Logo
 
Bahia, quinta-feira, 23 de setembro de 2021
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 5.8.2021 | 14h26
 
Política

Aprovado na Câmara projeto que viabiliza privatizar os Correios

 

Num avanço para a agenda do ministro da Economia, Paulo Guedes, a Câmara aprovou nesta quinta-feira o projeto de lei que permite a privatização dos Correios. Todas as sugestões de alteração na proposta foram rejeitadas e o texto segue para análise do Senado. O texto foi aprovado por 286 votos a favor e 173 contra. O governo prevê privatizar a estatal centenária no primeiro trimestre do próximo ano. Para isso, é necessário concluir o projeto nas próximas semanas. 

A intenção do Ministério da Economia é se desfazer de 100% do capital da empresa. O projeto de lei permite vender o controle da companhia integralmente, no formato de um leilão tradicional. Ou seja, leva a empresa quem der mais.
 
O relator do projeto, deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA), incluiu no seu texto um trecho que prevê a estabilidade de 18 meses para funcionários da estatal após a venda da empresa. Além dessa medida, o texto estabelece as diretrizes para um Programa de Demissão Voluntária (PDV). Os funcionários que desejarem poderão pedir demissão após 180 dias da privatização.
 
Separador

Enviado: 5.8.2021 | 11h40
 
Brasil

Bolsonaro veta projeto de lei que proibia despejos na pandemia

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou um projeto de lei que suspendia até o fim do ano o cumprimento de ordens de despejo e remoções forçadas em imóveis urbanos. O objetivo da norma era impedir o despejo de inquilinos que ficaram inadimplentes por não terem condições de pagar o aluguel devido à piora de sua situação financeira durante a pandemia de Covid-19.

O veto foi informado por um comunicado da Secretaria-Geral da Presidência. O argumento foi que a proposição daria um "salvo conduto para os ocupantes irregulares de imóveis públicos, frequentemente, com caráter de má fé, que já se arrastam em discussões judiciais por anos". 
 
O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional em meados de julho. O Legislativo tem poder de derrubar o veto. Durante a tramitação, uma versão anterior da proposição chegou a incluir a suspensão de despejos em imóveis rurais. O trecho acabou suprimido após parlamentares argumentarem que isso poderia estimular invasão de terras.
 
Separador

Enviado: 4.8.2021 | 19h18
 
Luto

Miss morre aos 21 anos durante cirurgia de emergência

 

Miss morre aos 21 anos durante cirurgia de emergência

A Miss Roraima Teen Vanessa Lays Soares Aguiar morreu aos 21 anos na madrugada de hoje (4), em Boa Vista. A jovem, que também era estudante de enfermagem, morreu no Hospital Geral de Roraima (HGR) durante uma cirurgia de emergência para retirar um tumor do abdômen, próximo ao fígado, segundo informou uma prima.

Além de Miss Roraima Teen 2018, Vanessa Lays foi por duas vezes Miss Rorainópolis, cidade no interior de Roraima (em 2020 e em 2016).
 
Em nota, a Secretaria de Saúde, responsável pelo HGR, informou que ela teve um "quadro gravíssimo de hipotensão e hemorragia ocasionada por tumoração abdominal". Ainda de acordo com a pasta, após passar por avaliação médica, Vanessa Lays foi encaminhada de forma emergencial para o Centro Cirúrgico do Hospital.
 
A prima relatou que Vanessa sentiu fortes dores abdominais, foram feitos alguns exames e foi descoberto um tumor próximo ao fígado. A jovem passou por um procedimento cirúrgico, porém, sofreu hemorragia e não resistiu.
 
Separador

Enviado: 4.8.2021 | 16h56
 
Salvador

Prefeitura abre inscrições para vagas de estágio no Samu

 

Prefeitura abre inscrições para vagas de estágio no Samu

A Prefeitura de Salvador vai abrir 500 inscrições nos dias 9 e 10 de agosto para o processo seletivo para estagiários a partir do 7º semestre de medicina e 6º semestre de enfermagem que desejam atuar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De imediato serão preenchidas sete vagas, sendo seis destinadas ao curso de medicina e uma para a área de enfermagem.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), as inscrições podem ser encerradas antes do prazo final, caso completem o limite de 350 inscrições para área de formação em medicina e 150 para área de formação em enfermagem. O prazo de validade do processo seletivo é de 12 meses e a bolsa auxílio é de R$928,02, acrescido do auxílio-transporte.
 
Para se candidatarem, os estudantes devem ter, no mínimo, 50% do curso concluído, no qual as atribuições proporcionem experiência prática de aprendizagem, de forma supervisionada. 
 
Separador

Enviado: 4.8.2021 | 15h32
 
Feira de Santana

Prefeitura renova medidas restritivas até dia 17

 

Prefeitura renova medidas restritivas até dia 17

Aos poucos Feira de Santana volta ao seu dia a dia normal, com a liberação de várias atividades, com a redução do número de casos e óbitos provocados pela covid. Em Decreto publicado nesta quarta (4), no Diário Oficial Eletrônico, o prefeito Colbert autoriza o funcionamento das academias no município.

As academias para atividades físicas de musculação, ginástica, croos fit, danças e expressão corporal, artes marciais, estúdio de pilates, natação e hidroginástica, poderão funcionar, obedecendo algumas imposições e restrições.

“Lotação de 1 (uma) pessoa para cada 4 metros quadrados de área destinada à circulação de pessoas e mínimo de 2 metros de distanciamento entre os aparelhos e treinos funcionais para as atividades específicas, com as devidas demarcações das área, além do uso obrigatório de máscara, pelos instrutores, colaboradores e alunos, inclusive durante a atividade, proibida a utilização de bebedouros, os alunos devem portar garrafas de água, toalhas de uso pessoal/individual, determina o Decreto.

 
 
Separador

Enviado: 4.8.2021 | 14h28
 
Brasil

Governo quer usar venda de estatais para pagar ‘bônus’ a beneficiários do novo Bolsa Família

 

O governo avalia pagar um "bônus" aos beneficiários do novo Bolsa Família com recursos provenientes da venda de estatais e outros ativos do Executivo, de acordo com O Globo. Conforme o plano, o pagamento extra para os beneficiários do programa variaria segundo o montante conseguido com as privatizações e dividendos líquidos (lucros distribuídos por empresas menos os recursos gastos com estatais deficitárias).

Por não se tratar de um valor fixo e de caráter recorrente, este bônus ficaria fora do teto de gastos, regra que determina um limite para as despesas da União.
 
Ainda segundo a publicação, a ideia desse fundo será enviada ao Congresso na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que possibilita o parcelamento dos chamados precatórios, dívidas do governo federal decorrentes de decisões judiciais. O modelo debatido prevê que 20% da receita de uma privatização ou venda de ativo seja destinada para o bônus aos beneficiários do novo Bolsa Família.
 
Separador

Enviado: 3.8.2021 | 18h29
 
Bahia

Fábio Vilas-Boas pede exoneração da Secretaria de Saúde da Bahia

 

Fábio Vilas-Boas pede exoneração da Secretaria de Saúde da Bahia

O médico Fábio Vilas-Boas acaba de informar seu pedido de exoneração da chefia da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Ele protagonizou um episódio de agressão verbal contra a dona do restaurante Preta, Angeluci Figueiredo. “Entreguei, agora à tarde, minha carta com pedido de exoneração do cargo de secretário estadual de Saúde, que ocupava desde janeiro de 2015. A solicitação foi aceita pelo governador Rui Costa”, escreveu Vilas-Boas no Twitter.

A Secretaria de Comunicação (Secom) confirma que a subsecretária Tereza Paim assume a pasta interinamente, e diz que ‘o substituto de Fábio Vilas-Boas será anunciado nos próximos dias.’ De acordo com a Secom, o governador Rui Costa agradeceu “pelo empenho com que o médico conduziu a pasta durante sua gestão”.

Vilas-Boas chegou a pedir desculpas pelo ocorrido. “Por mais cuidadosos que sejamos, ao longo da vida cometemos erros que podem atingir as pessoas. Peço, portanto, desculpas à empresária e artista da gastronomia baiana, a Chef Angeluci Figueiredo, pelos comentários inadequados no último domingo (1), em circunstâncias injustificáveis, enviados por mensagem privada. Tendo ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 3.8.2021 | 15h51
 
Bahia

Detran disponibiliza pagamento de taxas através do Pix

 

Detran disponibiliza pagamento de taxas através do Pix

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) começou a disponibilizar nesta segunda-feira, 2, o pagamento de taxas através do Pix, sistema eletrônico de pagamento instantâneo. Conforme informações do órgão, em breve o projeto contemplará todos os serviços.

A inovação já está sendo válida para as taxas referentes à renovação da Carteira de Habilitação (CNH), Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), Permissão Internacional para Dirigir (PID) e registro e transferência de veículos, durante o processo de retomada de todos os prazos do órgão.

Até o mês de julho, a quitação das taxas acontecia por meio de aplicativos e caixas eletrônicos do Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob. Agora os boletos estão sendo emitidos com QR-Code para a viabilização do pagamento através de qualquer instituição bancária e nessa primeira etapa, os serviços de licenciamento integrado e multas ainda não serão quitados via Pix.

 
Separador

Enviado: 3.8.2021 | 12h01
 
Bahia

Abertas inscrições para vagas de emprego na CCR Metrô Bahia

 

Estão abertas até quinta-feira (5) as inscrições para processo seletivo da CCR Metrô Bahia, que visa preenchimento de vagas de emprego. As oportunidades são destinadas aos cargos de Analista Comercial, Analista de Tecnologia e Agente de Atendimento e Manutenção, sendo a última exclusiva para PCDs.

Os interessados devem efetuar as inscrições no site da empresa, clicar na aba ‘Contato’, depois na área ‘Trabalhe Conosco’. Em seguida o candidato será redirecionado para uma plataforma de seleção externa, para realizar o cadastro e se candidatar à vaga escolhida. Segundo a empresa, o salário é compatível com o mercado e os colaboradores também terão direito a outros benefícios. Informações adicionais são disponibilizadas na plataforma.

 
Separador

Enviado: 2.8.2021 | 21h07
 
Educação

MEC abre inscrições para Sisu nesta terça-feira

 

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estarão abertas a partir desta terça-feira (3) para estudantes de todo o país que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que querem se candidatar a uma vaga em uma universidade pública.

O prazo de inscrições para o segundo processo seletivo de 2021 se encerra na próxima sexta-feira (6). Para participar da seleção, os interessados devem ter obtido nota maior que zero na redação do Enem e não ter participado do exame na condição de treineiro. 
 
Na página do sistema é possível consultar as vagas disponíveis, pesquisando por cidades, cursos e instituições. No momento da inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções de curso. Será possível alterar as opções durante o período das inscrições.
 
Conforme o cronograma divulgado pelo ministério, o resultado da seleção será divulgado no dia 10 de agosto. As matrículas ser&atil...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 2.8.2021 | 17h50
 
Luto

Morre Alicinha Cavalcanti após luta contra doença rara

 

Morre Alicinha Cavalcanti após luta contra doença rara

Nesta segunda (2), morreu Alicinha Cavalcanti, aos  58 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A promoter, uma das maiores do Brasil, foi diagnosticada, em 2015, com Afasia Progressiva Primária (APP). Desde então, ela foi afastada de suas atividades e contava com uma assistência médica domiciliar durante 24h por dia. A APP é considerada uma doença rara e, nos últimos meses, ela já não reconhecia mais os amigos. 

No Instagram, Astrid Fontenelle fez uma homenagem para Alicinha. “Perdi hoje minha amiga mais sapeca e deliciosa. Mulher forte. Mulher amorosa. Lutou bravamente contra uma doença que até hoje não reconheço o nome. Alicinha era puro AMOR. E pelo Gabriel então… seria sua madrinha de consagração. Hoje virou estrela. Meus sinceros sentimentos ao Rodrigo que esteve com ela nessa luta num dos pactos de AMOR mais lindo que vi”, escreveu ela.
 
Em 2021, amigos de Alicinha Cavalcanti chegaram a criar uma campanha de arrecadação de dinheiro para ajudar no tratamento. Ela ficava sob a supervisão integral do seu marido, Rodrigo Biondi. A Afasia Progressiva Primária (APP) é um tipo incomum de síndrome degenerativa, sendo caracteriz...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 2.8.2021 | 15h01
 
Olimpíadas 2021

O significado do buquê entregue aos atletas nas Olimpíadas de Tóquio

 

O significado do buquê entregue aos atletas nas Olimpíadas de Tóquio

Você já deve ter notado que, além das medalhas, os atletas que chegam ao pódio nessas Olimpíadas de Tóquio recebem também um buquê. Mais do que uma lembrança da conquista, essas flores têm um símbolo profundo para os japoneses e representam a recuperação do país após o terremoto e o tsunami de 2011. 

As três flores escolhidas são cultivadas nas principais cidades atingidas pelo desastre natural: girassóis amarelos de Miyagi, gencianas azuis de Iwate e lisiantos verdes de Fukushima. Nas mãos dos atletas olímpicos, elas representam perseverança e resiliência, destacando o passado do Japão e uma promessa para o futuro.
 
Para o evento, o Nippon Flower Council criou 5 mil buquês de vitória. Eles medem cerca de 17 cm de diâmetro e tem aproximadamente 28 cm de altura. Para que as flores durem o máximo possível, os caules são envoltos por água em gel, que mantém o arranjo fresco por mais tempo. Além disso, o mascote olímpico Miraitowa arremata o buquê, como uma lembrança duradoura de Tóquio. 
 
Separador

Enviado: 2.8.2021 | 12h32
 
Polícia

Ossada encontrada em Belford Roxo não é dos três meninos desaparecidos

 

Ossada encontrada em Belford Roxo não é dos três meninos desaparecidos

A ossada encontrada perto de uma ponte em Belford Roxo não é de nenhum dos três meninos desaparecidos na cidade da Baixada Fluminense desde o ano passado. Lucas Matheus, Alexandre e Fernando Henrique sumiram no final de dezembro.

Uma perícia realizada pela Polícia Civil concluiu que o material encontrado é de origem animal, conforme o G1 apurou. O laudo será publicado. A ossada passou pelo teste depois que um homem se apresentou à polícia no fim do mês passado acusando o próprio irmão de ter participado da ocultação dos corpos. A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense foi orientada a continuar as buscas.
 
Lucas Matheus, de 9 anos, e Alexandre Silva, 11, e Fernando Henrique, 12, sumiram no dia 27 de dezembro depois que saíram para brincar. Nesse período, os agentes já trabalharam com várias linhas de investigação — entre elas, a de que as crianças tenham sido vítimas de traficantes da região.
 
Outra hipótese é a de que os meninos tenham sido mortos após um deles ter roubado uma gaiola de passarinho de um parente de um dos t...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 1.8.2021 | 14h04
 
Famosos

Após música de Luisa Sonza, Whindersson Nunes lança clipe com indireta

 

Após música de Luisa Sonza, Whindersson Nunes lança clipe com indireta

Luísa Sonza lançou recentemente uma música sobre o término com Whindersson Nunes, mas ele não deixou barato e lançou um clipe ainda mais direcionado. Trata-se de uma nova versão do hit Trap do Gago, que foi lançado logo depois da separação, mas o clipe recente coincidiu com o novo lançamento da loira.

Nas imagens, Whindersson dispara vários versos com supostas indiretas, do tipo: “Me usou como se eu fosse um pedaço de nada”. Em outro, o humorista declarou: “Você nunca gostou de mim”. Enquanto isso, Luísa Sonza está fazendo sucesso com a música direcionada ao ex-marido.
 
Para a surpresa de todos, porém, a produção está fazendo o maior sucesso e a loira fez questão de comemorar. Em seu Instagram, ela postou uma foto ousada e contou suas conquistas. “Penhasco é top 3 Brasil e top 200 mundial no @spotify”, escreveu, referindo-se à música criada sobre o término com o humorista. “Continuem escutando”, pediu Luísa Sonza, feliz com o resultado.
 
Em outro post, a loira comemorou o fato do lançamento j&aa...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 30.7.2021 | 20h58
 
Bahia

Organização cancela Vaquejada de Serrinha 2021

 

Organização cancela Vaquejada de Serrinha 2021

A organização da Vaquejada de Serrinha - Região Nordeste Baiana - decidiu cancelar o evento, que aconteceria entre 1° e 5 de setembro, no Parque Maria do Carmo. A decisão foi tomada levando em consideração o decreto do governo estadual, que permite atividades esportivas com até 200 pessoas. A organização acredita que essa quantidade não seria suficiente para realização do evento. Ainda segundo a organização do evento, a edição de 2022 está marcada para o período entre 7 e 11 de setembro.

 
Separador

Enviado: 30.7.2021 | 17h56
 
Brasil

Butantan pede autorização para vacinar público entre 3 e 17 anos com CoronaVac

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, hoje (30), um pedido do Instituto Butantan para ampliar a faixa etária de indicação da vacina Coronavac. O Butantan, segundo a agência, quer incluir o público de crianças e adolescentes na faixa de 3 a 17 anos de idade na bula do imunizante. Desde 17 de janeiro deste ano, a Coronavac está autorizada para uso emergencial no Brasil para pessoas com 18 anos ou mais. De acordo com a Anvisa, a inclusão de uma nova faixa etária deve ser feita pelo laboratório responsável pela vacina.
 
Para incluir novos públicos na bula, o fabricante precisa fazer estudos que demonstrem a relação de segurança e eficácia para determinada faixa etária. Esses estudos podem ser conduzidos no Brasil ou em outros países — no caso da Coronavac, os ensaios foram conduzidos fora do país.

Até agora, apenas a vacina da Pfizer é aprovada pela agência reguladora para menores de 18 anos. O imunizante tem indicação em bula para pacientes a partir dos 12 anos. Já o laboratório Janssen está realizando ensaios de sua vacina em crianças e adolescentes, que ainda estão...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 30.7.2021 | 17h13
 

Isidório passa por cateterismo e afirma: Não dou dinheiro a vereador. Boto tudo no SUS

 

Isidório passa por cateterismo e afirma: Não dou dinheiro a vereador. Boto tudo no SUS

O deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) se internou para passar por um cateterismo na manhã desta sexta-feira (30). A informação foi divulgada pelo parlamentar por meio das suas redes sociais.

Embora não tenha divulgado em qual hospital está, Isidório deu a entender que realizou o procedimento numa unidade pública. “É por isso que não dou dinheiro a prefeito, nem a vereador. Todo o dinheiro que tenho pelo mandato, eu boto no SUS, na saúde. Olha eu aqui precisando. Tá vendo aí?", afirmou, após entoar um louvor.
 
Ainda de acordo com o político, o exame foi agendado com antecedência, e ele passa bem.
 
Separador

Enviado: 30.7.2021 | 16h34
 
Educação

Inscrições para o Fies 2021.2 terminam às 23h59

 

Termina hoje às 23h59 o prazo de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2021 no site do programa. O Fies oferece financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas com avaliação positiva pelo Ministério da Educação. O resultado será divulgado no dia 3 de agosto.

Para fazer a inscrição o interessado deve ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir da edição de 2010, e ter média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos. O candidato não pode ter zerado a redação e deve ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
 
Os candidatos podem escolher até três opções de curso/instituição/turno, por ordem de preferência. Em 2021 o Fies teve a oferta total de 93 mil vagas. Nesta seleção do segundo semestre estão disponíveis 69 mil vagas distribuídas em 23.320 cursos de 1.324 instituições privadas de ensino superior. A consulta pode ser feita na página do Fies.
 
Separador

Enviado: 30.7.2021 | 15h33
 
Bahia

Subsecretário da Segurança Pública da Bahia é exonerado do cargo

 

Subsecretário da Segurança Pública da Bahia é exonerado do cargo

O subsecretário da Segurança Pública da Bahia, Hélio Jorge Paixão, foi exonerado do cargo nesta sexta-feira (30). A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado. De acordo com a SSP-BA, a medida é um trâmite administrativo obrigatório, já que o Hélio Jorge alcançou o tempo necessário para a aposentadoria. A SSP-BA detalhou ainda que uma nova nomeação será publicada, "retransmitindo o servidor ao cargo de subsecretário".

 
Separador

Enviado: 30.7.2021 | 13h49
 
Olimpíadas 2021

Abner Teixeira garante a primeira medalha do boxe brasileiro em Tóquio-2020

 

Abner Teixeira garante a primeira medalha do boxe brasileiro em Tóquio-2020

O pugilista Abner Teixeira garantiu nesta sexta-feira a primeira medalha do Brasil no boxe dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 ao vencer o jordaniano Eishaish Iashaish nas quartas de final da categoria pesado (81-91 kg). Teixeira, de 24 anos, venceu o combate na Arena Kokugikan por decisão dividida (4-1) dos árbitros.

Desta forma, o brasileiro garantiu no mínimo uma das medalhas de bronze, pois no boxe olímpico não há disputa de terceiro lugar. Teixeira volta ao ringue na terça-feira para buscar uma vaga na final e tentar repetir o resultado de Robson Conceição, que conquistou a medalha de ouro na categoria ligeiro nos Jogos Rio-2016.
 
O rival do brasileiro nas semifinais será o cubano Julio la Cruz, que conquistou a medalha de ouro na categoria pesado na edição olímpica disputada no Rio de Janeiro. Julio la Cruz venceu nas quartas de final o espanhol Enmanuel Reyes. O cubano passou por dificuldades durante a luta e chegou a ser derrubado durante o combate, mas os juízes definiram o confronto a seu favor, graças à superioridade nos minutos finais, por 4-1.
 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2021
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set |
2020
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |