] Carlos Geilson
Logo
 
Bahia, quinta-feira, 23 de maio de 2019
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 20.5.2019 | 7h00
 
Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Ministério do Meio Ambiente volta atrás e confirma Semana Climática em Salvador; Correio*: Só durou dois meses; Tribuna da Bahia: Relator quer apresentar projeto da Reforma em 15 dias; Estadão: Com governo desarticulado, Centrão tenta impor agenda; Folha de S. Paulo: Com governo desarticulado, Centrão tenta impor agenda; O Globo: Governo negocia mudança no texto para aprovar reforma.

 
Separador
Enviado: 19.5.2019 | 8h21
 
 

Prestigiei nesta noite de sábado (18), a 5ª Cavalgada Só Vizinhos, em Serra Preta. A organização do evento foi do amigo e vereador Maduro, também estavam presentes Evandro Figueiredo, Vereador Maiso, Vereador Gilmar e amigos.

 
Prestigiei nesta noite de sábado (18), a 5ª Cavalgada Só Vizinhos, em Serra Preta. A organização do evento foi do amigo e vereador Maduro, também estavam presentes Evandro Figueiredo, Vereador Maiso, Vereador Gilmar e amigos.
 
Separador
Enviado: 18.5.2019 | 12h33
 
Celebridade

Febre entre os famosos, harmonização facial levanta discussão sobre padrão de beleza

 

Febre entre os famosos, harmonização facial levanta discussão sobre padrão de beleza

Nas últimas semanas, a cantora Joelma estampou diversos portais de notícias após falar abertamente sobre os procedimentos que tem feito no rosto e mostrar o antes e depois. Adepta da harmonização facial, a artista de 44 anos se submeteu também às técnicas de preenchimento labial e facial, além de já ter mexido no nariz e no queixo e feito correção nos dentes. Mas ela não é a única. O termo, relativamente novo, se espalhou pelas redes sociais ao virar o queridinho dos famosos sedentos por intervenções estéticas, como Gisele Bundchen, Alok, Cleo Pires e Gretchen. Até o ginasta Diego Hypolito, após abrir o jogo sobre sua sexualidade, decidiu entrar para esse time com o intuito de “mudar algumas coisas que o deixam insatisfeito”. Aqui na Bahia, as cantoras Mari Antunes, do Babado Novo, e Vina Calmon, da banda Cheiro de Amor, já harmonizaram alguns pontos da face. Por harmonização facial pode-se entender como o conjunto de procedimentos estéticos feitos para criar uma simetria no rosto do paciente. “Através de uma análise criteriosa é possível detectar as regiões desarmônicas que muitas vezes trazem um aspecto de envelhecimento a face. Traçamos um plano de tratamento totalmente individualizado para alcançar os me...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 18.5.2019 | 11h31
 
Brasil

Veículos com placas de finais 5 e 6 têm desconto de 5% no IPVA em maio

 

Veículos com placas de finais 5 e 6 têm desconto de 5% no IPVA em maio

Os proprietários de veículos com placas de finais 5 e 6 na Bahia têm até o final do mês de maio para pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto. Para obter o abatimento, eles devem quitar o IPVA em cota única até os dias 28 e 29, respectivamente. Já os donos de veículos com placas 3 e 4 que dividiram o imposto em três vezes precisam quitar a segunda cota até 28 e 29 de maio, respectivamente. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, mediante a apresentação do número do Renavam. Os débitos ligados à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela. As dívidas anteriores do IPVA ainda não notificadas também podem ser divididas em três vezes, junto ao imposto deste ano. Porém, o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. Já o seguro obrigatório deverá ser pago integralmente até o vencimento da primeira parcela do imposto, caso seja feito o parcelamento. Mais detalhes estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz).

 
Separador
Enviado: 18.5.2019 | 10h29
 
Educação

ProUni para o segundo semestre abre inscrições próxima segunda-feira

 

ProUni para o segundo semestre abre inscrições próxima segunda-feira

As instituições de educação superior que desejarem participar da edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre deste ano têm até o dia 20 para manifestar interesse, por meio do Sistema Informatizado do ProUni, o SisProUni, na internet. A formalização é obrigatória para aquelas que desejam participar do programa tanto no caso de primeira adesão quanto de renovação, conforme informa a Agência Brasil. Após a manifestação de interesse, a adesão ao ProUni deverá ser feita até o dia 27. O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Em contrapartida, as instituições recebem isenção de tributos. Na primeira edição deste ano foram ofertadas 243.888 bolsas de estudo em 1.239 instituições particulares de ensino. Do total de bolsas, 116.813 eram integrais e 127.075 parciais, de 50% do valor das mensalidades.

 
Separador
Enviado: 18.5.2019 | 9h35
 
Economia

FGV: PIB cai 0,1% no primeiro trimestre do ano

 

FGV: PIB cai 0,1% no primeiro trimestre do ano

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que soma todos os bens e serviços produzidos no país, recuou 0,1% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o último trimestre do ano passado. O dado é do Monitor do PIB, da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado hoje (17). Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, no entanto, houve alta de 0,5%. Considerando-se apenas o mês de março, houve quedas em relação a fevereiro deste ano (-0,4%) e a março de 2018 (-1,7%). No acumulado de 12 meses, houve alta de 0,9%. Na passagem do último trimestre do ano passado para o primeiro trimestre deste ano, a queda de 0,1% foi puxada principalmente pelo recuo de 0,8% da indústria. A agropecuária teve queda de 0,3%. Por outro lado, os serviços evitaram queda maior, ao apresentar crescimento de 0,2%. Sob a ótica da demanda, a queda foi puxada pelos investimentos, que recuaram 1,9%. As exportações também caíram (-1,4%). O consumo das famílias cresceu 0,3% e o consumo de governo, 0,4%. As importações cresceram 0,8%.

 
Separador
Enviado: 18.5.2019 | 8h32
 
Salvador

Dia D da vacinação contra Influenza ocorre em 189 pontos de Salvador

 

Dia D da vacinação contra Influenza ocorre em 189 pontos de Salvador

O novo dia D da vacinação contra a Influenza ocorre neste sábado, 18, e disponibilizará 189 pontos em diversos locais em Salvador. Neste sábado, das 8h às 17h, a ação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará com ação na Estação Lapa, além dos postos de saúde e alguns shoppings, supermercados, creches, associações e igrejas. Para se vacinar, é necessário documento de identificação com foto. Os portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde, policiais e professores precisam levar comprovante para confirmar a legibilidade. "A vacina contra a Influenza tem a alta eficácia com o objetivo de proteger as pessoas vacinadas de dois tipos: A (H1N1 e H3N2) e B. Ela tem a capacidade de produzir anticorpos no organismo da pessoa e caso ela tenha contato com o vírus, não irá adoecer", comenta Doiane. Na primeira quinzena de maio, foram registradas quatro mortes por Influenza. Um homem de 55 anos, de três mulheres de 73, 81 e 97 anos foram vítimas dos subtipos H1N1 e H3N2 da patologia. Nenhuma dessas pessoas haviam sido vacinadas durante a campanha deste ano."Analisando a situação dos óbitos, vimos que a grande maioria dos envolvidos são portadores de doenças crônicas e aí ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 18.5.2019 | 7h30
 
Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Enem 2019 supera seis milhões de inscritos; Correio*: Tensão política leva dólar para R$ 4,10; Tribuna da Bahia: Bolsonaro compartilha texto que classifica Brasil de ‘ingovernável fora de conchavos’; Estadão: Deputados preparam proposta alternativa para Previdência; Folha de S. Paulo: Bolsonaro endossa texto sobre país ingovernável, e instabilidade cresce; O Globo: Em meio à crise, Congresso decide liderar as reformas.

 
Separador
Enviado: 17.5.2019 | 18h21
 
Bahia

Concurso público de juiz do TJ-BA é suspenso por determinação do CNJ

 

Concurso público de juiz do TJ-BA é suspenso por determinação do CNJ

 O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) suspendeu o concurso público para juiz substituto para provimento de 50 vagas e formação de cadastro reserva. A informação foi publicada hoje (17), no Diário da Justiça Eletrônico. A suspensão foi motivada por uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através de um procedimento de controle administrativo.

O procedimento foi feito por um candidato ao cargo de juiz. Ele alegou que houve erro de correção pela Banca Examinadora nas provas discursivas e de sentença cível e criminal. As provas discursivas foram realizadas nos dias 29,30 e 31 de março. O candidato afirma que a Banca adotou “fórmula inovadora, incompreensível e incompatível com os concursos para ingresso na Magistratura”, que permitiria descontos ilimitados da pontuação do conteúdo jurídico das questões em decorrência de erros gramaticais.

Questionou também o tempo disponível para a realização das provas, bem como a “incompatibilidade das cadeiras/mesas disponibilizadas”. Ainda afirmou que  “os erros de português não foram demonstrados de forma clara aos candidatos” no espelho de corr...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 17.5.2019 | 18h03
 
Brasil

Apuração sobre Flávio pode avançar sobre milícia, PSL e primeira-dama

 

Os 95 alvos de quebra de sigilo bancário e fiscal na investigação sobre o antigo gabinete de Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) ampliam os possíveis desdobramentos para investigações sobre milícias, a condução do PSL no estado -sob comando do senador- a primeira-dama Michelle Bolsonaro e até a ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro. Todos esses novos braços potenciais surgem de ex-assessores de Flávio que passaram por seu gabinete entre 2007 e 2018, mesmo período em que lá esteve Fabrício Queiroz, o policial militar aposentado pivô da investigação.

Queiroz indicou para o gabinete do então deputado duas parentes de um ex-PM acusado de comandar uma das milícias mais violentas da cidade. Flávio, por sua vez, usou suas assessoras na Alerj para tocar a própria campanha ao Senado e estruturar o PSL do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, o gabinete de Flávio -assim como de toda a família- abrigou parentes de Ana Cristina Siqueira Valle, segunda ex-mulher do presidente com quem ele teve um rompimento atribulado em 2008 –período que inclui as quebras de sigilo.

Outro ponto que pode ser aprofundado é o pagamento de R$ 24 mil feito por Queiroz à p...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 17.5.2019 | 15h52
 
Tanquinho

Dia do Gari é comemorado com homenagens e lazer em Tanquinho

 

Dia do Gari é comemorado com homenagens e lazer em Tanquinho

 Promovido com o objetivo de agradecer e confraternizar com os responsáveis por deixar a cidade mais limpa, os agentes de limpeza de Tanquinho participaram da festa preparada pela Prefeitura Municipal, por colaboradores das Secretarias de Infraestrutura e de Assistência Social/CRAS comemorando o dia do gari.

O evento ocorreu nesta quinta-feira, 16/5, no Trapiá Social Clube,  em alusão ao Dia do Gari, comemorado em todo o Brasil nesta data, e teve a distribuição de brindes, lanches, brincadeiras e contou com a apresentação musical do Gari Cantor Joselito Menezes “Joca” . 
 
Estiveram presentes no evento a Coordenadora dos Agentes da Limpeza Pública Joselita de Jesus “Lita”, O prefeito Luedson Soares, a secretaria de Assistência Social Lucineide Soares e colaboradores da Prefeitura Municipal de Tanquinho. “A prefeitura faz um merecido reconhecimento a esses servidores que enfrentam sol e chuva, dia e noite, para manter as ruas da cidade limpas e organizadas. Agradeço o compromisso e empenho diário desses trabalhadores”, destaca o prefeito Luedson Soares.
 
Os Vereadores Getulio Oliveira, Romualdo de Je...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 17.5.2019 | 15h52
 
Famosos

Luiza Brunet vira embaixadora contra violência doméstica

 

Luiza Brunet vira embaixadora contra violência doméstica

A atriz, empresária e ex-modelo, Luiza Brunet, foi nomeada embaixadora do programa Mãos EmPENHAdas Contra a Violência, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS).  

De acordo com a portaria, publicada na edição desta sexta-feira (17) do Diário Oficial da Justiça, Luiza Brunet "colocou-se à disposição voluntariamente para ser embaixadora". Para o Poder Judiciário do estado, a nomeação representa "significativa ajuda na mobilização da sociedade, especialmente dos profissionais de beleza", no enfrentamento à violência doméstica.
 
A cerimônia para entrega do título à atriz está marcada para 24 de junho, nas dependências do TJ-MS. O programa Mãos EmPENHAdas foi lançado pelo TJ-MS em 2017. A iniciativa tem a parceria de salões de beleza, que serão multiplicadores de informações sobre todas as formas de violência doméstica e familiar contra as mulheres. Os estabelecimentos têm um selo de parceria e as trabalhadoras são treinadas para lidarem com vítimas.
 
 
Separador
Enviado: 17.5.2019 | 14h53
 
Bahia

Homem é preso com mais de meia tonelada de maconha em caminhão

 

Homem é preso com mais de meia tonelada de maconha em caminhão

Um homem foi preso com cerca de meia tonelada de maconha no KM 798 da BR 116, em Vitória da Conquista - Região Sudoeste Baiana - ontem (16). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele e a droga estavam em um caminhão com documentação irregular.

A PRF informou que os 708 tabletes da droga, pesando 540 quilos, estavam escondidos na carroceria do caminhão, que tinha placa do Espírito Santo. Os policiais deram ordem de parada ao motorista e perceberam o nervosismo dele. Durante a checagem, a PRF constatou que os documento tinham sinais de falsificação, e que um dos padrões de caracteres impressos era diferente do usado pelo órgão de trânsito. Além disso, os policiais observaram também indícios de adulteração nos elementos de identificação.
 
Depois da vistoria nos documentos, os agentes perceberam a alteração na estrutura de carroceria do veículo, onde estavam guardados os tabletes da droga.
 
Perguntado pelos policiais, o motorista disse que não sabia das irregularidades do caminhão, nem que o veículo estava carregado de maconha. E...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 17.5.2019 | 12h56
 
Política

Dirceu tem até 16h desta sexta para se apresentar à PF no Paraná

 

Dirceu tem até 16h desta sexta para se apresentar à PF no Paraná

O ex-ministro José Dirceu tem até às 16h desta sexta-feira (17) para se apresentar à Polícia Federal no Paraná (PF) afim de cumprir pena de 8 anos e 10 meses de prisão. O defensor, Roberto Podval, já afirmou que ele vai se entregar.  

A decisão de Bonat segue determinação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que rejeitou o derradeiro recurso do petista contra condenação e determinou "a imediata expedição de ofício ao MM. Juiz Federal para que inicie a execução provisória da pena".
  
Segundo o  juiz da Lava Jato, Luiz Antonio Bonat (13ª Vara Federal de Curitiba), a defesa já havia se antecipado e pedido "autorização para que o condenado possa se entregar na SR/PF/PR tão logo seja expedido o mandado de prisão". 
 
"José Dirceu de Oliveira e Silva deverá apresentar-se até as 16:00 do dia 17/05/2019 perante a SR/PF/PR. Detalhes da entrega devem ser acertados com a autoridade policial responsável pelo cumprimento do mandado de prisão. Não havendo acerto para entrega voluntá...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 17.5.2019 | 12h30
 
Esporte

Sem Andrigo, Vitória relaciona novos reforços para duelo com o São Bento

 

Sem Andrigo, Vitória relaciona novos reforços para duelo com o São Bento

Na véspera do duelo com o São Bento, pela 4ª rodada da Série B do Brasileirão, o Vitória divulgou a lista de relacionados para o confronto já com a presença dos três novos reforços do time: os atacantes Anselmo Ramon e Marcelo e o volante Marciel. Cotado para deixar o clube, o meia-atacante Andrigo ficou de fora da lista dos convocados do técnico Cláudio Tencati. Depois de falhar no jogo passado, o goleiro Caíque também não apareceu na lista. Com três pontos, o rubro-negro está na 13ª posição da Série B. Confira a lista completa:

Goleiros: Lucas Arcanjo e Ronaldo;

Laterais: Capa, Matheus Rocha e Wellisson;

Zagueiros: Dedé, Everton Sena e Ramon;

Volantes: Dudu Vieira, Gabriel Bispo, Léo Gomes, Marciel, Matheus Farinha, Rodrigo Andrade, Romisson;

Meia: Nickson

Atacantes: Anselmo Ramon, Felipe Garcia, Ítalo, Marcelo, Matheus Manga, Neto Baiano, Ruan Levine

 
Separador
Enviado: 17.5.2019 | 12h01
 
Educação

Alunos de federais passam a consumir mais cultura após entrar na universidade, aponta estudo

 

Alunos de federais passam a consumir mais cultura após entrar na universidade, aponta estudo

Além de trazer dados sobre o perfil socioeconômico dos estudantes das universidades federais, o levantamento divulgado ontem (16) pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) aponta que o ingresso nas instituições influencia positivamente no consumo cultural dos alunos. Segundo o estudo, metade dos estudantes (50,2%) disse ter passado a consumir mais obras literárias após ingressar nas instituições de ensino. Também há registro de alta no consumo de filmes para 42% dos alunos. Já em relação a outras atividades, como peças teatrais e shows, a maioria dos discentes afirma que o consumo não se alterou após a entrada na universidade. Cerca de quatro em cada cinco estudantes (78,5%) afirmam utilizar as bibliotecas das instituições de ensino. Desse porcentual, 23,3% dizem ir à biblioteca menos de uma vez por semana; 18,3% vão pelo menos uma vez por semana; 26,7% frequentam os espaços 2 ou 3 vezes por semana; e 10,3% recorrem aos acervos quatro ou mais vezes por semana.

 
Separador
Enviado: 17.5.2019 | 11h34
 
Bahia

Postos vendem gasolina por metade do preço em Salvador no dia 25

 

Postos vendem gasolina por metade do preço em Salvador no dia 25

Dois postos de combustíveis da Petrobahia vão vender gasolina com 53% de desconto no sábado (25), durante o Feirão do Imposto, evento que busca discutir a carga tributária do país. O projeto é organizado pela Associação dos Jovens Empreendedores da Bahia (AJE Bahia) e inclui outras ações, com o tema "Menos é Mais", durante a semana de 20 a 25. O sábado é justamente o dia D da campanha. A partir das 7h, dois postos da Petrobahia, o da Gameleira (Av. Suburbana) e o Mataripe (Vale do Ogunjá) vão vender 5 mil litros de gasolina cada um sem cobrar o imposto para o consumidor. Isso resultará na redução do preço. O limite para comprar é de R$ 50 por carro e R$ 20 por motos. O Feirão será lançado na segunda (20), na Casa do Comércio, às 18h30, com a palestra "Menos burocracia, mais produtividade". O advogado e mestrando em Direito Tributário Elias Maron conduzirá o evento, que é apenas para convidados.

 
Separador
Enviado: 17.5.2019 | 11h02
 
Salvador

Travessia entre Salvador e Mar Grande será encerrada 2h mais cedo por conta da maré baixa

 

Travessia entre Salvador e Mar Grande será encerrada 2h mais cedo por conta da maré baixa

A travessia entre Salvador e Mar Grande, na Ilha de Itaparica, será encerrada duas horas mais cedo nesta sexta-feira (17), por conta da maré baixa. Conforme a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), a última saída de Salvador para Mar Grande será às 18h, e não às 20h, o horário normal da última travessia. Já de Mar Grande, a última saída permanece às 18h. Ainda de acordo com a Astramab, a maré baixa deixa inoperante o Terminal de Vera Cruz, em Itaparica, devido à pouca profundidade do canal de navegação. Também por conta disso, o serviço teve que fazer uma parada entre as 6h30 e 9h desta sexta. A previsão é que o sistema funcione com oito embarcações, com saídas a cada 30 minutos, ao longo do dia. O sistema da travessia Salvador-Morro de São Paulo opera sem restrições. Os catamarãs saem do Terminal Náutico para o Morro às 10h30, 13h e 14h30. No sentido inverso, os usuários são atendidos às 11h30, 13h e 15h.

 
Separador
Enviado: 17.5.2019 | 10h32
 
Brasil

Pouca conscientização da população dificulta reciclagem

 

Pouca conscientização da população dificulta reciclagem

Hoje, dia mundial da Reciclagem vale lembrar, que de acordo com pesquisa realizada pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o quarto país que mais produz lixo no mundo. No total são 11.355.220 toneladas e apenas 1,28% de reciclagem. Só está atrás dos Estados Unidos (1º lugar), da China (2º) e da Índia (3º). Em Salvador, de acordo com dados da Secretaria Municipal de sustentabilidade, inovação e Resiliência (SECIS) são coletadas por mês 30 toneladas de resíduo Reciclável. As coletas são realizadas através dos containers distribuídos por alguns bairros de Salvador, então como explicou a assessoria de comunicação da SECIS, ainda não contempla toda a cidade. Os resíduos mais reciclados são: papel, alumínio e plástico. Também está de fora o trabalho de muitas cooperativas, que trabalham por conta própria e de catadores avulsos. No total são 75  Pontos de Entregas Voluntarias (PEVs), em Salvador. Ainda, segundo os dados do Banco Mundial, mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular, sem tratamento e em lixões a céu aberto. 7,7 milhões de toneladas de lixo são destinados a aterros sanitários.o volume de plástico que vaza para ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 17.5.2019 | 10h05
 
Política

Decreto de Bolsonaro sobre nomeações preocupa dirigentes universitários

 

Decreto de Bolsonaro sobre nomeações preocupa dirigentes universitários

Decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), publicado nesta quarta-feira (15), deixou preocupados dirigentes das universidades federais, que viram no texto a possibilidade de o governo interferir diretamente nas nomeações de cargos para segundo, terceiro e quarto escalões das instituições. O texto foi publicado na edição de quarta do Diário Oficial da União, mas só entrará em vigor no próximo dia 25 de junho. Entre as alterações feitas pelo decreto estão a transferência da avaliação de escolha de "dirigente máximo de instituição federal de ensino superior", ou seja, de reitores das federais, da Casa Civil para a Secretaria de Governo.  Atualmente, as indicações apenas dos reitores das federais são encaminhadas pelas instituições ao MEC (Ministério da Educação) e depois para a Casa Civil, que dá a validação final para o nome do escolhido.Na visão de dirigentes universitários ouvidos pela reportagem, o novo texto pode submeter ao crivo do governo também as escolhas da equipe de confiança dentro das universidades, como pró-reitores e diretores de faculdades ou centros de ensino. O texto também fala da dispensa dos profissionais desses cargos. A partir do novo de...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai |
2018
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |