Logo
 
Bahia, quinta-feira, 3 de dezembro de 2020
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 29.11.2019 | 12h39
 
Brasil

Desemprego cai em outubro

 

Desemprego cai em outubro

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,6% no trimestre encerrado em outubro, atingindo 12,4 milhões de pessoas, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se da primeira queda na série do indicador desde o trimestre encerrado em junho. No período entre maio e julho, a taxa estava em 11,8%.

Já no trimestre encerrado em outubro do ano passado, a taxa foi de 11,7%. Apesar de redução de 0,2 ponto percentual em relação ao trimestre que vai de maio a julho, o IBGE considera que houve que a taxa de desemprego segue estatisticamente estável. 

De acordo com a analista da pesquisa Adriana Beringuy, a "estabilidade" está relacionada a um crescimento menor da população ocupada. A população ocupada no país somou 94,1 milhões, o que representa um avanço de 0,5% (mais 470 mil pessoas) em relação ao trimestre anterior e de 1,6% (mais 1,4 milhão de pessoas) em relação ao mesmo trimestre de 2018.
 
O número de desempregados recuou em 202 mil na comparação com o trimestre anterior, mas aumentou em 58 mil frente ao mesmo per&i...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 29.11.2019 | 12h21
 
Amor de todo lado

Abertas inscrições do casamento coletivo LGBT

 

Abertas inscrições do casamento coletivo LGBT

O primeiro casamento coletivo LGBT de Lauro de Freitas - Região Metropolitana de Salvador - vai reunir 15 casais para oficializar a união que será realizada em janeiro de 2020. As inscrições estão abertas até o dia 13 de dezembro.

Os interessados devem enviar um e-mail para a Defensoria Pública do Estado da Bahia (inscricaocasamentolgbtqilauro@defensoria.ba.def.br), solicitando a ficha de inscrição. Caso não optem pela internet, podem comparecer à sede do órgão em Lauro de Freitas, que fica na avenida Beira Rio.
 
De acordo com a prefeitura, após orientação sobre os documentos necessários, os casais serão encaminhados para o cartório, onde deverão realizar a habilitação. Caso ultrapasse o número de 15 casais inscritos, a ficha ficará arquivada para a segunda edição do evento.
 
“Embora o casamento LGBT seja permitido desde 2013, com a decisão do Supremo Tribunal Federal, a gente sabe que ainda existe um preconceito muito grande em nossa sociedade. Muitas vezes, os casais deixam de oficializar uma relação por receio. Ent&ati...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 29.11.2019 | 12h07
 
Emoção

Corpo de Gugu Liberato é enterrado sob aplausos

 

Corpo de Gugu Liberato é enterrado sob aplausos

O corpo de Gugu Liberato foi enterrado na manhã desta sexta-feira (29) sob aplausos e muita emoção no Cemitério Gethsêmani do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. Fãs, familiares e amigos participaram da cerimônia que foi aberta ao público, entretanto, a família teve uma área reservada.

O corpo do apresentador chegou em um carro aberto do corpo de Bombeiros e foi acompanhado por uma carreata de taxistas e familiares. Assim como o velório, o enterro é aberto ao público. Entretanto, a família tem uma área reservada. O filho de Gugu, João Liberato, colocou uma rosa em cima do caixão do pai.

Na chegada ao cemitério os Bombeiros retiraram o caixão do carro da corporação e o entregaram aos funcionários. Durante o trajeto do carro até o jazigo da família, fãs gritavam "Gugu, eu te amo". Os familiares de Gugu Liberato acompanharam o cortejo. A mãe de Gugu, Maria do Céu, chegou de cadeira de rodas e foi aplaudida pelo público.
 
O corpo chegou por volta das 11h, mas centenas de fãs já esperavam a chegada do carro no cemitério Gethsêmani do Morumbi. O p&uacu...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 29.11.2019 | 11h32
 
Operação Joia da Coroa

Ex-presidente do TJ-BA é presa em ação contra venda de sentenças no estado

 

A desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, do Tribunal de Justiça da Bahia, foi presa joje (29), durante a Operação Joia da Coroa, um desdobramento da Operação Faroeste, deflagrada em 19 de novembro, que apura um esquema de vendas de sentenças relacionadas à grilagem de terras no oeste da Bahia, informou a Procuradoria Geral da República (PGR).

Segundo o órgão, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes decretou a prisão, que foi cumprida pela Polícia Federal. A prisão ocorreu em Salvador.
 
Em nota, o TJ-BA informou que adota todas as medidas cabíveis para colaborar com a investigação, "sempre respeitando o Princípio do Contraditório que preserva a proteção ao direito de defesa". O G1 tenta contato com a defesa da desembargadora, mas até a última atualização desta reportagem, não foi atendido.
 
Ainda de acordo com a PGR, a desembargadora, que está afastada do cargo há dez dias – também por decisão judicial – estaria, conforme indícios reunidos pelo Ministério P&uac...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 28.11.2019 | 13h56
 
Reencontro

Mãe reencontra bebê levado de hospital por falsa enfermeira

 

O recém-nascido levado do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), na madrugada de hoje (28), foi localizado no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) por volta das 9h – cerca de seis horas após o desaparecimento. As unidades públicas de saúde do Distrito Federal estão localizadas a 8 km de distância.

Segundo a mãe da criança, uma jovem de 21 anos, o menino foi levado por uma suposta enfermeira da maternidade. A mulher teria alegado que a criança passaria por exames. Após ser identificada, a suspeita foi encaminhada para Delegacia de Repressão a Sequestros (DRS) e, até a publicação desta reportagem, prestava depoimento à polícia. A criança foi devolvida à mãe.
 
Familiares do bebê informaram que o menino sumiu um dia após o parto. O caso foi registrado na 12ª Delegacia de Polícia (Taguatinga) como subtração de incapaz. 
 
Em nota, a direção do HRT informou que a mulher suspeita deu entrada no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), com a criança nos braços, na manhã desta quinta (28) "alegando que o parto o...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 28.11.2019 | 13h41
 
Brasil

Bandidos furtam fios de decoração natalina de Natal

 

Bandidos furtam fios de decoração natalina de Natal

Cerca de sete quilômetros de fios de decoração natalina foram furtados da Rua João Pessoa, no bairro Cidade Alta, em Natal, RN. As informações foram confirmadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). As luzes faziam parte de um túnel montado na via. De acordo com o município, o furto aconteceu entre a noite de terça-feira (26) e a madrugada de ontem (27). Nenhum suspeito foi preso.

O túnel luminoso estava sendo instalado por uma empresa contratada pelo município e seria ligado ontem. De acordo com a Semsur, como o material ainda não tinha sido entregue à prefeitura, o prejuízo ficará com a empresa contratada. Esse valor não foi estimado pela pasta. A empresa retomou a montagem do túnel hoje (28) e a previsão é de que o túnel seja ligado ainda nesta semana.
 
Separador

Enviado: 28.11.2019 | 12h58
 
Brasil

Expectativa de vida do brasileiro ao nascer é de 76,3 anos, diz IBGE

 

Expectativa de vida do brasileiro ao nascer é de 76,3 anos, diz IBGE

A expectativa de vida ao nascer dos brasileiros era de 76,3 em 2018, de acordo com dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (28). São 3 meses e 4 dias a mais que a projeção feita em 2017, o que corresponde a uma alta de 0,4%.

Essa estimativa vem crescendo desde 1940. Naquele ano, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer era de apenas 45,5 anos, ou seja, os brasileiros hoje vivem, em média, 30,8 anos a mais do que em meados do século passado.
 
“Esse aumento é justificado, principalmente da década de 1940 para cá, por uma série de fatores, com a queda da mortalidade, por uma série de fatores que chegaram no Brasil, principalmente o desenvolvimento da saúde, da medicina, a melhoria das condições de saneamento básico, de coleta de lixo”, apontou o demógrafo do IBGE Luciano Gonçalves.
 
Além da melhora das condições estruturais do país, o Gonçalves destacou que também houve melhorias dos hábitos de vida da população.
 
 
Separador

Enviado: 28.11.2019 | 11h17
 
RJ

PM preso em operação contra milícia trabalha na sede do governo do RJ

 

Um dos policiais militares presos em uma operação da Polícia Civil, realizada hoje (28) para combater milícias, trabalhava no Palácio Guanabara, sede do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro. Carlos Vinicius Gomes do Nascimento, conhecido como Miojo, era lotado na na Primeira Companhia Independente da Polícia Militar há dois meses, segundo a própria PM. Segundo a Polícia Militar, a unidade é responsável pela segurança física dos palácios do Governo do Estado do RJ, mas não era responsável pela segurança do governador Wilson Witzel e de sua família. Os policiais fazem parte da guarda palaciana.

 
Separador

Enviado: 28.11.2019 | 8h22
 
Cachoeira

Aluna de serviço social é morta a tiros após sair de aula

 

Aluna de serviço social é morta a tiros após sair de aula

Uma estudante de serviço social de 25 anos foi morta a tiros, na noite de ontem (27), em Cachoeira - Região do Recôncavo Baiano. A jovem era aluna da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e estava no sétimo semestre do curso. Após o crime, a instituição decretou luto de três dias e suspendeu as aulas desta quinta-feira (28) no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), onde a vítima estudava.

Segundo a delegacia do município, Elitânia de Souza da Hora tinha acabado de deixar a universidade e caminhava para casa, com uma amiga, quando ocorreu o crime. De acordo com a polícia, um homem se aproximou das duas, atirou na vítima e fugiu. Elitânia de Souza chegou a ser socorrida e foi levada para um hospital, mas não resistiu.
 
Veja nota da UFRB na íntegra
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Reitoria e da direção do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento da estudante Elitânia de Souza da Hora, do sétimo semestre do curso de Serviço Social, na noite desta quarta-feira, dia 27 de novembro.
 
Separador

Enviado: 27.11.2019 | 13h12
 
Futebol

Torcida do Flamengo faz fila para tatuar Libertadores

 

Torcida do Flamengo faz fila para tatuar Libertadores

Torcedores do Flamengo formaram uma fila na porta da sede do clube na Gávea, Zona Sul do Rio, para tatuarem o troféu da Taça Libertadores da América na manhã desta quarta-feira (27). O clube conquistou o título no último sábado (23), em virada contra o River Plate em Lima, no Peru.

Segundo o clube, 200 senhas foram distribuídas para que as tatuagens fossem feitas, de graça, na pele dos torcedores. A ação foi divulgada pelas páginas do Flamengo nas redes sociais e vitalizou entre os torcedores.
 
Os amigos Matheus Trindade, de 24 anos, e Alex Júnior acordaram 6h45 para saírem de Jacarepaguá e chegarem a tempo de pegar uma senha para as tattoos na Gávea. “Flamengo é uma coisa que você sente. Eu perdi uns trabalhos da faculdade para estar aqui hoje, mas pelo Flamengo vale tudo”, disse Matheus.
 
Separador

Enviado: 27.11.2019 | 12h51
 
Gugu Liberato

Corpo de Gugu será velado por mais de 20 horas na Assembleia Legislativa de SP

 

Corpo de Gugu será velado por mais de 20 horas na Assembleia Legislativa de SP

O corpo do apresentador Gugu Liberato será velado por, pelo menos, 22 horas consecutivas, no Salão Monumental da Assembleia Legislativa de São Paulo, no Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. De acordo com a assessoria de imprensa do apresentador, a cerimônia, que será aberta ao público, deve começar por volta das 12h de amanhã (28) e terminar às 10h da sexta-feira (29).

O corpo de Gugu será velado em caixão aberto. A entrada para o velório será pela Avenida Sargento Mário Kozel Filho. Em seguida, o corpo será enterrado no jazigo da família no Cemitério Getsêmani, no Morumbi, também na Zona Sul.

O voo que trará o corpo de Gugu Liberato dos Estados Unidos está programado para chegar ao Brasil no início da manhã desta quinta-feira (28), no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Batedores da Polícia Militar acompanharão o trajeto de Viracopos até a Assembleia Legislativa.
 
O corpo seguiu para a funerária na segunda-feira (25) após ser liberado pelo instituto responsável por necropsias e laudos, equivalente ao Instituto Médico Legal no Brasil. Desde e...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 27.11.2019 | 11h32
 
Veto

Governo de SP veta projeto que concede desconto no IPVA

 

Governo de SP veta projeto que concede desconto no IPVA

O governador em exercício em São Paulo, Rodrigo Garcia, vetou integralmente o projeto de lei que oferecia descontos progressivos no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motoristas que não tivessem multas de trânsito. O veto foi publicado hoje (27) no Diário Oficial.

A justificativa utilizada para não sancionar o projeto foi a do impacto aos cofres públicos. Segundo a argumentação, o projeto de lei não oferece medidas de compensação da receita que seria perdida com o oferecimento dos descontos. O texto ainda ressalta que 50% do valor arrecadado com o imposto é destinado aos municípios e que o projeto não levou em conta essa questão para propor o desconto.
 
A deputada Beth Sahão (PT), autora do projeto, afirma que ele é viável financeiramente. "A decisão do governador em exercício de vetar o projeto é estritamente política, uma vez que o texto reúne todas as condições legais para ser sancionado. A proposta foi aprovada pelas comissões permanentes da Assembleia Legislativa, com base em pareceres técnicos rigorosos, que atestaram sua constitucionalidade", disse por meio de nota.
...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 27.11.2019 | 9h42
 
Brasil

Petrobras sobe preço da gasolina em meio à alta do dólar

 

A Petrobras elevou o preço da gasolina nas refinarias em cerca de 4% nesta quarta-feira (27), na segunda alta em pouco mais de uma semana, em meio à valorização do dólar em relação ao real. O diesel, em contrapartida, foi mantido estável, segundo informou a petroleira estatal em seu site.

Com a alta, a gasolina atingiu cerca de R$ 1,92 por litro, uma máxima desde o fim de maio, quando chegou a aproximadamente R$ 1,95 por litro, segundo dados da estatal compilados pela Reuters. 
 
O repasse de ajustes de valores nas refinarias aos consumidores finais nos postos depende de diversos fatores, como margens de revendedoras e distribuidoras, misturas de biocombustíveis e impostos. O último reajuste tinha sido feito no dia 19, quando o preço da gasolina foi elevado em 2,8%, após mais de 50 dias sem alterações no preço.
 
Na véspera, o dólar fechou em alta de 0,63%, a R$ 4,2394, renovando máxima nominal. Com a disparada dos últimos dias, a moeda dos EUA acumula alta de 5,73% ante o real na parcial do mês. No ano, o avanço é de 9,43% frente ao real.
 
Separador

Enviado: 27.11.2019 | 8h08
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia
A Tarde: Chuva deixa Salvador em alerta máximo; Correio: Chuva de um mês inteiro em três horas; Folha de S.Paulo: Fala de Guedes sobre dólar e AI-5 provoca instabilidade; O Estado de S.Paulo: Alta do dólar traz incertezas sobre preços e corte de juros; O Globo: Fala de Guedes sobre câmbio leva dólar a recorde de R$ 4,24;  Tribuna: Caos – um dia para ser esquecido.
 
Separador

Enviado: 26.11.2019 | 18h30
 
No bolso!

Chuvas deixam app de transporte mais caros

 

A chuva torrencial que cai em Salvador desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (26) traz prejuízo também para os bolsos. Em uma simulação feita com o Uber entre os bairros Caminho das Árvores e Nazaré, que normalmente chega a R$ 20 mesmo com preço dinâmico, agora está custando R$ 50. Um aumento de cerca de 150%. Outra simulação feita com o aplicativo 99 também deu o mesmo preço. Há diversos pontos de alagamento na capital baiana. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informa que o nível de alerta atingiu grau máximo.

 
Separador

Enviado: 26.11.2019 | 13h49
 
Educação

Gabaritos das questões do Enade disponíveis

 

Gabaritos das questões do Enade disponíveis

Os estudantes que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado no domingo (24), já podem conferir os gabaritos preliminares das questões objetivas da avaliação. Os 29 cadernos de provas das graduações avaliadas na edição deste ano também estão disponíveis. O padrão de resposta para as questões discursivas e os gabaritos definitivos serão divulgados no início de 2020.

A divulgação dos gabaritos estava prevista para amanhã (27). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação do exame, conseguiu antecipá-la para hoje (26).
 
A prova do Enade foi composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico. Em formação geral, são dez questões, sendo duas discursivas e oito objetivas. O componente específico tem 30 questões, sendo três discursivas e 27 objetivas.
 
As manifestações contrária...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 26.11.2019 | 12h37
 
Eleições 2020

TSE inicia teste de integridade em urnas eletrônicas de 2020

 

TSE inicia teste de integridade em urnas eletrônicas de 2020
Especialistas começam a testar a urna eletrônica que será usada nas eleições municipais do ano que vem, em mais um Teste Público de Segurança (TPS), organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Estão inscritos três técnicos individuais e cinco equipes, que terão até sexta-feira (29) para tentar burlar o hardware ou o software da urna eletrônica e, de alguma maneira, violar os arquivos e comprometer, por exemplo, o anonimato dos votos.
 
Essa é a quinta vez que o TSE realiza o TPS, cujas inscrições ficaram abertas para qualquer especialista interessado em tentar burlar o sistema eletrônico de votação. As atividades ocorrem em Brasília, na sede da Justiça Eleitoral, onde foi montado um espaço para que os técnicos possam trabalhar.
 
Em 2017, técnicos encontraram três falhas no sistema da urna eletrônica, conseguindo ter acesso aos dados internos do equipamento. Na época, o TSE afirmou que não havia motivo para preocupação, pois as falhas seriam sanadas antes das eleições.
 
Separador

Enviado: 26.11.2019 | 12h37
 
Futebol

Sancionada lei que amplia punição a torcidas organizadas

 

Sancionada lei que amplia punição a torcidas organizadas

A nova lei foi publicada hoje (26) no "Diário Oficial da União" (DOU), modifica o Estatuto de Defesa do Torcedor e altera artigos que tratam de punições às torcidas organizadas. A lei prevê que a torcida ficará cinco anos proibida de comparecer a eventos esportivos se promover tumulto, praticar ou incitar a violência ou invadir local restrito aos competidores, árbitros, fiscais, dirigentes, organizadores ou jornalistas. Na lei anterior o prazo era de três anos.

Também será punida, pelos mesmos cinco anos, a torcida envolvida em ilícitos fora dos estádios e em data que não houver competição. Nesses casos, a lei prevê punição para a torcida que: invadir local de treinamento; brigar com torcedores ou induzir o confronto entre eles; praticar crimes contra atletas, árbitros, fiscais, organizadores de eventos esportivos e jornalistas, mesmo que esses não estejam atuando ou envolvidos com a competição.
 
Separador

Enviado: 26.11.2019 | 10h26
 
Economia

Dólar opera em alta e bate R$ 4,26

 

O dólar mantém a trajetória de alta nesta terça-feira (26), sendo negociado acima de R$ 4,26 e batendo nova máxima intradia, após ter renovado na véspera maior valor nominal de fechamento da história, com os investidores reagindo a declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou que o câmbio de equilíbrio "tende a ir para um lugar mais alto". A moeda norte-americana até o momento, chegou a R$ 4,2694. Trata-se da maior cotação intradia já registrada, sem considerar a inflação. O recorde anterior tinha sido registrado em 24 de setembro de 2015, quando bateu R$ 4,2484. Já o dólar turismo era negociado ao redor de R$ 4,45, sem considerar os impostos.

 
Separador
Enviado: 25.11.2019 | 11h30
 
Fique ligado!
 

Tenho um encontro com você às 12h30 no Instagram!

 
Tenho um encontro com você às 12h30 no Instagram!
 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2020
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov |
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |