] Carlos Geilson
Logo
 
Bahia, quinta-feira, 23 de maio de 2019
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 22.5.2019 | 19h39
 
Mundo

Fifa desistiu de expandir Copa de 2022 para 48 seleções

 

Fifa desistiu de expandir Copa de 2022 para 48 seleções

A Copa do Mundo no Catar, em 2022, não vai aplicar o novo modelo de 48 seleções. A Fifa anunciou hoje (22) que decidiu abandonar o projeto de expandir a quantidade de participantes do torneio já para a próxima edição da competição e vai manter o formato existente desde 1998, com a presença de 32 países.

Segundo nota oficial da entidade, a decisão foi tomada depois de consultar investidores e patrocinadores. Pesou a avaliação de que boa parte da organização e planejamento para o Mundial já foram realizados com base no formato do torneio com 32 participantes e que agora, a menos de quatro anos para o início da competição, há pouco tempo disponível para readequações ao projeto.

O jornal inglês The Times publicou que fatores logísticos e políticos também dificultavam a expansão do torneio. Para se aplicar a Copa do Mundo com 48 países seria necessário realizar algumas partidas fora do Catar, que tem um território equivalente à cerca da metade do menor Estado do Brasil: Sergipe.

O formato da Copa com 48 seleções deve estrear somente em 2026, quando Canadá, México e Estados Unidos v&atild...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 22.5.2019 | 19h09
 
Brasil

Senado aprova abertura do setor aéreo a estrangeiros e volta da bagagem gratuita

 

O Senado aprovou a medida provisória que abre o setor aéreo para o capital estrangeiro. O texto perderia a validade se não fosse votado nesta quarta-feira, 22. Os senadores mantiverem o conteúdo como saiu da Câmara, retomando a franquia gratuita de bagagem. Como sofreu modificações no Congresso, o texto terá de ser confirmado pelo Planalto. A MP autoriza o investimento de até 100% de capital estrangeiro nas companhias aéreas instaladas no País. Atualmente, o limite é de 20%. Senadores criticaram a Câmara por terem derrubado dois pontos: a exigência de uma cota mínima de 5% de voos regionais para empresas estrangeiras que operam no Brasil e de que dois terços da tripulação seja formada por aeronautas brasileiros. Com o prazo apertado, líderes do Senado fecharam um acordo para aprovar o texto como veio da Câmara e evitar deixar que a MP caducasse. O governo se comprometeu em estabelecer a cota regional através de um decreto presidencial. Já a tripulação nacional deve ser tema de um projeto de lei que discute a Lei Geral do Turismo e que está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. (Estadão)

 
Separador
Enviado: 22.5.2019 | 17h48
 
Bahia

Correios vão fechar 12 agências

 

Correios vão fechar 12 agências

Os Correios anunciaram o fechamento de mais de 160 agências em todo Brasil até o dia 5 de julho de 2019. De acordo com informações do Correio, os motivos incluem a readequação da rede de atendimento e da força de trabalho. As unidades que serão desativadas, em sua maioria, ocupam imóveis alugados. Na Bahia, 12 agências deixarão de funcionar, sendo oito só em Salvador.

Segundo a empresa, o atendimento será absorvido por outras agências próximas e empregados dessas agências serão transferidos para outras unidades. Os funcionários poderão optar também pelo reenquadramento de atividade (atendente comercial podem pedir transferência para o cargo de carteiro) ou aderir ao plano de desligamento voluntário.
 
Separador
Enviado: 22.5.2019 | 17h48
 
Revolta

Adoção na passarela: o desfile de adolescentes que gerou revolta nas redes

 

Adoção na passarela: o desfile de adolescentes que gerou revolta nas redes

Um desfile que reuniu adolescentes aptos para adoção em Cuiabá (MT), na noite de ontem (21) foi alvo de duras críticas. A ação, chamada de "Adoção na Passarela", foi organizada pela Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), em parceria com a Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e outras entidades do Estado. 

No evento, conforme a organização, 18 adolescentes acima de 12 anos desfilaram em uma passarela criada em um shopping de Cuiabá. Conforme a entidade, cerca de 200 pessoas - muitas delas interessadas em adoção - acompanharam da plateia.
 
Lojas de roupas e calçados auxiliaram no evento, por meio de doação de itens para que os adolescentes pudessem desfilar. 
 
No texto de divulgação do desfile, a presente da CIJ, Tatiane de Barros Ramalho, informou que o evento era uma das ações feitas durante a Semana da Adoção, que incluiu, entre outras atividades, palestras, seminários e recreações com as crian&cc...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 22.5.2019 | 17h48
 
Famosos

Seu Peru faz participação especial na “Escolinha”

 

Seu Peru faz participação especial na “Escolinha”

Orlando Drummond fará uma participação especialíssima na “Escolinha”, da Globo. O veterano compartilhou na internet cliques da gravação do humorístico, nesta quarta-feira (22).Aliás, o artista criou esta semana uma conta nas redes sociais. Em uma de suas primeiras imagens, ele apareceu ao lado de Marcos Caruso, que também faz ponta no programa. Para quem não sabe, o comediante era um dos protagonistas da antiga versão da atração, comandada por Chico Anysio, há quase três décadas. Ela já beira os 100 anos de idade. Vale lembrar que, além de interpretar Seu Peru, o famoso também já emprestou sua voz a outros personagens. Dentre eles, o cachorro Scooby Doo.

 
Separador
Enviado: 22.5.2019 | 15h23
 
Saúde

Cantor Agnaldo Timóteo segue internado na UTI em Salvador

 

Cantor Agnaldo Timóteo segue internado na UTI em Salvador

O cantor Agnaldo Timóteo segue internado, nesta quarta-feira (22), na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador. Ainda não há previsão de alta médica. O filho e assessor do cantor, Márcio Timóteo, informou que ele está estável. "Ele está bem, graças a Deus. Acordou, conversou e tudo. Ele ainda está meio sonolento por conta dos medicamentos, mas já fez o ecocardiograma e durante a tarde vai fazer mais alguns exames", disse.

Márcio contou ainda que Agnaldo Timóteo mantinha a pressão arterial sob controle com ajuda de remédios, mas no dia em que passou mal não havia tomado a medicação. "Ele já controlava [a pressão alta] com remédios. No domingo [19], infelizmente, como ele é muito teimoso, ele não tomou o remédio. Acredito que isso também tenha agravado o quadro dele, ponderou.

Agnaldo foi transferido de Barreiras - Região Oeste Baiana - para Salvador ontem (20), um dia após ser internado por conta de um princípio de AVC (acidente vascular cerebral). "Ele começou vomitando e eu vi que não era uma coisa normal, aí eu chamei o pessoal do Samu [Serviço de Atendimento Mó...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 22.5.2019 | 13h30
 
Brasil

Mudança nas regras Exército definirá em 60 dias quais armas poderão ser compradas após novo decreto

 

O decreto do governo de Jair Bolsonaro publicado nesta quarta-feira (22) que trata das regras sobre armas no país determina que o Exército defina, em 60 dias, quais armas vão poder ser adquiridas pelos cidadãos comuns. É essa listagem que vai dizer, por exemplo, se será possível ou não comprar fuzil.  

No início de maio, o governo havia publicado um decreto que aumentou a potência das armas que poderiam ser adquiridas para o cidadão comum para até 1.200 libras e 1.620 joules de energia cinética. Essa ampliação abriu a possibilidade de que cidadãos adquirissem armas que, até então, eram de uso restrito da polícia, como as pistolas 9mm e .40. Nessa categoria também se enquadra o fuzil semiautomático T4, segundo a Taurus, que fabrica o armamento.
 
O novo decreto mantém a ampliação do limite de 1.200 libras e 1.620 joules. Mas, a relação de armas que vão poder ser adquiridas pelo público em geral ainda precisa ser definida pelo Exército. É nesse prazo que a corporação definirá o que é arma de fogo e munição de uso permitido e arma de arma de fogo de uso restito (...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 22.5.2019 | 13h01
 
Porto Seguro

Homem invade terreiro de candomblé atira em duas pessoas

 

Duas pessoas foram baleadas, incluindo um pai de santo, depois que um homem invadiu um terreiro de candomblé, em Porto Seguro - Região Sul Baiana - ontem (21). Conforme a polícia, o suspeito do crime já frequentou o terreiro. Segundo Valfredo Neto, delegado plantonista, o homem invadiu o terreiro da Rua José Joaquim Tommy, no bairro do Caboclo, e atirou no pai de santo conhecido como Pai Helinho, e em um outro homem que estava no local. Não há informações sobre a motivação do crime.

Ainda de acordo com o delegado, as vítimas foram encaminhadas para o Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães, na mesma cidade. Elas receberam alta na noite de terça. O delegado informou que não vai divulgar a identidade do suspeito, para não atrapalhar as investigações. O caso é investigado pela Polícia Civil da cidade.
 
Separador
Enviado: 22.5.2019 | 12h25
 
Política

Lula: Bolsonaro é a velha política, eu sou a nova

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contestou, em entrevista ao The Intercept, o discurso contra a "velha política" defendido pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele foi questionado pelo jornalista Glenn Greenwald se o PT teria construído o neoliberalismo, depois de o ex-presidente creditar a vitória de Bolsonaro ao fracasso da doutrina econômica. "No meu governo, no meu governo eu nunca disse que era um governo socialista. Primeiro, quando você ganha uma eleição, você tem que estabelecer qual é a correlação de forças que você vai ter para você poder executar as tuas políticas. É importante lembrar, querido Glenn, que quando eu fui eleito presidente da República num parlamento de 513 deputados, eu tinha 91 deputados. O Collor… o Bolsonaro, tem 50. Ele vai precisar, muito mais do que eu, construir uma correlação de forças favorável para aprovar as coisas que ele quer. Não adianta ficar dizendo “a velha política”, a “velha política” é ele! Ele é um cara que teve 28 anos de mandato. Ele é a velha política, eu sou a nova", afirmou. O ex-presidente ainda insistiu, durante a entrevista, que a prisão dele e o impeachment de Dilma Rousseff estariam ligados a um movimento do Departamento de Just...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 22.5.2019 | 12h01
 
Política

Doria diz que ‘não vê necessidade’ de atos pró-Bolsonaro

 

Doria diz que ‘não vê necessidade’ de atos pró-Bolsonaro

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou, hoje (21), que não vê necessidade para a realização de manifestações em defesa do presidente Jair Bolsonaro, agendadas para este domingo (26). O tucano declarou que não irá aos atos programados porque o Brasil precisa de "paz". "Não é um momento para manifestações mais agudas nem pró nem contra", disse à revista Veja. "Não vejo necessidade dessa manifestação. Respeito a manifestação, mas não vejo necessidade. Não vendo necessidade, não há razão para estar lá. Eu acredito no Brasil, confio no Brasil. Confio que vamos aprovar a reforma da Previdência. Entendo que nós precisamos de paz neste momento. Este é um momento de paz, de equilíbrio, de compreensão", declarou o governador.

 
Separador
Enviado: 22.5.2019 | 11h31
 
Brasil

Isenção de ISS para transporte público enfrenta resistência até da base na Câmara

 

A votação Projeto de Lei que prevê a isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para empresas de transporte público pode demorar mais que o previsto para acontecer na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) e no próprio plenário da Câmara de Salvador. Isso porque o plano enfrenta resistência até da base do prefeito ACM Neto (DEM) na Casa e, portanto, não há previsão para que seja votado. A oposição e até alguns vereadores da base do gestor municipal estão relutantes com o pleito do projeto. O motivo seria o acordo, por parte da prefeitura, para a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e as concessionárias de transporte sem consultar previamente os vereadores. Segundo uma fonte consultada pela reportagem do BN, há um "descontentamento total" entre os parlamentares resistentes à aprovação do plano. O TAC teria sido firmado na certeza de que a Câmara aprovaria o projeto. Desta maneira, com a não aprovação do projeto, já no primeiro mês os acordos se tornariam nulos. As concessionárias contam com as cláusulas do documento firmado para conceder, por exemplo, os benefícios ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 22.5.2019 | 11h02
 
Brasil

Câmara aprova retorno de despacho gratuito de bagagem em voos

 

Câmara aprova retorno de despacho gratuito de bagagem em voos

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite dessa terça-feira (21), a medida provisória que libera 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas. Na mesma votação, a Casa também aprovou o retorno do despacho gratuito de bagagem em voos. Mas a MP ainda precisa ser aprovada pelo Senado nesta quarta (22) para virar lei. Como o prazo está no limite, caso o Senado não vote a matéria, o projeto pode caducar. Segundo informações do blog Todos a Bordo, do UOL, os parlamentares chegaram a rejeitar o projeto de lei que incluía a volta do despacho de bagagem gratuito no texto da MP, mas, depois de aprovarem o texto-base, eles decidiram aprovar também um destaque do PT que incluiu o tópico. Com isso, se o Senado der aval, os passageiros voltarão a ter direito a uma mala de até 23kg nas linhas domésticas com mais de 31 assentos.

 
Separador
Enviado: 22.5.2019 | 10h29
 
Política

Isidório se dispõe a discutir com Bolsonaro: Pra conversar com doido, só outro doido

 

Isidório se dispõe a discutir com Bolsonaro: Pra conversar com doido, só outro doido

Contrário ao decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que libera o uso de armas a civis, o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) se ofereceu para estabelecer um diálogo com o capitão em nome da Câmara. Para ele, é chegada a hora de a Casa criar uma comissão para isso ou mesmo definir um parlamentar para a missão. "E pelo perfil dele, me sinto preparado pra ir até, se for necessário, porque venho da Bahia, sou conhecido como doido e pra conversar com doido, só outro doido", defendeu Isidório, provocando o riso dos colegas deputados. Antes de desligarem seu microfone, ele ainda frisou a necessidade de "pacificar" a relação entre os Poderes. A declaração foi dita no plenário da Câmara, nessa terça-feira (21), em um momento em que diversos políticos e membros da sociedade em geral criticam a medida do Palácio do Planalto. O governador Rui Costa (PT), por exemplo, se juntou a outros 12 governadores para assinar uma carta ao presidente contra a ampliação do porte de armas. Eles pedem que Executivo, Judiciário e Legislativo atuem pela "imediata revogação" do texto.

 
Separador
Enviado: 22.5.2019 | 10h00
 
Bahia

Rui Costa defende reforma da Previdência, mas faz ressalvas ao texto

 

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), voltou a defender a reforma da Previdência, mas disse que tem ressalvas ao texto enviado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao Congresso Nacional. Para o petista, a proposta do ministro da Economia, Paulo Guedes, de criar a capitalização é “nefasta”. O chefe do Palácio de Ondina argumenta, ainda, que a medida vai aumentar o rombo nas contas públicas. Isto porque, segundo ele, os recursos dos que adotariam o sistema de capitalização não iriam para pagar o atual déficit, mas sim para a poupança do futuro aposentado. “É um escândalo. Se a reforma da Previdência é para salvar as finanças do governo federal e dos estados, isso vai na contramão. O governo federal está fazendo é aumentando o rombo das contas federais e estaduais no curto e médio prazos. O estado e o governo federal terão que cobrir o dinheiro que não vai entrar. O déficit vai aumentar. É incoerente uma reforma que pretende sanar as contas públicas aumentar o déficit. Só os bancos ganham. Ninguém mais”, disse. “A maioria (dos parlamentares) topa tirar, mas o governo resiste. Especialmente, o ministro Paulo Guedes. Não tem nenhum país relevante, do ponto de vista econômico e desenvolvimento social...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 22.5.2019 | 9h32
 
Educação

Programa Partiu Estágio convoca 1.410 universitários nesta quarta

 

Mais 1.410 universitários inscritos no Partiu Estágio serão convocados nesta quarta-feira, 22, por meio do e-mail cadastrado no sistema do programa. A informação foi confirmada na noite de ontem, 21, pelo governador Rui Costa, durante o programa Papo Correria. Os selecionados para o primeiro edital, com vagas para toda administração pública, deverão se apresentar até o dia 4 de junho. Já os convocados para o segundo edital, destinado apenas para atuação na rede estadual de ensino, terão até o dia 6 do mesmo mês para se apresentar. As convocações e editais podem ser consultados pela internet.

 
 
Separador
Enviado: 22.5.2019 | 9h02
 
Cultura

Chico Buarque recebe o Prêmio Camões 2019

 

Chico Buarque recebe o Prêmio Camões 2019

O cantor, compositor e escritor brasileiro Chico Buarque ganhou o Prêmio Camões 2019. O anúncio foi realizado nesta terça-feira, 21, no Rio de Janeiro, após uma reunião na sede da Biblioteca Nacional. Chico é o 13º brasileiro a levar a honraria, que premia escritores lusófonos pelo conjunto da obra com 100 mil euros. O vencedor foi escolhido por uma equipe de seis jurados indicados pela Biblioteca Nacional do Brasil, pelo Ministério da Cultura de Portugal e pela comunidade africana. São eles os portugueses Clara Rowland e Manuel Frias Martins, os brasileiros Antonio Cicero Correia Lima e Antônio Carlos Hohlfeldt, a angolana Ana Paula Tavares e o moçambicano Nataniel Ngomane. O Prêmio Camões dá a seus vencedores a quantia de 100 mil euros. Chico Buarque já havia vencido, em 2010, o Jabuti, principal prêmio literário brasileiro, pelo seu romance Leite Derramado, em 2006, com Budapeste, e em 1992, com Estorvo. Embora sua carreira musical seja a mais proeminente, Chico já escreveu peças de teatro, como Roda Viva, Gota dÁgua, Calabar e Ópera do Malandro, e livros como Estorvo, Benjamim, Budapeste, Leite Derramado e O Irmão Alemão. O primeiro vencedor do Prêmio Camões foi o escritor português Miguel Torga (1907-1995), em 1989. O primeiro autor brasileiro a ser eleit...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 22.5.2019 | 8h30
 
Bahia

Matrículas de pré-vestibular do Universidade Para Todos devem ser feitas até sexta-feira

 

Matrículas de pré-vestibular do Universidade Para Todos devem ser feitas até sexta-feira

A matrícula para o cursinho pré-vestibular do programa "Universidade para Todos" começou nesta terça-feira (21). As inscrições seguem até a sexta-feira (24) e podem ser feitas no local e turno que os alunos optarem cursar. As aulas começarão na segunda-feira (27) e seguem até dezembro. Os estudantes podem escolher entre Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Para fazer a matrícula o estudante precisa apresentar os documentos que foram exigidos no edital de inscrição, entre eles RG, CPF e históricos escolares do Fundamental II e do Ensino Médio. Além das aulas do pré-vestibular, os estudantes terão acesso a projetos complementares, como seminários, oficinas, simulados, revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e orientação vocacional. Quem fizer o cursinho na Uneb ou Uesb, e tiver frequência maior a 75%, terá isenção da taxa de inscrição no vestibular nas duas universidades.

 
Separador
Enviado: 22.5.2019 | 8h01
 
Brasil

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 12 milhões

 

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 12 milhões

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (22) prêmio estimado de R$ 12 milhões. As seis dezenas do concurso 2.153 começam a ser sorteadas, partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo. O valor do prêmio principal está acumulado, pois nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.152 (26-29-36-49-50-59) realizado no último sábado (18).

 
Separador
Enviado: 22.5.2019 | 7h30
 
Brasil

Governo vai lançar campanha de incentivo à adoção tardia

 

Governo vai lançar campanha de incentivo à adoção tardia

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, disse ontem (21) que o governo deve lançar, até o segundo semestre, uma campanha de incentivo à adoção de crianças e adolescentes, com foco na adoção tardia. A ministra disse ainda que o governo estuda mandar para o Congresso um projeto de lei para promover mudanças na Lei da Adoção. “Estamos observando que o número de crianças que estão ficando nos abrigos é a partir de três anos de idade. Vamos fazer uma campanha focada em adoção tardia e trabalhar também com a adoção de crianças com doenças raras, crianças com deficiência física ou mental”, disse a ministra durante seminário da Câmara dos Deputados para debater o tema. A lei de adoção sofreu modificações em 2017, mas ainda é considerada pelo governo como burocrática e lenta. A legislação atual determina, entre outros pontos, que a reavaliação da situação das crianças em programa de acolhimento familiar ou institucional ocorra de três em três meses. Ela também estabelece prazo de um mês sem contato da família para que recém-nascidos e crianças sejam incluídos no cadastr...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 22.5.2019 | 6h59
 
Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Governadores criticam decreto que libera armas; Correio*: Taxistas na mira de assaltantes em Castelo Branco; Tribuna da Bahia: 14 governadores divulgam carta aberta contra decreto das armas; Estadão: Câmara avança com reforma tributária própria; Folha de S. Paulo: Atos de domingo racham empresários da linha de frente do bolsonarismo; O Globo: Bolsonaro admite rever permissão para comprar fuzil.

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai |
2018
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |