] Carlos Geilson
Logo
 
Bahia, segunda-feira, 15 de julho de 2019
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 21.6.2019 | 13h13
 
Lei Trabalhista

Liberação de trabalho aos domingos e feriados impacta principalmente o comércio

 

Liberação de trabalho aos domingos e feriados impacta principalmente o comércio

Portaria assinada nesta semana pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, amplia de 72 para 78 o número de categorias autorizadas a funcionar aos domingos e feriados. O destaque ficou por conta da inclusão do comércio e de atividades ligadas ao turismo.

Apesar de a permissão de trabalho nesses dias já estar prevista em lei específica, o setor de comércio dependia de convenções coletivas e legislação municipal para colocar seus funcionários para trabalhar em domingos e feriados. Com essas mudanças, os empregados terão direito a folgar em outro dia da semana, mantendo o que preveem a Constituição e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) - leia mais no tira-dúvidas abaixo.
 
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) afirma que a portaria dá autonomia para o comerciante abrir seu estabelecimento conforme a conveniência dos consumidores e fechá-lo em dias em que o fluxo da clientela é menor.
 
A assessoria jurí...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.6.2019 | 12h52
 
Cuiabá

Jornalista é detido suspeito de agredir namorada após vítima revelar gravidez

 

O jornalista José Roberto Amador, de 55 anos, foi detido na noite de ontem (20), em Cuiabá, suspeito de ter agredido e quebrado o dente da namorada dele, de 46 anos. A agressão teria ocorrido depois que a vítima revelou que está grávida do jornalista. De acordo com a Polícia Militar, o caso foi registrado por volta de 18h em um edifício no Bairro Popular, área nobre da capital mato-grossense.

O G1 ligou para o jornalista, mas as ligações não foram atendidas. A reportagem tenta localizar o advogado dele. José Roberto, conhecido como Bebeto, é ex-secretário de Comunicação da Prefeitura de Cuiabá e atualmente trabalhava no Tribunal de Contas do Estado (TCE).
 
A polícia foi chamada para uma situação de violência doméstica no edifício. A vítima mostrou um ferimento na perna e alegou ter perdido um dente ao ser agredida pelo namorado. Ela afirmou que sofreu a agressão ao contar ao namorado que está grávida dele. Já o jornalista alegou que a namorada tentou agredi-lo jogando um aquário contra ele. Bebeto teria desviado e os estilhaços atingiram a vítima. Ainda, o jornalista alegou que se defendeu d...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.6.2019 | 12h08
 
Brasil

Embarcação naufraga no Amazonas

 

Embarcação naufraga no Amazonas

O barco que naufragou no interior do Amazonas tinha 97 passageiros. Destes, seis estão desaparecidos, segundo a Prefeitura de Carauari. A embarcação, que saiu de Manaus, naugrafou no Rio Juruá a caminho do município. Em nota, a prefeitura da cidade contabilizou o número de vítimas já identificadas. Por enquanto, ainda segundo a prefeitura, estão desaparecidos um rapaz, uma senhora e uma mulher com seus dois filhos. A sexta vítima citada ainda não foi identificada. Todos os outros passageiros foram resgatados sem ferimentos e com vida.

O Barco Cidade de Carauari naufragou nas proximidades da comunidade do Bacaba. O município fica a 788 km de distância de Manaus. São aproximadamente três horas de distância entre a sede da cidade e o local onde o houve o naufrágio, em região remota do Rio Juruá.Uma equipe com quatro mergulhadores do Corpo de Bombeiros, na manhã desta sexta-feira (21), sai de Manaus rumo a Carauari. De lá o grupo vai seguir para a região do naufrágio.

Além dos Bombeiros e Marinha, equipes da Prefeitura de Carauari, Defesa Civil e Secretaria de Saúde fazem buscas na região.Em nota, o Comando do 9° Distrito Naval informou que direcionou uma aeronave do 3° Esquadrão ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.6.2019 | 11h57
 
Política

‘Abro mão da reeleição se Brasil passar por reforma política’

 

‘Abro mão da reeleição se Brasil passar por reforma política’

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse ontem (20), após participar da 27ª edição da Marcha Para Jesus, na capital paulista, que abriria mão da reeleição se o Brasil passar por uma séria reforma política. "Agora, se não tiver uma boa reforma política e o povo quiser, estamos aí para continuar mais quatro anos". 

Durante seu discurso, Bolsonaro disse que o estado é laico, mas o presidente é cristão. "Vocês [evangélicos] foram decisivos para mudar o destino dessa pátria maravilhosa chamada Brasil. Todos nós compartilhamos dessa responsabilidade, onde primeiro Deus, depois a família respeitada e tradicional acima de tudo". 
 
Aos evangélicos, Bolsonaro disse que todos sabem que o Brasil tem problemas sérios de ética, moral e economia, mas entende ser possível reverter essa condição.  "Podemos ser o ponto de inflexão mas entendemos que é possível fazer com que um dia o Brasil seja colocado no local de destaque que merece". 
 
Bolsonaro disse à imprensa que pegou o Br...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.6.2019 | 11h22
 
Bahia

Vigilante é preso suspeito de roubar na entrada de mercado

 

Em Juazeiro, um vigilante foi preso suspeito de roubar R$ 2,3 mil de uma mulher na entrada de um mercado. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito utilizou uma motocicleta para chegar ao local do crime e assaltar a mulher. O caso ocorreu na última quarta-feira (19). A vítima acionou a polícia e localizou o suspeito no bairro Piranga II. Após a prisão, conforme a polícia, a vítima reconheceu o vigilante pelo uniforme e também pela motocicleta. A polícia informou que imagens de câmera de segurança do local onde ocorreu o crime foram analisadas pelos policiais e usadas para identificar o homem. Ele foi autuado em flagrante por roubo qualificado e segue preso na cidade à disposição da Justiça.

 
Separador

Enviado: 21.6.2019 | 9h25
 
Clima

Inverno começa nesta sexta-feira

 

Inverno começa nesta sexta-feira

O inverno no Hemisfério Sul começa às 12h54 desta sexta-feira (21). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno El Niño, que acompanhou o Brasil no verão e no outono, deverá continuar influenciando o tempo: um aquecimento acima do normal na parte do Pacífico próxima ao Equador, o que dificulta a entrada do ar frio. 

Ainda segundo o Inmet, a probabilidade da ação do El Ninõ passa de 50% – a consulta foi feita em centros internacionais de meteorologia. O site Climatempo prevê que durante o inverno de 2019, "quase todas as ondas de frio serão desviadas para o oceano" e "deve terminar com temperaturas acima da média".
 
Independente disso, a véspera da estação em Santa Catarina teve temperaturas abaixo de 0ºC. Nesta quinta-feira (20), houve geada nos municípios da Serra do estado. Nevoeiros também mudaram a paisagem do Vale do Itajaí e do Litoral Norte catarinense.
 
No nordeste as chuvas podem ficar abaixo da média em algumas regiões, principalmente na costa leste. Na maior parte dos estados, a temperatura deve ficar...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.6.2019 | 8h27
 
Esporte

Neymar diz a presidente do PSG que quer voltar ao Barcelona

 

Neymar diz a presidente do PSG que quer voltar ao Barcelona

A saída de Neymar do Paris Saint-Germain parece estar cada vez mais próxima. Na última quarta-feira (19), o jornal Mundo Deportivo informou que o atacante pediu a Nasser Al-Khelaifi, presidente do clube francês, para deixar a equipe e retornar ao Barcelona. “Não quero jogar mais no PSG. Quero voltar à minha casa, de onde nunca deveria ter saído”, teria dito o brasileiro ao mandatário.

Neymar chegou ao clube francês no início da temporada 2017/2018 e, desde então, esteve longe do objetivo principal da equipe, de conquistar a Liga dos Campeões. Foi eliminado nas oitavas de final em duas edições seguidas e ainda sofreu duas vezes lesão no metatarso do pé direito, deixando-o de fora de quase metade das temporadas disputadas.
 
Conforme o diário espanhol, o diálogo entre os dois aconteceu antes das declarações de Al-Khelaifi à revista France Football, quando o dirigente afirmou que “ninguém obrigou Neymar a assinar com PSG”. O L’Equipe, meio de comunicação respeitado na França, também já havia revelado que o PSG tirou o rótulo de inegociável de Neymar.
 
Separador

Enviado: 21.6.2019 | 7h31
 
Bahia

Funcionário morre após sofrer descarga elétrica no aeroporto de Salvador

 

Funcionário  morre após sofrer descarga elétrica no aeroporto de Salvador

Um funcionário terceirizado da área de manutenção do aeroporto de Salvador morreu, ontem (20), após sofrer uma descarga elétrica. Segundo a administração do terminal aéreo, o homem fazia uma manobra operacional no aeroporto no momento do acidente.

Elison Santos Barbosa chegou a ser atendido pela equipe de atendimento pré-hospitalar do terminal aéreo e foi encaminhado para o Hospital Municipal de Salvador, mas não resistiu à descarga elétrica.
 
De acordo com o aeroporto, a morte do funcionário foi constatada às 17h. Não há detalhes sobre o sepultamento do homem. Em nota, o aeroporto de Salvador lamentou o ocorrido e informou que uma equipe está acompanhando o caso para dar o suporte que for necessário. Familiares contaram que Elison tinha 35 anos e era engenheiro eletricista. Ele deixa esposa e filho de 4 anos.
 
Separador

Enviado: 21.6.2019 | 7h12
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia

 A Tarde: Pane elétrica altera voos e causa transtornos no aeroporto de Salvador; Correio*: Tragédia na estrada; Tribuna da Bahia: Moro vai ao Senado e se fortalece; Estadão: Bolsonaro contraria discurso de campanha e admite reeleição; Folha de S. Paulo: Lá na frente todos votarão em mim, diz Bolsonaro; O Globo: Estados que fizeram ajuste investem quatro vezes mais.

 
Separador

Enviado: 20.6.2019 | 15h52
 
O Rei do Rádio

Nelson Gonçalves faria 100 anos nesta sexta

 

Nelson Gonçalves faria 100 anos nesta sexta

Nelson Gonçalves, um dos maiores cantores da história da música brasileira, faria 100 anos amanhã (21). Sua voz poderosa chegou a ditar padrões do que seria um verdadeiro intérprete, assim como os de Orlando Silva, Ângela Maria, entre outros.

Foi só quando João Gilberto surgiu com sua bossa nova e seu canto baixinho, no fim da década de 1950, que foram abertos caminhos para outros estilos de cantores, que não tinham necessariamente vozeirões potentes. Mesmo assim, Nelson Gonçalves continuou a ocupar o posto dos grandes intérpretes.
 
Considerado o Rei do Rádio, Nelson Gonçalves receberá homenagens na data de seu centenário. Entre elas, o lançamento, pelos Correios, de um selo oficial dedicado a ele em cidades que fizeram parte de sua trajetória: em São Paulo, para onde ele se mudou ainda criança; no Rio de Janeiro, onde o cantor consolidou sua carreira, e em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, onde Nelson nasceu, no dia 21 de junho de 1919. Traz a imagem do cantor em preto e branco, com uma aplicação dourada em que se lê "Nelson Gonçalves - Centenário" e "A Maior Voz do Brasil".
 
Separador

Enviado: 20.6.2019 | 9h02
 
Luto

Prefeitura decreta três dias de luto e cancela festa junina

 

Devido ao grave acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (20), na BA-502, no trecho que corta a cidade de São Gonçalo dos Campos, que deixou ao menos oito vítimas fatais, a Prefeitura decidiu cancelar a festa junina no município e decretou luto oficial de três dias. O acidente envolveu uma van de passageiros, que estava com trabalhadores da industria JBS Foods e um caminhão.

Segundo a Prefeitura, mesmo com contingências orçamentárias, a festa de São João no município seria realizada com atrações locais, de 21 a 23 de junho. Estavam programados nomes como Ki Xote É Esse, Waldômio, Raízes do Nordeste, Forrozão do Capitão, Galeguinho SPA e outros, que se apresentariam na Praça Cazuza Machado.
 
Segundo o prefeito Carlos Germano a decisão é em solidariedade aos amigos, conterrâneos e familiares das vítimas do acidente. “Diante dessas perdas irreparáveis, nos solidarizamos com familiares e amigos, rogando a Deus o conforto espiritual para todos os familiares.”
 
 
Separador

Enviado: 20.6.2019 | 8h02
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia

A Tarde: Banco Central mantém juros básico ao menor nível da história; Correio: Gerações perdidas; Tribuna da Bahia: Moro vai ao Senado e se fortalece; Estadão: Moro diz que deixa cargo se acharem alguma ilegalidade; Folha de S.Paulo: Moro minimiza crise e admite sair em caso de irregularidade; O Globo: Moro: “Se houver alguma irregularidade, eu saio. Mas não houve”.

 
Separador

Enviado: 19.6.2019 | 21h26
 
Mega-Sena

Aposta única de Osasco fatura R$ 124,2 milhões

 

Aposta única de Osasco fatura R$ 124,2 milhões

Na noite desta quarta-feira (19), uma aposta de Osasco (SP) levou sozinho o prêmio de R$ 124.209.628,25 no concurso 2.161 da Mega-Sena. As dezenas sorteadas foram: 08 - 09- 10 - 24 - 42 - 44. Outras 255 apostas acertaram a quina; cada uma levou R$ 22.718,64. A quadra teve 15.769 apostas ganhadoras; cada um receberá R$ 524,83.

O próximo concurso será no sábado (22). O prêmio é estimado em R$ 2,5 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet. A aposta mínima custa R$ 3,50. A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
 
Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.
 
Separador

Enviado: 19.6.2019 | 21h10
 
Guerra de Espadas

Guerra de espadas está proibida em Senhor do Bonfim pelo 3º ano consecutivo

 

Guerra de espadas está proibida em Senhor do Bonfim pelo 3º ano consecutivo

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão de uma liminar que proibia a tradicional guerra de espadas na cidade de Senhor do Bonfim - Região Norte Baiana. A decisão foi tomada pelo ministro Luiz Fux, que é o presidente em exercício da corte. No documento, ele repetiu uma medida da ministra Carmen Lúcia, tomada em maio de 2018, que fala sobre o risco de morte dos praticantes da guerra de espadas.

O pedido de suspensão da liminar foi feito pela prefeitura da cidade, que alegou que a proibição prejudica a economia do município, porque implica diretamente na redução das receitas e na diminuição do turismo no período dos festejos juninos.

No começo deste mês, a decisão de proibir a guerra de espadas já havia sido recomendada pelo Ministério Público Estadual da Bahia (MP-BA). A competição com fogos de artifício foi suspensa pelo terceiro ano seguido. Em 2003 foi instituído o Estatuto do Desarmamento e a proibição da guerra de espadas se baseou no Artigo 16, que trata da posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Desde então, o Ministério Público acompanha a situação da guerra de espadas. (G1).

 
Separador

Enviado: 19.6.2019 | 12h31
 
Feira de Santana

Saiba como funcionam comércio e bancos no feriado em Feira de Santana

 

Em função do feriado de corpus Christi, a  Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias na quinta-feira (20). A população poderá usar os canais alternativos de atendimento para realizar as operações bancárias - como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês com vencimento marcado para essa data poderão ser pagos no próximo dia útil (21/06) sem incidência de multa. Em Feira de Santana o comércio está autorizado a funcionar das 12 às 16h, no feriado. Para as instituições públicas o Corpus Christi foi declarado ponto facultativo. Muitas vezes, os conceitos de feriado e ponto facultativo são entendidos de forma errada, gerando dúvidas e questões pertinentes ao assunto. O ponto facultativo é concedido por meio de Decreto criado pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal, indicando a suspensão do expediente nas repartições públicas. Geralmente, o decreto sobre o ponto facultativo é publicado poucos dias antes da data afetada.

 
Separador

Enviado: 19.6.2019 | 12h00
 
Feira de Santana

Câmara de Feira deve votar aumento de 44% no salário de prefeito

 

Câmara de Feira deve votar aumento de 44% no salário de prefeito

Os vereadores de Feira de Santana devem votar ainda nesta semana um projeto de lei para reajustar os salários do prefeito, do vice, dos secretários e de vereadores. De acordo com o Acorda Cidade, se a proposta for aprovada, o vencimento do prefeito vai subir de R$ 18 mil para R$ 26 mil (cerca de 44,4% a mais). O projeto ainda aumenta os salário dos edis, do vice-prefeito e dos secretários em aproximadamente 20%, saindo dos atuais R$ 15 mil para R$ 18 mil. O presidente da Câmara, José Carneiro, informou ao site que a medida só deve ter validade a partir de 2021 e assim não vai beneficiar a atual legislatura. A última vez que os salários foram ajustados foi em 2008. “Estamos apresentando esse projeto que só tem validade em 2021, para os vereadores que se elegerem na eleição de 2020, e não vejo outra saída senão fazer esse projeto já que há 12 anos não tem esse aumento”, disse.

 
Separador

Enviado: 19.6.2019 | 11h33
 
Bahia

Assembleia Legislativa aprova LDO de 2020

 

Assembleia Legislativa aprova LDO de 2020

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou ontem o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020. A matéria faz o balizamento das diretrizes que serão empregadas pela gestão estadual para a elaboração da proposta orçamentária anual, que deve ser remetida ao Legislativo até o final de setembro. Segundo o projeto, a previsão das receitas para o ano de 2020 é da ordem de R$ 48,9 bilhões, superior em 5,1% à de 2019. Já a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) baiano para 2020 é estimada em 2,5%.  A matéria não passou pela avaliação conjunta das comissões de Finanças e Constituição e Justiça após acordo entre líderes do governo e da oposição. A LDO é a segunda proposição em importância entre as que são apreciadas anualmente pela Casa, atrás apenas do orçamento. Ambas têm prazo fixado pela Constituição estadual para serem aprovadas: 30 de junho para a LDO e 15 de dezembro para o orçamento. Só após a aprovação dessas matérias começam os recessos de julho e de fim de ano, respectivamente, sendo sobrestadas à apreciação de todas as outras matérias constantes na pauta de vota&...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 19.6.2019 | 10h30
 
Política

Rui Costa diz que conversas vazadas vão além do caso Lula

 

Rui Costa diz que conversas vazadas vão além do caso Lula

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse, ontem, que as conversas vazadas do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Deltan Dallagnol, vão além da discussão sobre a imparcialidade do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula foi condenado, em primeira instância, por Moro a nove anos e meio de prisão no caso do triplex. “Acho que essa questão é muito além da questão do Lula. Não se trata da questão de um julgamento, se trata do comportamento de juízes e promotores. Não é admissível que quem deveria, no exercício da sua profissão respeitar a lei e zelar pelo cumprimento, sejam as primeiras pessoas a descumprir a lei. Não se trata de um julgamento. Eu não quero reduzir isso ao julgamento A ou B. É muito mais grave”, declarou Rui Costa, em entrevista à imprensa. Mensagens trocadas por Sergio Moro, quando era juiz na Operação Lava Jato, e Deltan mostram que o ex-magistrado orientou as ações dos procuradores. As conversas foram divulgadas pelo site The Intercept Brasil. Ontem, Rui Costa defendeu que todo o conteúdo seja divulgado. “Eu acho que fica sempre a necessidade de a sociedade conhecer todo o conteúdo o mais ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 19.6.2019 | 10h04
 
Cultura

Baco Exu do blues leva grande prêmio internacional de entretenimento

 

Baco Exu do blues leva grande prêmio internacional de entretenimento

O rapper baiano Baco Exu do Blues venceu o Grand Prix da categoria Entertainment for Music do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2019. O evento é considerado um dos mais importantes do mercado publicitário. Bluesman, vídeo de Baco, divide a coroa com This is America, do estadunidense Childish Gambino. Concorriam ao prêmio, ainda, Apeshit, dos The Carters (Beyoncé e Jay-Z) e Oh Baby, do LCD Soundsystem. Lançado em 2018, o clipe de Bluesman foi produzido em uma parceria entre a plataforma de música do festival Coala, Coala.lab, a AKQA e a produtora Stink.

 
Separador

Enviado: 19.6.2019 | 9h31
 
Bahia

Confira o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi

 

Confira o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi

O funcionamento de serviços públicos e privados na capital baiana sofrerão algumas alterações, em decorrência do feriado de Corpus Christi que é celebrado na quinta-feira, 20. Confira abaixo o que abre e o que fecha em Salvador: 

| Lazer |

Zoológico - Funcionamento normal das 8h30 às 17h.

Mercado Modelo - Funcionará das 9h às 14h, podendo haver flexibilidade no horário de acordo com a demanda de visitação.

Museu da Misericórdia - Não funcionará durante o feriado.

Museu de Arte da Bahia (MAB) - Não funcionará durante o feriado.

Mercado do Rio Vermelho - Os boxes e a praça de alimentação do Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha) funcionarão das 7h às 16h.

| Shoppings |

Shopping Piedade - Irá alterar o expediente em virtude do feriado e funcionará das 12h às 18h. O estacionamento terá tarifa única de R$ 5,00 para carros e motos.

Shopping Itaigara -  As lojas e serviços do centro de compras estarão fecha...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul |
2018
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |