Logo
 
Bahia, domingo, 9 de agosto de 2020
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 31.7.2020 | 16h09
 
Educação

Candidatos ao Enem 2020 terão que usar máscaras desde a entrada até a saída

 

Candidatos ao Enem 2020 terão que usar máscaras desde a entrada até a saída

O Ministério da Educação (MEC) publicou uma retificação ao edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, em que afirma que os candidatos terão que usar máscaras desde a entrada nos estabelecimentos da prova até a saída, tanto na prova impressa quanto na digital.

Os participantes poderão levar máscara reserva para trocar durante a aplicação. Caso se recuse a usar máscara, o candidato poderá ser eliminado. A publicação está no "Diário Oficial da União" de hoje (31). Provas do Enem 2020 serão em janeiro e fevereiro de 2021
 
Ao todo, 5,8 milhões de candidatos estão inscritos. Destes, 96 mil farão a prova digital. Além do uso de máscaras, o edital cita o respeito ao distanciamento quando o candidato for apresentar-se na sala de aplicação da prova.
 
As regras também foram reescritas para incluir os cuidados sanitários para evitar a proliferação do coronavírus. O uso constante da máscara é uma das mudanças e, agora, é uma das obrigações do particip...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 31.7.2020 | 15h53
 
Solidariedade

Baiano aprovado em seleção virtual para estudar música na Bélgica faz vaquinha para pagar viagem

 

Baiano aprovado em seleção virtual para estudar música na Bélgica faz vaquinha para pagar viagem

O jovem violinista baiano, Uiler Moreira, foi aprovado para estudar no Conservatório Real de Bruxelas, na Bélgica, uma das mais tradicionais escolas de música do mundo. Aprovado em uma seleção virtual, o músico, agora, está fazendo uma vaquinha online para pagar os custos da viagem e realizar um sonho.

Filho de pais separados, o jovem de 21 anos mora com a mãe no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador. No momento, os dois estão desempregados e recebendo o auxílio emergencial do governo federal, por causa da pandemia do novo coronavírus.

A relação do jovem com a música começou ainda na infância e sempre foi apoiada pela mãe, Maria Auxiliadora Pereira Moreira, que é turismóloga, e não esconde o orgulho com a conquista do filho. Os laços com o lazer, que acabou virando profissão, se estreitaram ainda na escola, em 2009, quando começou a ter aulas no Colégio Adventista. Em 2012, foi aprovado numa audição do projeto Neojiba, programa do governo da Bahia que busca integração social de crianças e jovens através da música.
 
No final do ano passado, Uiler se formou bachare...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 31.7.2020 | 14h56
 
Bahia

Carga irregular com cerca de 30 mil comprimidos de ivermectina é apreendida em rodovia

 

Carga irregular com cerca de 30 mil comprimidos de ivermectina é apreendida em rodovia

Uma carga irregular com cerca de 300 mil comprimidos de Ivermectina, que transportada por dois homens em um carro, foi apreendida ontem (30), na BR-242, em trecho de Itaberaba, região da Chapada Diamantina, na Bahia.

Inicialmente, foi dada ordem de parada a um carro com os dois ocupantes. Durante a entrevista, pos policiais notaram certo nervosismo do motorista e do passageiro, o que fez com que os policias realizassem uma busca no interior do veículo. Durante a vistoria, eles encontraram 7.320 caixas do medicamento.

Foi solicitada a documentação legal para o transporte, porém o condutor entregou uma nota fiscal que continha dados divergentes do material transportado. No documento apresentado, o local de destino dos medicamentos seria a cidade de Natal (RN), contudo o veículo seguia uma rota contrária. Além disso, o número de lote e data de fabricação dos produtos apreendidos não eram condizentes com o discriminado na nota fiscal.

Aos policiais, os homens relataram que embarcaram a mercadoria na cidade de Barreiras - Rehião Oeste Baiana - a pedido de um caminhoneiro, e durante o percurso da viagem estavam realizando a venda fracionada do medicamento para farmácias da região.

A ivermectina ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 31.7.2020 | 14h33
 
Bahia

Governo anuncia prorrogação de decreto que proíbe aulas e eventos

 

Governo anuncia prorrogação de decreto que proíbe aulas e eventos

O decreto estadual n° 19.586, que proíbe a realização de eventos com mais de 50 pessoas e atividades em escolas das redes pública e privada em toda a Bahia, válido até hoje (31), será prorrogado por mais 15 dias. Anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nas redes sociais.

Rui Costa afirmou que o governo vai avaliar a situação quando o prazo de vencimento do decreto estiver acabando. O decreto proíbe todas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.
 
A determinação também envolve a suspensão do transporte coletivo intermunicipal em cidades baianas com registros recentes de casos da Covid-19. “Faremos um novo balanço de como se comportou a doença no estado, inclusive porque algumas cidades estão reabrindo o comércio, para avaliar a liberação do transporte intermunicipal”, explicou.
 
Separador

Enviado: 30.7.2020 | 16h28
 
Brasil

Michelle Bolsonaro é diagnosticada com Covid-19

 

Michelle Bolsonaro é diagnosticada com Covid-19

A Presidência da República informou nesta quinta-feira, 30, que a primeira-dama Michelle Bolsonaro testou positivo para a Covid-19. Segundo o comunicado, Michelle, que tem 38 anos, seguirá todos protocolos recomendados. Ainda conforme o texto, o estado de saúde da esposa do presidente Jair Bolsonaro, que declarou estar curado da doença no último dia 25, é bom.

“A primeira-dama Michelle Bolsonaro testou positivo para Covid-19 nesta quinta-feira, 30. Ela apresenta bom estado de saúde e seguirá todos os protocolos estabelecidos. A primeira-dama está sendo acompanhada pela equipe médica da Presidência da República”, informa a nota.

 
Separador

Enviado: 30.7.2020 | 14h29
 
Operação Faroeste:

PGR deve investigar suspeita de envolvimento de filhos de desembargadores baianos em esquema de venda de sentenças

 

PGR deve investigar suspeita de envolvimento de filhos de desembargadores baianos em esquema de venda de sentenças

A Procuradoria Geral da República (PGR) deve ampliar o foco das investigações em torno da Operação Faroeste, que desmontou um esquema de venda de decisões judiciais no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ) para a grilagem de terras no oeste baiano. Um outro foco da apuração estaria concentrado na suspeita de participação de filhos de desembargadores baianos no esquema.

Por enquanto, os nomes dos suspeitos permanecem sob sigilo. A participação deles no esquema teria sido delatada por outros envolvidos durante a investigação. Segundo apurado, a PGR deve investigar os filhos e sobrinhos de pelos menos seis desembargadores. O nome do advogado Thiago Phileto Pugliese tambem aparece entre as delações.

RAMIFICAÇÃO

A PGR já sabe, por enquanto, que o envolvimento dos acusados não estaria apenas relacionado a venda de sentenças judiciais no âmbito do Tribunal de Justiça da Bahia. O esquema, segundo apurado, já teria chegado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O site Olá Bahia tentou contato com o advogado Thiago Phileto Pugliese, mas eles não foi localizado através de seu telefone.

 
Separador

Enviado: 29.7.2020 | 16h26
 
Famosos

Famosos enviam mensagem de apoio a Thammy Miranda após ataques por campanha de Dia dos Pais

 

Famosos enviam mensagem de apoio a Thammy Miranda após ataques por campanha de Dia dos Pais

Thammy Miranda foi atacado virtualmente após ser anunciado como um dos nomes da campanha de Dia dos Pais da Natura. Thammy é pai de Bento, de seis meses, de sua relação com Andressa Ferreira. 

Thammy, que já havia usado suas redes sociais para falar sobre as críticas, se manifestou novamente após nova onda de ataques. "País tá cheio de gente precisando de ajuda, no meio de uma pandemia, com auxílio emergencial faltando pra um monte de gente e eles ficam monitorando a vida de uma pessoa comum que decidiu ter uma família. Falsos moralistas."
 
"São homens públicos e deveriam cuidar da saúde, de gerar emprego, ajudar quem precisa. Deveriam estar mais preocupados com os pais que não ajudam os filhos e deixam as mães sofrendo, que batem nas mães na frente dos filhos. Deveriam criticar pais que deixam de pagar a pensão dos filhos."
 
"Gente, tava vendo aqui o boicote ao Thammy. Sem palavras pra descrever o quão patéticas são essas críticas. Thammy é homem, Thammy é pai. Ponto pacífico. Não tem mas depois desse ponto. Não cabe ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 29.7.2020 | 15h27
 
Brasil

Governo vai propor elevar faixa de isenção do IR e reduzir alíquotas

 

O presidente da República, Jair Bolsonaro, deu seu aval à nova estratégia do ministro da Economia, Paulo Guedes, de enviar de uma só vez todas as sugestões do governo para a reforma tributária até o dia 15 de agosto.
 
A proposta aumentará a faixa de isenção do IRPF – hoje de R$ 1.903,98 – e reduzirá algumas alíquotas, a mais elevada hoje é de 27,5%. Em contrapartida, o governo deve propor reduzir ou acabar com as deduções de gastos com saúde e educação, que diminuem a base de cálculo do tributo. A princípio, a equipe econômica enviaria em quatro etapas suas sugestões de reforma tributária ao Congresso Nacional.
 
Na semana passada, o governo enviou a proposta de unificar PIS/Cofins na Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Depois, encaminharia a desoneração da folha de pagamento e a criação do imposto sobre pagamentos eletrônicos; mudanças no IPI e a reformulação do Imposto de Renda da Pessoa Física e da Jurídica.
 
 
Separador

Enviado: 29.7.2020 | 14h16
 
#Pandemia

Justiça determina que presos sejam transferidos para presídio

 

Justiça determina que presos sejam transferidos para presídio

A Justiça determinou que os presos custodiados na 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro (Disep), que fica no sul da Bahia, que apresentem sintomas ou testem positivo para Covid-19 sejam transferidos para presídios no prazo de 24 horas. A informação foi divulgada pelo Ministério Público Estadual (MP-BA) e confirmada pelo Tribunal de Justiça da Bahia.

Segundo o MP-BA, a decisão da Justiça foi deferida na terça-feira (28) em resposta a um pedido feito pelo próprio Ministério Público, na segunda-feira (27), por meio de ação civil pública do promotor de Justiça João Paulo de Carvalho da Costa.
 
De acordo com o MP-BA, a juíza Nemora de Lima Janssen estabeleceu que, caso o Conjunto Prisional de Eunápolis não tenha possibilidade de receber os presos que estão na Delegacia de Porto Seguro, como forma de prevenir a disseminação do novo coronavírus, o Estado da Bahia designe outra unidade para a transferência imediata.
 
Além disso, ainda conforme o MP-BA, a Justiça determinou que, no prazo de dez dias, os outros custodiados no Disep, que estejam...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 29.7.2020 | 13h22
 
Bahia

Terremoto de 3,5 de magnitude é registrado no litoral sul do estado

 

Um terremoto de 3,5 de magnitude na escala Richter foi registrado no litoral sul da Bahia, na altura da cidade de Ilhéus, durante a manhã desta quarta-feira (29). O tremor foi identificado por sismólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que fazem o monitoramento.

O coordenador do Laboratório de Sismologia (LabSis) da UFRN, Aderson Nascimento, que acompanha a incidência dos fenômenos, explica que o tremor pode ter sido sentido por moradores da região.
 
"Foi a cerca de 75 km ao nordeste de Ilhéus. É possível que algumas pessoas de manhã bem cedo tenham sido, principalmente se tiver em um prédio mais alto, mas não é garantia, porque a distância é bem no limite do que se espera em termo de percepção das pessoas. Apesar de ser pequeno o suficiente para não ser percebido pela maioria das pessoas, ele foi bem detectado na nossa rede sismográfica, que a gente opera no Nordeste do Brasil", disse Aderson.
 
O coordenador do LabSis disse ainda que os terremotos podem ser sentidos no Brasil por causa da pressão das placas tectônicas, já que o país est&aa...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 28.7.2020 | 13h37
 

Auxílio reduz extrema pobreza ao menor nível em 40 anos, diz FGV

 

 A distribuição do auxílio emergencial durante a pandemia do novo coronavírus reduziu a extrema pobreza no Brasil ao menor nível em 40 anos. Essa é a conclusão de uma análise feita pelo pesquisador Daniel Duque, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

 
De acordo com os dados, em junho deste ano 3,3% da população brasileira, o que corresponde a quase 7 milhões de pessoas, vivia na extrema pobreza. No mesmo período do ano passado, o contingente era de 6,9% (14 milhões de pessoas).
 
Faz parte dessa faixa de renda aqueles quem têm renda domiciliar per capta de 1,90 dólares por dia ou 154 reais mensais por integrante da família.
 
As informações têm como base as Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid-19 (PNAD-COVID).
 
Duque explica que, apesar de essas pesquisas n&at...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 28.7.2020 | 13h25
 
Educação

Fies abre inscrições para a seleção do segundo semestre de 2020

 

O Ministério da Educação (MEC) abre nesta terça-feira (28) as inscrições para o programa de Financiamento Estudantil (Fies), após adiamento de uma semana. As inscrições podem ser feitas na página do Fies clicando em "minha inscrição". Para isso, é preciso criar uma conta "gov.br" por meio de cadastro no "Login Único" do governo federal. O prazo segue aberto até as 23h59 de sexta-feira (31).

O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.
 
O candidato poderá escolher três opções de curso, turno e local de oferta entre os disponíveis. Ele será selecionado de acordo com a nota obtida no Enem. O desempate, segundo o edital, se dará por meio das seguintes notas, na ordem: redação; linguagens; matemática; ciências da na...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 27.7.2020 | 20h06
 
#FiqueEmCasa
 

Amanhã estarei retomando minhas lives e espero contar com a presença de todos vocês!

 
Amanhã estarei retomando minhas lives e espero contar com a presença de todos vocês!
 
Separador

Enviado: 27.7.2020 | 16h22
 
Bahia

Autoescolas começam a oferecer aulas pela internet com validação do Detran

 

Por meio do sistema eletrônico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), integrado ao Centro Virtual do Sindicato das Autoescolas (Sindauto), terá início nesta terça-feira (28), em Salvador, a primeira turma de aula teórica remota do curso de formação de condutores, com 50 alunos. Durante a semana, as autoescolas que aderiram ao novo modelo deverão anunciar a abertura de novas turmas, na capital e no interior.

​A medida foi autorizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no enfrentamento à Covid-19, mas não é obrigatória para os alunos. Aqueles que desejarem aguardar o retorno das aulas presenciais não terão prejuízos econômicos. O prazo do laudo para a primeira habilitação, que era de 12 meses, foi prorrogado para 18 meses.
 
As aulas virtuais terão que ser validadas pelo Detran-BA. A autoescola deverá enviar ao órgão, em 72 horas, um relatório contendo as seguintes informações: identificação do estabelecimento, data e horários de início e término da aula, registro facial biométrico dos alunos e instrutores, conteúdo oferecido e quantidade de candidatos, com a presen&c...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 27.7.2020 | 15h55
 
Famosos

Caetano Veloso posta vídeo contra instalação de indústria em Santo Amaro

 

Caetano Veloso posta vídeo contra instalação de indústria em Santo Amaro

A possível implantação de uma indústria de produtos automotivos em um terreno que seria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Santo Amaro, recôncavo da Bahia, tem dividido opiniões. Enquanto a prefeitura do município fala sobre criação de novos empregos, com a instalação, o cantor Caetano Veloso, que é natural da cidade, cita riscos químicos.

A expectativa é que o projeto de doação do terreno da cidade para a fábrica seja votado na Câmara de Vereadores de Santo Amaro, nesta segunda-feira (27).
 
Por causa da situação, Caetano Veloso usou as redes sociais para fazer um apelo aos vereadores da cidade. Ele começou falando da ameça da instalação da empresa para a UFRB. "Venho aqui para fazer um pedido muito sério aos vereadores da cidade de Santo Amaro, minha cidade natal. Acontece que o terreno que hoje pertence a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está sendo ameaçado de ser entregue a Orbi Química, para montar uma fábrica com riscos químicos dentro da entrada de Santo Amaro, logo junto à entrada da cidade, já dentro da cidade, onde fica uma fundi&cce...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 27.7.2020 | 15h46
 
Brasil

Goleiro Bruno Fernandes é anunciado pelo Rio Branco-AC

 

Goleiro Bruno Fernandes é anunciado pelo Rio Branco-AC

Em vídeo publicado nas redes sociais, o presidente do Rio Branco Football Club-AC, Valdemar Neto, anunciou a contratação do goleiro Bruno Fernandes, de 35 anos, ex-Flamengo-RJ e Atlético-MG. 

"Olá, torcida rio-branquina e todos aqueles que seguem o Rio Branco nas redes sociais. Quero comunicar a vocês a mais nova contratação do Rio Branco. Eu digo, a maior contratação do Rio Branco esse ano e uma das maiores de sua história. Trata-se do goleiro Bruno Fernandes, ex-Flamengo, que chega na nossa capital essa semana pra vir compor o elenco do Rio Branco nessa temporada", disse o dirigente no Instagram.Com o Campeonato Acreano, a Copa Verde e o Campeonato Brasileiro da Série D para disputar na temporada, o mandatário declarou que espera contar com Bruno na busca pelo acesso da equipe alvirrubra à Série C.
 
Condenado em 2013 pelo homicídio da modelo Eliza Samúdio, ocorrido em 2010, Bruno atualmente cumpre pena pelo regime semiaberto domiciliar em Varginha-MG. Um dos destaque do Flamengo de 2009, campeão Brasileiro, o goleiro vem tentando retomar a carreira desde o crime, com passagens sem sucesso pelo Montes Claros-MG, Boa Esporte-MG e o Poços de Caldas-MG.
 
Separador

Enviado: 27.7.2020 | 14h35
 
Política

Bolsonaro é denunciado por genocídio e crime contra humanidade

 

Bolsonaro é denunciado por genocídio e crime contra humanidade

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é alvo de denúncia de um grupo sindical de trabalhadores da saúde no que se refere às políticas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 (novo coronavírus) no país. A representação foi apresentada ao Tribunal Penal Internacional (TPI), sediado em Haia, nos Países Baixos, e endereçada à procuradora-chefe da Corte, Fatou Bensouda.

No documento, os profissionais afirmam que o presidente cometeu crimes contra a humanidade por meio de "falhas graves e mortais na condução da pandemia de Covid-19". O TPI julga graves violações de direitos humanos, como genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra.
 
Até o início da noite deste domingo, o Brasil contabilizou 87.052 mortes por coronavírus, de acordo com levantamento do consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de saúde. A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que só vai se manifestar após uma intimação.
 
Jair Bolsonaro já é alvo de outras quatro representações criminais no ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 26.7.2020 | 12h56
 
Tecnologia

Três novidades liberadas pelo aplicativo WhatsApp nesta semana

 

O aplicativo de mensagens WhatsApp liberou, nesta semana, uma atualização com novos recursos para os usuários. O update está disponível na App Store, para o sistema operacional iOS, como revelado pelo site especializado WABetaInfo. A novidade já era liberada de forma gradativa para os usuários e agora ocorreu de forma total. Além disso, agora é possível utilizar um código QR para adicionar números de telefone sem precisar digitá-los na agenda. Como revelado o página, o update também chega com ‘novas bolhas’ para o modo escuro e outros ajustes.

 
Separador
Enviado: 26.7.2020 | 11h33
 
#UmaHomenagem
 

Cuide bem de quem cuidou bem de você

 
Cuide bem de quem cuidou bem de você
 
Separador

Enviado: 24.7.2020 | 15h48
 
Brasil

Ivermectina só poderá ser vendida com receita enquanto durar a pandemia

 

Ivermectina só poderá ser vendida com receita enquanto durar a pandemia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, em uma portaria publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (23), que a ivermectina, um antiparasitário, só poderá ser vendido com receita enquanto durar a pandemia de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
 
Restrições do tipo já haviam sido aplicadas a outros medicamentos, como a hidroxicloroquina, a cloroquina e a nitazoxanida, um antiparasitário conhecido como Annita. As limitações à aquisição dessas substâncias continuam valendo, também enquanto durar a pandemia.
 
Os quatro remédios têm sido promovidos, inclusive por médicos, como eficazes contra a Covid-19, mas não há comprovação científica de que eles funcionem contra a doença, seja em casos leves, moderados ou severos.
A procura aumentada pelos medicamentos tem feito com que o preço deles aumente ou que haja falta nas farmácias. A cloroquina e a hidroxicloroquina são usadas para tratar doenças autoimunes, como o lúpus, e alguns tipos de malária. J...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2020
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago |
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |