Logo
 
Bahia, segunda-feira, 25 de maio de 2020
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 28.4.2020 | 6h52
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia
A Tarde: Haddad diz que Bolsonaro tenta evitar a queda; Correio: Supremo autoriza investigação sobre denúncias de Moro; Folha de S.Paulo: Impeachment divide país; Bolsonaro mantém apoio; O Estado de S.Paulo: Cartórios atestam alta de 43% em mortes por causa indeterminada; O Globo: STF autoriza inquérito para apurar acusações a Bolsonaro;  Tribuna: Impeachment deve ser pensado com cuidado. Foco é coronavírus.
 
Separador

Enviado: 27.4.2020 | 9h52
 
Brasil

Documento veicular pode ser baixado no celular a partir de hoje

 

Documento veicular pode ser baixado no celular a partir de hoje

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-BA), em parceria com o SAC Digital, passa a oferecer, nesta segunda-feira (27), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico obrigatório ( CRLV-e), que acaba com a versão impressa e a segunda via do documento. O serviço será oferecido no site www.sacdigital.ba.gov.br, por meio do qual o dono do veículo poderá também fazer uma cópia do CRLV-e.

 
O cidadão terá a comodidade de baixar gratuitamente o documento do veículo digital no celular, válido em todo o país, se estiver com o licenciamento em dia. De acordo com o o diretor-geral do DETRAN-BA, Rodrigo Pimentel. o motorista deverá fazer o cadastro no site do SAC Digital, clicar em CRLV-e e digitar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM). Para pessoa jurídica, será necessário informar também a placa do carro, se a empresa não possuir certificado digital. A cópia do CRLV-e só poderá ser feita pelo site, com validade atestada por um QR Code, que deve constar na impressão.
 
" Agora, a renovação anual do licenciamento do veículo ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 27.4.2020 | 9h30
 
Bahia

Prefeitura publica decreto que determina o uso obrigatório de máscara na cidade

 

A prefeitura de Ilhéus publicou um decreto que obriga o uso de máscara em todo o território do município. A medida passa a valer já nas primeiras horas de hoje (27). Os cidadãos vão precisar usar máscara facial nas vias públicas, automóveis, praças e estabelecimentos públicos e privados. Em caso de descumprimento da medida, qualquer pessoa pode acionar a polícia.

Quem for pego sem a máscara poderá ser conduzido à delegacia, havendo a possibilidade de ser indiciado por crime contra a saúde pública. Com 146 casos de coronavírus confirmados, Ilhéus é o município com maior coeficiente de incidência por 1.000.000 habitantes (917,90). Em números gerais, só fica atrás de Salvador, que soma 1.318 casos.
 
Outra medida diz respeito ao funcionamento de alguns estabelecimentos essenciais, que passarão a abrir em dias alternados. Poderão abrir às segundas e quartas, das 9h às 15h: Lojas de material de limpeza, Lojas de material de construção, Lojas de manutenção de impressora, Recarregadoras de cartucho, Óticas e Lavanderias.
 
Separador

Enviado: 24.4.2020 | 13h29
 
Ministério da Justiça

Sergio Moro anuncia demissão do governo Bolsonaro

 

Sergio Moro anuncia demissão do governo Bolsonaro

Nesta sexta-feira (24), o  ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciou sua demissão. O ex-juiz federal deixa a pasta após um ano e quatro meses no primeiro escalão do governo do presidente Jair Bolsonaro.

A demissão foi motivada pela decisão de Bolsonaro de trocar o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, indicado para o posto pelo agora ex-ministro. A Polícia Federal é vinculada à pasta da Justiça.
 
Em resumo, Moro afirmou no pronunciamento que: foi surpreendido pela publicação no "Diário Oficial" da demissão do diretor-geral da Polícia Federal; que o presidente Jair Bolsonaro não apresentou um motivo específico para demitir Mauricio Valeixo; que a demissão de Valeixo não foi feita "a pedido", conforme publicou o "Diário Oficial" e nem ele, Moro, assinou a demissão, embora o nome do então ministro apareça na publicação; que Bolsonaro admitiu que a mudança é uma interferência política porque pretende ter na PF alguém que lhe dê informações sobre investigações e inq...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 24.4.2020 | 13h16
 
Bahia

Morre em hospital PM baleado após reagir a tentativa de assalto

 

Morreu no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, o policial militar baleado após reagir a tentativa de assalto a um estabelecimento comercial do bairro de Luís Anselmo. O crime ocorreu por volta das 14h30 de quinta-feira (23), e a morte do policial foi confirmada no início da noite.

Em nota, a PM lamentou a morte do soldado Fábio Silva de Assis, de 39 anos. De acordo com a PM, o policial era lotado na 58ª CIPM e integrava há 8 anos o quadro funcional da corporação. O militar deixa esposa e três filhos. Não há informações sobre o sepultamento do policial militar.
 
As imagens da câmera de segurança do estabelecimento mostram o momento em que os criminosos entram armados e de máscara de proteção contra o coronavírus no local. Ainda nas imagens, é possível ver que o PM não estava de serviço. Ele reagiu ao assalto e acabou atingido. Em seguida, os criminosos fugiram. Ainda não há informações sobre o roubo nem a autoria do crime.
 
Separador

Enviado: 24.4.2020 | 11h59
 
Política

ABI vai protocolar pedido de impeachment de Bolsonaro

 

ABI vai protocolar pedido de impeachment de Bolsonaro

A ABI (Associação Brasileira de Imprensa), entidade que representa a classe jornalística no Brasil, decidiu que protocolará um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A decisão foi tomada após votação de seus diretores, ontem (23).

Cid Benjamin, vice-presidente da ABI, explica que os constantes ataques de Bolsonaro a valores democráticos e, mais especificamente, a maneira como tem agido durante a pandemia do coronavírus motivam a elaboração do pedido de impeachment.
 
“Ele tem tido um comportamento irresponsável na pandemia, que pode ser a maior crise humanitária nas últimas décadas. O que está em questão não é mais política, mas saúde pública”, diz Benjamin.
 
Os casos sob análise do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chegam a 24, incluindo pedidos de parlamentares do PSOL, um do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), ex-aliado de Bolsonaro, e outro de Ciro Gomes. “Ajuda a criar uma massa crítica. Ele tem mostrado que não tem interesse em mudar seu comportamento, então tem que ser a...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 24.4.2020 | 11h21
 
Bahia

Cartórios registram 13 óbitos por suspeita ou confirmação de coronavírus

 

Os cartórios de Registro Civil do Estado da Bahia registraram, até 12h da última quarta-feira (22), 13 óbitos cujas causas foram identificadas por médicos como suspeita ou com confirmação de Covid-19. Os números estão disponíveis no Portal da Transparência do Registro Civil (transparencia.registrocivil.org.br/especial-covid), plataforma eletrônica que reúne os dados registrados pelos cartórios de todo o país e que é administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

O portal tem o objetivo de proporcionar uma melhor compreensão do impacto da pandemia do novo coronavírus sobre a sociedade brasileira, contribuindo para a apuração de subnotificações de casos fatais. Desde o dia 1º de abril, data de lançamento da plataforma, já estavam disponíveis no portal os dados relativos a todo o Brasil e, também, segmentados por estados. Em todo o país, o número atinge 3.350 óbitos até esta quarta-feira (22.04).
 
Na plataforma estão, também, as estatísticas de registros de óbitos cuja causa mortis foi apontada pelos profissionais de saúd...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 24.4.2020 | 7h46
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia
A Tarde: Rui Costa quer reduzir contágio para evitar colapso; Correio: Coronavírus já atacou 103 bairros de Salvador; Folha de S.Paulo: Bolsonaro avança na PF, Moro pede demissão e Planalto tenta segurá-lo; O Estado de S.Paulo: Tensão sobe em Brasília: Moro ameaça sair e STF cobra Maia sobre pedido de impeachment; O Globo: País registra 407 mortes pela Covid em um dia;  Tribuna: Mais 407 mortes pela covid. 9 aqui.
 
Separador

Enviado: 23.4.2020 | 11h18
 
Bahia

Loja de armas e munições não pode funcionar durante quarentena do Covid-19, diz TJ-BA

 

A desembargadora Joanice Guimarães, da Seção Cível de Direito Público do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), negou o pedido do empresário Alexandre Lobo Pinto para reabrir a loja Sniper Armas e Munições, localizada no Shopping Rio Vermelho, durante o período da pandemia do coronavírus.  

No mandado de segurança, o empresário alega que a empresa revende armas e munições e que a atividade deve ser considerada essencial para segurança pública durante o período da pandemia. Assim como o Restaurante Coco Bambu (veja aqui), o empresário alegou que há contradição entre o Decreto Municipal 32.268/ 2020 e o Decreto Federal 10.282/ 2020, sobre quais são os serviços públicos e atividades essenciais que devem continuar em funcionamento durante o período de medidas para combater o coronavírus, e diz que a segurança pública é uma delas.   
 
Sustenta que a venda de armas e munições dão suporte e disponibilizam insumos necessários ao funcionamento de serviço público, e que boa parte da clientela da loja é formada por agentes Policiais Civis, Políci...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 23.4.2020 | 9h23
 
Brasil, Bahia

Construção da ponte Salvador-Itaparica poderá ser suspensa por conta da queda de arrecadação

 

Com a arrecadação menor por causa da pandemia do coronavírus uma saída que o governo baiano precisa avaliar é o abandono do projeto de construção da ponte Salvador-Itaparica. Além da pouca disponibilidade de recursos próprios, que precisam ser dirigidos a áreas essenciais e para o enfrentamento da crise, o projeto deve ser imensamente afetado pela situação da China, berço da pandemia, onde Leão foi buscar as construtoras para tocar o projeto de ligação entre a Ilha de Itaparica e a capital.

O questionamento ao empreendimento e a outros em discussão pelo governo cujo retorno econômico para a sociedade é difuso e de longo prazo entrou na pauta do debate público na Bahia depois de uma reunião que, a pedido do governador Rui Costa (PT), foi realizada ontem com chefes do Legislativo, do Judiciário e do Ministério Público.
 
Como fonte financiadora do seu e dos demais Poderes, Rui está preocupado com a perspectiva de, a se estender o quadro de quarentena, a arrecadação do Estado cair até R$ 3 bi em agosto, o que representará um grande golpe para as finanças estaduais, dificultando sua capacidade de custeio e, ainda m...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 22.4.2020 | 14h07
 
#FiqueEmCasa
 

O Brasil nos ensinou que jamais devemos desistir!

 
O Brasil nos ensinou que jamais devemos desistir!
 
Separador

Enviado: 22.4.2020 | 13h34
 
Brasil

Consumo de bebidas alcoólicas aumenta fragilidade em meio ao coronavírus

 

Ficar em casa, sem ter contatos com familiares e amigos, sem ir ao trabalho ou a shows e eventos e sem saber quando tudo isso vai passar gera ansiedade, solidão, falta de perspectiva e medo. Estes são sentimentos tidos como gatilhos para o aumento do consumo de bebidas alcoólicas, segundo alertam especialistas ouvidos pela Folha de S.Paulo.Não só a quantidade mas também a frequência do consumo devem ser observadas para evitar exageros que possam fragilizar o sistema imunológico, um dos principais riscos à saúde em meio à pandemia do novo coronavírus.

Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que os governos limitem a venda de bebidas durante a quarentena. Em artigo publicado no site da entidade, o álcool, o tabaco e outras drogas são chamados de estratégias inúteis para o enfrentamento do isolamento.
 
"O álcool tem um efeito temporário e depois o estresse aumenta e é preciso beber novamente", afirma Ricardo Abrantes do Amaral, médico psiquiatra e professor colaborador do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.
 
Separador

Enviado: 22.4.2020 | 12h52
 
Pandemia

ET de Varginha ganha máscara em campanha contra o coronavírus

 

ET de Varginha ganha máscara em campanha contra o coronavírus

O famoso ET de Varginha (MG) ganhou uma máscara no rosto nas diversas estátuas espalhadas pela cidade do Sul de Minas. A ideia foi usar o personagem na campanha de combate ao coronavírus.

As pinturas das máscaras brancas começaram nesta quarta-feira (22) nas estátuas presentes em praças da cidade. O artista Gleiber Piva, da Secretaria Municipal de Turismo, foi responsável pelo trabalho ao longo da manhã.A ideia, segundo a prefeitura, foi de um médico da cidade e teve a intenção de reforçar a importância do uso de máscaras pelos moradores. Desde segunda-feira (20), o governo municipal autorizou a reabertura do comércio. No entanto, uma das exigências é que clientes, funcionários e usuários do transporte público usem a máscara de forma obrigatória.
 
Marcada pela história do ET de Varginha, após acontecimentos relatados por moradores em janeiro de 1996, a cidade tem marcas do personagem. Além das estátuas, uma nave espacial chama atenção de visitantes, como registro da história do ET.
 
Separador

Enviado: 22.4.2020 | 11h55
 
Brasil

Arrecadação federal começa a sentir efeito do coronavírus e cai 3,3% em março

 

O primeiros efeitos da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus começam a aparecer nos dados oficiais do governo. A arrecadação federal de março, mês em que foram iniciadas as medidas que restringem atividades, caiu 3,3%, já descontada a inflação.

No mês, a receita total do governo com tributos ficou em R$ 109,7 bilhões. O resultado é o menor para o período em dez anos. Em janeiro, a arrecadação havia registrado alta de 4,7% acima da inflação, melhor dado para o mês da série histórica da Receita.
 
O crescimento foi interrompido em fevereiro, quando houve recuo real de 2,7% em relação ao mês equivalente de 2019. O governo argumenta, porém, que o resultado daquele mês foi bom, apenas apresentando um recuo percentual porque fevereiro do ano passado havia registrado a maior arrecadação para o mês da história, distorcendo a base de comparação.
 
Em fevereiro, as contas do governo ainda não sentiam o impacto da crise. As primeiras medidas de restrição de circulação de pessoas e fechame...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 22.4.2020 | 6h36
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia

A Tarde: Salvador terá 700 novas vagas de UTI para Covid-19; Correio: Cajazeiras é líder em quebra de isolamento; Folha de S.Paulo: STF autoriza apuração de ato pró-golpe a que foi Bolsonaro; O Estado de S.Paulo: Governo entrega aos Estados apenas 2,5 milhões de testes; O Globo: STF investiga organização de atos contra democracia.

 
Separador
Enviado: 21.4.2020 | 13h58
 
#FiqueEmCasa
 

A luta agora é pela vida!

 
A luta agora é pela vida!
 
Separador

Enviado: 21.4.2020 | 13h41
 
Pandemia

Bahia registra 36 novos casos e mais uma morte por coronavírus

 

Bahia registra 36 novos casos e mais uma morte por coronavírus

A Bahia registrou, nas últimas horas, mais 36 novos casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na noite de ontem. O número total de infectados é de 1.377; o estado contabiliza 47 mortes.

Segundo informações da Sesab, o 47º óbito ocorreu no dia 15 de abril. A paciente era uma mulher de 60 anos, com doenças preexistentes, que estava internada em um hospital público em Salvador. Ela morava na capital baiana.
 
Das 47 mortes na Bahia, 23 ocorreram em Salvador. As outras 24 estão distribuídas entre Adustina (1); Araci (1); Belmonte (1); Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (3); Ipiaú (1); Itabuna (1); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Uruçuca (2); Utinga (1); Vitória da Conquista (1).
 
Ao todo, 351 pessoas estão recuperadas e 158 encontram-se internadas, sendo 64 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Até o momento, 5.357 casos foram descartados. Os casos confirmados estão distribuídos em 98 ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.4.2020 | 12h58
 
Feira de Santana

Prefeitura publica decreto autorizando lojas do comércio com até 200 m² voltar a funcionar

 

A prefeitura de Feira de Santana 0 Região Centro Norte Baiana - decretou que as lojas do comércio e de serviços que tenham até 200 m² de área podem voltar a funcionar a partir de hoje (21). O anúncio ocorreu na noite de ontem (20) após reunião entre Colbert e secretários municipais para debater o assunto. A medida já foi publicada em edição extra do Diário Oficial do município.

"Após reunião com a equipe de secretários, decidimos por ampliar a flexibilização do decreto municipal, entendendo que neste momento temos um cenário de maior controle da pandemia em nossa cidade. Ficou decidido que a partir de amanhã, serão reabertas lojas com áreas de até 200 m²", escreveu o prefeito Colbert Martins nas redes sociais.
 
O prefeito ressaltou que as lojas deverão seguir todas as orientações de segurança e disse que os demais estabelecimentos, assim como instituições de ensino, continuam fechados.
 
"As lojas deverão adotar todos os protocolos de enfrentamento ao coronavírus. Estaremos analisando ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 21.4.2020 | 9h14
 
#FiqueEmCasa
 

Aproveite bastante esse feriado, mas fique em casa! E é claro, aproveite para refletir sobre tudo.

 
Aproveite bastante esse feriado, mas fique em casa! E é claro, aproveite para refletir sobre tudo.
 
Separador

Enviado: 20.4.2020 | 14h03
 
Bahia

Sesab oferece acolhimento psicológico gratuito a profissionais da saúde

 

Os profissionais estaduais de saúde que atuam diretamente no combate ao novo coronavírus terão direito a acolhimento psicológico gratuito por telefone ou via internet. A medida foi tomada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), para garantir a saúde mental dos servidores em meio à pandemia de Covid-19.

Por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da Sesab (Pais), a secretaria oferece atendimento pelo telefone e pela internet, onde é possível fazer atividades de relaxamento, Reiki à distância e práticas integrativas, como consciência corporal e meditação. 

Para acessar o serviço, é preciso fazer um cadastro via Serviço Integrado de Saúde do Trabalhador (Siast), pelo RH da Sesab ou por meio do número (71) 3103 6144.
 
Os profissionais de saúde serão avaliados e, caso apresentem sinais de que podem precisar de um cuidado maior, serão encaminhados ao atendimento psiquiátrico, como explica Ana Cláudia Caldas. "Aqueles profissionais nos quais identifi
 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2020
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai |
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |