Logo
 
Bahia, segunda-feira, 25 de maio de 2020
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 7.4.2020 | 14h12
 
Bahia

TRE-BA disponibiliza serviços via internet

 

TRE-BA disponibiliza serviços via internet

 Serviços do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) podem ser realizados pela internet, depois que o órgão suspendeu o atendimento presencial na Bahia, por causa do coronavírus.

Os serviços estão disponíveis através do site do site do TRE-BA. O cidadão pode acessar informações sobre o título de eleitor, como número, local de votação e situação eleitoral.

Além disso, a Justiça Eleitoral modernizou o pagamento de multas, que agora dispensa a apresentação do comprovante em cartório eleitoral. Desse modo, o eleitor que deixou de votar e justificar nas últimas eleições, e apenas pretende regularizar essa pendênci...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 7.4.2020 | 13h06
 
Vitória da Conquista

Ex-jogadora morre de dengue hemorrágica

 

Ex-jogadora morre de dengue hemorrágica

Uma ex-atacante da equipe de futebol feminino de Vitória da Conquista morreu vítima de dengue hemorrágica no último sábado (4). A ex-atleta Ely Pites disputou o Campeonato Baiano de 2019 pelo Vitória da Conquista. Ela já passou pelo Juventude e também atuava como árbitra assistente em jogos amadores. Ely tinha 42 anos e estava internada no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).

"Nós ficamos bastante surpresos com a rapidez pelo fato que ocorreu e estamos muito sentidos, porque a Ely era sempre ali no canto com a gente, alegre, sorridente, na parte da assistência de arbitragem, até mesmo nas quatro linhas, ela tinha assistência como bandeira. A gente via disposta, bastante sorridente, feliz", contou Leonésio Alves, presidente da Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT).
 
As amigas de quadra perderam uma grande companheira. A jogadora Moniele Caires contou sobre a gratidão de ter tido Ely como amiga. "Foi uma pessoa que contribuiu de forma muito grande na minha vida, na construção como jogadora e como ser humano. A única palavra que fica agora, além de lembrança, é de gratidão pela amiga, companheira e irmã que ela sem...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 7.4.2020 | 8h35
 
Coronavírus

Hospitais de campanha são construídos na Fonte Nova e no antigo Wet’n Wild

 

Hospitais de campanha são construídos na Fonte Nova e no antigo Wet’n Wild

Salvador se prepara para receber hospitais de campanha que estão sendo construídos na Arena Fonte Nova e na área onde funcionava o antigo Wet’n Wild, na Avenida Paralela. As unidades vão receber pacientes diagnosticados com a Covid-19 e, juntos, terão capacidade para 150 leitos de UTI e 180 enfermarias.

Na unidade que está sendo levantada na parte interna do local onde funcionava um espaço aquático e hoje recebe eventos, serão 90 leitos, como explica Ivan Paiva, coordenador de urgências do município.
 
“São previstos 50 casos de UTI, principalmente para os pacientes que precisam de ventilação mecânica, e 40 leitos de enfermaria, seja para casos de menor complexidade, ou para passageiros que passaram pelo leito de terapia intensiva e que melhoraram e poder ir para um leito aberto, que a gente chama de enfermaria”, disse.
 
Em cada módulo do hospital, trabalharão cerca de 600 profissionais de saúde, compreendidos entre médicos, especialistas em terapia intensiva, infectologia, pneumologia, profissionais de enfermagem e toda a parte administrativa.
 
Separador
Enviado: 6.4.2020 | 14h10
 
#FiqueEmCasa
 

A luta agora é pela vida!

 
A luta agora é pela vida!
 
Separador

Enviado: 6.4.2020 | 13h01
 
Brasil

Técnica em enfermagem que fez campanha por isolamento morre de Covid-19 em Goiás

 

Técnica em enfermagem que fez campanha por isolamento morre de Covid-19 em Goiás

Terceira vítima de Covid-19 em Goiás, Adelita Ribeiro participava de ação pedindo que todos ficassem em casa para evitar a doença. Nair Luciano da Silva Oliveira desabafou depois de enterrar a filha, a técnica em enfermagem de 38 anos, que morreu com diagnóstico de Covid-19. Em áudio, a idosa fala sobre a perda da caçula e as circunstâncias em que ela foi sepultada em Goianápolis, no centro de Goiás, no último sábado (4).

“O caixão está lacrado, não tem nem vidro. Estamos a 20 metros longe do lugar onde pôs ela. Eu nunca pensei que eu ia enterrar minha filha. O tesouro que eu tinha. Se Deus levou, é porque tinha terminado a missão dela e porque Ele vai cuidar de nós”, disse em uma gravação à família.
 
Adelita também fez parte da campanha de profissionais da saúde que pediram às pessoas que respeitem o isolamento. Também de acordo com a família, Adelita trabalhava no Cais Novo Mundo, em Goiânia, e no Hemolabor, dentro do Hospital do Coração - onde ela ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) antes de morrer.
 
 
Separador

Enviado: 6.4.2020 | 12h03
 

Dólar abre em queda

 

O dólar abriu em queda de 0,78%, cotado a RS 5,28, em meio a uma melhora do cenário exterior, com mercados de Ásia e Europa tendo alívio nas respectivas Bolsas, em meio à diminuição da disseminação do novo coronavírus, causador da covid-19, no velho continente, que não é mais considerada o epicentro da doença. A situação mais preocupante, agora, se encontra nos Estados Unidos.

Porém, mesmo com esse ambiente externo um pouco melhor, ainda há ingredientes que dificultam uma melhora tão estável nas economias ao redor do mundo, incluindo o Brasil. O petróleo, por exemplo, cai ao redor de 4%, após tombar mais de 7% na madrugada, com o adiamento desta segunda para quinta-feira, 9, da reunião da Opep+ para discutir eventual corte na oferta. (Estadão)
 
Separador

Enviado: 6.4.2020 | 9h40
 
Brasil

MEC autoriza antecipar formatura de alunos da área de saúde

 

O Ministério da Educação autorizou a formatura de alunos dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia, exclusivamente para atuação desses profissionais nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus. A Portaria nº 374/2020 foi publicada hoje (6) no Diário Oficial da União.

A medida vale para instituições federais de ensino e tem caráter excepcional, enquanto durar a situação de emergência de saúde pública. Para antecipar a colação de grau, os alunos precisam ter cumprido 75% da carga horária prevista para o período de internato médico ou estágio supervisionado.
 
O internato médico é o período de dois anos de estágio curricular obrigatório para os estudantes de medicina. Já o estágio obrigatório supervisionado para os cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia equivalente a 20% da carga horária total do curso. A seleção e alocação dos profissionais será articulada com os órgão de saúde municipais, estaduais e distritais.
 
 
Separador

Enviado: 6.4.2020 | 6h34
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia

A Tarde: Crise pode levar sistema de transporte ao colapso; Correio: Não pega só em idosos; Folha de S.Paulo: Isolamento contra vírus tem apoio de 76%, diz Datafolha; O Estado de S.Paulo: Contra ‘empoçamento’, BC comprará títulos e carteiras; O Globo: Vírus já circula em 397 cidades fora de grandes centros urbanos; Tribuna: Brasil precisa de mais médicos e ampliar exames de laboratório.

 
Separador

Enviado: 5.4.2020 | 11h52
 
Brasil

Caixa divulgará aplicativos para cadastro e retirada de renda básica emergencial

 

Caixa divulgará aplicativos para cadastro e retirada de renda básica emergencial

Será lançado na próxima terça-feira (7), pela Caixa Econômica Federal, um aplicativo de cadastramento para o recebimento da renda básica emergencial, projeto sancionado na quarta-feira, 1°, pelo presidente Jair Bolsonaro. O banco promoverá uma página na internet e um central de atendimento para retirada de duvidas por parte dos beneficiários, as informações são da Agência Brasil. Os valores são de R$ 600 ou R$ 1,2 mil, disponível para mães solo.

Uma série de dez requisitos serão exigidos para que o acesso ao benefício seja disponibilizado. Após receber os dados, a Caixa Econômica terá até 48h para efetuar o pagamento. Aos trabalhadores sem conta em banco, as casas lotéricas poderão ser utilizadas para a retirada do valor.
 
Um aplicativo específico para o pagamento do beneficio da renda básica também será lançado. O valor ficará disponível em contas digitais, aprovadas pelo Conselho Monetário. Será divulgado para população um cronograma de pagamento. Mais detalhes sobre o funcionamento dos aplicativos serão anunciados pela Caixa Econômica nesta segun...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 5.4.2020 | 6h40
 
Coronavírus

Governo da Bahia prorroga até 15 de abril suspensão do transporte intermunicipal

 

O governo da Bahia prorrogou até 15 de abril o decreto que suspendeu o transporte intermunicipal em algumas cidades do estado. O novo decreto foi publicado na edição de ontem (4) do Diário Oficial do Estado. A medida, que tem como objetivo conter o avanço da contaminação por coronavírus na população baiana, estava programada até 5 de abril, mas foi estendida por mais 10 dias por determinação do governador Rui Costa.

Na publicação deste sábado, foram incluídas na lista de cidades com o transporte intermunicipal suspenso: Conde, Uruçuca, Itapetinga, Conceição do Coité e Utinga na medida restritiva. Nestas cinco cidades, a suspensão terá início a partir de hoje (5).
 
Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Em algumas cidades sem casos de coronavírus, o sistema de transporte intermunicipal foi suspenso porque está integrado ao de municípios com registros da doença.
 
 
Separador

Enviado: 4.4.2020 | 10h31
 
Homenagem

Riachão deve ganhar álbum póstumo ainda este ano

 

Riachão deve ganhar álbum póstumo ainda este ano

Aos 98 anos, Clementino Rodrigues saiu de cena com incontáveis serviços prestados à música brasileira. Morreu em casa, no Garcia, bairro de Salvador, na última segunda-feira (30), de causas naturais. O legado de Riachão, entretanto, não vai sucumbir ao tempo. E será celebrado em um álbum que deve ficar pronto ainda este ano.

Ainda em vida, Riachão se preparava para fazer o oitavo registro de estúdio, o primeiro desde “Mundão de ouro”, de 2013. Neste mês de abril, colocaria a voz no projeto, mas os planos foram adiados por causa do coronavírus. Agora, isso não será mais possível.

"De uns tempos para cá, a gente começou a fazer tudo o que o meu avô tinha vontade de fazer. Ele tinha muita vontade de resgatar um primeiro disco que ele fez e que não foi lançado no comércio. E outro sonho dele era gravar músicas inéditas. Ele sempre falava que tinha muitas músicas e cantava elas", disse.

O disco, que se chamaria “Se Deus quiser eu vou chegar aos 100”, será lançado mesmo após a morte do sambista. É uma forma de homenageá-lo, preservar o legado e presentear os amantes da música. O &aacut...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 2.4.2020 | 14h07
 
Brasil

Pediatra Ana Escobar ensina a fazer máscara com material que quase todo mundo tem em casa

 

Pediatra Ana Escobar ensina a fazer máscara com material que quase todo mundo tem em casa

 As máscaras cirúrgicas estão em falta nas lojas, nas farmácias e até nos hospitais. No entanto, especialistas pedem que toda a população utilize o produto com o objetivo de retardar a propagação do coronavírus. Como resolver o problema? Segundo a pediatra Ana Maria Escobar você pode improvisar uma com um objeto que, provavelmente, tem na sua casa: um pano multiuso de limpeza, daqueles com furinhos.

"Todas as pessoas que tiverem que sair de casa devem usar uma máscara", diz a médica. "Importante dizer que até o dia de hoje, esta não é a posição oficial do Ministério da Saúde. No entanto, evidências têm provado que o uso de máscaras por pessoas que não estão doentes, ou seja, estão assintomáticas – sem sintomas- pode ajudar a proteção de todos", continua.

Mas por quê? "Algumas pessoas que foram contaminadas podem transmitir o vírus dois a três dias ANTES de apresentarem sintomas ou podem transmití-lo sem que NUNCA apresentem sintomas. Se estas pessoas forem ao mercado ou à farm&a...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 2.4.2020 | 13h26
 
#FiqueEmCasa
 

A luta agora é pela vida!

 
A luta agora é pela vida!
 
Separador

Enviado: 2.4.2020 | 13h26
 
Cuidados

Medidas de proteção à mulher vítima de violência em Salvador têm prazo prorrogado

 

As medidas protetivas de urgência para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar foram prorrogadas durante o período de isolamento social, provocado pelo coronavírus. Conforme a prefeitura de Salvador, o pedido foi feito pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e acatado pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA).

Segundo informações da prefeitura, ficou firmado um comprometimento de que os juízes não revogarão nenhuma medida nesse período de pandemia de coronavírus, a menos que expressamente a vítima se manifeste neste sentido.
 
De acordo com o órgão, os equipamentos geridos pela SPMJ, que são o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid) e o Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMLV), estão funcionando em plantão 24h, de sobreaviso, para atender e encaminhar todas as demandas que surgirem durante o período de quarentena.
 
Até o início da noite desta quarta-feira (1º), a Bahia havia registrado mais de 240 casos confirmados de...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 2.4.2020 | 9h24
 
Coronavírus

Bahia tem 29 novos casos e número de infectados pelo coronavírus

 

Bahia tem 29 novos casos e número de infectados pelo coronavírus

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou mais 29 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Com isso, o total de casos confirmados no estado totaliza 246, o que representa 3,8% do total de casos notificados. A primeira morte no estado foi registrada no domingo (29). E a segunda morte ocorreu na segunda-feira (30).

Até o momento, 1.763 casos foram descartados. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas de ntem (1º). Ao todo, 34 pessoas estão curadas e 33 estão internadas. Ainda de acordo com a Sesab, de 27 a 01/04, 141 pacientes com suspeita de COVID-19 estão internados em hospitais do estado. Em comparação ao boletim de segunda-feira (31), houve uma queda, quando tinha 149 casos. Esse número segunda-feira correspondia a 92.
 
 
Separador
Enviado: 1.4.2020 | 14h55
 
#FiqueEmCasa
 

A luta agora é pela vida!

 
A luta agora é pela vida!
 
Separador

Enviado: 1.4.2020 | 14h09
 
Loterias

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 4,8 milhões

 

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 4,8 milhões

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira, 1, um prêmio estimado em R$ 4,8 milhões, acumulado a dois concursos. As seis dezenas do concurso 2.248 serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. As apostas podem ser feitas até 19h (horário de Brasília) em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa, em todo o país, ou pela pela internet, no portal Loterias Caixa. A cartela, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

 
Separador

Enviado: 1.4.2020 | 13h27
 
Famosos

Léo Santana e Lore Improta estariam escondendo reconciliação

 

Léo Santana e Lore Improta estariam escondendo reconciliação

Léo Santana e Lore Improta estão juntos novamente. Segundo informações do Jornal Extra, o casal reatou o relacionamento há cerca de 2 meses. Após alguns términos, Léo e Lore estariam mantendo a reconciliação em segredo por ter cansado de expor o namoro conhecido como iô-iô.. A última vez que o casal terminou foi em maio deste ano. Por conta das muitas idas e vindas, pouca gente levou a decisão a sério na época. Os dois já teriam sido flagrados juntos em um culto de uma igreja evangélica, em Salvador, assim como na gravação do DVD da cantora Mariana Fagundes. Na última semana, Léo cantou a música “Meu coração é dela” e os fãs cogitaram a possibilidade da letra ser um recado para Lore Improta.

 
 
 
Separador

Enviado: 1.4.2020 | 11h00
 
Brasil

Caixa começa a pagar saque-aniversário do FGTS nesta quarta

 

Os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro que aderiram ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem ter acesso ao dinheiro a partir de hoje (1). Essa modalidade permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário, em troca de não receber parte do que tem direito em caso de demissão sem justa causa.

O dinheiro poderá ser retirado até 30 de junho. O valor a ser liberado varia conforme o saldo de cada conta em nome do trabalhador. Além de um percentual, ele receberá um adicional fixo, conforme o total na conta. O valor a ser sacado varia de 50% do saldo sem parcela adicional, para contas de até R$ 500, a 5% do saldo e adicional de R$ 2,9 mil para contas com mais de R$ 20 mil.
 
Ao retirar uma parcela do FGTS a cada ano, o trabalhador deixará de receber o valor depositado pela empresa caso seja demitido sem justa causa. O pagamento da multa de 40% nessas situações está mantido. As demais possibilidades de saque do FGTS – como compra de imóveis, aposentadoria e doenças graves – não são afetadas pelo saque-aniversário.
 
 
Separador
Enviado: 31.3.2020 | 13h48
 
#FiqueEmCasa
 

A luta agora é pela vida!

 
A luta agora é pela vida!
 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2020
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai |
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |