] Carlos Geilson
Logo
 
Bahia, segunda-feira, 19 de novembro de 2018
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 
 
Enviado: 8.11.2018 | 17h36
 
STF

Toffoli agradece reajuste e diz que agora STF irá discutir auxílio-moradia

 

Toffoli agradece reajuste e diz que agora STF irá discutir auxílio-moradia

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, agradeceu ao Senado por ter aprovado o reajuste dos salários dos ministros da Corte e disse que deverá agora enfrentar a questão do auxílio-moradia do magistrados. “Com a aprovação do novo subsídio, nós poderemos agora resolver essa questão do auxílio-moradia. Vou conversar com o relator, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, para ver a melhor hora de deliberarmos a respeito”, disse Toffoli à TV Justiça, após evento no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Desde a primeira entrevista após assumir a presidência do Supremo, Toffoli tem declarado que pautaria o auxílio-moradia para julgamento em plenário após ser aprovado o aumento de salário dos ministro do STF pelo Senado. “Agradeço em nome de todo o Poder Judiciário a aprovação desse projeto”, disse ele nesta quarta-feira.

Segundo o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), relator do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que votou contra o aumento, estudos da Consultoria Legislativa mostram que o impacto fiscal da medida pode chegar a 6 bilhões de reais, com o chamado efeito cascata, uma vez que os ve...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 17h18
 
Proteção

MPF lança campanha em defesa da lei de proteção às vítimas de violência sexual

 

MPF lança campanha em defesa da lei de proteção às vítimas de violência sexual

O Ministério Público (MPF) lançou a campanha "Lei do Minuto Seguinte", em que o principal objetivo é garantir que a população conheça a Lei 12.845/13, que garante o atendimento emergencial, integral e multidisciplinar gratuito às vítimas de violência sexual, em todos os hospitais integrantes da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa contou com apoio da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e da agência Y&R. Segundo o MPF, a vítima deve receber tratamento imediato sem ter que passar por outro serviço antes, pois não é necessário ter boletim de ocorrência (BO) antes do atendimento.

Para o Procurador da República, Pedro Machado, as primeiras 72 horas após a violência sexual são muito importantes para que o protocolo de atendimento medicamentoso seja administrado e evite doenças graves futuras. De acordo com o jornal Estadão, a campanha tem um filme de 60 segundos que irá ser divulgado em canais da TV aberta e alguns canais fechados.

Em 2016, foram registrados mais de 49 mil casos de estupro, conforme informações do levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Avançada (IP...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 17h08
 
Funceb

Grupos de dança realizam apresentação gratuita no Pelourinho

 

Grupos de dança realizam apresentação gratuita no Pelourinho

Doze grupos do Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado (Funceb) realizam apresentações de dança no próximo sábado (10) na Mostra Artística dos Grupos Residentes 2018. O evento é gratuito e acontece na praça da Cruz Caída, no Pelourinho, das 15h às 17h.

No total, serão 50 pessoas que irão apresentar trabalhos desenvolvidos durante sete meses nos espaços físicos da instituição. Os grupos selecionados para as apresentações são: Tambores de Aruanda, Cia de Dança Tradições, Coletivo Subaé, Grupo Cultural Quimtaci, In Contro Cia de Dança, Laterita Cia de Dança, Noix, Têmpora Cia de Dança, Grio Tlab Salvador, Cia de Dança Inaomilé, Insight, Lekan Dance e Nagote Negaça.
 
 
Os grupos residentes fazem parte da programação do Centro de Formação em Artes (CFA) da Funceb aos sábados, nos períodos da manhã e tarde, com duração de três horas. A cada ano, a Funceb lança editais de convocação para seleção de novos grupos da capital, ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 15h47
 
Despesas

Senado aprova reajuste de 16% para ministros do STF

 

Senado aprova reajuste de 16% para ministros do STF

Após uma articulação relâmpago do presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), o reajuste de 16,38% nos salários de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foi aprovado pelos senadores e segue para sanção presidencial. Com isso, o teto do funcionalismo público passa de R$ 33.763,00 para R$ 39.293,32. O plenário do Senado deu o sinal verde para o aumento apesar do apelo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), que manifestou preocupação com a votação. O reajuste terá um efeito em cascata para a União e sobretudo para os Estados, que já enfrentam grave crise financeira e correm risco de insolvência justamente devido ao elevado comprometimento de suas receitas com o pagamento da folha de pessoal.

A decisão de Eunício de pautar o projeto do reajuste pegou de surpresa as lideranças dos partidos. Como mostrou mais cedo o Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o presidente do Senado tomou a decisão depois de uma conversa ontem com o presidente do STF, ministro Dias Toffoli. Eunício não convocou a reunião de líderes para tratar do assunto, o que é praxe.

A matéria estava parada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 15h20
 
Esporte

Calendário apertado é desafio para as equipes na Superliga Feminina de Vôlei

 

Calendário apertado é desafio para as equipes na Superliga Feminina de Vôlei

Os clubes que vão disputar a Superliga Feminina de Vôlei terão de passar por uma grande maratona de jogos até definir o campeão da temporada 2018/2019. Por causa do calendário internacional para as disputas de seleções, o torneio ficou mais apertado em suas datas, e com mais jogos, por causa dos playoffs na fase final, com a série melhor de três confrontos nas quartas de final, semifinal e final.

O torneio começa no dia 16 de novembro, na próxima semana, e se estende até 4 de maio, caso haja necessidade do terceiro jogo da final. Serão 132 partidas na fase de classificação em um período menor do que em outros anos. Por isso, as equipes estão se preparando para uma temporada corrida e com menos tempo de treinamento que as competições anteriores. Para se ter uma ideia, na temporada passada a Superliga começou em 15 de outubro e terminou em 22 de abril.
 
Outra novidade na Superliga é o investimento nas transmissões pela Internet. "Estamos ampliando a cobertura televisiva nesta temporada. A TV Gazeta vai transmitir jogos nos finais de semana, incrementamos a transmissão na web, em parceria com o Canal Vôlei Brasil, além do Globo.com. Ainda n&a...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 14h38
 
Celebridades

Angélica e Zezé di Camargo rebatem rumor de que tiveram romance

 

Angélica e Zezé di Camargo rebatem rumor de que tiveram romance

A polêmica envolvendo Angélica e Zezé di Camargo começou após uma fala de Leão Lobo. O jornalista declarou que, antes de Luciano Huck, a apresentadora teria mantido um romance secreto com o cantor sertanejo. Diante da repercussão, Angélica correu para as redes sociais e desabafou: "Acho muito feio inventar histórias dos outros, mas quando envolve famílias, eu acho irresponsável mesmo. É mentira, né, gente? Mentira". Ela ainda declarou que conhece a ex-mulher de Zezé, Zilu Camargo, e que tem amizade com as filhas do casal. 

"Elas são minhas amigas. Muita irresponsabilidade. Eu respeito muito as famílias todas e quero respeito com a minha também. É uma notícia que dá até vontade de rir. Antiga, coisa velha, que não existe. Inventada. Mas envolve pessoas que gosto e respeito, então não curti", concluiu Angélica.
 
Zezé di Camargo também usou as redes sociais para esclarecer a história e falou diretamente à Leão Lobo. "Isso que você falou em relação a mim com uma pessoa que eu tenho o maior carinho, maior respeito e conheço desde pequena. Conheço a fam...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 14h09
 
Violência

Suspeito invade casa e mata jovem de 22 anos a tiros

 

Um homem encapuzado invadiu uma casa e matou um jovem de 22 anos a tiros na madrugada desta quinta-feira (8), no bairro Castelinho, em Teixeira de Freitas - Região Sul Baiana. De acordo com a Polícia Civil, a vítima, identificada como Marcos da Rocha Aguiar, trabalhava como gari na cidade. A polícia detalhou que Marcos foi morto enquanto dormia na casa onde morava. Segundo informções da Polícia Civil, investigações preliminares apontam que o suspeito pulou o muro da casa para conseguir invadir o imóvel. No quintal da vítima, a polícia viu as pegadas do calçado do suspeito. As investigações apontam que o homem conseguiu acesso ao imóvel porque a porta da casa estava destrancada. A polícia não detalhou se tinham outras pessoas no imóvel. Ainda não há detalhes sobre autoria e motivação do crime. A Polícia Civil investiga o caso. O corpo de Marcos foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas.

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 12h01
 
Salvador

Homem é resgatado após cair de balaustrada no Porto da Barra

 

Homem é resgatado após cair de balaustrada no Porto da Barra

Um homem caiu nas pedras do Porto da Barra, no bairro da Barra, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (8). Os bombeiros ajudaram no resgaste da vítima. Não há informações sobre o estado de saúde dela.

De acordo com os bombeiros, o homem caiu da balaustrada do Forte São Diogo. Populares que passavam pelo local acionaram o resgate.

Além dos bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar (PM) atuaram no caso. O homem foi levado para uma unidade hospitalar.

Não há informações sobre o estado de saúde da vítima, nem a causa do acidente.

As informações são do G1 Bahia

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 11h35
 
Política

‘Ciro é um ser humano que vale a pena’, diz Lula, de acordo com coluna

 

‘Ciro é um ser humano que vale a pena’, diz Lula, de acordo com coluna

De acordo com publicação da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o ex-presidenciável Fernando Haddad visitou Lula na prisão na quarta (7), com outros advogados. Segundo relatos, o presidente está cético em relação aos futuros julgamentos que enfrentará na Justiça. Acredita que o clima no país dificulta uma análise serena de sua defesa. Ele falou também sobre Ciro Gomes. Disse que não esperava que o pedetista se ausentasse por completo do segundo turno das eleições —ele foi passear na Europa. Ainda assim, disse que separa questões políticas das pessoais e elogiou: “Ciro é um ser humano que vale a pena”. (Folha de S. Paulo)

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 10h35
 
Economia

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017

 

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017

De 2012 para 2017, a Região Nordeste perdeu cerca de 1 milhão de trabalhadores rurais. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad-C): Características Adicionais do Mercado de Trabalho 2012-2017, divulgada hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de pessoas ocupadas que trabalham em fazenda, sítio, granja ou chácara na região passou de 22,4% para 16,2% no período.

Apesar de ainda ter a maior proporção do país, o Nordeste teve também a maior queda no período. Considerando todo o Brasil, os últimos dados mostram que 11,1% da população ocupada trabalham em áreas rurais, um contingente de 8 milhões de pessoas. Segundo a economista da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE Adriana Beringuy, esse movimento é observado desde 2012 e confirmado em 2017, com o Nordeste registrando a menor taxa da série para trabalhadores em estabelecimentos rurais.

“O Nordeste tem cada vez menos pessoas em atividades como agricultura e pecuária, apesar de ainda ser um montante importante. Ainda que haja essa queda ano após ano, a ocupação ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 10h01
 
Futebol

CBF altera data da partida entre Atlético-MG e Bahia

 

CBF altera data da partida entre Atlético-MG e Bahia

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou na última quarta-feira (7) uma mudança na partida entre Atlético-MG e Bahia, em Belo Horizonte, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo, que aconteceria no dia 19 de novembro, uma segunda-feira, foi transferido para o dia 17, no sábado, às 20h (horário de Salvador), no estádio Independência.

De acordo com a entidade máxima do futebol nacional, a alteração ocorreu por um ajuste na tabela de jogos da competição. (Bahia Notícias)

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 9h25
 
Salvador

Fenagro chega à 31ª edição com programação para adultos e crianças

 

Uma das mais tradicionais e importantes feiras agropecuárias do país, a Feira Internacional de Agropecuária (Fenagro) chega à 31ª edição com uma programação especial no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, na Avenida Paralela, de 24 de novembro a 2 de dezembro.

Organizada pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), a feira oferece aos adultos e às crianças que moram na cidade uma imersão na vida do interior. No ano passado, cerca de 100 mil pessoas estiveram na Fenagro.

Para 2018, o evento passou por um planejamento especial, uma vez que também marca os 40 anos de atividades do Parque de Exposições de Salvador, importante espaço para diversos segmentos do estado, em especial o agronegócio. A expectativa é que a feira movimente mais de R$100 milhões em negócios.

Os portões do Parque vão ficar abertos das 8h30 às 22h, com ingresso a preço único de R$ 10. Crianças até...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 9h01
 
Brasil

Bolsonaro diz que vai abrir "caixa-preta” do BNDES

 

Bolsonaro diz que vai abrir

O presidente eleito Jair Bolsonaro reiterou hoje (8) a determinação de abrir os sigilos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tão logo assuma o governo em janeiro. Nas redes sociais, ele usou a expressão “abrir a caixa-preta”, que, segundo o presidente eleito, é um “anseio” dos brasileiros.

“Firmo o compromisso de iniciar o meu mandato determinado a abrir a caixa-preta do BNDES e revelar ao povo brasileiro o que foi feito com seu dinheiro nos últimos anos. Acredito que esse é um anseio de todos”, escreveu Bolsonaro, no Twitter.

Ontem (7), o presidente eleito afirmou que essa é uma prioridade para ele. “Vamos abrir todos os sigilos do BNDES, sem exceção. É o dinheiro do povo e nós temos que saber onde está sendo usado.”

O BNDES foi alvo de investigações da Polícia Federal, que indiciou os ex-ministros Guido Mantega e Antônio Palocci, o ex-presidente da instituição Luciano Coutinho, além do empresário Joesley Batista, da JBS, por suspeitas de operações ilícitas.

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 8h30
 
Política

Equipe de transição discute nesta quinta-feira privatizações e ajuste fiscal

 

Equipe de transição discute nesta quinta-feira privatizações e ajuste fiscal

A equipe econômica de transição vai se dedicar hoje (8) para discutir privatizações e ajuste fiscal. O economista Paulo Guedes, confirmado para o superministério da Economia (que englobará Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio) convocou duas reuniões pela manhã e à tarde.

Guedes mencionou ontem (7), durante reunião com o governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), o chamado pacto federativo sustentado pelo programa de desestatização, que inclui projetos de concessão, parceria público-privada e privatização. Não foram citados nomes de empresas nem de companhias.

O assunto deverá ser tema de reunião com os governadores eleitos e reeleitos no próximo dia 14, em Brasília, com o presidente eleito Jair Bolsonaro e sua equipe. O objetivo de Guedes é acelerar os processos de privatização.

Ajustes

Há dois dias, Guedes afirmou que “está fora de questão” renegociar a dívida brasileira e que a futura equipe vai trabalhar ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 8h03
 
Brasil

Marcelo detalha e-mails que ‘complicaram’ Lula nas propinas da Odebrecht

 

Marcelo detalha e-mails que ‘complicaram’ Lula nas propinas da Odebrecht

O empresário Marcelo Odebrecht detalhou à Justiça Federal, em Curitiba, em depoimento nesta quarta-feira, 7, os e-mails e mensagens que “complicaram” Luiz Inácio Lula da Silva nos supostos acertos de propinas com a Odebrecht, registrados na planilha “Italiano”, de R$ 200 milhões, nas obras de reforma no sítio de Atibaia (SP). “O que complicou muito a vida de seu cliente (Lula) não foram os meus relatos, foram meus e-mails”, afirmou Odebrecht, ao ser questionado pelo defensor de Lula, o advogado Cristiano Zanin Martins, durante interrogatório no processo do sítio – que a Lava Jato diz ser de Lula, ele nega. Nesse processo, o petista responde por corrupção e lavagem pela reforma no imóvel de mais de R$ 1 milhão feita pelas empresas Odebrecht, OAS e Schahin. Marcelo e o pai, Emílio Odebrecht, e o ex-executivo do grupo Alexandrino Ramos Alencar foram ouvidos nesta quarta-feira pela juíza federal Gabriela Hardt, que temporariamente assumiu os processos da Lava Jato – com a saída do titular Sérgio Moro, para ser ministro da Justiça do governo eleito de Jair Bolsonaro (PSL). Um dos fatos seriam relacionados a dois momentos que Emílio Odebrecht teria falado com Lula em 2010, ano em que o sítio de Atibaia (SP) foi comprado por amigos dos filhos do ex-...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 7h30
 
Bahia

TJ condena Coelba a indenizar em R$ 477 mil família de menina que morreu eletrocutada

 

TJ condena Coelba a indenizar em R$ 477 mil família de menina que morreu eletrocutada

Qual valor repara a dor de não poder ver o próprio filho crescer? Qual valor cobre todas as expectativas de ver uma criança de um ano e oito meses de idade falar, sorrir e te abraçar? Qual valor diminui a dor de uma mãe que perdeu a filha em um choque elétrico? Esse valor teve que ser mensurado pela 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) ao condenar a Coelba a indenizar uma família em R$ 477 mil pela morte de uma menina eletrocutada, em outubro de 2006.

A família buscou a Justiça em uma ação de reparação por danos morais. Em 1ª Instância, a Coelba foi condenada a indenizar a família em R$ 700 mil e pagar pensão para os pais. A Coelba recorreu da decisão, pediu para outras empresas participarem da ação na qualidade de réu, e para que não fosse condenada a pagar indenização, por não ter culpa sobre o fato. A Câmara rejeitou os pedidos da companhia para não incorporar outras empresas na ação, mas reduziu o valor da indenização para 500 salários mínimos, que atualmente somam R$ 477 mil.

A Coelba também foi condenada a ressarcir a ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 7h01
 
Cidade, Bahia e Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Senado aprova aumento de 16% para o Judiciário; Correio*: Senado aprova reajuste de 16% para ministros do STF; Tribuna da Bahia: Líder ruralista será ministra da Agricultura; Estadão: Senado ignora Bolsonaro e dá reajuste de 16% para o Judiciário; Folha de S. Paulo: Aliados de Bolsonaro escalam deputados veteranos para viabilizar reforma da Previdência; O Globo: Senado aprova aumento para STF com impacto de R$ 4 bi. 

 
Separador
 
Enviado: 7.11.2018 | 18h23
 
Criança Feliz

Seleção aberta para Criança Feliz em Feira

 

Foi divulgado nesta quarta-feira (7), no Diário Oficial de Feira de Santana, o edital do Processo Seletivo Simplificado para cadastro de reserva de pessoal em Regime de Direito Administrativo (REDA) para atuação no Projeto Criança Feliz. Estão sendo ofertadas 80 vagas para cadastro de reserva e tem validade até durar o programa, com limite de dois anos. As vagas são para Visitador - Educador Social com salário de R$1.025,00. As atividades envolvem realizar visitas familiares, acompanhamento familiar nos termos da programação, sob a orientação e supervisão técnica.

O processo seletivo será realizado em duas etapas. A Primeira Etapa é a análise do currículo dos candidatos, de caráter eliminatória, onde serão avaliados a formação básica, conforme a função; experiência comprovada em programas sociais similares; formação complementar compatível com o objeto do programa. A segunda etapa será a Entrevista para os candidatos de nível médio de caráter classificatório e eliminatório para o cargo, e somente será aplicada para os candidatos habilitados na etapa anterior.

As inscrições serão abertas no dia...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 7.11.2018 | 17h57
 
Educação

Conselho de Educação se articula para liberar EAD no ensino médio

 

Conselho de Educação se articula para liberar EAD no ensino médio

O Conselho Nacional de Educação (CNE) quer aprovar nesta semana que 20% das aulas do ensino médio diurno possam ser feitas a distância - e 30%, nas turmas do noturno. Conselheiros ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo dizem que a discussão está amadurecida e que há consenso para aprovar essa possibilidade, hoje não prevista na legislação.

 
O ensino a distância na educação básica é uma das ideias defendidas pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), para atender locais mais remotos, por exemplo. Críticos argumentam que a convivência em ambiente escolar é importante para crianças e adolescentes, tanto quanto o conteúdo ensinado. 
 
A nova regra em debate no CNE vai atualizar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o ensino médio e regulamenta a reforma da etapa, que já havia aberto uma brecha para o ensino online. A reestruturação do médio, aprovada em 2017, prevê que 40% da carga horária seja flexível, com aprofundamento de estudos em áreas específicas optativas. Os outros 60% são para os conteúdos comuns, como Matemática e Linguagen...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 7.11.2018 | 17h30
 
Segurança

Aplicativo de transporte lança botão de emergência para passageiros

 

Aplicativo de transporte lança botão de emergência para passageiros

O aplicativo de corrida 99POP, lançou nesta quarta-feira (7) um recurso de botão de emergência para seus passageiros. A ferramenta traz um pacote de proteção para que usuários possam facilmente chamar a polícia, ligar para contatos de confiança e compartilhar corridas. Uma das ações possíveis, ao clicar no botão de emergência é ligar automaticamente para as autoridades locais. Ao escolher essa opção, o app exibirá ao passageiro informações da corrida (modelo/placa do carro e localização) para comunicação mais fácil. Nessa nova plataforma, será lançado também os contatos de confiança. Os dados serão compartilhados imediatamente com eles caso o usuário decida chamar o 190. A funcionalidade vai ser incorporada inicialmente para parte da base e progressivamente expandida nos próximos dias.

 
 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2018
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov |
2017
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |