] Carlos Geilson
Logo
 
Bahia, domingo, 22 de abril de 2018
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 
 
Enviado: 31.3.2018 | 18h10
 
Educação

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem começa na segunda-feira (2)

 

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem começa na segunda-feira (2)

Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano podem pedir isenção da taxa de inscrição a partir desta segunda-feira (2). O prazo vai até o dia 11 de abril, antes do período de inscrição para a prova, que começa apenas em maio. O pedido de isenção deve ser feito apenas por meio do site do Enem. Vão poder ganhar o benefício os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Também têm isenção os participantes que declararem situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). Neste ano, também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenham atingido a nota mínima do exame. A taxa de inscrição para o Enem deste ano custa R$ 82. (Bahia Notícias)

 
Separador
 
Enviado: 31.3.2018 | 17h10
 
Mundo

Funeral do cientista Stephen Hawking acontece hoje

 

Funeral do cientista Stephen Hawking acontece hoje

O funeral do cientista britânico Stephen Hawking aconteceu hoje na cidade de Cambridge. O físico e cosmólogo morreu no dia 14 de março, aos 76 anos. A cerimônia fúnebre realizada na igreja St. Mary The Great foi acompanhada por 500 pessoas. No início do velório, o sino da igreja tocou 76 vezes no início do velório. O funeral foi conduzido pelo reverendo Cally Hammond, que é reitor da universidade de Cambridge onde Hawking atuou por 52 anos. Na instituição de ensino, as bandeiras foram baixadas para meio mastro em homenagem ao cientista. Dentre os presentes, estava o ator britânico Eddie Redmayne que ganhou o Oscar pela interpretação de Hawking no filme de 2014 "A Teoria de Tudo". Durante o velório, o artista realizou uma leitura de Eclesiastes. Outra leitura foi feita pelo cosmólogo Martin Reese. O cientista também recebeu tributos de um de seus filhos do cientista e de um ex-aluno. Stephen Hawking será cremado em uma data futura. Suas cinzas serão enterradas na Abadia de Westminster, em Londres, perto dos restos mortais do também cientista Isaac Newton. (Metro 1)

 
Separador
 
Enviado: 31.3.2018 | 16h04
 
Brasil

Dodge pede novos depoimentos de Yunes e outros presos na Operação Skala

 

Dodge pede novos depoimentos de Yunes e outros presos na Operação Skala

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, determinou a realização de novos depoimentos dos presos na Operação Skala neste sábado (31), incluindo do amigo do presidente Michel Temer, José Yunes, que foi um dos primeiros a falar. Segundo informações do jornal O Globo, Dodge pediu que integrantes da PGR participem das audiências desta vez. A maior parte dos presos na Operação Skala falou à Polícia Federal na última quinta-feira (28), mesmo dia em que foram detidos. Como os integrantes da Procuradoria só chegaram a São Paulo no final do dia, eles não puderam participar. O ex-ministro Wagner Rossi e seu ex-assessor Milton Hortolan também devem ter uma audiência neste sábado. Os procuradores também querem um depoimento do coronel João Baptista Lima. No entanto, a defesa dele argumenta que ele ainda não tem condições físicas e psicológicas de falar sobre o caso. A Operação Skala busca coletar provas para o inquérito que apura se o decreto de portos assinado no último ano foi editado por Temer para beneficiar a Rodrimar, empresa que atua no porto de Santos, no litoral de São Paulo. (Bahia Notícias)

 
Separador
 
Enviado: 31.3.2018 | 15h10
 
País

Brasil e Cazaquistão iniciam cooperação para divulgar suas culturas

 

Brasil e o Cazaquistão assinaram memorando de cooperação para intercambiar notícias, fotos, videoclipes e materiais analíticos elaborados pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), por meio da Agência Brasil e pela Agência Kazinform, no idioma inglês, envolvendo eventos de interesse de ambos os países em esfera nacional e internacional. O memorando foi assinado na quinta-feira (29) pelo presidente da EBC, Laerte Rímoli, e pelo embaixador do Cazaquistão, Kairat Sarzhanov, que representou a Kazinform, na sede da EBC, em Brasília. Essa aproximação com culturas diferentes nos enriquece muito. Tanto para o Cazaquistão como para o Brasil essa relação só pode fazer bem”, disse Laerte Rímoli, ao assinar o documento. Ele destacou a Agência Brasil como elemento importante desses esforços e citou também a TV Brasil como referência cultural, mostrando a cultura de países parceiros e amigos do Brasil. Laete Rímoli observou que o Cazaquistão é “parceiro e amigo” do Brasil. “Culturas tão diferentes acabam provocando um interesse imenso nos dois ambientes”, acrescentou. “O Brasil é um país chave para o Cazaquistão, e por isso merece a máxima prioridade para o nosso país. Portanto, colocamos...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 31.3.2018 | 14h06
 
Fama e Famosos

Mariana Goldfarb volta a morar com Cauã Reymond

 

Mariana Goldfarb volta a morar com Cauã Reymond

A apresentadora e modelo Mariana Goldfarb voltou a morar com Cauã Reymond na casa do ator localizada na praia da Joatinga, no Rio de Janeiro, segundo o site do jornal Extra. O que significa que o casal, separado desde janeiro deste ano, tenta uma reconciliação. Os dois já estão se seguindo no Instagram e foram vistos juntos malhando na academia e também correndo na praia da Barra essa semana. Após o término com o galã, Mariana Goldfarb havia voltado para a casa dos pais, na Zona Sul do Rio, e ensaiou um romance com o engenheiro Igor Carvalho, amigo dos atores Rodrigo Simas e Yanna Lavigne.

 
Separador
 
Enviado: 31.3.2018 | 13h12
 
Tucano

Pai e filho são presos com drogas

 

Pai e filho são presos com drogas

Um homem e o filho dele foram presos com drogas na madrugada deste sábado (31), no bairro Alto do Cruzeiro, no município de Tucano. Os policiais militares também prenderam um comparsa da dupla e outro suspeito foi morto após entrar em confronto com a polícia. Conforme a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) ao portal A Tarde, os quatro homens são suspeitos de integrar uma quadrilha de tráfico de drogas e também de realizar assaltos na região. Paulino Jesus da Silva, o filho dele Pablo Rodrigo Jesus da Silva e Bruno Jesus Santana, o Bruxinha, estavam dentro de uma casa quando foram detidos. A guarnição do Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste encontrou no imóvel 64 porções de maconha e cocaína, além de 5.000 pinos para embalar drogas. Ainda segundo a SSP, os policiais também foram até o bairro Bebedouro atrás do quarto suspeito. Tiago Vieira Santos, o Tico, atirou na polícia e foi atingido. Ele chegou a ser socorrido para uma unidade médica, mas não resistiu. Foram apreendidos com ele dois revólveres calibre 32 e 22, além de munições.

 
Separador
 
Enviado: 31.3.2018 | 12h35
 
Brasil

Justiça tributária: veto ao Refis das MPEs será votado na terça-feira (3)

 

Justiça tributária: veto ao Refis das MPEs será votado na terça-feira (3)

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, reforça a mobilização para que deputados e senadores baianos derrubem o veto ao Refis das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) na sessão do Congresso Nacional da próxima terça-feira (3). A derrubada do veto é considerada crucial porque o projeto permite o refinanciamento das dívidas tributárias com ampliação dos prazos e diminuição da incidência de juros para as pequenas empresas, que respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e empregam 70% dos trabalhadores na iniciativa privada. "Os parlamentares baianos têm demonstrado apoio a essa luta para garantir isonomia às pequenas empresas, já que as grandes tiveram seu programa de refinanciamento aprovado", afirma Khoury. A articulação do superintendente do Sebrae Bahia representa grande reforço, uma vez que ele tem trânsito entre os parlamentares e é reconhecido pelas lideranças. (Com informações da Ascom/Sebrae Bahia)

 
Separador
 
Enviado: 31.3.2018 | 12h06
 
Feira de Santana

Três assassinatos marcam Sexta-feira Santa

 

Três assassinatos marcam Sexta-feira Santa

Três homicídios foram registrados nessa sexta-feira da Semana Santa, no município de Feira de Santana. Os crimes ocorreram nos bairros Brasília, Rua Nova e Liberdade. As autorias e motivações dos assassinatos ainda são desconhecidas pela polícia. A Divisão de Homicídios investiga os casos.

Brasília
Antônio José Bispo Neto, de 22 anos, foi vítima de vários tiros. Ele deu entrada no Hospital Geral Clériston Andrade e morreu por volta das 21h. A vítima morava na Avenida João Durval Carneiro, que corta o bairro.

Rua Nova
Marcelo dos Anjos Adriano, 26 anos, que residia na Rua Araci, no bairro Jardim Cruzeiro, foi morto a tiros por volta das 23h.

Liberdade
Robson Paz Oliveira, cuja idade não foi revelada, foi vítima de tiros e golpes de faca quando estava na varanda da sua residência, localizada na rua Ibirapuera, às 23h30. (Com informações do site do Jornal Folha do Estado da Bahia)

 
Separador
 
Enviado: 31.3.2018 | 11h37
 
Mercado de Trabalho

Levantamento aponta profissões que têm salários mais altos

 

Levantamento aponta profissões que têm salários mais altos

As contratações com boas médias salariais vêm crescendo neste início de 2018, quando o mercado já começa uma reação à crise dos últimos anos. A informação é do Banco Nacional de Empregos (BNE), que realizou um levantamento com base em todas as vagas anunciadas durante o primeiro bimestre deste ano. Entre as funções de destaque com os melhores salários, o primeiro lugar ficou com a profissão de Engenheiro Civil, cujo salário médio ultrapassou R$ 10 mil/mês. Na sequência, aparecem Contador (R$ 7.633), Gerente de Vendas (R$ 7.566), Coordenador de Operações (R$ 6.100) e Desenvolvedor (R$ 6.083). O Banco Nacional de Empregos é uma plataforma online para divulgação de vagas, currículos e oportunidades (www.bne.com.br). (Da coluna Cartão de Ponto, publicada no Correio 24 Horas)

 
Separador
 
Enviado: 31.3.2018 | 11h01
 
Paulo Afonso

Prefeitura inscreve para 127 vagas de médicos

 

Prefeitura inscreve para 127 vagas de médicos

A Prefeitura Municipal de Paulo Afonso está com inscrições abertas para contratação de 127 médicos. Os interessados devem se inscrever presencialmente até o dia 6 de abril, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Apolônio Sales, nº 266, Centro. As vagas oferecidas são para os cargos de médico PSF (5), médico SMS (5), médico plantonista (5) e médico especialista (112), com remunerações que variam de R$ 65 por consulta até R$ 12.000, por mês. Para participar, os requisitos básicos são ter formação superior em medicina, ter comprovação de que já atuou na especialidade pretendida e disponibilidade para atuar em qualquer unidade ligada a Secretaria Municipal de Saúde. O processo seletivo consiste em avaliação de currículo. Por isso, no momento da inscrição o candidato deve preencher uma ficha com seus dados pessoais e entrega o currículo para análise. (Do iBahia)

 
Separador
 
Enviado: 31.3.2018 | 10h36
 
Esporte

Bahia e Vitória conhecem adversários da Copa do Nordeste na segunda-feira (2)

 

Bahia e Vitória conhecem adversários da Copa do Nordeste na segunda-feira (2)

Na próxima segunda-feira (2), Bahia e Vitória conhecerão seus adversários das quartas de final da Copa do Nordeste. Um sorteio vai ser realizado na sede da CBF, às 12h. A dupla BAVI estará no pote A, ao lado de Ceará e Santa Cruz. Os quatro clubes foram líderes dos seus grupos. Já o pote B terá CRB, ABC, Botafogo-PB e Sampaio Corrêa, vice-líderes. Os confrontos serão formados por um clube do pote A contra um do B. (Do Galáticos Online)

 
Separador
 
Enviado: 31.3.2018 | 10h01
 
Bahia e Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Medicamentos têm alta de preços a partir de hoje; Correio*: Assaltantes atacam 4 bancos, lotérica e lojas; Estadão: Prisão em 2º grau mobiliza mais de mil juízes e promotores; Folha de S. Paulo: Taxa ao aço faria Brasil perder R$ 1,1 bi em exportação; O Globo: Amigos de Temer já foram denúncias à Justiça.

 
Separador
 
Enviado: 30.3.2018 | 23h21
 
Paixão de Cristo
 

O espetáculo conta com 150 atores do Grupo Teatral de Humildes.

 
O espetáculo conta com 150 atores do Grupo Teatral de Humildes.
 
Separador
 
Enviado: 30.3.2018 | 23h20
 
Feira de Santana
 

Muito emocionante a encenação da Paixão de Cristo, realizada agora à noite no distrito de Humildes.

 
Muito emocionante a encenação da Paixão de Cristo, realizada agora à noite no distrito de Humildes.
 
Separador
 
Enviado: 30.3.2018 | 13h01
 
Semana Santa
 

 
 
Separador
 
Enviado: 30.3.2018 | 12h39
 
Esporte

Vitória renova contrato do lateral-direito Cedric até 2021

 

Vitória renova contrato do lateral-direito Cedric até 2021

O Vitória renovou o contrato do lateral-direito Cedric, que iria expirar no fim desta temporada. A informação foi revelada nesta sexta-feira (30) por Antônio Gustavo, o Guga, empresário do jogador. “Já fechamos. O contrato de Cedric foi renovado até o fim de 2021”, revelou o agente, em contato com o Bahia Notícias. Cedric tem 20 anos e atuou profissionalmente pela primeira vez no ano passado. Nesta temporada, ele entrou em campo em uma oportunidade. Cria da base do Leão, Cedric desembarcou no clube em 2013. (Bahia Notícias)

 
Separador
 
Enviado: 30.3.2018 | 12h12
 
Roraima

Polícia Federal apreende R$ 1,3 milhão em barras de ouro

 

Polícia Federal apreende R$ 1,3 milhão em barras de ouro

A Polícia Federal (PF) apreendeu em Roraima, ontem (29), 12 barras de ouro no valor aproximado de R$ 1,3 milhão. As barras, com peso total de 8,9 quilos, estavam com um passageiro no aeroporto de Boa Vista. Ele foi preso em flagrante por crime contra a ordem econômica. O preso, que é morador de Parauapebas, no Pará, tentava embarcar com as barras para Brasília. Ele confessou o crime, mas não detalhou a procedência do ouro apreendido em sua mala, nem se houve autorização para sua extração. O homem, de 41 anos, foi encaminhado à penitenciária e está à disposição da Justiça Federal em Roraima. (Agência Brasil)

 
Separador
 
Enviado: 30.3.2018 | 11h40
 
Brasil

Telefonia móvel perdeu 574 mil linhas em fevereiro

 

Telefonia móvel perdeu 574 mil linhas em fevereiro

O Brasil registrou perda de 574.379 linhas de telefonia móvel na comparação entre janeiro e fevereiro deste ano. Os dados, divulgados ontem (29) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mostram que o país fechou o mês com 235.655.505 linhas móveis, um recuo de 0,24%. No acumulado de 12 meses, a redução foi de 2,99%, com menos 7.263.466 linhas de telefonia móvel registradas. Do total de linhas móveis no país, 89.614.484 são pós-pagas e 146.041.021, pré-pagas. As pré-pagas vêm puxando a diminuição do número de linhas. Em fevereiro, esse tipo de linha teve queda de 1.402.445 unidades, com redução de 0,95 % na comparação de fevereiro com o mês anterior. Já as linhas pós-pagas apresentaram crescimento de 828.066, com acréscimo de 0,93%. De acordo com a Anatel, as empresas com maiores quantitativos de linhas móveis foram: Vivo, com 74.896.701; Claro, com 58.726.546; Tim, com 58.006.380; e Oi, com 38.900.114. Na comparação de fevereiro deste ano com o mês anterior, as prestadoras Algar, Sercomtel, Oi, Claro e TIM tiveram redução do número de linhas. Na Oi, a redução foi mínima, 0,09%, fechando fevereiro com 38.9000.114 linhas, 35.436 a menos do que o registrado em janeir...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 30.3.2018 | 11h09
 
Brasil

PF suspeita que Argeplan distribuiu recursos de empresas para investigados

 

PF suspeita que Argeplan distribuiu recursos de empresas para investigados

Ao autorizar a Operação Skala, deflagrada nesta quinta-feira (29), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso registrou que, para a Polícia Federal, a empresa Argeplan, de João Batista Lima - coronel aposentado como amigo do presidente Michel Temer -, "tem se capitalizado" com recursos de empresas interessadas na edição do Decreto dos Portos e distribuído tais recursos para os demais investigados. Barroso citou que a PF chegou a essa constatação na análise dos documentos colhidos tanto no Inquérito dos Portos, do qual é relator, quanto nos autos de um inquérito que já tramitou no Supremo sobre o setor portuário e hoje se encontra arquivado - Temer foi investigado nesse caso. Para a Polícia Federal, segundo Barroso, a análise conjunta dessas duas investigações "permite concluir que a Argeplan, agora oficialmente com o Investigado João Batista Lima Filho como sócio, tem se capitalizado por meio do recebimento recursos provenientes de outras empresas - as interessadas na denominado Decreto dos Portos -, e distribuído tais recursos para os investigados". Sobre a capitalização da empresa do Coronel Lima, Barroso destaca que um relatório demonstra "crescimento exponencial da empresa Argeplan nos últimos 20 anos, inclu...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 30.3.2018 | 10h37
 
Catu

Criminosos atacam agências bancárias, lotérica e lojas em madrugada de terror

 

Criminosos atacam agências bancárias, lotérica e lojas em madrugada de terror

Criminosos fortemente armados provocaram terror na madrugada desta sexta-feira (30), no centro do município de Catu, na Região Metropolitana de Salvador. Em uma ação que durou cerca de 30 minutos, os bandidos provocaram explosões em quatro agências bancárias, arrombaram uma lotérica e atacaram vários estabelecimentos comerciais. Conforme o delegado Henrique Moraes ao G1, os criminosos chegaram ao município por volta das 4h. Utilizando explosivos, os bandidos tentaram arrombar cofres das agências do Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal. A agência do Banco do Nordeste também foi atacada. Não há informações sobre valores roubados. O delegado ainda contou que os criminosos arrombaram, ao menos, duas lojas de eletrodomésticos e atiraram contra outros estabelecimentos comerciais. Por meio de nota, a Polícia Militar (PM) detalhou que uma agência lotérica foi invadida pelos bandidos. A polícia suspeita que mais de 20 criminosos tenham participado dos ataques e que tenham chegado ao município em vários carros. Três deles foram abandonados e incendiados durante a fuga. Além disso, ‘miguelitos’ (materiais pontiagudos para furar pneus de carros) foram espalhados na estrada pelo bando, a fim de dificultar a perseguição policial. Segundo ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2018
Jan | Fev | Mar | Abr |
2017
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |