] Carlos Geilson
Logo
 
Bahia, quinta-feira, 14 de novembro de 2019
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 14.11.2019 | 6h44
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia

A Tarde: Prefeito veta lei que acaba com ‘arrastão’ da Quarta de Cinzas; Correio: É preciso ser guerreira; Folha de S.Paulo: Toffoli intima BC e obtém dados financeiros de 600 mil; O Estado de S.Paulo: Brasil e China negociam área de livre-comércio, diz Guedes; O Globo: Bolsonaro faz acenos à China, e Guedes fala em livre comércio;  Tribuna: Brasil avança em reformas, na contramão da América Latina, diz executiva da Moody’s.

 
Separador

Enviado: 12.11.2019 | 13h35
 
Leão

Toca do Leão celebra mais de três décadas de história

 

Toca do Leão celebra mais de três décadas de história

O duelo de hoje (12) contra o CRB poderá ter um gostinho especial para o torcedor Rubro-Negro. Além do time conseguir emplacar o quinto jogo consecutivo de invencibilidade e se distanciar ainda mais da zona de rebaixamento, o confronto trará o presente de aniversário ideal para o santuário do Leão, que completou 33 anos ontem.

Inicialmente, o estádio foi construído a partir de um terreno doado pelo então prefeito da capital baiana, Clériston Andrade, em meados da década de 70. Entretanto, a inauguração do Manoel Barradas só aconteceu no dia 11 de novembro de 1986, em partida amistosa diante do Santos. Na ocasião, Leão e Peixe ficaram no 1 a 1, gols de Dino, para os baianos, e Heider, para os paulistas. Mesmo com a realização do primeiro jogo, o Barradão ainda era pouco utilizado pelo Rubro-Negro nos primeiros anos, muito em decorrência da falta de infraestrutura.
 
Assim, a reinauguração da casa rubro-negra só veio acontecer, em definitivo, no ano de 1991, em novo empate por 1 a 1 contra o Olímpia-PAR. Ainda assim, o clube mandava a maioria dos seus jogos na Fonte Nova, com o argumento de que a falta de iluminação do estádio impedia que...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 12.11.2019 | 13h05
 
Crise na Bolívia

Brasil autoriza Evo Morales a passar pelo espaço aéreo do país

 

Brasil autoriza Evo Morales a passar pelo espaço aéreo do país

O Ministério das Relações Exteriores confirmou que o trajeto do avião que leva Evo Morales ao México passará pelo Brasil. O pedido foi feito pelo México e atendido nesta terça-feira (12) pelo governo brasileiro. O México concedeu asilo político a Evo Morales.

Numa coletiva de imprensa, o Ministério das Relações Exteriores do México informou sobre a dificuldade de tirar Evo Morales da Bolívia e que estavam em andamento negociações com vários países para que a aeronave pudesse usar o espaço aéreo deles. Além do Brasil, houve contato com Paraguai, Peru e Equador. 
 
Evo Morales renunciou à Presidência da Bolívia no último domingo (10) e ainda não está claro quem irá substituí-lo. Em 20 de outubro, ele havia sido eleito em primeiro turno em eleições gerais, mas protestos violentos e denúncias de fraude na votação aumentaram a tensão no país. O então presidente perdeu apoio dos militares, que pediram sua saída.
 
No poder desde 2006, Evo Morales disputou uma nova reele...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 12.11.2019 | 12h29
 
Polo Industrial

Novo Complexo de Inovação do Senai Cimatec é inaugurado em Camaçari

 

O Novo Complexo de Inovação do Senai Cimatec foi inaugurado, ontem (11), no Polo Industrial de Camaçari - Região Metropolitana de Salvador. O parque industrial conta com dez galpões industriais prontos, e equipamentos voltados para atender as necessidades da indústria da automação, química, mineração, construção civil, entre outros. 

O novo Senai Cimatec Park é considerado pelas prefeituras de Salvador e Camaçari como o principal centro de suporte a inovação no país. O local tem como um dos objetivos estimular plantas-piloto que simulam problemas e necessidades do ponto de vista tecnológico que atendam às empresas e indústrias.
 
“Temos aqui uma estrutura única que integra desde plantas pilotos, que é uma fase de testes de processos industriais em um ambiente seguro e controlado. Temos também um suporte e toda uma área para receber startups industriais, então iremos montar aqui uma espécie de fábrica de indústria para gerar novas empresas”, disse o diretor de tecnologia e inovação do Cimatec, Leone Peter.
 
 
Separador

Enviado: 12.11.2019 | 12h29
 
Suspenso

Carlos Bolsonaro amanhece sem contas nas redes sociais

 

Carlos Bolsonaro amanhece sem contas nas redes sociais

Carlos Bolsonaro, vereador do Rio de Janeiro pelo PSL, amanheceu com seus perfis pessoais nas redes sociais desativados. Filho mais atuante do presidente Jair Bolsonaro nas redes, seus perfis pessoais no Twitter, Facebook e Instagram estão fora do ar e não se sabe se ele próprio apagou ou foi suspenso

 
Separador

Enviado: 12.11.2019 | 7h01
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia
A Tarde: Programa busca geração de empregos para jovens; Correio: Óleo descartado em área de preservação; Folha de S.Paulo: Bolsonaro decide sair do PSL e criar partido próprio; O Estado de S.Paulo: Sem governo, Bolívia vive caos; Evo aceita asilo no México; O Globo: Bolívia busca uma saída constitucional para a crise;  Tribuna: Planalto lança programa para criar mais empregos e foca nos jovens.
 
Separador

Enviado: 11.11.2019 | 12h29
 
Educação

Gabarito oficial do Enem 2019 será divulgado na quarta-feira

 

Gabarito oficial do Enem 2019 será divulgado na quarta-feira

Após a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 nos últimos domingos (3 e 10 de novembro), o estudante deve ficar atento às próximas datas do cronograma: na quarta-feira (13) será divulgado o gabarito oficial e, em janeiro, as notas e a avaliação da redação. O estudante também poderá conferir o desempenho consultando o GABARITO EXTRAOFICIAL do Enem 2019, preparado pela equipe de professores do Sistema COC de Ensino. O Enem possibilita que o candidato ingresse no ensino superior de cinco formas diferentes: Sisu; Prouni; Fies; universidades particulares que usam o exame como vestibular e universidades portuguesas, parceiras do governo brasileiro,

 
Separador

Enviado: 11.11.2019 | 12h11
 
Solidariedade

Cartas da Campanha Papai Noel dos Correios já podem ser adotadas

 

Cartas da Campanha Papai Noel dos Correios já podem ser adotadas

A campanha Papai Noel dos Correios já começou na Bahia e as cartinhas podem ser adotadas nas agências até o dia 6 de dezembro, com a entrega dos presentes até 13 do mesmo mês. Também é possível adotar cartinhas pela internet, o serviço estará disponível a partir de hoje (11) e segue até 29 de novembro. Na internet, os padrinhos da capital baiana poderão acessar o blog da campanha e padrinhar o pedido de até cinco crianças.

As datas, locais e horários da Campanha Papai Noel dos Correios 2019 em todo a Bahia podem ser obtidas na internet. As histórias, os personagens e os principais momentos da Campanha Papai Noel dos Correios 2019 podem ser acompanhados nas redes sociais oficiais da empresa @Correiosbr; @correios; correiosoficial.

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 11.11.2019 | 10h49
 
Tecnologia

Suspeita de roubo é presa após ser flagrada pelo Reconhecimento Facial

 

A suspeita Carla Cíntia Santos de Jesus, 39 anos, foi presa ontem (10), em Salvador, após ser flagrada pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Ela era procurada pelo crime de roubo. De acordo com informações da SSP, a prisão preventiva foi expedida pela 17ª Vara Criminal de Salvador. Após ser presa, Carla foi levada para a Central de Flagrantes da 16ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e depois para a Polícia Interestadual (Polinter), onde foi confirmado a validade do mandado. Com esta prisão, sobe para 82 o número de suspeitos localizados com pelo sistema. (A Tarde)

 
Separador

Enviado: 11.11.2019 | 10h26
 
Famosos

Sandy e Junior anunciam série documental para 2020

 

Sandy e Junior anunciam série documental para 2020

Sandy e Junior anunciaram mais uma novidade na celebração de 30 anos da carreira da dupla: uma série documental com imagens inéditas que foram captadas em 2019, ano que os irmãos fizeram 18 shows pelo país. Haverá também imagens "raras" do arquivo pessoal, segundo comunicado enviado pela assessoria.

A série da Globoplay tem estreia prevista para 2020. Serão sete episódios que mostrarão momentos marcantes da vida e da carreira de Sandy e Junior, não necessariamente em ordem cronológica.

O anúncio foi feito no show de encerramento da turnê "Nossa História", que aconteceu, no sábado (9), no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. A última apresentação teve público de 100 mil pessoas e abertura da banda Melim. Para o ano que vem também está previsto um DVD com imagens dos shows de São Paulo e do Rio de Janeiro.
 
Separador

Enviado: 11.11.2019 | 9h46
 
Acidente

Mulher desaparece após cair de moto aquática

 

Mulher desaparece após cair de moto aquática

Uma jovem de 18 anos, que trabalha como modelo, desapareceu em uma barragem de Ponto Novo, cidade do norte da Bahia, depois de cair de uma moto aquática, no sábado (9). As informações são do Corpo de Bombeiros. Vitória do Nascimento estava na garupa do veículo, que era pilotado por um homem, quando teria se desequilibrado e caído nas águas da barragem. Informações apontam que ela estava sem colete salva-vidas na hora do acidente. Ainda de acordo com os bombeiros, o piloto da moto aquática fugiu do local. Não há informações sobre a identidade dele. As buscas pela jovem começaram na manhã de hoje (11). Vitória é natural de Jacobina, cidade que fica a cerca de 67 quilômetros de Ponto Novo.

 
Separador

Enviado: 11.11.2019 | 9h19
 
Bahia

Tarifas do pedágio da BA-099 serão reajustadas a partir da segunda

 

As tarifas do pedágio da BA-099, rodovia que é dividida entre a Estrada do Coco e Linha Verde, serão reajustadas a partir de segunda-feira (11). A via começa em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador (RMS), e segue o litoral norte baiano, até a divisa com o estado de Sergipe. A praça de pedágio fica na altura da cidade de Camaçari, na RMS.

Após o reajuste, que será de 5,73%, os motoristas de automóveis pequenos, caminhonetes e furgão passarão a pagar R$ 7 em dias úteis e R$ 10,50 aos finais de semana e feriados. Atualmente os valores praticados são de R$ 6,60 e R$ 10, respectivamente.
 
Outras categorias de veículos, a exemplo de caminhões, ônibus e motocicletas também passarão por readequação tarifária. Ainda segundo a Agerba, o último reajuste foi realizado em novembro de 2018. O trecho onde fica o pedágio da BA-099 é administrado pela Concessionária Litoral Norte (CLN), possui 217 km de extensão.
 
Separador

Enviado: 11.11.2019 | 7h20
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia
A Tarde: Evo Morales não resiste a pressão e renuncia na Bolívia; Correio: Durou um tempo; Folha de S.Paulo: Evo Morales renuncia na Bolívia; O Estado de S.Paulo: Evo e mais três na linha de poder renunciam na Bolívia; O Globo: Evo Morales renuncia sob protestos e pressão militar; Tribuna: Estrategista de Trump diz que liberdade de Lula trará ‘enorme perturbação’ ao Brasil.
 
Separador

Enviado: 10.11.2019 | 10h47
 
Brasil

Polícia investiga irregularidades no ENEM 2019

 

Polícia investiga irregularidades no ENEM 2019

A Polícia Federal (PF) cumpriu em Fortaleza, ontem (9), mandados de busca e apreensão nas residências de duas aplicadoras de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorridas no último fim de semana. A corporação chegou aos nomes das aplicadoras após levantamento realizado em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

A ação ocorreu no âmbito da Operação Thoth, criada para investigar supostas irregularidades na realização do Enem. Foram apreendidos os telefones celulares das duas mulheres, que serão periciados. Os mandados foram expedidos pela 12a Vara Federal de Fortaleza.
 
Segundo a PF, as duas suspeitas podem ser indiciadas pelo crime de fraude em certames de interesse público. Caso condenadas, podem pegar pena de mais de cinco anos de reclusão, além de pagamento de multa.
 
Por meio de nota, a corporação informou que também investiga suspeitas de irregularidades na aplicação de provas do Enem no Rio de Janeiro e na Bahia. (Agência Brasil)
 
Separador

Enviado: 10.11.2019 | 10h25
 
Política

Evo Morales anuncia novas eleições na Bolívia

 

Evo Morales anuncia novas eleições na Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, convocou novas eleições, com a renovação do órgão eleitoral, e pediu que “se reduza toda a tensão” no país, após três semanas de enfrentamentos violentos, que causaram 3 mortes e mais de 300 feridos nas principais cidades do país.

O anúncio foi feito pelo mandatário na manhã deste domingo (10), depois que o secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), Luis Almagro, pediu a anulação das eleições na Bolívia, após auditoria realizada na apuração dos votos. Almagro instou o governo de Evo Morales a convocar novas eleições.
 
A tensão na Bolívia vem em escalada por conta de enfrentamentos entre apoiadores e críticos de Morales, que o acusam de fraude. Nos últimos dias, houve levantes de policiais e militares que se recusaram a tomar ações de repressão contra opositores, enquanto Morales acusou uma “tentativa de golpe de Estado”.
 
Os resultados iriam ser divulgados apenas em 13 de novembro, mas foram adiantados “por c...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 10.11.2019 | 7h31
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia
A Tarde: Varejo baiano antecipa campanha de descontos; Correio: Fumaça polêmica; Folha de S.Paulo: Bolsonaro e Lula partem para a troca de ataques; O Estado de S.Paulo: Com crédito e FGTS, comércio espera melhor Natal em 6 anos;  Tribuna: Lula está solto e já busca a polarização.
 
Separador

Enviado: 9.11.2019 | 10h20
 
Política

Lula deve retomar agenda partidária e dar corda a candidatura em 2022

 

Lula deve retomar agenda partidária e dar corda a candidatura em 2022

Num recente congresso do PT de São Paulo, a plateia puxou o coro de “Lula inocente, Lula presidente”. Embora a libertação do ex-presidente esteja longe de significar o fim de seus problemas judiciais, a especulação sobre uma nova candidatura em 2022, quando o petista terá 77 anos, deve recomeçar imediatamente.

O ex-presidente foi libertado ontem (8) após a Justiça Federal emitir alvará de soltura em razão da decisão tomada na véspera pelo Supremo Tribunal Federal de eliminar a possibilidade de prisão antes do esgotamento de todos os recursos.
 
Pessoas do entorno de Lula dizem que ele é o primeiro a encorajar a possibilidade de disputar o Planalto. Como relatou um aliado próximo há alguns meses, “o rapaz de Curitiba [Lula] não pensa em outra coisa”.
 
A saída da cadeia não absolve nem devolve os direitos políticos ao ex-presidente, no entanto, que ainda tem duas condenações e é réu em mais sete ações criminais. Para que Lula possa ser candidato, uma improvável sequência de eventos teria que ocorrer, incluindo...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 9.11.2019 | 6h55
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia
A Tarde: Lula deixa prisão em Curitiba e agradece a militância; Correio: Lula deixa a prisão; Folha de S.Paulo: Após 580 dias, Lula deixa prisão e ataca PF, Lava Jato e Bolsonaro; O Estado de S.Paulo: Lula deixa prisão, ataca Moro e Lava Jato e reacende polarização; O Globo: Solto, Lula ataca Lava Jato e Bolsonaro, que evita confronto;  Tribuna: Lula está solto e já busca a polarização.
 
Separador

Enviado: 8.11.2019 | 13h50
 
Política

Defesa de Lula pede para que ele deixe a prisão após decisão do STF

 

Defesa de Lula pede para que ele deixe a prisão após decisão do STF

A defesa do ex-presidente do República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu à Justiça, nesta sexta-feira (8), que ele deixe a prisão. O advogado Cristiano Zanin, que defende Lula, se reuniu com o petista na sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba, nesta manhã.

"Nós aconselhamos o ex-presidente Lula a fazer o pedido para a sua liberdade estabelecida, com base na decisão proferida ontem pelo Supremo Tribunal Federal. Saímos da reunião e já protocolamos esse pedido, e agora iremos conversar com a doutora Carolina Lebbos, que deve analisar o pedido que acabamos de fazer”, afirmou o advogado.
 
Lula foi condenado em duas instâncias no caso do triplex em Guarujá (SP) e ainda aguarda julgamento de recursos em cortes superiores. O ex-presidente nega as acusações e diz ser inocente.
 
Ele está preso desde 7 de abril de 2018 na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba, onde cumpre pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias.
 
O ex-presidente já tem os requisitos necessários para progredir para o regi...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 8.11.2019 | 13h23
 
Universo

Brasil verá mini eclipse de Mercúrio pela 4ª vez no século

 

Brasil verá mini eclipse de Mercúrio pela 4ª vez no século

Na próxima segunda-feira (11), vai ocorrer um evento astronômico interessante e pouco conhecido: um trânsito planetário. O trânsito de segunda-feira deve começar às 09:35 da manhã e deve durar até às 15:04. Durante o evento, será possível ver Mercúrio como um círculo bem escuro contra a superfície iluminada do Sol.

Um trânsito planetário é o evento que se dá quando um planeta "passa na frente" de um observador que esteja observando a estrela do seu sistema. Com um alinhamento favorável das órbitas, é possível perceber quando um exoplaneta passa na frente da sua estrela através de uma minúscula redução no brilho dela. Muita gente chama isso de "minieclipse", já que o planeta é incapaz de bloquear toda a luz da estrela. Essa é a técnica usada pelo finado telescópio espacial Kepler, recordista de descobrimentos de exoplanetas. Essa é também a técnica usado pelo seu sucessor, o satélite TESS.

O trânsito de Mercúrio é mais comum, acontece por volta de 13-14 vezes a cada 100 anos. Já os trânsitos de Vênus são muito mais raros, com intervalos de mais de 100 anos. ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov |
2018
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |