundo uma publicação nas redes sociais de Fábio Vilas-Boas, secretário de saúde da Bahia, os novos casos de contaminações foram registrados em Porto Seguro (2), no sul da Bahia, e também em Prado (1), que fica no extremo-sul do estado baiano. Todos os casos foram importados.

De acordo com a Sesab, um dos casos de Porto Seguro é de uma mulher de 35 anos, que teve passagem pelos Estados Unidos Da América. O segundo caso também é de uma mulher, de 42 anos, e que teve contato com um paciente contaminado, que estava na festa de casamento da irmã de Gabriela Pugliesi, em Itacaré. O caso de Prado, no entanto, é de um homem de 42 anos, que teve passagem por Milão e Londres.
 
 
Separador

Enviado: 17.3.2020 | 8h12
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia

A Tarde: #FIQUEEMCASA; Correio: Fechados contra o corona; Folha de S.Paulo: Contra vírus, governo prevê injetar R$ 147 bi na economia; O Estado de S.Paulo: Pacote do governo suspende tributo, amplia Bolsa Família e inclui idosos; O Globo: Governos radicalizam medidas de restrição, mas Bolsonaro vê ‘histeria’; Tribuna: Coronavírus já mata crianças.

 
Separador

Enviado: 16.3.2020 | 12h37
 
Japão

Homem é condenado à morte por assassinar 19 deficientes

 

Homem é condenado à morte por assassinar 19 deficientes

Um tribunal do Japão condenou, hoje (16), à morte um homem considerado culpado de assassinar 19 pessoas com deficiência mental em 2016, num dos piores massacres da história recente do Japão. "Tirou a vida de 19 pessoas. É extremamente grave", declarou o juiz Kiyoshi Aonuma. "Não cabe a clemência", estimou.

A Promotoria havia solicitado a pena de morte. Os advogados de Uematsu afirmaram durante o julgamento que o seu cliente não poderia ser responsabilizado pelo crime pois sofria de "transtornos mentais" no momento dos fatos vinculados ao uso de drogas. "Planejou seu ato de forma antecipada e tinha a intenção extrema de matar", considerou o juiz.
 
Julgado por seis acusações, incluindo assassinato, Uematsu afirmou que não tem a intenção de recorrer da sentença, segundo a imprensa japonesa. Mas também considerou que não merecia a pena de morte. O massacre de Sagamihara comoveu o Japão, onde as taxas de criminalidade são muito baixas.
 
Em 26 de julho de 2016 à noite, o jovem foi de quarto em quarto no centro de Sagamihara para es...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 16.3.2020 | 11h39
 
Fatalidade

Motociclista morre após bater em carreta

 

Um motociclista morreu em um acidente envolvendo o veículo que ele pilotava e uma carreta na BR-242, na região da cidade de Luís Eduardo Magalhães. Ele foi esmagado e arrastado por cerca de 50 metros. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a suspeita é que o acidente tenha acontecido durante uma tentativa de ultrapassagem. A vítima perdeu o controle da moto ao passar por uma redutor de velocidade, bateu na carreta. O motorista do veículo permaneceu no local e acionou a Polícia Militar. A PM informou que esteve no local, fez o isolamento da área. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve no local para constatar o óbito. O corpo da vítima foi removido e levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras.

 
Separador

Enviado: 16.3.2020 | 11h25
 
Coronavírus

Campeonato Paulista é suspenso por tempo indeterminado

 

Campeonato Paulista é suspenso por tempo indeterminado
A Federação Paulista de Futebol decidiu na manhã desta segunda-feira (16), em reunião com os clubes da primeira divisão estadual, paralisar a disputa do Campeonato Paulista por tempo indeterminado. A próxima rodada está temporariamente suspensa. É uma medida para minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus.
 
Os quatro maiores clubes de São Paulo votaram pela paralisação. Inicialmente, alguns dirigentes de outros clubes buscaram outras alternativas - mas acabaram convencidos. Com isso, a decisão foi unânime. Ao longo dia, a Federação fará novas reuniões para deliberar sobre as séries A2 e A3.
 
Está mantido o Dérbi entre Guarani e Ponte Preta, marcado para as 20h desta segunda-feira, no Brinco de Ouro, mas sem torcida por determinação da Secretaria de Saúde de Campinas. O jogo encerra a décima rodada do estadual, iniciada na última sexta-feira.
 
O Ministério da Saúde já havia orientado que eventos esportivos de grandes aglomerações só fossem realizados ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 16.3.2020 | 7h47
 
Coronavírus

Casos no Brasil sobem 65% e chegam a 200

 

Em um intervalo de apenas 24 horas, o Brasil registrou um crescimento de 65% no número de casos confirmados de infecção pelo coronavírus, com um total que passou de 121 para 200, de acordo com balanço divulgado na tarde de ontem pelo Ministério da Saúde. A América Latina já soma ao menos 612 registros, e países como Argentina e Colômbia anunciaram fechamento de fronteiras.

No Brasil, São Paulo e Rio são os Estados onde há transmissão comunitária do vírus – ou seja, ele já circula nessas regiões. Eles têm 136 e 24 casos da doença, respectivamente, sem nenhuma morte. Distrito Federal (com 8 casos), Paraná (6), Rio Grande do Sul (6), Santa Catarina (6), Goiás (3), Minas Gerais (2), Espírito Santo (1), Rio Grande do Norte (1), Bahia (2), Pernambuco (2), Alagoas (1), Sergipe (1) e Amazonas (1) têm casos importados, de pessoas que contraíram a covid-19 em outras regiões.
 
Autoridades médicas estaduais ainda investigam 1.915 casos suspeitos da doença, segundo os dados do ministério. Desde janeiro, 1.470 suspeitas foram descartadas.
 
 
Separador

Enviado: 16.3.2020 | 7h38
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia
A Tarde: Frear o avanço; Correio: Cancelados; Folha de S.Paulo: Bolsonaro ignora vírus e vai a ato contra Congresso e STF; O Estado de S.Paulo: Infectologistas criticam Bolsonaro por dar mau exemplo à Nação; O Globo: Não faça o que eu faço;  Tribuna: Bahia confirma o 9º caso.
 
Separador

Enviado: 14.3.2020 | 9h43
 
Feira de Santana

Primeira paciente com coronavírus na Bahia é liberada de isolamento domiciliar

 

A primeira paciente contaminada pelo coronavírus na Bahia foi liberada do isolamento domiciliar, na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. A informação foi divulgada pela prefeitura do município na noite desta sexta-feira (13).

A mulher, que tem 34 anos, contraiu o coronavírus em uma viagem internacional. Ela retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma, onde aconteceu a contaminação. Com a liberação do isolamento, ela pode retornar as atividades normais.
 
Para ser liberada do isolamento, a mulher fez um novo exame do coronavírus. O resultado, que saiu nesta sexta, deu negativo para o vírus. Ela passou o período de 14 dias sem contato com familiares ou amigos, dentro de casa, sem necessidade de atendimento hospitalar.
 
A mulher tem duas filhas, que não foram contaminadas pelo coronavírus. No entanto, a trabalhadora doméstica da casa dela contraiu a Covid-19. A doença também foi transmitida para a mãe da trabalhadora e para o marido da mãe.
 
A Bahia registrou ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 13.3.2020 | 10h45
 
Micareta de Feira

Micareta de Feira 2020 é adiada por tempo indeterminado

 

Micareta de Feira 2020 é adiada por tempo indeterminado
A Micareta de Feira de Santana foi adiada por tempo indeterminado. A divulgação foi feita pelo prefeito Colbert Martins Filho, em coletiva, na manhã desta sexta-feira (13), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

A festa seria realizada de 23 a 26 de abril. Não há previsão de nova data para um dos eventos tradicionais do estado, que ocorre há mais de 80 anos. O adiamento ocorre por causa do risco de disseminação do novo coronavírus. A prefeitura destacou que essa é uma situação excepcional e que a orientação se estende também aos eventos festivos na cidade e festas de massa.
 
Há registros de carnavais em Feira de Santana de 1891 até a década de 1940. Em 1937, a folia momesca não ocorreu na data prevista, por causa de uma forte chuva que atingiu a região, e teve de ser adiada para depois da quaresma, em data não convencional. Foi então que, oficialmente, nasceu a micareta. Desde o surgimento, a Micareta de Feira só deixou de ser realizada em duas ocasiões: a primeira na década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial, da qual alguns soldados feirenses também participaram, e a outra em 1964, por...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 12.3.2020 | 13h26
 
Mundo

Dólar atinge R$ 5 pela primeira vez na história

 

Dólar atinge R$ 5 pela primeira vez na história

Um dia após a Organização Mundial de Saúde classificar o surto de coronavírus como pandemia, o mercado internacional reagiu fortemente. Hoje (12), no Brasil, o dólar abriu em alta e atingiu R$ 5 pela primeira vez na história. Por volta de 9h26, a moeda estadunidense atingiu R$ 4,95, chegando a R$ 5,02 em seguida. Somente em 2020, o dólar já teve avanço de quase 25%. 

 
Separador

Enviado: 12.3.2020 | 12h17
 
Bahia

Secretaria de Saúde confirma 3º caso de coronavírus

 

Secretaria de Saúde confirma 3º caso de coronavírus

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que está confirmado o terceiro caso do novo coronavírus no estado da Bahia. O resultado foi confirmando por meio de testes.

A Sesab disse que a paciente é uma mulher de 68 anos, que teve contato domiciliar com a segunda paciente do estado com o COVID-19, quando ela ainda estava sintomática. Segundo a Sesab, a paciente está com sintomas leves, em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução de contato.

Este é o segundo caso de transmissão local do vírus na Bahia. A primeira ocorrência foi um caso importado, de uma mulher de 34 anos, residente na cidade de Feira de Santana, que retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma, onde aconteceu a contaminação.
 
A primeira transmissão local do vírus também foi em uma mulher de 42 anos, trabalhadora doméstica, que teve contato domiciliar com a primeira paciente do estado com o coronavírus, quando ainda esta ainda estava sintomática. A terceira paciente é a mãe da doméstica.
 
A Secretaria de Sa&u...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2020
Jan | Fev | Mar | Abr |
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |