] Carlos Geilson
Logo
 
Bahia, quarta-feira, 21 de novembro de 2018
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 
 
Enviado: 9.11.2018 | 12h47
 
Saúde

Infecção em usuários de lente de contato pode causar cegueira e até perda do globo ocular

 

Infecção em usuários de lente de contato pode causar cegueira e até perda do globo ocular

Em 2016, em um dia de jogo do seu time do coração, o Atlético Mineiro, pela Copa Libertadores da América, o engenheiro Kaell Braga, de 37 anos, repetiu uma ação muito comum no seu dia a dia: colocar as lentes de contato.

Só que daquela vez ele não teve o cuidado adequado - em vez de usar os produtos certos para desinfecção, optou pela água da torneira.

A partir daí, foram mais de dois anos de luta contra uma doença rara e gravíssima, a ceratite por Acanthamoeba, infecção crônica da córnea causada pelo protozoário parasita Acanthamoeba spp.

"Antes disto acontecer, eu estava sentindo um desconforto no olho esquerdo. Fui ao hospital e a oftalmologista que me atendeu disse que se tratava de um defeito epitelial na camada mais externa do tecido corneano, que eu acredito ter sido causado em uma brincadeira com a minha filha", relembra.

A médica o orientou, então, a usar uma pomada durante cinco dias e ficar sem a lente neste período. Porém, apenas três dias depois, na data da partida do seu clube, ele...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 9.11.2018 | 12h05
 
Futebol

Campanha contra machismo no futebol será lançada em clássico do Ba-Vi

 

Campanha contra machismo no futebol será lançada em clássico do Ba-Vi

Uma campanha para combater o machismo no futebol será lançada pelo Bahia e pelo Vitória no domingo (11), às 16h, no Estádio Manoel Barradas. A ação é resultado de um Termo de Cooperação Técnica firmado pelos clubes com o Ministério Público da Bahia (MP-BA). Os clubes se comprometeram a combater a discriminação contra mulher e contribuir com a promoção da igualdade de gênero. O objetivo é fomentar a manutenção de uma sociedade mais justa e solidária, conforme preceituado pela Constituição Federal de 1988.

A campanha busca promover a liberdade de expressão, locomoção e de participação feminina nos estádios e nos ambientes esportivos de um modo geral. A articulação entre os clubes e o MP da Bahia visa a proteção e defesa dos direitos humanos das mulheres em situação de risco e/ou violência urbana, doméstica e familiar. O documento indica que, apesar do significativo público feminino nas torcidas, no Brasil, especialmente na Bahia, ainda persistem, no meio futebolístico, atitudes preconceituosas e discriminatórias contra as mulheres, com reprodução da violência de g&...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 9.11.2018 | 11h37
 
Saúde

Oncologista alerta sobre prejuízos de boatos no tratamento do câncer

 

Oncologista alerta sobre prejuízos de boatos no tratamento do câncer

A vulnerabilidade, a falta de acesso a um atendimento de qualidade e a grande circulação de informações sem base científica têm prejudicado o tratamento do câncer. O alerta é feito pela psicooncologista Luciana Holtz, fundadora de uma organização, a Oncoguia, que se dedica a prestar informações de qualidade aos pacientes.

Segundo ela, terapias alternativas, que não têm qualquer comprovação científica mas que prometem milagres, têm circulado com muita velocidade e podem atrasar ou mesmo fazer com que haja desistência de tratamentos.

“Tem sempre a receita da moda, o suco de graviola, o noni, o suco de cenoura, que poderiam ser receitas inofensivas, mas que são vendidas como receitas que curam. O que a gente vê é um impacto gigantesco no paciente, que considera inclusive a troca do tratamento tradicional”, disse.

O tema foi um dos destaques do Congresso Internacional de Oncologia D’or, realizado no Rio de Janeiro. Entre as notícias falsas que promovem confusão está também a que diz que ao fazer mamografia, as mulheres precisam proteger o pesco&c...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 9.11.2018 | 10h30
 
Economia

Acordo de cooperação com a Colômbia viabilizará políticas de desenvolvimento rural

 

Para viabilizar o processo de cooperação técnica de políticas de apoio à agricultura familiar, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), assinou um acordo com o Governo de Caldas, na Colômbia, para implementação de políticas de desenvolvimento rural.

O acordo foi firmado nesta quinta-feira (8), em Bogotá, durante o XII Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial, um dos espaços latino-americanos mais relevantes para o debate de temas relacionados ao desenvolvimento dos territórios rurais, contribuindo para a integração dos países da região e a gestão do conhecimento sobre modelos inovadores de desenvolvimento rural com foco territorial.

De acordo com Ivan Fontes, assessor da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), estabelecer cooperação técnica com a Província de Caldas permitirá o aperfeiçoamento de políticas públicas e a aproximação de organizações produtivas de agricultores familiares, principalmente nos sistemas produtivos de café e cacau.

“...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 9.11.2018 | 10h01
 
Brasil

Conta de luz pode ter bandeira amarela ou até verde em dezembro

 

Conta de luz pode ter bandeira amarela ou até verde em dezembro

Devido aos índices de chuva no Brasil dentro da expectativa para o mês de outubro, a bandeira tarifária da conta de energia elétrica para dezembro dificilmente retornará para a bandeira vermelha, disse o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone. “Reverter acho difícil, no pior estágio seria manter a amarela”, disse.

A Aneel pode inclusive analisar a possibilidade de adotar a bandeira verde no próximo mês.  O estudo levará em conta a melhora nos níveis dos reservatórios diante da quantidade de chuva no Brasil durante novembro. Segundo o diretor-geral do órgão regulador, André Pepitone, é preciso aguardar mais um pouco para avaliar alguns fatores que influenciam o modelo que determina a escolha da cor da bandeira.

Entre os fatores está o nível de armazenamento e o GSF- fator que mede o nível entre a energia produzida pelos geradores do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) e a soma das garantias físicas deles. É com este fator que se avalia quanta energia será alocada em cada usina.

Conforme o d...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 9.11.2018 | 9h34
 
Bahia

Homem é assassinato a tiros em Irará

 

Homem é assassinato a tiros em Irará

Um homem de 38 anos foi morto a tiros na tarde de ontem (8), na rua Joãozinho Dantas, centro de Irará. Segundo informações, Gildásio Ferreira Sena, 38 anos, residia no beco do Aviário, mesmo município onde ocorreu o crime. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. A Delegacia Territorial local está investigando a motivação e autoria do crime. (Blog Central de Polícia)

 
Separador
 
Enviado: 9.11.2018 | 9h01
 
Brasil

PF prende Joesley e vice-governador de Minas na Operação Capitu

 

PF prende Joesley e vice-governador de Minas na Operação Capitu

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira, 9, o empresário Joesley Batista e o vice-governador de Minas Gerais Antônio Andrade (MDB) na Operação Capitu. A ação mira um suposto esquema que atuava na Câmara dos Deputados e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A Operação Capitu tem o apoio da Receita. Estão sendo cumpridos 63 mandados judiciais de busca e apreensão e 19 mandados de prisão temporária, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Em nota, a PF informou que participam da operação 310 policiais federais nos estados de Minas Gerais, São Paulo, do Rio de Janeiro, de Mato Grosso, da Paraíba e no Distrito Federal. A Polícia Federal informou que instaurou um inquérito policial em maio deste ano, baseado em declarações do corretor Lúcio Bolonha Funaro, sobre supostos pagamentos de propina a servidores públicos e agentes políticos que atuavam direta ou indiretamente no MAPA em 2014 e 2015. Segundo o delator, a JBS teria repassado R$ 7 milhões para o grupo político do PMDB da Câmara. Desse valor, o então ministro da Agricultura e atual vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andadre, teria recebido R$ 3 milhões da propina paga pela empresa de Jos...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 9.11.2018 | 8h29
 
Bahia

18 pessoas são presas e três mortas em operação policial contra tráfico de drogas

 

18 pessoas são presas e três mortas em operação policial contra tráfico de drogas

Pelo menos 18 pessoas foram presas e três mortas até às 6h30 desta sexta-feira (9) em uma operação policial contra o tráfico de drogas.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), a operação busca cumprir mais de 30 mandados de busca e apreensão e mais de 20 mandados de prisão em cidades de Sergipe e da Bahia. Em Sergipe, os mandados deverão ser cumpridos nas cidades de Nossa Senhora da Glória, Feira Nova, Monte Alegre, Canindé do São Francisco, Poço Redondo e Porto da Folha. Na Bahia, na cidade de Paulo Afonso.

A ação é coordenada pelo delegado Jorge Eduardo dos Santos Filho, da Delegacia Regional de Nossa Senhora da Glória, e conta com o trabalho integrado de 250 policiais civis e militares, envolvendo diversas unidades operacionais das polícias.

As informações são do G1 Sergipe

 
Separador
 
Enviado: 9.11.2018 | 8h01
 
Política

Militares aconselham Bolsonaro a recuar sobre embaixada em Jerusalém

 

Militares aconselham Bolsonaro a recuar sobre embaixada em Jerusalém

Os generais que cercam Jair Bolsonaro o aconselharam a recuar sobre a decisão de transferir a embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém. Eles avaliam que a mudança, além de atritar as relações diplomáticas e comerciais com nações árabes, pode incentivar retaliações de radicais islâmicos. Na campanha, o apoio a Israel partiu especialmente dos evangélicos. As informações são do site O Antagonista.

 
Separador
 
Enviado: 9.11.2018 | 7h30
 
Brasil

Receita abre nesta sexta-feira consulta ao sexto lote do IRPF

 

Receita abre nesta sexta-feira consulta ao sexto lote do IRPF

A Receita Federal abre nesta sexta-feira (9), a partir das 9h, consulta ao sexto lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física da declaração de 2018. O Fisco também abrirá consulta a lotes residuais das declarações de 2008 a 2017.

Ao todo, a Receita pagará R$ 1,9 bilhão a 1.142.680 contribuintes. Desse total, 991.153 declarações são do Imposto de Renda deste ano, cujo pagamento totalizará R$ 1,676 bilhão.

As restituições terão correção de 4,16%, relativa às declarações de 2018, a 106,28%, para as declarações de 2008. Os índices equivalem à taxa Selic – juros básicos da economia – acumulada entre a data de entrega da declaração até este mês.

A relação dos contribuintes estará disponível na página da Receita Federal na internet. A consulta também pode ser feita pelo telefone 146 ou nos aplicativos da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito no pr&oacu...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 9.11.2018 | 7h01
 
Cidade, Bahia e Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: PF prende 10 deputados do Rio em etapa da Lava Jato; Correio*: Número de multas cai 22% em Salvador; Tribuna da Bahia: Bolsonaro quer alíquota maior e fim da aposentadoria integral; Estadão: Alckmin cede e Doria avança para ter controle do PSDB; Folha de S. Paulo: Ampliar acesso a arma não reduz conflito com morte; O Globo: Corrupção até na hora de salvar o Rio.

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 18h23
 
Acordo Sindicato

Comércio de Feira vai funcionar no feriado de 15 de novembro

 

Na próxima quinta-feira, 15 de novembro, feriado nacional da Proclamação da República, o comércio de Feira de Santana - Região Centro Norte Baiana - irá funcionar por conta de um acordo firmado pelo Sindicato. O comércio varejista de rua e de shopping centers estão autorizados a abrir, mediante às seguintes condições: os estabelecimentos comerciais do centro da cidade que desejarem funcionar poderão abrir das 9h às 14h. Já o shopping Boulevard, poderá funcionar das 14h às 20h. O Amércia Outlet poderá abri a partir das 10h e fechar ás 22h, sendo que cada empregado só poderá em um turno de seis horas.

A nota também explica como fica a situação do empregado que vai trabalhar neste feriado. “Ele receberá uma bonificação de R$ 62,00 que será paga no mesmo dia trabalhado, quando trabalharem para empresas com até 20 empregados e, uma bonificação de R$ 67,00, para empresas com mais de 20 empregados”. No que tange ao vale transporte, o acordo determina que os trabalhadores têm direito ao vale na quantidade necessária ao deslocamento residência-trabalho-residência sem que sejam onerados com qualquer aumento do desconto já realizado pela empresa....

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 18h08
 
Delegacia

Empresário é ouvido em delegacia após vídeos ofensivos nas redes sociais

 

Empresário é ouvido em delegacia após vídeos ofensivos nas redes sociais

O empresário do ramo de confecções Nelson Roberto, popularmente conhecido como Rei Nelsinho, esteve na tarde desta quinta-feira (8) no Complexo de Delegacias do Sobradinho, em Feira de Santana, acompanhado por dois advogados. Ele chegou por volta das 14h30 e foi ouvido por cerca de uma hora pela delegada Dorean dos Reis Soares, que estava acompanhada pelo coordenador regional de Polícia Civil, delegado Roberto Leal.

Na saída da delegacia, o empresário não falou com a imprensa e a polícia também não divulgou o teor do depoimento, mas existe a suspeita que seja relacionado aos áudios e vídeos ofensivos, divulgados por Rei Nelsinho nas redes sociais contra o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho. O empresário foi candidato a deputado federal na última eleição, mas não conseguiu se eleger. (Blog Central de Polícia)

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 17h36
 
STF

Toffoli agradece reajuste e diz que agora STF irá discutir auxílio-moradia

 

Toffoli agradece reajuste e diz que agora STF irá discutir auxílio-moradia

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, agradeceu ao Senado por ter aprovado o reajuste dos salários dos ministros da Corte e disse que deverá agora enfrentar a questão do auxílio-moradia do magistrados. “Com a aprovação do novo subsídio, nós poderemos agora resolver essa questão do auxílio-moradia. Vou conversar com o relator, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, para ver a melhor hora de deliberarmos a respeito”, disse Toffoli à TV Justiça, após evento no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Desde a primeira entrevista após assumir a presidência do Supremo, Toffoli tem declarado que pautaria o auxílio-moradia para julgamento em plenário após ser aprovado o aumento de salário dos ministro do STF pelo Senado. “Agradeço em nome de todo o Poder Judiciário a aprovação desse projeto”, disse ele nesta quarta-feira.

Segundo o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), relator do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que votou contra o aumento, estudos da Consultoria Legislativa mostram que o impacto fiscal da medida pode chegar a 6 bilhões de reais, com o chamado efeito cascata, uma vez que os ve...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 17h18
 
Proteção

MPF lança campanha em defesa da lei de proteção às vítimas de violência sexual

 

MPF lança campanha em defesa da lei de proteção às vítimas de violência sexual

O Ministério Público (MPF) lançou a campanha "Lei do Minuto Seguinte", em que o principal objetivo é garantir que a população conheça a Lei 12.845/13, que garante o atendimento emergencial, integral e multidisciplinar gratuito às vítimas de violência sexual, em todos os hospitais integrantes da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa contou com apoio da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e da agência Y&R. Segundo o MPF, a vítima deve receber tratamento imediato sem ter que passar por outro serviço antes, pois não é necessário ter boletim de ocorrência (BO) antes do atendimento.

Para o Procurador da República, Pedro Machado, as primeiras 72 horas após a violência sexual são muito importantes para que o protocolo de atendimento medicamentoso seja administrado e evite doenças graves futuras. De acordo com o jornal Estadão, a campanha tem um filme de 60 segundos que irá ser divulgado em canais da TV aberta e alguns canais fechados.

Em 2016, foram registrados mais de 49 mil casos de estupro, conforme informações do levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Avançada (IP...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 17h08
 
Funceb

Grupos de dança realizam apresentação gratuita no Pelourinho

 

Grupos de dança realizam apresentação gratuita no Pelourinho

Doze grupos do Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado (Funceb) realizam apresentações de dança no próximo sábado (10) na Mostra Artística dos Grupos Residentes 2018. O evento é gratuito e acontece na praça da Cruz Caída, no Pelourinho, das 15h às 17h.

No total, serão 50 pessoas que irão apresentar trabalhos desenvolvidos durante sete meses nos espaços físicos da instituição. Os grupos selecionados para as apresentações são: Tambores de Aruanda, Cia de Dança Tradições, Coletivo Subaé, Grupo Cultural Quimtaci, In Contro Cia de Dança, Laterita Cia de Dança, Noix, Têmpora Cia de Dança, Grio Tlab Salvador, Cia de Dança Inaomilé, Insight, Lekan Dance e Nagote Negaça.
 
 
Os grupos residentes fazem parte da programação do Centro de Formação em Artes (CFA) da Funceb aos sábados, nos períodos da manhã e tarde, com duração de três horas. A cada ano, a Funceb lança editais de convocação para seleção de novos grupos da capital, ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 15h47
 
Despesas

Senado aprova reajuste de 16% para ministros do STF

 

Senado aprova reajuste de 16% para ministros do STF

Após uma articulação relâmpago do presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), o reajuste de 16,38% nos salários de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foi aprovado pelos senadores e segue para sanção presidencial. Com isso, o teto do funcionalismo público passa de R$ 33.763,00 para R$ 39.293,32. O plenário do Senado deu o sinal verde para o aumento apesar do apelo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), que manifestou preocupação com a votação. O reajuste terá um efeito em cascata para a União e sobretudo para os Estados, que já enfrentam grave crise financeira e correm risco de insolvência justamente devido ao elevado comprometimento de suas receitas com o pagamento da folha de pessoal.

A decisão de Eunício de pautar o projeto do reajuste pegou de surpresa as lideranças dos partidos. Como mostrou mais cedo o Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o presidente do Senado tomou a decisão depois de uma conversa ontem com o presidente do STF, ministro Dias Toffoli. Eunício não convocou a reunião de líderes para tratar do assunto, o que é praxe.

A matéria estava parada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 15h20
 
Esporte

Calendário apertado é desafio para as equipes na Superliga Feminina de Vôlei

 

Calendário apertado é desafio para as equipes na Superliga Feminina de Vôlei

Os clubes que vão disputar a Superliga Feminina de Vôlei terão de passar por uma grande maratona de jogos até definir o campeão da temporada 2018/2019. Por causa do calendário internacional para as disputas de seleções, o torneio ficou mais apertado em suas datas, e com mais jogos, por causa dos playoffs na fase final, com a série melhor de três confrontos nas quartas de final, semifinal e final.

O torneio começa no dia 16 de novembro, na próxima semana, e se estende até 4 de maio, caso haja necessidade do terceiro jogo da final. Serão 132 partidas na fase de classificação em um período menor do que em outros anos. Por isso, as equipes estão se preparando para uma temporada corrida e com menos tempo de treinamento que as competições anteriores. Para se ter uma ideia, na temporada passada a Superliga começou em 15 de outubro e terminou em 22 de abril.
 
Outra novidade na Superliga é o investimento nas transmissões pela Internet. "Estamos ampliando a cobertura televisiva nesta temporada. A TV Gazeta vai transmitir jogos nos finais de semana, incrementamos a transmissão na web, em parceria com o Canal Vôlei Brasil, além do Globo.com. Ainda n&a...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 14h38
 
Celebridades

Angélica e Zezé di Camargo rebatem rumor de que tiveram romance

 

Angélica e Zezé di Camargo rebatem rumor de que tiveram romance

A polêmica envolvendo Angélica e Zezé di Camargo começou após uma fala de Leão Lobo. O jornalista declarou que, antes de Luciano Huck, a apresentadora teria mantido um romance secreto com o cantor sertanejo. Diante da repercussão, Angélica correu para as redes sociais e desabafou: "Acho muito feio inventar histórias dos outros, mas quando envolve famílias, eu acho irresponsável mesmo. É mentira, né, gente? Mentira". Ela ainda declarou que conhece a ex-mulher de Zezé, Zilu Camargo, e que tem amizade com as filhas do casal. 

"Elas são minhas amigas. Muita irresponsabilidade. Eu respeito muito as famílias todas e quero respeito com a minha também. É uma notícia que dá até vontade de rir. Antiga, coisa velha, que não existe. Inventada. Mas envolve pessoas que gosto e respeito, então não curti", concluiu Angélica.
 
Zezé di Camargo também usou as redes sociais para esclarecer a história e falou diretamente à Leão Lobo. "Isso que você falou em relação a mim com uma pessoa que eu tenho o maior carinho, maior respeito e conheço desde pequena. Conheço a fam...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 8.11.2018 | 14h09
 
Violência

Suspeito invade casa e mata jovem de 22 anos a tiros

 

Um homem encapuzado invadiu uma casa e matou um jovem de 22 anos a tiros na madrugada desta quinta-feira (8), no bairro Castelinho, em Teixeira de Freitas - Região Sul Baiana. De acordo com a Polícia Civil, a vítima, identificada como Marcos da Rocha Aguiar, trabalhava como gari na cidade. A polícia detalhou que Marcos foi morto enquanto dormia na casa onde morava. Segundo informções da Polícia Civil, investigações preliminares apontam que o suspeito pulou o muro da casa para conseguir invadir o imóvel. No quintal da vítima, a polícia viu as pegadas do calçado do suspeito. As investigações apontam que o homem conseguiu acesso ao imóvel porque a porta da casa estava destrancada. A polícia não detalhou se tinham outras pessoas no imóvel. Ainda não há detalhes sobre autoria e motivação do crime. A Polícia Civil investiga o caso. O corpo de Marcos foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas.

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2018
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov |
2017
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |