] Carlos Geilson
Logo
 
Bahia, terça-feira, 19 de março de 2019
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 18.3.2019 | 22h09
 
Fronteira aberta

Bolsonaro assina decreto e libera visto para turistas

 

Bolsonaro assina decreto e libera visto para turistas

O presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto para dispensar o visto de visita para turistas de Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão que viajarem ao Brasil. O decreto foi publicado nesta segunda-feira (18), em uma edição extra do "Diário Oficial da União" (leia a íntegra mais abaixo). De acordo com a Embratur, a medida é inédita. A publicação acontece em meio à viagem de Bolsonaro a Washington (EUA), onde o presidente se reunirá, nesta terça (19), com Donald Trump.

O decreto editado por Bolsonaro entrará em vigor em 17 de junho deste ano e é "unilateral", ou seja, não vale para brasileiros que viajarem aos quatro países. De acordo com o Ministério do Turismo, a decisão não prejudica o "princípio da reciprocidade", pois, ainda segundo a pasta, a dispensa do visto foi adotada a fim de incentivar a geração de emprego e renda no Brasil.

"A isenção do visto de forma unilateral é um aceno que fazemos para países estratégicos no sentido de estreitar as nossas relações. Nada impede que essas nações isentem os brasileiros dessa burocracia num segundo momento", informou o ministério.&nb...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 18.3.2019 | 21h12
 
Exemplo

Barrichello usa o kart para inspirar crianças carentes

 

Desde pequeno, Rodrigo gostava de ver as corridas de Fórmula 1. Foi aí que começou sua paixão pelos carros. Essa era a parte boa de sua infância. A parte ruim era que seu pai bebia e ficava violento. Uma vez, avançou com uma faca para cima dele, do irmão e da mãe, dona Rosana. Depois de três boletins de ocorrência na Delegacia da Mulher, ela decidiu se separar. Hoje, ela é auxiliar de Serviços Gerais. Aos sábados, é diarista e completa a renda vendendo bolos no pote. Rodrigo encontrou no kart uma maneira de se reequilibrar após o divórcio dos pais.

Histórias como a de Rodrigo são comuns nas aulas oferecidas pelo Instituto Família Barrichello, no Kartódromo Granja Viana, em São Paulo. Famílias de baixa renda são o foco do programa IBKart, uma das inúmeras iniciativas da entidade que aposta no esporte como uma oportunidade de mudança social. O instituto foi criado pelo ex-piloto Rubens Barrichello em 2005. Os alunos são escolhidos por meio de parcerias com o Centro de Referência da Assistência Social de Cotia e o projeto Âncora, associação que mistura as atividades de comunidade de aprendizagem, ONG e escola e se localiza  na região de Cotia, também na grande São Paulo. As au...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 18.3.2019 | 17h27
 
Boneca Momo

Google e WhatsApp devem remover imagens da boneca Momo

 

Google e WhatsApp devem remover imagens da boneca Momo

O Google e o WhatsApp foram notificados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) para que removam das redes sociais conteúdos que exibam imagens da Boneca Momo. Imagens da boneca têm sido utilizadas por criminosos da internet para convencer crianças e jovens a aplicarem golpes, como roubos de dados e extorsão, além de tentarem incentivar que crianças e adolescentes cometam suicídio. Momo é uma boneca com olhos esbugalhados, pele pálida e um sorriso sinistro. Ela ficou famosa em diversos países, depois de ser disseminada em um vídeo. Na Bahia, a notificação ao Google e ao WhatsApp foi feita por meio do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos (Nucciber).

 
Separador
Enviado: 18.3.2019 | 16h51
 
Salvador

Duas pessoas morrem após elevador despencar em prédio do Corredor da Vitória

 

Duas pessoas morrem após elevador despencar em prédio do Corredor da Vitória

Nesta segunda-feira (18), dois homens morreram após o elevador que eles estavam despencar de um prédio no Corredor da Vitória, Salvador. Informações iniciais apontam que uma das vítimas tinha 17 anos. O Samu confirmou os óbitos e informou que outro homem, de 44 anos, ficou ferido. A vítima, que teve uma lesão no tornozelo, foi socorrida e levada para o Hospital Geral do Estado (HGE). Não há detalhes do estado de saúde do homem.

O elevador está instalado na área externa da Mansão Carlos Costa Pinto, prédio de luxo, que possui 18 andares e um apartamento por andar. Segundo informações da delegada Carmen Dolores, da 14ª DT da Barra, as vítimas caíram do 5º andar. Não há detalhes da altura os homens caíram.

O equipamento que despencou estava instalado para a realização de serviços no local. A equipe do G1 esteve no local. Nenhum funcionário ou representante da administração do edifício quis falar com a imprensa. Também não há detalhes do que causou a queda do elevador.Equipes da Polícia Militar e do Samu estiveram no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e, por volta das 14h30, os corpos fora...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 18.3.2019 | 14h04
 
Salvador

PMs resgatam adolescente que seria enterrado vivo

 

PMs resgatam adolescente que seria enterrado vivo

Policiais militares que faziam patrulhamento de rotina da Operação Apolo, com objetivo de combater roubos de veículos em Salvador, surpreenderam, no final da tarde de sábado (16), um grupo de homens armados em um campo de futebol no bairro de Cassange. Com a aproximação das viaturas, o grupo correu, deixando para trás um adolescente amarrado, perto de um buraco (cova). O jovem relatou aos PMs que faz parte da quadrilha e seria morto por uma suposta traição. 

Os militares passavam pela Estrada do Ouro quando perceberam a presença do grupo em situação suspeita. Quando se aproximaram houve correria e disparos de arma de fogo. Após confronto, o adolescente foi encontrado amarrado, próximo da cova.
 
Os PMs retiraram o jovem do bairro e o liberaram, pois não havia possibilidade de flagrante mesmo ele assumindo fazer parte do tráfico. Os materiais para cavar buracos foram apreendidos e encaminhados até o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
 
“Fomos até o bairro com um intuito, porém as guarnições são orientadas a agirem em qualq...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 18.3.2019 | 12h31
 
Economia

Preço da gasolina sobe a partir de terça-feira (19); diesel tem queda

 

Preço da gasolina sobe a partir de terça-feira (19); diesel tem queda

A estatal Petrobras elevará os preços da gasolina em suas refinarias a partir da terça-feira para 1,8326 real por litro, alta de 0,5 por cento, enquanto o diesel terá queda de 1,94 por cento, para 2,1446 reais por litro, segundo informações no site da estatal. Com o reajuste, as cotações da gasolina tocam o maior valor desde 2 de novembro do ano passado, quando o litro era negociado a 1,8466 real por litro nas refinarias da Petrobras. Já o diesel recua após ter ficado desde 8 de março em 2,1871 reais por litro. A Petrobras tem praticado reajustes até diários dos combustíveis, em política que visa a busca da rentabilidade e segue parâmetros como as cotações no mercado internacional e o câmbio.

 
Separador
Enviado: 18.3.2019 | 12h01
 
Salvador

Praias lotadas no último domingo de verão em Salvador

 

Praias lotadas no último domingo de verão em Salvador

Com uma temperatura batendo 34ºC., baianos e turistas lotaram as praias de Salvador, ontem, último domingo , da estação mais quente do ano. O Verão que sempre é sinônimo de calor, começou em 21 de dezembro de 2018 e termina nesta quarta-feira (20) com a chagada da estação do Outono. Ainda com sol forte, na capital baiana, as faixas de areia ficaram bastante cheias. Barracas de praia, restaurantes, quiosques e bares, tiveram um movimento ainda parecido com os dias de férias na capital. Segundo Instituto Nacional de Meteorologia na Bahia (Inmet/BA), até quarta-feira (20) as temperaturas continuarão elevadas em Salvador. Quem não aproveitou este domingo, ainda tem os próximos dias para curtir o sol e as praias com altas temperaturas. Para quem é um bom amante do sol e da areia, Salvador tem as praias de Boa Viagem, na região da Cidade Baixa, Porto da Barra no bairro da Barra e Buracão, no bairro do Rio Vermelho entre as mais badaladas da cidade. Em todas elas o movimento foi intenso neste domingo. Considerado uns dos principais pontos turísticos e mais visitados da capital baiana, as praias da Barra ficaram cheias de banhistas, principalmente a do Porto da Barra, que costuma ter o maior fluxo de pessoas na região. Grupos de amigos e famílias aproveitaram para curtir o sol forte e as águas tranquilas...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 18.3.2019 | 11h28
 
Brasil

Muita atenção na hora de fazer a declaração do IR

 

 Desde o último dia 7, a Receita Federal está recebendo a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) 2019. A expectativa é que até o dia 30 de abril, um total de 30,5 milhões de contribuintes façam a entrega desse documento dos mais importantes para a vida dos brasileiros. Fazer e entregar a Declaração do IR, além de ser obrigatória, livra o contribuinte de sérios problemas no futuro. Neste ano, o prazo de entrega será menor e quanto mais preparado o contribuinte estiver será melhor. Afinal, quem entrega a declaração com antecedência, receberá antes a restituição (se houver). Uma das principais novidades apresentadas pela Receita Federal é a obrigatoriedade de informar o CPF de qualquer dependente e/ou alimentandos, independentemente da idade. Além disso, também serão obrigatórias as informações completas referentes a veículos e imóveis. No caso de compra e venda desses bens (em 2018) serão solicitados documentos comprobatórios. Se você – caro leitor - não sabe como fazer a sua declaração e tampouco tem tempo para tanto, deve procurar, com urgência, a ajuda de terceiros. Mas, antes de sair em busca desta pessoa ou de uma instituiç&atil...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 18.3.2019 | 11h04
 
Mundo

Nova Zelândia decide reformar lei de armas após atentado

 

Nova Zelândia decide reformar lei de armas após atentado

O governo da Nova Zelândia deu início hoje (18) à reforma da lei de armas após o atentado de Chirstchurch, que vitimou fatalmente 50 pessoas e deixou outros 50 feridos . Segundo a agência de notícias EFE, uma comissão será instaurada com atuação prévia das autoridades. A liberação dos corpos das vítimas para as famílias começou no domingo (17) e deve terminar até quarta-feira (20). De acordo com a primeira-ministra do país, Jacinda Ardern, há uma completa união do seu gabinete em relação à reforma legal estipulada "em princípio". O conteúdo da comissão será anunciado em um prazo de dez dias após os ataques de sexta-feira em duas mesquitas. "Há muitos neozelandeses que questionam que haja armas semiautomáticas disponíveis", disse em entrevista coletiva Ardern. 

 
Separador
Enviado: 18.3.2019 | 10h31
 
Mundo

Homem abre fogo contra passageiros em bonde na Holanda

 

Homem abre fogo contra passageiros em bonde na Holanda

Um ataque a tiros deixou uma série de pessoas feridas na cidade de Utrecht, na Holanda, hoje (18). Equipes de emergência estão sendo encaminhadas ao local, onde os policiais já estabeleceram um cordão de isolamento, segundo a agência Reuters. Utrecht é a quarta maior cidade holandesa, a 40 Km de Amsterdã. O suspeito fugiu e está sendo procurado pela polícia local. Ainda não está clara a motivação do ataque. 

 
Separador
Enviado: 18.3.2019 | 10h05
 
Política

STJ julga desembargadora que sugeriu morte de Jean Wyllys

 

STJ julga desembargadora que sugeriu morte de Jean Wyllys

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai julgar nesta quarta-feira (20) a ação penal contra a juíza Marília de Castro por ter dito que o ex-deputado Jean Wyllys (PSOL) merecia um “paredão” embora não valesse “a bala que o mete”. Dias após as declarações virem à tona, a magistrada afirmou que "não passou de uma brincadeira a declaração feita". Ela explicou que comentava sobre o assunto com um amigo, que não é magistrado, em uma conversa privada, no seu perfil no Facebook. “Eu não sugeri nada de morte dele. Meu amigo é que sugeriu que se houvesse… porque naquela época, tem uns três anos, se discutia intervenção militar, começaram a falar de intervenção militar, se os militares voltassem, o que iriam fazer. E esse meu amigo, de brincadeira – porque era tudo brincadeira no Face –, falou ‘mas quem você acha que seria fuzilado?’. Aí eu falei, de brincadeira também: ‘Quem não escaparia de um fuzilamento profilático eu acho que seria o Jean Wyllys’. Mas só isso. Não sugeri que ele fosse morto”, defendeu.

 
Separador
Enviado: 18.3.2019 | 9h33
 
Brasil

Após atentado, escola é reaberta para planejar acolhimento de alunos

 

Após atentado, escola é reaberta para planejar acolhimento de alunos

A Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, no interior paulista, será reaberta hoje (18) apenas para professores e funcionários. O funcionamento está suspenso desde a última quarta-feira (13), quando dois ex-alunos, de 17 e 25 anos, entraram na escola encapuzados e armados, promovendo um ataque que resultou na morte de oito pessoas. Os atiradores também morreram na ação. Nesta segunda-feira, será traçado um planejamento com atividades de acolhimento e preparação psicológica para os alunos, que retornarão amanhã (19). Ainda não há data para o reinício das aulas. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, o planejamento dessas atividades contará com o apoio de profissionais do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), dos centros de Atenção Psicossocial (Capes) da prefeitura de Suzano, além de outras secretarias do governo do estado. A proposta para o acolhimento é desenvolver atividades livres, como oficinas, terapias em grupos, rodas de conversa, depoimentos, compartilhamento de boas práticas, entre outras. Segundo o governo estadual, uma rede de apoio, formada por instituições públicas e privadas, atuou no fim de semana, prestando atendimento psicológico e especializa...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 18.3.2019 | 9h02
 
Economia

Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros

 

Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros

Instituições financeiras preveem que a Selic deve permanecer este ano no atual patamar. Para 2020, a expectativa é de aumento da taxa, encerrando o período em 8% ao ano. O Copom reúne-se a cada 45 dias. No primeiro dia da reunião, são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a Selic. O Banco Central atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião. A Selic, que serve de referência para os demais juros da economia, é a taxa média cobrada em negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, registradas diariamente no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic). A manutenção da Selic no atual patamar, como prevê o mercado financeiro, indica que o Copom considera as alterações anteriores nos juros básicos suficientes para chegar à meta de inflação, objetivo que deve ser perseguido pelo BC. Ao reduzir os juros básicos, a tendência é dim...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 18.3.2019 | 8h32
 
Brasil

Militares entram na mira de ‘guru’ de Bolsonaro

 

Um núcleo estratégico do Planalto entrou na mira de influenciadores das redes sociais do entorno do presidente Jair Bolsonaro e de seus filhos. O vice-presidente Hamilton Mourão e os militares passaram a enfrentar uma onda de críticas por não darem apoio público, por exemplo, à ofensiva pela liberação de armas. Novo alvo da artilharia do escritor Olavo de Carvalho, Mourão prefere ignorar os ataques. “O senhor Olavo não me conhece, nunca conversou comigo. Não sabe quais as minhas ideias e, por conseguinte, não vou polemizar com ele”, afirmou o general ao Estado sobre o “guru” do bolsonarismo. O mais recente petardo foi desferido no sábado, 16, à noite, após um encontro com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, em Washington. “Mourão é um idiota”, afirmou Olavo a jornalistas. O ataque faz parte de uma ofensiva do escritor e seus seguidores contra o general da reserva – que assumiu a Presidência interinamente com a viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos. Dos 287 posts de Olavo no Twitter nas duas primeiras semanas deste mês, 77 (27%) são críticos a Mourão e a militares de forma geral. Nas mensagens, o escritor alimenta a especulação de que o vice atua para derrubar o presidente. No dia 11, Olavo chamou a at...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 18.3.2019 | 8h00
 
Esporte

Vitória perde pro Flu de Feira e é eliminado do Baianão

 

Vitória perde pro Flu de Feira e é eliminado do Baianão

O Vitória enfrentou o Fluminense de Feira na tarde deste domingo e perdeu o jogo por 2 a 0. A partida foi válida pela 9ª rodada do Campeonato Baiano. Com o resultado, o Vitória não se classifica para a semifinal do Baianão. 

 
 
Separador
Enviado: 18.3.2019 | 7h30
 
Política

Manifestantes protestam em frente à Casa Branca contra visita de Bolsonaro

 

Manifestantes protestam em frente à Casa Branca contra visita de Bolsonaro

Um grupo de cerca de 50 pessoas, na sua maioria norte-americanos, se reuniu neste domingo em frente à Casa Branca para protestar contra a visita do presidente Jair Bolsonaro. Com cartazes e faixas com a foto de Bolsonaro e a frase “Ele Não”, os manifestantes fizeram um protesto pacífico, sem serem incomodados pelo Serviço Secreto norte-americano que faz a segurança do local. “Um encontro entre Bolsonaro e Trump legitima o fascismo e essa nova ultradireita que está crescendo no mundo. Não podemos deixar isso passar em branco”, disse Michael Shallal, da organização DC United Against Hate, uma das organizadoras do protesto. Bolsonaro ficará hospedado a poucos metros do local do protesto, mas o presidente ainda não havia chegado a Washington enquanto os ativistas gritavam palavras de ordem. Poucos brasileiros participarem do evento, e boa parte deles preferiu não se identificar. “A gente ouve e lê o que está acontecendo no Brasil e fica muito preocupado, até com nossas famílias”, disse à Reuters uma brasileira presente à manifestação. Lacy MacAuley, ativista moradora de Washington, levou o bebê de menos de 1 ano para o protesto. “Nós temos que pensar no mundo que vamos deixar para ele”, disse. “Nós temos que defender as pessoas. Estamos aq...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 18.3.2019 | 7h03
 
Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Mulheres têm dificuldade em denunciar agressores; Correio*: Bahia dentro, Vitória fora; Tribuna da Bahia: Nos EUA, Bolsonaro busca aliança com Trump e empresários; Estadão: Múltis trazem R$ 120 bi em crédito para filiais no País; Folha de S. Paulo: Bolsonaro precisa ter foco para aprovar a reforma da Previdência, diz presidente do Bradesco; O Globo: Trump quer ação do Brasil contra ‘inimigos.

 
Separador
Enviado: 17.3.2019 | 11h48
 
Lava Jato

Cidades têm manifestações a favor da Lava Jato

 

Cidades têm manifestações a favor da Lava Jato

Cidades em ao menos 9 estados e o DF tiveram manifestações a favor da Lava Jato neste domingo (17), dia em que a operação completa 5 anos. Além do ato na capital federal, foram registradas manifestações em: AC, AM, BA, MG, PA, PE, PR, RJ e SP.

As convocações foram feitas pelo Movimento Brasil Livre e outros grupos. A força-tarefa da Lava Jato não fez parte da convocação.O ato em defesa da Operação Lava Jato ocorreu na Praça da República, em Belém. A concentração começou às 9h. Cerca de 80 pessoas participaram, segundo estimativa dos organizadores.Em Belo Horizonte, o ato a favor da Lava Jato aconteceu na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, durante a manhã.
 
A manifestação foi realizada das 9h às 12h. De acordo com a organização, de 800 a mil pessoas participaram do ato. A Polícia Militar acompanhou a manifestação, mas não fez estimativa de público. O trânsito na região não foi afetado.Um grupo de pessoas se reuniu em frente ao Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador, nesta manhã. O ato começou por volta das 10h e foi en...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 17.3.2019 | 10h35
 
SP

Polícia de SP apura sumiço de 600 kg de droga trocados por cal e madeira em delegacia

 

Polícia de SP apura sumiço de 600 kg de droga trocados por cal e madeira em delegacia

A Corregedoria de Polícia Civil investiga o sumiço de 593 quilos de maconha do 90º DP, do Parque Novo Mundo, na zona norte da capital paulista. A Secretaria de Segurança Pública afirmou em nota que, durante incineração de duas toneladas da droga, ocorrida na última quinta-feira (14), foi constatado que 593 quilos de maconha, aprendidos em 2013, não correspondiam à substância registrada.

Segundo a secretaria, a incineração foi suspensa e foi instaurado inquérito policial na Corregedoria da Polícia Civil para a apuração dos fatos. De acordo com a TV Globo, a promotora que acompanhava a destruição da maconha suspeitou do peso de um dos pacotes e, ao abrir, constatou que, em vez da droga, havia gesso, cal e pedaços de madeiras.

Esta não foi a primeira vez que drogas somem de uma delegacia da capital paulista. Em 17 de agosto do ano passado, quase uma tonelada de maconha (900 kg) desapareceu de dentro do 1º DP (Sé), na Liberdade (região central). O sumiço foi registrado como furto no distrito. Na ocasião, o desaparecimento da droga foi descoberto pela chefe dos escrivães da delegacia ao fazer a conferência do material.
 
Separador
Enviado: 17.3.2019 | 10h04
 
Feira de Santana

Professores da rede municipal decidem manter greve

 

Os professores da rede municipal de ensino de Feira de Santana decidiram por unanimidade em votação na Assembleia da categoria realizada na última sexta-feira (15), que vão continuar em greve até que haja um diálogo com o prefeito Colbert Martins Filho, e que o mesmo cumpra com o que foi acordado na última audiência realizada na segunda-feira (11) quando atendeu uma comissão formada pela diretoria da APLB Feira, representantes de professores, diretores e funcionários, além dos vereadores da comissão de Educação da Câmara Municipal Eremita Motta, Zé Filé, João Bililiu e o vereador Cadmiel Pereira que acompanhou a audiência.

Durante a reunião, segundo o sindicato, o prefeito solicitou que aguardássemos até esta sexta-feira (15) para reunir a comissão e discutir os impactos orçamentários do Plano que foi construído em 2016, além de enviar o Projeto de Lei do reajuste do piso salarial de 4,17%, e os 5% da Regência de Classe do ensino fundamental II para a Câmara de Vereadores. Até a quarta-feira (13) último dia de sessão ordinária na Câmara, os projetos não haviam chegado a Câmara, bem como não houve a reativação da comissão do Plano de Carreir...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2019
Jan | Fev | Mar |
2018
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |